Edição nº 25 | #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO – Alterações climáticas

Page 1

Sustentabilidade e Ambiente Edição nº 25| #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO – Alterações climáticas

Notícia As alterações climáticas estão atualmente na ordem do dia. É fundamental não deixar esta problemática cair por terra, levando cada vez mais longe a mensagem de que é URGENTE agir para conseguirmos desacelerar o ritmo de desgaste a que estamos a sujeitar o nosso planeta. Estas alterações são uma das maiores ameaças ambientais do sec. XXI e têm consequências profundas e transversais em várias áreas da sociedade: económica, social e ambiental. Todos nós, sem exceção, estamos a ser afetados por esta questão: cidadãos comuns, empresas, governos, economias e, mais importante de todos, a natureza. Esta na hora de agir, mudar hábitos, agitar consciências, despertar para um desenvolvimento sustentável capaz de assegurar o bem-estar das gerações futuras e preservar e cuidar do nosso Planeta. Protege o Planeta e combate as alterações climáticas.

Nesta Edição PG. 2  Convenção-quadro das Nações Unidas sobre a mudança do clima  Sabia que… PG. 3  Alterações climáticas  Dias comemorativos – setembro PG. 4  Causa  Consequências  Sugestões


Convenção-quadro das Nações Unidas sobre a mudança do clima A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CQNUMC), também conhecida como UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Change), ou Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (CQNUAC, em Portugal), é um tratado internacional resultante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), informalmente conhecida como a Cúpula da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992. Este tratado foi firmado por quase todos os países do mundo e tem como objetivo a estabilização da concentração de gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera em níveis tais que evitem a interferência perigosa com o sistema climático. Esse nível de concentração segura para o clima ainda não é conhecido, mas a maior parte da comunidade científica considera que, se a emissão destes gases continuar a crescer ao ritmo atual, serão causados graves danos ao meio ambiente. O tratado não fixou, inicialmente, limites obrigatórios para as emissões, em vez disso, apostou na elaboração de protocolos que promovem a criação ativa de limites obrigatórios de emissões. O protocolo mais conhecido é o “Protocolo de Quioto”.

Sabia que… O relatório anual do Copérnico (programa europeu de observação da terra) concluiu que a década de 20102020 foi a mais quente da história, fechando 2020 com um aumento de 0,4 graus Celsius face a 2019.

Sabia que… O aquecimento global refere-se ao aumento global da radiação líquida, que chega ao planeta como um todo (como resultado da composição alterada da atmosfera).

Sabia que… Tempo frio ou neve não significa que as temperaturas globais não estão a subir, pelo contrário. Os climas mais quentes demonstram a existência de mais vapor de água no ar, o que, por sua vez, significa mais chuva e neve a longo prazo.

Sabia que… O Protocolo de Quioto é um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que produzem o efeito estufa, que são a causa do atual aquecimento global.

“A mudança climática é real, está a acontecer agora mesmo. É a ameaça mais urgente que a nossa espécie precisa enfrentar. Precisamos trabalhar juntos e deixar de procrastinar.”

Leonardo Di Caprio, ator e ativista

Edição nº 25 | #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO – Alterações climáticas

2


Alterações Climáticas

Dias Comemorativos - setembro

As mudanças climáticas sempre foram registadas no nosso Planeta Terra, ao longo dos milhares de anos de existência. O problema prende-se com o facto de, no último século, o ritmo entre estas variações climáticas ter sofrido uma forte aceleração e a tendência é que tome proporções ainda mais caóticas, se não forem tomadas medidas imediatas.

16 – Dia Mundial para a Preservação da Camada do Ozono

As variações climáticas são cada vez mais recorrentes e são observadas ondas de calor e secas extremas. No cerne destas mudanças estão os chamados gases de efeito estufa, cujas emissões têm sofrido um aumento acentuado. Desta forma é imprescindível reduzir as emissões deste tipo de gases. Para o efeito devemos eliminar progressivamente, o uso massivo dos combustíveis fósseis, optando pelas energias renováveis e fomentando a poupança de energia e eficiência energética. A atividade humana foi apontada, em 2007, por cientistas especializados nesta área e reunidos sob o Painel Intergovernamental de Alterações Climáticas, como sendo a principal causa destas mudanças do clima. Como podemos verificar, esta problemática já nos persegue há muito anos e não podemos continuar a manter uma atitude inerte e apática perante a situação atual, correndo o risco de sermos expostos a eventos climáticos extremos e imprevisíveis (como os que têm vindo a ser noticiados nos últimos tempos) e com efeitos nefastos para todo o mundo! A temperatura, no século passado, registou um acréscimo de 0,76ºC e a previsão é que no presente suba entre 1,1 e 6,4ºC, dependendo das medidas mitigadoras que sejam encetadas.

Em 1987 assinou-se o Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Prejudicam a Camada de Ozono, escolhendo-se então o dia 16 para a celebração do Dia Mundial do Ozono. A data foi criada pela AssembleiaGeral das Nações Unidas em dezembro de 1994. O objetivo do dia é alertar para a destruição da Camada de Ozono e procurar soluções para a proteger. A Camada de Ozono é um escudo gasoso, frágil que protege o globo das radiações solares, preservando assim a vida na Terra. 18 – Dia Mundial da Monitorização da Água A data criada pela American’s Clean Water Foundation, em 2003, era celebrada a 18 de outubro. Contudo, em várias partes do mundo, a água nessa altura do ano encontra-se congelada. Assim, a data foi antecipada um mês, para 18 de setembro. O objetivo da celebração é sensibilizar e envolver as pessoas de todo o mundo na proteção dos recursos hídricos pela monitorização das linhas de água locais. 18 – Dia Internacional da limpeza costeira O Dia Internacional da Limpeza Costeira é celebrado anualmente no terceiro sábado de setembro. A data, criada pela organização Ocean Conservancy, tem como objetivo promover a proteção dos oceanos, o sistema de sustento à vida do planeta, que representa 70% da extensão da Terra e que alimenta mil milhões de pessoas. Todos os anos neste dia organiza-se a maior limpeza voluntária do globo, envolvendo milhões de pessoas espalhadas pelo mundo. 25 – Dia Mundial dos rios O objetivo desta data, criada em 2005, é promover a preservação dos rios de todo o mundo e aumentar o conhecimento das populações sobre estas linhas de água.

Edição nº 25 | #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO – Alterações climáticas

3


Causas

Consequências

Mudanças climáticas são alterações provocadas nos padrões climáticos a longo prazo com base nas alternâncias meteorológicas, ou seja, nas condições do tempo observadas por um período. Podem ser causadas por processos naturais e também pela ação do homem. Causas naturais: incidência solar, órbita da terra, atividade vulcânica e fenómenos naturais que causam alterações na temperatura media das águas, modificando as condições climáticas das áreas em que atuam.

As alterações climáticas afetam todas as regiões do mundo. As calotas polares estão a derreter e o nível do mar está a subir. Em algumas regiões, os fenómenos meteorológicos extremos estão a tornar-se cada vez mais comuns e a pluviosidade está a aumentar, enquanto, noutras, as vagas de calor e as secas estão a agravar-se. De acordo com as previsões, estes impactos irão intensificar-se nas próximas décadas. As maiores consequências são: menor quantidade e qualidade de água potável disponível, aumento da temperatura do mar, subida do nível médio do mar, aumento acentuado de incêndios, extinção de vários animais e desertificação do solo.

Causas Humanas: queima de combustíveis fosseis, aumento da desflorestação, emissões de gases poluentes à atmosfera por indústrias e automóveis, atividades agrícolas massivas, são algumas das ações impactantes por parte do homem.

Sugestão – Admirável mundo azul https://www.netflix.com/pt/title/81326 710?s=a&trkid=13747225&t=more&vlan Chuva ácida

Dia da sobrecarga da Terra Recursos Naturais da Terra esgotados em 2021. Desde o passado dia 29 de julho, vivemos em défice ecológico.

https://www.youtube.com/watch?v=YPGj DDyL4DU

Sugestão – O nosso Planeta

https://www.netflix.com/pt/title/80049832 ?s=a&trkid=13747225&t=more&vlang=pt&c lip=81080424

Jamiroquai - When You Gonna Learn? https://www.youtube.com/watch?v=F VU3Rl0ypxQ

Edição nº 25 | #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO – Alterações climáticas

4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.