5º Edição_ EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA O Ciclo Urbano da Água

Page 1

Sustentabilidade e Ambiente Edição nº 5 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA – O Ciclo Urbano da Água

Notícia A temática expositiva do Pavilhão da Água, baseada no percurso de um rio desde a nascente até à foz, tem como referência a missão da Águas do Porto, E.M. A empresa garante a gestão completa e eficaz do ciclo urbano da água, criando valor económico e social focada no cliente, desenvolvendo boas práticas ambientais. Em novembro de 2019, durante o evento Amsterdam Internacional Water Week, passou a integrar a rede internacional LUOW- Leding Utilities Of the Word, constituída por 50 das mais reconhecidas entidades gestoras de água e saneamento. Foi galardoada em Singapura, no Year in Infrastructure 2019 Awards, no âmbito do H2PORTO - Plataforma Tecnológica para o Ciclo Urbano da Água, sistema de monitorização e controlo de todas as etapas do ciclo urbano da água no Município do Porto, desde o abastecimento, drenagem e tratamento de águas residuais e pluviais até às ribeiras e praias. Trata-se de um Projeto pioneiro no nosso país!

Nesta Edição PG. 2  Ciclo Hidrológico vs. Ciclo Urbano da Água. O percurso da água desde a nascente até às torneiras dos portuenses  Sabia que… PG. 3  Captação e Tratamento  Abastecimento e Distribuição PG. 4  Águas Residuais Domésticas  Gomas Saudáveis - A Cozinha é um Laboratório  Sugestões


Ciclo Hidrológico vs. Ciclo Urbano da Água. O percurso da água desde a nascente até às torneiras dos portuenses

Sabia que…

O ciclo da água, conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico, refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e plantas. A ciência que estuda o ciclo hidrológico é a hidrologia.

Sabia que…

O Ciclo urbano da água corresponde a todas etapas/fases de utilização da água desde o momento em que é captada até ao momento da sua restituição à natureza. Na cidade do Porto, a água para abastecimento é proveniente do sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água, atividade desenvolvida pela empresa Águas do Douro e Paiva. No âmbito da atuação desta empresa está a responsabilidade pelo designado sistema “em alta”, que abrange a captação, o tratamento e a adução de água a diferentes municípios da região. Aos municípios e entidades gestoras (como a Águas do Porto,E.M.) compete a gestão “em baixa”, sendo estes os responsáveis pelas redes de distribuição desde os pontos de entrega até aos consumidores. Após a utilização da água pelas atividades humanas é produzido o efluente líquido (esgoto), que tem de ser recolhido e tratado pelas Estações de Tratamento de Águas Residuais antes de serem reutilizados e/ou devolvidos ao meio ambiente. A Águas do Porto,E.M. é responsável pela gestão integrada de todo o ciclo urbano da cidade (abastecimento, saneamento, águas pluviais, estações de tratamento de águas residuais, praias e ribeiras).

O acesso à água potável e o acesso ao saneamento foram declarados Direitos Humanos pela ONU.

A água é captada na natureza à superfície, em rios e albufeiras, ou no subsolo.

Sabia que… O Porto tem seis reservatórios de água ativos.

Sabia que… Nos esgotos, a água corre a uma velocidade média de 2 km/hora e que os dejetos levam cerca de um dia para chegar à ETAR.

Sabia que… Para poupar água, a ETAR do Freixo utiliza as águas residuais tratadas para regar os seus jardins.

Sabia que… Os sólidos removidos na decantação e na lavagem dos filtros (lamas) podem ser utilizados na produção de cimento e de tijolos.

Gestão Integrada do Ciclo Urbano da Água

Em suma, a água está em constante movimento na natureza e no percurso encoberto que faz desde a sua nascente, até ao momento que chega às nossas casas. Invisível aos nossos olhos, mas percetível no nosso paladar.

Edição nº 5 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA – O Ciclo Urbano da Água

2


Captação e Tratamento

Abastecimento e Distribuição O sistema de distribuição da cidade do Porto é constituído por 12 pontos de entrega. Dois deles estão localizados no reservatório de Nova Sintra, por onde passa cerca de 42% do volume de água comprado à Águas do Douro e Paiva. Os outros 10 pontos de entrega, localizam-se na zona Norte da cidade, a montante do reservatório de Pedrouços (Areosa) e ao longo da conduta adutora da circunvalação.

A Águas do Porto é a empresa responsável por todo o processo de abastecimento e distribuição da água à cidade do Porto. Mas a sua captação e tratamento está a cargo da Águas do Douro e Paiva. Esta captação é feita no Rio Douro, mais concretamente na albufeira da barragem de Crestuma/Lever através de três poços de captação em profundidade, existentes no areal de Lever, e também através de uma captação superficial da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Lever. Após ser tratada, é distribuída para abastecer a população da região do Grande Porto e parte do Vale do Sousa. Como é produzida a água que chega às nossas torneiras?

O sistema de abastecimento da Águas do Porto é constituído por seis reservatórios municipais: Bonfim, Carvalhido, Congregados, Nova Sintra, Pasteleira e Santo Isidro. A Torre dos Congregados, está localizada no Monte dos Congregados e é uma estrutura elevatória. Os restantes reservatórios são estruturas enterradas, semienterradas ou apoiadas. São, todos eles, responsáveis por receberem a água tratada, armazenála e depois fazer a distribuição para os consumidores finais. Estes reservatórios têm uma capacidade total de armazenamento de 125 450 m3, que corresponde a uma capacidade de reserva de aproximadamente dois dias.

Boas práticas sobre o Abastecimento de Água

Edição nº 5 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA – O Ciclo Urbano da Água

3


Águas Residuais Domésticas O sistema de drenagem de águas residuais no Porto é separativo, o que significada que as águas residuais domésticas têm um sistema independente do das águas pluviais (com uma extensão de aproximadamente 600 km). A rede de recolha e drenagem das águas residuais é do tipo gravítico, com uma extensão aproximada de 550 km de coletores. Este sistema é apoiado por duas ETAR´s: SOBREIRAS, localizada junto ao estuário do rio Douro e com capacidade para tratar os efluentes de uma população equivalente a 200 000 habitantes. Desenvolve-se em vários níveis e encontra-se parcialmente enterrada. FREIXO, está situada perto da marina do freixo. A sua construção é feita com linhas horizontais com uma grande área ajardinada. Possui duas linhas de tratamento com capacidade para tratar as águas residuais produzidas por cerca de 170 000 habitantes. Boas Práticas sobre as Águas Residuais

Gomas Saudáveis – A Cozinha é um Laboratório

E porque domingo é Dia da Mãe, transforme a sua cozinha numa fábrica de saberes e sabores! Divirta-se em família, realizando esta receita simples, prática e deliciosa! Ingredientes   

Uma embalagem de gelatina com sabores Uma folha de gelatina neutra (ou dez gramas em pó) 150 mililitros de água quente

Procedimento 1. Dissolver a saqueta de gelatina na água quente e adicionar a gelatina neutra. 2. Mexer bem e colocar em formas de silicone. 3. Levar ao frigorífico durante cerca de uma hora e meia.

Apps e Sites Pedagógicos https://bit.ly/AppsSitesPedagógicos

Observe o video e Preserve a Água!

Experiência Densidade dos Líquidos https://bit.ly/DensidadeLíquidos Sugestão de Filme Underwater In This Together https://bit.ly/OurPlanetEG

# Siga-nos nas redes sociais

Edição nº 5 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA – O Ciclo Urbano da Água

4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.