Edição nº 20 | #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO - Planeta Terra

Scroll for more

Page 1

Sustentabilidade e Ambiente Edição nº 20 | #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO – Planeta Terra

Notícia A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior dos oito planetas do Sistema Solar. Mas o nosso Planeta tem vindo a mudar e nem todas as mudanças são para melhor. O que podemos fazer para preservar o Planeta? A resposta a esta pergunta deve partir de todos nós com ações que promovam o desenvolvimento sustentável. Na visita ao Pavilhão da Água, todos os visitantes são surpreendidos por um globo terrestre gigante, onde se observa a distribuição de água no nosso planeta. A água é o elemento mais abundante na superfície terrestre e o mais disputado pelo ser humano. 97% da hidrosfera do planeta é composta por água dos mares e oceanos que, por ser extremamente salgada, é imprópria para consumo. A água doce pronta a utilizar pelo homem representa apenas 1,7% de toda a Água!

Nesta Edição PG. 2  O Nosso Planeta Terra  Sabia que… PG. 3  Planeta Sustentável  Dias Comemorativos - abril PG. 4  Em 100 anos, o Planeta será radicalmente diferente  Rumo à Sustentabilidade  Sugestões


O Nosso Planeta Terra

Sabia que…

A Terra é o maior dos quatro planetas telúricos, sendo designada como Mundo ou Planeta Azul. Lar de milhões de espécies de seres vivos, incluindo os humanos, a Terra é o único corpo celeste onde é conhecida a existência de vida. Os cientistas acreditam que o planeta foi formado quase ao mesmo tempo que o sol e outros planetas, há cerca de 4,5 bilhões de anos, quando o sistema solar se uniu a uma gigantesca nuvem de gás e poeira conhecida como a nebulosa solar. A nebulosa entrou em colapso por causa de sua gravidade, girou mais rápido e achatou-se em forma de disco. A maior parte do material foi absorvido para o centro para formar o sol. Outras partículas colidiram, e ao aglomerar, formaram corpos cada vez maiores, incluindo a Terra.

A presença e distribuição de vapor de água na atmosfera é responsável por grande parte do clima da Terra.

Inicialmente a Terra começou por ser uma massa rochosa sem água. Os materiais radioativos na rocha e a crescente pressão nas profundezas da Terra geraram calor suficiente para derreter o interior do planeta, fazendo com que alguns produtos químicos subissem à superfície formando água, enquanto outros se tornaram os gases da atmosfera.

Sabia que… O aquecimento global ameaça alterar a ecologia do deserto. Temperaturas mais altas podem produzir um número crescente de incêndios florestais que alteram paisagens desérticas.

Sabia que… Desde 1906, a temperatura média global do planeta Terra aumentou entre 0,6 a 0,9 graus celsius.

Sabia que… As árvores desempenham um papel crítico na absorção dos gases de efeito estufa que provocam o aquecimento global.

Sabia que… Devido à subida constante das temperaturas a nível mundial, uma em cada seis espécies poderá vir a desaparecer ao longo do próximo século.

Do espaço, a Terra parece um mármore azul com redemoinhos brancos e áreas em castanho, amarelo, verde e branco:    

O azul é a água, que cobre cerca de 71% da superfície da Terra; Os redemoinhos brancos são nuvens; As áreas a castanho, amarelo e verde são terra; As áreas a branco são gelo e neve.

Edição nº 20 | #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO – Planeta Terra

2


Planeta Sustentável

Dias Comemorativos - abril

O Dia da Terra foi criado para consciencializar a população para a necessidade de proteger o meio ambiente e preservar a biodiversidade existente. Todos deveríamos ter consciência da importância das nossas ações, não sendo necessário a criação de um dia para cuidar da Terra. Somos um povo muito consumista e as nossas ações começam a afetar gravemente o nosso planeta: aumento da poluição, extinção das espécies, aumento dos níveis dos oceanos, degelo, aumento das temperaturas, aumento dos desastres naturais como por exemplo tempestades ou ondas de calor, até ao uso irresponsável dos recursos naturais. Está na hora de alterar mentalidades e hábitos, de forma a facilitar e melhorar a vida para os nossos filhos, ou seja, as gerações futuras.

7 – Dia Mundial da Saúde A data desta comemoração foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, aquando da organização da primeira assembleia, sendo implementado a partir de 1950. O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade, além de desenvolver atividades com vista à promoção do bem-estar das populações, tal como a promoção de hábitos de vida saudáveis. A (OMS) declarou o ano de 2021 como o Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidadores. Não esquecer que a água é fonte de vida e que nos devemos hidratar todos os dias com um consumo médio de 1,5L de água. 18 – Dia Mundial dos Monumentos e Sítios

A Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu designar o 22 de abril como Dia da Terra para reconhecer que o planeta em que vivemos é de todos e que, para atingirmos o equilíbrio entre as necessidades económicas, sociais e ambientais dos habitantes do planeta e as futuras gerações, é preciso estabelecer uma plena harmonia com a natureza e a Terra. Este dia é comemorado em mais de 190 países e conta com a participação de milhões de pessoas, alertando para a conservação e utilização consciente dos recursos naturais do planeta. É um dia em que cada um de nós pode ter um ato especial para ajudar o planeta, como simplesmente separar os resíduos ou mesmo fazer uma pequena limpeza de praia ou jardim. Mas nunca nos devemos esquecer que as nossas ações devem ser sempre e persistentemente amigas do ambiente, e não só no dia comemorativo.

Esta data visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção. Neste dia decorrem várias iniciativas para celebrar a data, como visitas e entradas gratuitas nos monumentos. Pode conhecer todo o programa de atividades do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios por localidade no site da Direção-Geral do Património Cultural. 25 – Dia da Liberdade A data celebra a revolta dos militares portugueses, que a 25 de abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar com o objetivo de acabar com a ditadura imposta por Salazar, que durou 41 anos. Vitoriosos, os revolucionários conseguiram a implantação do regime democrático e a instauração da nova Constituição Portuguesa, a 25 de abril de 1976. O símbolo do dia 25 de abril é o cravo, porque nesse dia uma mulher ofereceu cravos aos soldados em sinal de agradecimento.

Edição nº 20 | #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO – Planeta Terra

3


Em 100 anos, o Planeta radicalmente diferente

será

Attenborough descreveu o triste cenário que irá afetar os nossos filhos e netos até daqui a um século:

“Na década de 2030, os verões no Ártico não terão gelo e, sem as superfícies brancas da neve, o planeta refletirá menos energia, acumulando-a e potenciando o aquecimento global. Nos anos 40, assistiremos ao descongelamento dos solos que, até aqui, estavam permanentemente congelados. O seu desaparecimento permitirá que as reservas de metano, até então presas, se libertem para a atmosfera. Dentro de trinta anos, as águas dos oceanos tornar-seão mais ácidas, os corais morrerão e a população de peixes diminuirá drasticamente — provocando um efeito dominó na alimentação de seres humanos que dependem quase exclusivamente do mar. Chegados aos anos 2080, Attenborough alerta para uma potencial crise na produção mundial de comida, à medida que os solos se vão tornando inférteis devido à produção excessiva. Ao mesmo tempo, os insetos polinizadores desaparecerão. O tempo, começará a tornar-se ainda mais instável. O século XXII será palco de um planeta Terra diferente. Uma subida de quatro graus tornará partes do planeta completamente inabitáveis, o que provocará êxodos e deixará milhões de pessoas desalojadas!”

Rumo à Sustentabilidade Cada um de nós procura ter qualidade de vida, e dar todos os dias, o melhor de si mesmo. Assim, é urgente alterar os nossos comportamentos e a forma como nos relacionamos com a natureza, de modo a assegurar um planeta saudável e a sobrevivência de todos os seres vivos!

Descubra na plataforma Mudança Verde como pequenas mudanças de hábitos podem ter um grande impacto no planeta.

Escolha o impacto que quer ter!

Planeta Terra visto do Espaço https://bit.ly/TerravistaEspaço

Feliz Páscoa

H2Online – A Água no Planeta https://bit.ly/ÁguaPlaneta Sugestão de Série: Away Noemie Tahiti – Dear Mister Presidents https://bit.ly/DearMisterPresidents Edição nº 20 | #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO – Planeta Terra

4