3ª Edição_Propriedades da Água

Page 1

Sustentabilidade e Ambiente Edição nº 3 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA – Propriedades da Água

Notícia Vamos recordar…. a história do Pavilhão da Água! O Pavilhão da Água foi originalmente concebido para fazer parte da exposição internacional Expo´98 realizada em Lisboa, tendo sido um dos espaços mais visitados. Foi patrocinado pela UNICER (atualmente Super Bock Group), sob o tema “Os Oceanos, um Património para o futuro”, e projetado pelo Arquiteto Alexandre Burmester, sendo doado posteriormente à Câmara Municipal do Porto. Foi transferido para o Parque da Cidade e reabriu as suas portas em 2002, constituindo-se como um espaço interativo por excelência, para a divulgação científica e tecnológica em torno da temática dos recursos hídricos. Em janeiro de 2011, a sua gestão transitou para a Águas do Porto,E.M. Teve início em 26 de novembro de 2016, um processo de reformulação quer do edificado, quer da sua área expositiva. A 22 de março (Dia Mundial da Água) de 2019 reabriu ao público, com um espaço totalmente renovado. É preciso conhecer o passado para construir o futuro. https://bit.ly/HistóriaPA

Nesta Edição PG. 2  Qual é a substância principal para a existência do ser humano? H2O Que propriedades físicas e químicas a distinguem de todos os outros líquidos?  Sabia que…

PG. 3  Capilaridade  Tensão Superficial

PG. 4  Solvente Universal  Densidade  Let´s Eco - App  Sugestões


Qual é a substância principal para a existência do ser humano? H2O Que propriedades físicas e químicas a distinguem de todos os outros líquidos? Todos sabemos da sua enorme importância nas nossas vidas e no Planeta, muitas vezes intitulado de Planeta Azul. A água tem características especiais que permitem a vida no planeta, entre elas, a sua grande capacidade em dissolver substâncias. Contém nutrientes orgânicos e inorgânicos, e é encontrada predominantemente na forma líquida, tornando-se desta forma essencial aos seres vivos. Comparada com o ar, possui valores superiores de densidade, resistência à passagem da luz e calor específico. Porque é que designamos a água de H2O? As moléculas, do latim “moles” e “culum”, sinónimo de “massa pequena”, são partículas que se encontram sempre em movimento e invisíveis. A água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogénio (H) ligados a um átomo de oxigénio (O), sendo a sua fórmula química H2O. A água apresenta uma fórmula química triangular, não linear, formando os átomos de hidrogénio um ângulo de 104,5º entre si. É singular, sendo a única substância encontrada em três estados (sólido, líquido e gasoso) às temperaturas normalmente encontradas no nosso planeta, o que a distingue dos demais líquidos. Estas características da molécula da água influenciam várias das suas propriedades químicas e físicas, como a tensão superficial, o calor específico, a solubilidade, entre outras. Vamos conhecer melhor esta substância tão importante para a vida na Terra.

Sabia que… A água tem um alto calor específico, absorvendo desta forma temperaturas elevadas. Como tal, as suas características de refrigeração são fundamentais por exemplo para a indústria e para os radiadores dos automóveis.

Sabia que… Uma molécula de água permanece no oceano durante 98 anos, no gelo durante 20 meses, e fica nos lagos e rios por 2 semanas, não permanecendo na atmosfera mais de 7 dias.

Sabia que… A pressão atmosférica afeta o ponto de ebulição da água. Ao nível do mar (altitude igual a zero), com a pressão de 760 mmHg, a água ferve a 100°C, enquanto que na Serra da Estrela, ferve a 95°C.

Sabia que… É possível "sentir" os efeitos da água dura (quantidade de cálcio e magnésio), em eletrodomésticos como a máquina da loiça, da roupa ou do café. Este fenómeno reduz a vida útil dos equipamentos.

“A água é o princípio de todas as coisas” Tales de Mileto

Edição nº 3 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA – Propriedades da Água

2


Capilaridade

Tensão Superficial

A capilaridade ocorre com líquidos, que aderem à superfície interna dos capilares e tendem a subir. Assim, as primeiras moléculas puxam as demais, que estão firmemente unidas por coesão.

A tensão superficial é um efeito físico que ocorre na camada superficial de um líquido e que leva a sua superfície a comportar-se como uma membrana elástica.

É através da capilaridade que as plantas conseguem levar a água, que contém os nutrientes necessários ao seu metabolismo, desde as raízes até às folhas. Para verificar este fenómeno, sugerimos-lhe que realize em família, a seguinte experiência:

Flores Mágicas Material  Cravos brancos  Jarras (ou copos) transparentes  Corantes alimentares (cor que preferir)  Água Procedimento 1. Retire as folhas do caule dos cravos e deixe-os fora de água durante uma hora; 2. Depois, deite 150 ml de água nas jarras (ou copos) e junte muito corante, de forma que a mistura fique bem concentrada; 3. Corte a ponta do caule e coloque o cravo dentro da água (a flor precisa de ficar em pé). Deixe-o lá algumas horas; 4. Depois de algum tempo já é possível observar que as flores brancas dos cravos começam a mudar de cor. Conclusão Dentro do caule das flores existem tubos muito finos que as ajudam a sugar a água. Quando se coloca uma flor dentro de água, esta é puxada para o interior desses tubos. À medida que a água sobe, vai puxando cada vez mais água do fundo. As nervuras das pétalas destas flores vão mudando de cor e vão ficando cada vez mais escuras à medida que recebem mais água.

À custa da tensão superficial, alguns objetos mais densos que o líquido, podem flutuar na superfície. Este efeito permite, por exemplo, que alguns insetos caminhem sobre a superfície da água e que a poeira fina não afunde. A tensão superficial também é responsável pelo efeito de capilaridade, formação de gotas e bolhas, e imiscibilidade entre líquidos como o azeite e a água.

Sabia que… se colocar cuidadosamente uma pequena agulha sobre a superfície da água, ela pode permanecer sobre a película superficial sem afundar no líquido, apesar de ser muito mais densa que a água.

Edição nº 3 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA – Propriedades da Água

3


Solvente Universal

Densidade

A água é considerada um solvente universal porque, possui a capacidade de dissolver uma grande quantidade de substâncias. As moléculas de água (solvente) penetram entre as partículas do soluto, que pode ser sal, açúcar, etc. Quando penetram nas partículas, as moléculas de água promovem a sua separação, dissolvendo-as. A mistura formada é então, chamada de solução.

A densidade é uma das características da água que a distingue dos outros líquidos. No seu estado líquido é mais densa, logo, é mais pesada. Isto acontece porque as moléculas da água estão mais afastadas umas das outras. À medida que vai congelando, as suas moléculas vão-se juntando umas às outras, realizam ligações de hidrogênio, ficando em forma hexagonal e com espaços vazios entre elas (como se observa na imagem abaixo). O resultado é que a densidade do gelo fica menor que a da água líquida, flutuando quando é colocado sobre a mesma. Por isso é que os icebergs nunca ficam na totalidade à superfície da água, mas sim na parte inferior.

Uma mistura homogénea é uma mistura sólida, líquida ou gasosa na qual os componentes se encontram na mesma proporção em qualquer ponto de uma amostra. Como por exemplo, água com açúcar, sal ou café. Uma mistura heterogénea possui seus componentes distribuídos em proporções distintas ao longo da amostra. Como por exemplo, água e areia, água e óleo ou azeite.

Atividades para Famílias https://bit.ly/criançasisolamento

A água e os outros líquidos No que se refere a alguns líquidos, como por exemplo as gorduras, estas não se misturam, sendo considerados líquidos imiscíveis. O óleo ou o azeite, como são menos densos, ficam sempre à superfície da água. Esta, sendo mais densa, fica no fundo.

Let´s Eco - App Um jogo pedagógico para jovens entre os 12 e os 16 anos, tendo como objetivo o desenvolvimento de competências na área ambiental, de forma lúdica e pedagógica, com vista ao aumento da sua consciência ambiental.

Fazer Magia e Afastar o Vírus https://bit.ly/protegerCovid-19 Sugestão de Série Under the Dome Música para Bebés – Água https://bit.ly/SomÁguaePeixes

# Siga-nos nas redes sociais

Edição nº 3 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA – Propriedades da Água

4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.