Edição nº 24| #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO – Programa Bandeira Azul

Page 1

Sustentabilidade e Ambiente Edição nº 24| #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO – Programa Bandeira Azul

Notícia Decorreram durante todo o mês de julho, ações de educação ambiental, no âmbito do programa Bandeira Azul. Neste momento, estão a ser ultimadas as ações de setembro, sendo de realçar saídas de campo às ribeiras da cidade, e palestras sobre a sustentabilidade ambiental. Na primeira quinzena de outubro será efetuada a avaliação das mesmas, através de inquéritos, reuniões de registos, estatísticas de interação, recolha de material produzido e relatório final. O objetivo primordial da Águas e Energia do Porto na área da educação ambiental e do programa bandeira azul, continua a ser uma aposta na elaboração e realização de ações e atividades que promovam a interação, informação, sensibilização e um respeito pleno pelo tema do ano “Recuperação dos ecossistemas”. Todas as atividades são planeadas e realizadas dentro dos parâmetros de avaliação do júri da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Nesta Edição PG. 2  Resíduos convertidos, ecossistemas protegidos  Sabia que… PG. 3  Realização de atividades de educação ambiental presenciais e digitais  Dias Comemorativos - agosto PG. 4  Entidades parceiras em educação ambiental  Atividade em Família – Uma segunda vida para a sua toalha de praia  Sugestões


Resíduos Convertidos, ecossistemas protegidos De forma a implementar ações diferenciadoras que apostem na originalidade e sejam enquadradas na temática anual, surgiu a ideia de realizar uma ação de efeito multiplicador que aposte na economia circular e dê uma segunda vida aos resíduos. Este ano, a defesa dos ecossistemas é uma base estrutural das ações de educação ambiental, e a conversão dos resíduos é fundamental nesta aposta. Assim, e para parceiros nesta época balnear, procuramos ativamente empresas que convertam os resíduos e dêm uma segunda vida aos mesmos, de forma original e inovadora. A Skiso, Centro de Valorização de Resíduos e o Laboratório da Paisagem aceitaram o nosso desafio, ao desenvolver produtos que utilizam os resíduos das praias (plástico, chicletes, beatas) como matéria prima para a produção de máscaras reutilizáveis (feitas de plástico) e tijolos (produzidos com chicletes e beatas). Ainda no âmbito desta ação, realizou-se no mês de maio uma saída de limpeza ao Rio Tinto e no mês de agosto uma limpeza de praias para reunir todo o lixo (resíduos) utilizado na referida ação. Deixamos aqui imagens das máscaras e tijolos produzidos com os resíduos recolhidos nas praias (plásticos, chicletes e beatas).

Cada máscara equivale a 5 garrafas de plástico retiradas dos oceanos.

1% corresponde à percentagem (em peso) de pontas de cigarro incorporadas na constituem dos tijolos.

Sabia que… Existem na nossa cidade 9 praias oficialmente designadas: Pastoras, Carneiro, Ourigo, Ingleses, Luz, Gondarém, Molhe, Homem do Leme e Castelo do Queijo.

Sabia que… No Porto existem 3Km de orla costeira.

Sabia que… A cidade do Porto tem duas praias galardoadas com a distinção de "Praia Acessível - Praia para Todos!", a praia do Homem do Leme e a do Carneiro.

Sabia que… As praias do Porto apostam na inclusão e implementaram o sistema de identificação de cores ColorADD nas informações de praias e nos contentores de recolha seletiva de resíduos.

Sabia que… Este ano desenvolvemos dentro da candidatura do programa Bandeira Azul, 14 ações de educação ambiental.

“Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim. A tua beleza aumenta quando estamos sós E tão fundo intimamente a tua voz Segue o mais secreto bailar do meu sonho.”

Sophia de Mello Breyner Andresen

Edição nº 24| #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO – Programa Bandeira Azul Praia

2


Realização de atividades de educação ambiental presenciais e digitais

Dias Comemorativos - agosto

No ano passado não foi possível realizar, devido à pandemia COVID-19, as ações de educação ambiental nas praias do Porto de forma presencial e ativa. Por esse motivo, reinventamos a forma de promover a sensibilização da população, apostando numa vertente digital, com enorme procura e alcance em faixas etárias difíceis de atingir nas ações presenciais. A experiência e avaliação dada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) nesta reinvenção ditou as regras das ações do presente ano. Apostamos claramente em chegar a todos os participantes com um conjunto de atividades que conseguissem unir as duas vertentes, presencial e digital. Desenvolvemos em conjunto com os nossos parceiros, um calendário atrativo de atividades que realizamos presencialmente nas 4 zonas balneares, e elaboramos vídeos com uma aposta continua na inclusão (tradução para Língua Gestual Portuguesa) em divulgação nas redes sociais do Pavilhão da Água (Facebook, Youtube e Instagram). Elaboramos 3 atividades de sensibilização, 2 atividades de efeito passivo, 8 atividades ativas e 1 de efeito multiplicador.

Todos os dias podem ser dias para brincar na areia, mas existe uma data no ano especial para o efeito: 11 de agosto! A data surgiu nos Estados Unidos da América, como Play in the Sand Day, mas rapidamente foi adotada noutros países do mundo. Neste dia, e entre outras iniciativas relacionadas com a areia da praia, realizamse concursos de construções na areia nas praias por todo o mundo.

11 – Dia de brincar na areia

12 – Dia Internacional da Juventude O dia 12 de agosto foi escolhido como o Dia Internacional da Juventude ou Dia Mundial da Juventude, pois corresponde à data de encerramento da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em Lisboa em 1998. No ano seguinte, por resolução da ONU, começou-se a celebrar essa data comemorativa. 19 – Dia Mundial da fotografia A fotografia serve para eternizar momentos, para guardar recordações, para contar histórias em imagens, sem palavras, para mostrar um modo pessoal de ver o mundo ou simplesmente para dar prazer ao fotógrafo. Esta data comemorativa celebra a arte de fotografar. Desde o fotógrafo amador ao profissional, o objetivo é reviver o amor pela fotografia. Uma imagem vale mais que mil palavras. Aproveita o dia e dê asas ao fotógrafo que está dentro de si. 19 – Dia Mundial Humanitário O objetivo do Dia Mundial Humanitário é homenagear todos os voluntários do mundo pelo seu trabalho, empenho, dedicação e divulgar as obras realizadas pelas organizações humanitárias espalhadas pelo globo. A data também é conhecida como o Dia Mundial da Ajuda Humanitária e o Dia da Memória dos Trabalhadores Humanitários, prestando tributo a todos os trabalhadores humanitários que foram mortos no desempenho do seu trabalho.

Edição nº 24| #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO – Programa Bandeira Azul Praia

3


Entidades parceiras em Educação Ambiental

Atividade em família – Uma segunda vida para a sua toalha de praia

À semelhança de anos anteriores, desenvolvemos um calendário de atividades de educação ambiental, atrativo, inclusivo e com uma aposta clara nas parcerias com outras entidades da Cidade. A cooperação, união, partilha de conhecimento são elos essenciais, para o reforço na disseminação do conhecimento e na promoção da cultura científica em torno de diferentes eixos de intervenção. São inúmeras as vantagens e potencialidades desta cooperação, destacando-se o enriquecimento e consolidação do trabalho desenvolvido; a concertação de esforços, meios e iniciativas; a partilha e rentabilização de recursos, informação e ideias; a troca de experiências, metodologias e formação recíproca. As parcerias funcionam, igualmente, como um meio privilegiado para dinamizar a participação ativa da comunidade nas atividades e, consequentemente, no seu próprio desenvolvimento, facilitando a realização de projetos com efeito multiplicador. Assim, agradecemos o envolvimento dos seguintes parceiros: CIIMAR, ColorADD, DM de gestão ambiental, DM da Juventude, DM Promoção da Saúde, Lipor, Mónica Maia, Proteção Civil, Centro de Valorização de Resíduos, Laboratório da Paisagem e Skiso.

Transformar uma toalha de praia num bonito saco para a praia. Será que isto é possivel? De uma forma simples podemos transformar uma tolha numa mochila, onde podemos transportar a nossa carteira, telemóvel e outros acessórios para um dia de praia em familia. Deixamos aqui algumas fotos e claro o link com os passos para que em família possam criar sacas personalizadas e ajudarem sempre o meio ambiente.

https://www.youtube.com/watch?v=ncPgRh6TfTQ

Plásticos transformados em máscaras

https://www.porto.pt/pt/noticia/plasticoretirado-do-rio-tinto-vai-ser-transformadoem-mascaras-reutilizaveis

Resíduos convertidos, ecossistemas protegidos. Limpeza Rio Tinto

Ver e sentir as cores na praia https://www.facebook.com/pavilhaod aagua/videos/483963439367070 Limpeza Rio Tinto https://youtu.be/-_G465IR88k Bailado – Co (n) vida https://www.youtube.com/watch?v=e aMnyktd7xc Edição nº 24| #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO – Programa Bandeira Azul Praia

4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.