Edição nº 35 | #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO – ENERGIA

Page 1

Sustentabilidade e Ambiente Edição nº 35| #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO – Energia

Notícia

Nesta Edição

A energia é usada nas atividades do dia a dia em diferentes contextos do nosso quotidiano e com fins distintos, enquadradas nas seguintes áreas: fábricas, comércio, casas, veículos.

PG. 2

As fontes de energia podem ser classificadas em renováveis e não renováveis, de acordo com a capacidade natural de reposição de recursos.

PG. 3

As utilizações ativas de diversas fontes de energia têm impactos diretos nas questões ambientais já que, dependendo das formas de utilização dos recursos energéticos, podem gerar graves impactos sobre a natureza. Vamos conhecer os vários tipos de energia e explorar o tema, tentando construir sempre um caminho seguro no desenvolvimento sustentável.

 Águas e Energia do Porto  A Energia faz parte da nossa marca

 Tipos de fontes de energia  Energia primária e secundária PG. 4  Dia Nacional da Energia  Sabias que…  Sugestões


Águas e Energia do Porto

A partir do dia 3 de maio de 2021, a empresa municipal Águas do Porto passou a adotar a designação CMPEAE – Empresa de Águas e Energia do Município do Porto, abreviadamente, Águas e Energia do Porto, E.M.. A empresa Águas e Energia do Porto alargou a sua esfera de atuação à gestão e monitorização das infraestruturas energéticas da cidade, transformando-a no primeiro player de utilities integrado de natureza municipal em Portugal, ciente de que as redes elétricas inteligentes são fundamentais para o desenho das cidades do futuro e para a sua capacidade de liderar o crescimento económico.

O logótipo da Águas e Energia do Porto mudou. Um ano após a entrada da nova área na empresa, assinalouse esta data com a incorporação da palavra “Energia” na nossa marca. Desta forma atualizou-se o nosso logótipo que apresentamos abaixo:

São assumidas as seguintes competências principais: - Gestão de contratos de fornecimento de energia elétrica dos consumos próprios e públicos do Município do Porto; - Monitorização e gestão da utilização energética nas instalações municipais e nas infraestruturas de iluminação pública, arquitetónica e de espaços verdes; - Gestão e apoio à gestão do contrato de concessão de distribuição de energia elétrica em baixa tensão e de iluminação pública; - Implementação de projetos de eficiência energética em instalações municipais; - Gestão e desenvolvimento da rede de carregadores municipal para veículos elétricos; - Construção, operação e manutenção de instalações de produção de energia renovável na esfera das instalações municipais, tendentes à produção do autoconsumo; - Desenvolvimento de Comunidades Energéticas Renováveis, a atuação como Entidade Gestora do Autoconsumo Coletivo (EGAC) e a atuação como operador de mercado, transacionando a energia excedente do autoconsumo; - Desenvolvimento e participação em projetos europeus enquadrados com a estratégia municipal da sustentabilidade energética e das alterações climáticas.

Saiba que 10 pesquisas no Google poderiam alimentar uma lâmpada de 60 W

O Google processa cerca de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, ou cerca de 40.000 a cada segundo. Embora demore alguns segundos para digitar uma consulta e pressionar “enter”, a realização de 10 pesquisas no Google consome energia suficiente para alimentar uma lâmpada de 60 watts.

Edição nº 35| #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO – Energia

2


Tipos de fontes de energia

Energia primária e secundária

A categorização das fontes de energia depende da sua capacidade natural de repor os seus recursos. Por isso são subdivididas em renováveis e não-renováveis. Fontes de energia renováveis Como o próprio nome sugere, as fontes de energia renovável são capazes de se renovarem, ou seja, de serem repostas naturalmente pelo planeta. Como exemplos de energias renováveis podemos citar a hídrica, a eólica, a solar, a biomassa, o hidrogénio e a geotérmica.

A energia pode manifestar-se de diferentes formas. Temos a energia cinética, a energia elétrica, a energia mecânica, a energia nuclear, a energia potencial, a energia química, a energia térmica, entre outras. Tendo em conta os processos de transformação da energia, podemos ainda classificá-la em energia primária, secundária ou final. A energia primária é a energia disponível na natureza antes de ser convertida ou transformada. Este tipo de energia pode ser utilizada diretamente ou ser sujeita a transformações. Engloba as fontes de energia renováveis e as não renováveis. Como exemplos temos o carvão, o petróleo, o gás natural, a radiação solar, a água ou o vento.

Fontes de energia não renováveis As fontes de energia não renováveis podem esgotar-se, uma vez que o planeta pode levar até milhões de anos para as repor. Alguns exemplos são os combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão mineral e o gás natural, além da energia nuclear.

A energia secundária resulta de processos de transformação da energia primária em formas de energia adequadas às diferentes utilizações práticas, sofrendo naturalmente perdas inerentes a esses processos. O petróleo é um exemplo de uma fonte de energia primária, que é transformado nas refinarias em fonte de energia secundária, como a gasolina, o gasóleo ou o gás de petróleo liquefeito. Outro exemplo de energia secundária é a eletricidade de alta tensão produzida nas centrais, as quais utilizam fontes de energia renováveis ou não-renováveis. A energia final é a energia tal como é recebida e utilizada diretamente pelo consumidor ou cidadão comum. Temos como exemplos, o gasóleo ou a gasolina com que enchemos o depósito do automóvel, e a eletricidade de baixa tensão que chega aos eletrodomésticos nas nossas casas. Por vezes, a energia primária é convertida diretamente em energia final. Por exemplo, a radiação solar é convertida, mediante painéis solares, em energia térmica, uma energia final utilizada no aquecimento de água. Os resíduos florestais são convertidos por combustão numa lareira, em energia térmica final.

Edição nº 35| #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO – Energia

3


Dia Nacional da Energia

No passado dia 29 de maio, celebrou-se o Dia Nacional da Energia. E durante o mês de maio, a AEdP assinalou 1 ano de Energia, depois de em 2021 ter estendido a sua esfera de atuação à gestão e monitorização das infraestruturas energéticas da cidade. A celebração do Dia Nacional da Energia visa alertar a população para a necessidade de desenvolver estratégias de eficiência energética. Neste dia decorreram várias ações de sensibilização dos consumidores para as questões relacionadas com a energia. Das várias atividades promovidas foram feitas demonstrações de como poupar energia em casa e partilhadas dicas para escolher as melhores fontes de iluminação para a casa e para o escritório.

Dicas para redução de gastos energéticos Para reduzir os gastos energéticos deve aproveitar ao máximo a luz natural durante o dia, utilizando a luz artificial apenas quando estritamente necessário. A colocação de lâmpadas económicas permite também poupar ao longo do ano em energia elétrica. Outra forma de poupar energia passa por desligar os aparelhos em stand-by durante a noite.

Sabia que…

Um único relâmpago, liberta 5 vezes mais calor do que o sol Criado por desequilíbrios elétricos entre nuvens de tempestade e o solo, o relâmpago é uma das forças mais poderosas da natureza. O fenómeno é causado quando as duas regiões se equalizam para criar uma descarga elétrica que ilumina o céu na forma de uma folha ou raio. Quando os raios são soltos, eles superaquecem o ar a quase 30.000°C, o que é cinco vezes mais quente que o sol.

Sabia que…

60 minutos de energia solar poderiam alimentar a Terra por um ano O sol é a fonte de energia mais poderosa do universo, enviando 430 triliões de Joules de energia para a Terra a cada hora. Para uma perspetiva sobre esta estatística de energia, este número é 430 com um adicional de 18 zeros marcados. Se os humanos pudessem aproveitar 60 minutos dessa energia, seria suficiente para alimentar a Terra por um ano inteiro. De acordo com a National Geographic, o sol ainda tem cerca de cinco bilhões de anos de vida. Em 2040, alguns especialistas preveem que as energias renováveis, incluindo a solar, poderão ser a principal fonte de energia do mundo.

Sabia que…

A palavra “energia” tem origem na Grécia antiga – “Energeia”, criada por Aristóteles em 384 A.C. Embora não tenha tradução direta, especialistas em linguística dizem que a “energia” mundial descreve "situação de estar a trabalhar".

1 ano de Energia https://www.youtube.com/watch?v=fBTQ UEMLnM0 Neutralidade Carbónica até 2030 https://www.aguasdoporto.pt/noticias/po rto-entre-as-cidades-que-vao-liderar-aneutralidade-carbonica-na-europa-ate2030

“na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”

Lavoisier

Edição nº 35| #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO – Energia

4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.