4 Edição_EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA - O Ciclo da Água

Page 1

Sustentabilidade e Ambiente Edição nº 4 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA – O Ciclo da Água

Notícia Na passada quarta-feira, dia 22 de abril, comemorou-se o Dia Mundial da Terra, criado em 1970 pelo ativista ambiental Gaylord Nelson, senador norte-americano. O Dia da Terra pretende alertar a população de todo o mundo para a proteção e utilização moderada dos recursos naturais. Atualmente, é celebrado em mais de 190 países, com a participação de cerca de 1 bilhão de pessoas. https://bit.ly/DiaTerra2020ONU O Ciclo Hidrológico ou simplesmente o Ciclo da Água é um dos pilares fundamentais do ambiente. É a ligação entre os ecossistemas, o bem-estar humano e a economia. Na verdade, são os serviços prestados em todas as suas fases que permitem sustentar e garantir a vida humana.

Nesta Edição PG. 2  Da superfície para a atmosfera e da atmosfera para a superfície… O percurso da água no nosso Planeta!  Sabia que… PG. 3  Estados Físicos da Água  Fases do Ciclo da Água PG. 4  Pintura Gelada – Brincar em Família  Crie o Seu Ciclo da Água  Sugestões


Da superfície para a atmosfera e da atmosfera para a superfície…O percurso da água no nosso Planeta! Tanto quanto sabemos a Vida na Terra teve origem na água, sob a forma de seres vivos muito simples, evoluindo ao longo do tempo. Sendo a água o elemento fundamental da vida na Terra, está presente em todos os locais do nosso planeta, alguns de forma oculta …. nos oceanos, nas nuvens, nos rios, no solo, no subsolo e no ar que respiramos.

Sabia que… O ponto de ebulição é a temperatura em que uma substância pura passa do estado líquido para o estado de vapor.

Sabia que… A água entra em ebulição a uma temperatura de 100 º C.

O ciclo da água, conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico, refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e plantas. A ciência que estuda o ciclo hidrológico é a hidrologia. Dependendo da sua forma, a água pode ser encontrada em três estados físicos da matéria, líquido, sólido e gasoso. É um sistema natural que funciona continuamente como uma máquina, destilando e bombeando a água através dos seus canais. A água permanece em movimento constante. Da superfície terrestre para a atmosfera, a água move-se através da Evaporação e da Transpiração. Em sentido inverso, surge a Condensação e Precipitação. O sol ao fornecer energia, tal como a força da gravidade, mantém a água em movimento e circulação. Sendo um ciclo, não tem princípio nem fim, e todas as suas fases são importantes, não existindo perdas nem ganhos de água.

Sabia que… A passagem da água do estado sólido ao líquido é a fusão, e ocorre aos 0º C.

Sabia que… A passagem da água, diretamente, do estado sólido para o estado gasoso designa-se por sublimação.

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” Antoine Lavoisier

Edição nº 4 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA – O Ciclo da Água

2


Estados Físicos da Água

Fases do Ciclo da Água Evaporação Ocorre constantemente e é a passagem de água do estado líquido ao estado gasoso. Cerca de 84% da evaporação tem origem nos oceanos, os maiores reservatórios de água do Planeta. Evapotranspiração É a água libertada para a atmosfera, sob a forma gasosa, pelos seres vivos que habitam o nosso Planeta.

As alterações dos estados físicos da água acontecem sempre devido a diferentes trocas de energia, que fazem com que haja uma alteração das partículas, que por sua vez fazem alterar o seu estado físico. No estado líquido, as partículas possuem maior liberdade de movimentação que no estado sólido, pois estão um pouco mais afastadas umas das outras, havendo um certo espaço entre elas. No planeta encontramos água no estado líquido nos lagos, rios, mares e oceanos. No estado sólido, as partículas estão bastante próximas umas das outras, de modo que não se movimentam. O gelo e as calotes polares são um bom exemplo disso.

Condensação Quando a água, sob a forma gasosa, encontra uma camada de ar a temperatura suficientemente baixa, condensa, ou seja, volta ao estado líquido. Este é o processo de formação das nuvens na atmosfera terrestre. Precipitação Resulta na queda de água retida nas nuvens, sob a forma de chuva, granizo ou neve, conforme a temperatura do ar onde se encontra. Infiltração Quando a água, depois da precipitação, encontra superfícies permeáveis nos solos até atingir zonas “seladas”, formando os lençóis freáticos. Escoamento subterrâneo As águas subterrâneas, resultantes da infiltração, percorrem em direção aos oceanos, por efeito da força gravítica.

Observe a simulação do Ciclo da Água

No estado gasoso, as partículas estão bem afastadas umas das outras. Por isso, os gases e os vapores, como o vapor de água, não possuem forma nem volume fixos, comportando-se de acordo com o recipiente e podendo ser comprimidos. Como exemplo disso temos o nevoeiro e a geada. Edição nº 4 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA – O Ciclo da Água

3


Pintura Gelada – Brincar em Família Material     

Cuvete de gelo Água Tinta guache ou pó de gelatina Paus de gelado Folha de papel

Procedimento 1. Colocar na cuvete de gelo: tinta guache ou pó de gelatina; 2. Acrescentar água; 3. Levar 40 minutos ao congelador; 4. Colocar um pau de gelado em cada cubo 5. Deixar congelar completamente 6. Pintar e brincar Observe a experiência em vídeo

Crie o Seu Ciclo da Água Material  Frasco de vidro transparente, com tampa  Plantas pequenas  Recipiente (pequeno) com água  Terra  Areia  Gravilha Procedimento 1. Colocar, no fundo do frasco, uma camada de gravilha; 2. Sobre ela, colocar uma camada de areia e por último, uma camada de terra; 3. Enterrar, cuidadosamente, as plantas de um dos lados do frasco; 4. No outro lado, colocar um pequeno recipiente com água; 5. Fechar o frasco e colocar num lugar ao sol; 6. Observar como funciona o ciclo da água. Conclusão Funciona como uma sequência de fenómenos cíclicos de evaporação, evapotranspiração, condensação – visível através da formação de gotículas na tampa e paredes do frasco – com queda sob a forma de água no estado líquido (chuva) ou no estado sólido (granizo ou neve) e consequente infiltração da água nos solos seguida de nova evaporação.

Viajar pelo Mundo sem sair do sofá https://bit.ly/ViajarMundo Experiência Nuvens Mágicas https://bit.ly/NuvensMágicas Série documental “O nosso planeta” https://bit.ly/ONossoPlaneta Un Canto a La Vida https://bit.ly/UnCantoaLaVida

# Siga-nos nas redes sociais

Edição nº 4 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA – O Ciclo da Água

4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.