15 minute read

Desporto Escolar

I Encontro de Badminton

No dia 2 de fevereiro, realizou-se no Agrupamento de Escolas de Amareleja o 1º encontro de Desporto Escolar na modalidade de Badminton. Neste grupo equipa integram o quadro competitivo os Agrupamentos de Escolas de Moura ( Escola Básica e Secundária ) , Barrancos e Amareleja. Os jogos tiveram início pelas 10h00. Os vários escalões femininos e masculinos distribuíram-se pelos 6 campos de badminton. A maratona de jogos estava, assim, pronta para que se iniciasse a primeira fase da competição. Depois do almoço e durante a tarde decorreu a 2ª fase da competição onde ficaram apuradas as classificações de todos os alunos.

Advertisement

Destacaram-se os alunos: Inês Ramalho e Rafaela Martins do 5.º B, que obtiveram o 1.º e 2.º lugar, respetivamente no escalão de infantis A. No mesmo escalão, os alunos: Tomás Caeiro

da turma do 5.º B obteve o primeiro lugar. O aluno Martim Marina do 5.º A obteve o 2.º lugar e o aluno Eduardo Camacho da mesma turma obteve o 3.º lugar. Quanto ao escalão de Infantis B ( t odos pertencente à turma A do 7.º ano ) : a aluna Fabiana Martins, obteve o 1º lugar; o aluno Miguel Fachadas obteve o 1º lugar e o aluno João Modesto, obteve o 3.º lugar. No escalão de iniciados masculinos e femininos os alunos: Leonardo Ferreira do 9.º A e Ana Fontes do 8.º A, obtiveram ambos o segundo lugar. Todos os alunos estão de parabéns pela forma empenhada com que competiram. Fica

uma palavra de apoio aos alunos que, por terem que cumprir isolamento profilático, não poderam competir.

Os Maganos vão à Neve

Nos dias 17 e 18 de fevereiro, os “ Maganos foram à neve ” .

Esta atividade encontra-se inserida no plano anual de atividades e contou com o apoio de várias empresas ( Câmara Municipal de Moura; Junta de Freguesia de Amareleja; Junta de Freguesia da Póvoa de S. Miguel; Restaurante “ O Encalho ” ; Restaurante “ C orte Velha ” ; Caixa Crédito Agrícola; Sílvio e Campaniço UPLD; Calor e Máquinas UPLDA; ; Construções Pinto; Delta Cafés; Farmácia Avellí; Farmácia Neto e Vaz LDA; Petroamareleja e Pastelaria Zezinha ) tornando assim a atividade mais acessível aos alunos. No dia 17 de fevereiro, os 35 alunos participantes visitaram o centro de interpretação da Serra da Estrela, onde foram promovidos: o conhecimento; o património natural e a educação ambiental. Pernoitaram no Seminário Cristo Rei, em Gouveia, onde jantaram. No segundo dia da atividade, os alunos “ m adrugaram ” para a tão desejada atividade de esqui. As aulas iniciaram às 10h, onde uns aprenderam a esquiar e outros aperfeiçoaram o seu nível de esqui. Os alunos estão de parabéns pois foram exemplares no seu comportamento. O grupo de Educação Física e o Professor Sérgio Silva ( ex. professor deste agrupamento de escolas e impulsionador desta atividade ) agradecem aos patrocinadores desta atividade. O nosso muito OBRIGADO…

… E “ Os Maganos foram à neve ” …

II Encontro de Badminton

No passado dia 2 de março realizou-se neste Agrupamento de Escolas o segundo encontro de Badminton. Os nossos alunos defrontaram novamente os alunos do Agrupamento de Escolas de Barrancos e Moura. Nos infantis A femininos, a aluna Maria Inês Ramalho do 5.º B obteve o primeiro lugar e a aluna Rafaela Martins, da mesma turma, obteve o 2.º Lugar. No género masculino o aluno, Martim Marina do 5.º A obteve o 1.º lugar e o aluno, Miguel Machado, da mesma turma, obteve o 2.º lugar. Na 3.ª posição ficou o aluno Tomás Caeiro da turma B do 5.º ano. No escalão de infantis B, a aluna Fabiana Martins do 7.º A, obteve o 1º lugar; a aluna Sofia Ferreira ( AE Moura ) , a aluna Yara Cortegano ( AE Barrancos ) , obteve o 3.º lugar. No género masculino do mesmo escalão, o aluno Miguel Fachadas do 7.º A, obteve o 1.º lugar; o aluno João Modesto do mesmo ano, obteve o 2.º lugar e o aluno Duarte Charrama ( AE Barrancos ) obteve o honroso 3.º lugar. Nos escalões de iniciados femininos a aluna Madalena Galego ( A E Moura ) obteve o 1º lugar; a aluna Ana Fontes do 8º A obteve o 2.º lugar e a aluna Mariana Valadas ( AE Moura ) obteve o 3.º lugar. No género masculino o aluno Simão Pires ( AE Moura ) obteve o 1.º lugar; o aluno João Pires ( AE Moura ) obteve o 2.º lugar e por último o aluno Leonardo Ferreira do 9.º A obteve o honroso 3.º lugar. A final distrital de badminton será realizada dia 6 de abril, em Ferreira do Alentejo, nos escalões de iniciados e juvenis. Os alunos Leonardo Ferreira do 9.º A e Ana Fontes do 8.ºA irão representar a nossa escola.

Basquetebol 3x3

No dia 4 de março, realizou-se neste Agrupamento de Escolas o torneiro de Basquetebol 3x3. Após um aquecimento e uma breve informação sobre o regulamento do torneio, deu-se, às 9h30, o início da competição. As equipas estavam assim preparadas para vencerem os jogos e alcançarem os tão almejados pódios.

Participaram neste torneio os escalões de infantis B Masculinos e Iniciados Masculinos.

Nos Infantis B os Mamacas ( Simão Lúcio; Diego Perfeito; Martim Varela e Diogo Pronto ) obtiveram o 1.º lugar. Os Bananas ao Leo ( J osé Rosa; Diogo Banha; José Brásio e Diogo Carrilho ) obtiveram o 2.º lugar.

Nos Iniciados masculinos, os Lenha na Lebre ( T omás Pires; Luís Domingues; Tomás Ferreira, Duarte Ferreira ) receberam as medalhas de ouro. Os Sem Nome ( Carlos Perfeito, Tiago Lúcio, Luís Camacho e Duarte Arsénio ) obtiveram o 2.º lugar.

Para o 3.º lugar, subiram ao pódio os Bruxos da meia-noite ( Francisco Perdigão, Rodrigo Vitorino, Rodrigo Machado e Afonso Campaniço ) .

Todas as equipas estão de parabéns pelo espírito competitivo e cumprimentos de regras durante todo o torneio. Não foram apenas atletas de basquetebol, mas também árbitros e júris de mesa.

Mega Sprinter

No passado dia 8 de março realizou-se, em Beja, a prova de Atletismo –MegaSprinter. Esta prova integra várias modalidades ( Megakm ( prova de resistência de 1000M ) ; mega lançamento ( Lançamento de peso ) ; MegaSalto ( salto em comprimento ) e

MegaSprinter ( velocidade 40m ) . Devido à situação pandémica apenas se realizaram competições nos escalões de Infantis B e Inicados, sendo que no MegaLançamento não houve competição no escalão de infantis B.

O Agrupamento de Escolas de Amareleja fez-se representar pelos alunos que obtiveram as melhores marcas, em ambos os escalões e género. Na prova de MegaSprinter ( velocidade 40m ) participaram os alunos: Leandro Oliveira do 5.ºB; Lucas Valente; Lara Valente e Catarina

Sousa, todos da turma 6.º B. No MegaKm, a nossa escola fez-se representar pelos alunos Miguel Fachadas do 7.º A e Maria Inês Reis do 7.º C. No Mega Salto participaram os alunos Diogo Barreto do 7.º C e Carlota Tiago do 7.º A.

O escalão de iniciados fez-se representar pelos seguintes alunos: no Megalançamento, pelos alunos Luís Domingues do 9.º B e Iara Calado do 8.º A; no MegaSprinter pelos alunos Gonçalo Almeida, Rodrigo Santos e Cristina Cruz todos da turma B do 9.º ano e a aluna Leonor Caldeira do 8.º A. Na MegaSalto participaram os alunas Cristina Cruz do 9.ºB e Vasco Mendes do 8.º A. Por último, no MegaKm participaram os alunos Duarte Ferreira do 9.º A e Ana Mendes do 8.º A.

Os nossos atletas estão todos de parabéns pela forma empenhada com que representaram a nossa escola. Destaca-se a aluna Carlota Tiago que obteve o 1.º lugar no MegaSalto, com 3.70m. A aluna irá representar a nossa escola na prova Nacional no dia 29 e 30 de abril ( d ata

prevista ) , em Vagos.

II Encontro de Boccia

Realizou-se no dia 9 de março, na Escola da Amareleja, o II encontro de Boccia no âmbito do Desporto Escolar do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral.

Em ambiente de confraternização os alunos da Escola nº 1 de Serpa, da EB de Moura e do AE Amareleja, passaram uma manhã a praticar uma modalidade que pode ser jogada por qualquer aluno e em qualquer situação física e cognitiva e este dia foi prova disso. Foi salutar ver a concentração e empenho na tarefa, bem como o desportivismo existente nesta competição, pois os alunos ajudam-se uns aos outros, ensinam técnicas e explicam regras, mas no final ganham todos.

A destacar o apoio à participante Maria Teresa Santana, pelos alunos da pré da Amareleja, que com este gesto quiseram retribuir todo o carinho que a mesma dá aos mais pequenos. Estes gestos enchem o coração de todos e transmite uma esperança para o futuro. Bem hajam.

Ficou a vontade de melhorar e de um dia voltar.

GIRA-VOLÉI

Foi realizado no dia 5 de abril o torneio interturmas gira-volei fase escola, tendo sido apurados para a fase regional os seguintes alunos:

Escalão infantil A feminino - 6ºB - Lara Valente e Catarina Sousa

Escalão Infantil B feminino - 7ºC - Maria Reis e Beatriz Pato

Escalão Infantil B Masculino - 7ºB - Diogo Perfeito e Simão Lúcio

Escalão Iniciados Femininos - 9ºB Jessica Valadas e 8ºA-Ana Fontes

Escalão iniciados masculinos - 9ºB - Tomás Ferreira e Tomás Pires

Prof. Carla Vasconcelos e Prof. Carla Valente

Escola Básica de Amareleja participa na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, em Beja

No dia 14 de março realizou-se a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, em Beja, na Escola Secundária D. Manuel I. O nosso agrupamento esteve muito bem representado pelos deputados eleitos na Sessão de Escola: Maria Inês, João Modesto e Miguel Fachadas do 7ºA e Ana Carapuça do 8ºB. Ao longo do dia, os deputados das diferentes escolas participantes do distrito de Beja debateram a temática “ Fakenews: Estratégias de combate à desinformação ” .

A sessão iniciou com um debate com o deputado João Dias, do PCP, onde os alunos tiveram oportunidade de colocar questões sobre a atualidade: guerra na Ucrânia, subida do preço dos combustíveis, dos alimentos; estratégias que o nosso país pode adotar para enfrentar esta nova crise económica e social... Cada escola apresentou o seu Projeto de Recomendação e posteriormente foram debatidas medidas para combater esta problemática, uma realidade cada vez mais presente nos meios de comunicação, principalmente na internet e nas redes sociais e que urge combater. As medidas sugeridas pelos nossos alunos foram:

- Confirmar sempre a fonte da notícia, o seu conteúdo e a data de publicação. - Ser obrigatório o autor identificar-se ao publicar a notícia. - Promover a formação nas escolas sobre formas de combater a desinformação.

De destacar que o projeto de recomendação da nossa escola foi o segundo mais votado no debate na generalidade. Na parte da tarde, os deputados redigiram/ votaram o projeto de recomendação final e elegeram as escolas/deputados para representar o círculo de Beja na Sessão Nacional. As docentes coordenadoras do projeto destacam o empenho, participação e postura manifestada pelos alunos na Sessão Distrital. As docentes consideraram a participação dos alunos muito positiva, tendo sido priveligiados: o debate; o espírito crítico e a participação cívica e democrática dos alunos, fundamental para o seu desenvolvimento enquanto indivíduos e cidadãos.

GOTINHAS DE ÁGUA

No âmbito do Domínio de Articulação Curricular, os alunos do 5.º ano de escolaridade, foram desafiados a construir textos alusivos ao tema “Gotinhas de Água”.

Os textos abaixo mencionados foram escritos pelos alunos do 5.º A, Gabriel Banha e Martin Morgado, respetivamente.

Estes mesmos textos foram enviados para um concurso promovido pela Ajudaris –Associação de Solidariedade Social.

A água

A água tem muita importância na nossa vida e na dos restantes seres vivos.

Em relação à utilização humana, a água tem uma enorme variedade de utilidades.

A água é o elemento vital para todos os seres vivos. A água está presente nos lagos, albufeiras, mares e outros tipos de lugares.

Existe o ciclo da água onde esta passa pelos seus diversos estados físicos.

A utilização da água já vem retratada desde a pré-história. Antigamente, os humanos usavam a água para matar a sede. A água é a fonte da vida mas também de lazer porque na água pode-se pescar e também se pode realizar desportos, como por exemplo, vela, canoagem, natação etc…

A água é um bem essencial e que se está a esgotar, então não se pode desperdiçar.

A água é incrível!

GOTINHAS DE ÁGUA

A Água

A água é um elemento essencial para a vida, senão morremos por desidratação, mas ela não é importante só para isso. A água serve para a higiene de todos os seres vivos, higiene corporal, para os humanos, higiene oral, tomar banho em rios também pode ajudar na higiene corporal. A água também é importante para regar as plantas, senão, como sempre, morrem, mas o problema geral não é esse, é que os agricultores precisam de muita água para regar os vegetais, hidratar os animais, etc...

Para produzir eletricidade que não polui o ambiente, é preciso água porque assim temos eletricidade renovável, que não faz mal ao ambiente. Para lavar a roupa é preciso água, porque se não lavássemos a roupa começava a cheirar mal, ficar suja e tínhamos que andar sempre a comprar roupa nova para usar.

É preciso água para algumas indústrias, para o nosso bem, mas não para o ambiente.

Na pesca é preciso essencialmente água, senão não existia peixe para pescar. A água é importante para cozinhar alguns alimentos e para fazer bebidas que no verão nos refrescam e no inverno, algumas aquecem (Chocolate Quente, etc...)

Por estas razões todas, devemos preservar muito bem a água!

Por isso, a água está a acabar rapidamente porque as pessoas estão a desperdiçar água para nada. Os 2,5% de água doce vai acabar num instante se não mudarmos todos de ações até chegar o ponto de todos começarmos a filtrar a água do mar para beber, coisa que em Israel já está sendo feito.

Martin Morgado, n.º 14 – 5º A

Poupa água! Sem água não há vida no Planeta Terra!

GOTINHAS DE ÁGUA

Também no âmbito do Domínio de Articulação Curricular, os alunos do 5.º ano de escolaridade, foram desafiados a construir flyers sobre “Medidas de Poupança de Água”, em articulação entre as disciplinas de Ciências Naturais e TIC.

Como no passado dia 22 de março, celebrou-se o Dia Mundial da Água, aproveitamos o trabalho desenvolvido no DAC e de forma a contribuir para a celebração, fez-se uma distribuição desses flyers nas salas do 1.º ciclo de escolaridade. Esses alunos receberam os alunos do 5.º A e do 5.º B de forma entusiástica.

Foi publicado na página da escola, um vídeo com os flyers de ambas as turmas.

Neste artigo apenas fica uma amostra… podem consultar a página da escola.

Olá a todos

Ao longo deste período letivo no espaço reservado ao funcionamento do clube foram abordados os temas da segurança e respetivos comportamentos em diversas situações como em caso de sismos, frio intenso, incêndios em casa, incêndios na escola. Assistimos ainda a filmes relacionados com catástrofes e realizamos jogos. Elaboramos cartazes alusivos ao “ Dia da proteção civil- 1 de março ” e, também escrevemos informação para a página da nossa escola, bem como para ser projetada no LCD do corredor, para todos os alunos verem. A comemoração desta data tem também como propósito sensibilizar para a relevância da proteção civil, promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos, e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes, próprias das sociedades mais desenvolvidas.

Assim sendo, o nosso Agrupamento realizou um simulacro de incêndio no dia 16 de março para lembrar este dia.

Relembramos que a proteção civil é uma responsabilidade e um dever de todos!

CLUBE DA PROTEÇÃO CIVIL

Glõria e Luciana 6ºC