2ª Edição_Água é Vida

Page 1

Sustentabilidade e Ambiente Edição nº 2 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA Água é Vida

Notícia O percurso da exposição do Pavilhão da Água simboliza a viagem de um rio, da nascente à foz, apresentando a importância da água, as suas propriedades ou características e recorrendo à forte ligação dos portugueses (e em especial dos portuenses), aos rios e ao mar. Desta forma, pretende-se promover uma maior ligação entre o tema da água e o público. É objetivo fulcral do Pavilhão da Água levar, a um vasto público, conhecimento, cientificamente validado, sobre a água e despertar ou reforçar o espírito de observação, o pensamento crítico e o apego à experimentação como forma de aprendizagem. Levar a água, nas suas diversas formas e estados, à vida de cada um, aproximando as pessoas da Natureza e promovendo o seu respeito e boa utilização e, acima de tudo, sensibilizar todos para a necessidade de racionalizar o uso dos recursos hídricos, preservando-os. O Pavilhão da Água é um espaço de referência a nível nacional e internacional!

Nesta Edição PG. 2  Água - Recurso Essencial à Vida  Sabia que…

PG. 3  Dia Mundial da Atividade Física  Sugestões para se manter fisicamente ativo em situação de isolamento social  A Água e o Corpo Humano

PG. 4  Água da Torneira Aromatizada  Pegada Hídrica  Quando do velho se faz novo, todos ganham  Sugestões


Água - Recurso Essencial à Vida

Sabia que…

Como é de conhecimento público, atualmente no nosso Planeta Terra existe muito menos água disponível para consumo humano do que se possa inicialmente pensar, razão que coloca a problemática da gestão deste recurso essencial à vida e ao desenvolvimento, na agenda política e social.

A água é o único elemento que se pode encontrar em três estados físicos da matéria, líquido, sólido e gasoso.

Nas últimas décadas, a água tornou-se num dos maiores e mais complexos desafios mundiais. A palavra sustentável deriva do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar. Apesar de ocupar cerca de 70% na superfície da Terra, somente 0,3 % da totalidade é água doce e está disponível. Sendo um recurso limitado e vulnerável, só através de uma estratégia sustentável dirigida às cidades, teremos capacidade de reunir e redistribuir recursos, com o envolvimento e participação de Todos!

Sabia que… Nos países mais pobres, as mulheres caminham 6 km por dia para captar água (exemplo: Senegal).

Sabia que… A utilização média diária de água em Portugal é de cerca de 192 litros por habitante.

Sabia que…

O nosso Planeta está a mudar e nem todas as mudanças são para melhor.

Um autoclismo a funcionar deficientemente pode perder cerca de 25 litros de água por hora.

Alterações climáticas, poluição, produção massiva de plásticos são temas do dia a dia, sobre os quais devemos refletir e agir para a mudança.

Sabia que…

Através de uma visão global sobre os recursos hídricos e sendo a Sustentabilidade Ambiental uma preocupação partilhada por todos, devemos sensibilizar de forma ativa para o reflexo de variados fenómenos do âmbito global, mas apelar às mudanças de rotinas e hábitos no dia a dia. Trabalhar individualmente construindo passos largos para o global, onde todos juntos contribuímos para um Planeta Sustentável!

A política dos 3 Rs também se aplica à água. E como? Reduzir nos gastos de água, reciclar todos os desperdícios e reutilizar ou reaproveitar a água que já passou pela rede de esgoto e por uma estação de tratamento.

“Eu trocaria uma mina de diamantes por um copo de água pura da nascente” Júlio Verne

Edição nº 2 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA Água é Vida

2


Dia Mundial da Atividade Física

A Água e o Corpo Humano A sobrevivência e o correto funcionamento do corpo humano dependem de uma hidratação adequada. De facto, a água é o principal elemento do corpo, representando entre 60% a 70% do peso corporal. O corpo consegue sobreviver várias semanas sem comida, mas, sem água, apenas alguns dias. A água é um nutriente importante e vital para a nossa saúde. A adequada ingestão de água é essencial para o nosso corpo. A ingestão insuficiente de água afetará o desempenho físico e psicológico pois todos os sistemas do corpo humano, das células e tecidos aos órgãos vitais, dependem da água para o seu bom funcionamento.

Na passada segunda-feira, dia 6 de abril, comemorou-se o Dia Mundial da Atividade Física. Criado pela Organização Mundial da Saúde, nasceu como forma de luta contra o sedentarismo. A prática regular de exercício físico apresenta inúmeros benefícios, nomeadamente, evitar o excesso de peso, prevenir o aparecimento de diversas doenças, reduzir a tensão arterial, melhorar a autoestima, reduzir o stress e contribuir para o aumento da concentração. A Direção-Geral da Saúde considera que o confinamento social que agora se vive “torna ainda mais importante falar de atividade física e do papel fundamental” na manutenção, quer da saúde física, quer mental.

Sugestões para se manter fisicamente ativo em situação de isolamento social

Que quantidade de água é que devemos consumir diariamente? Cerca de 3 litros de água por dia (varia de acordo com a idade, o sexo, a atividade física, o clima…), sendo 1,5 litros ingeridos através dos alimentos e os outros 1,5 litros diretamente em água. A melhor opção é a água da torneira porque sendo segura, é económica, saudável e está sempre disponível.

Consulte aqui recomendações: https://bit.ly/afisolamentosocial

Edição nº 2 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA Água é Vida

3


Água da Torneira Aromatizada

Pegada Hídrica A pegada hídrica é o indicador que contabiliza a quantidade de água utilizada durante a produção e consumo de bens e serviços .

Sugerimos algumas receitas com água da torneira para tornarem a mesa cheia de cor, alegria e muitos sabores deliciosos. Desta forma, numa jarra ou numa garrafa com água da torneira, apresentamos receitas muito saborosas. Modo de procedimento: Com a ajuda de um pilão, macere as sementes e parte das ervas para que libertem o seu aroma e os seus óleos essenciais. Em seguida, coloque as frutas e junte água da torneira. Deixe descansar a preparação, pelo menos durante 3 horas, para adquirir todos os sabores. Água de morango e manjericão (antioxidante e estimulante)  6 morangos cortados ao meio, na longitudinal (coe antes de beber e use a fruta em outras receitas)  5 folhas de manjericão fresco  1 litro de água da torneira Água com limão e alecrim (reforço do sistema imunológico e antioxidante)  1 litro de água da torneira  5 rodelas de limão  1 ramo médio de alecrim Dê asas à imaginação e para além destas receitas que aqui deixamos, crie as suas próprias receitas!

Biblioteca Digital Mundial https://www.wdl.org

À medida que a nível de vida hídrica indica-nos a água usada nossas atividades, exemplo dos nossos nosso vestuário.

população cresce e o aumenta, a pegada quantidade de diariamente nas na produção por alimentos e do

Portugal ocupa o sexto lugar entre 140 países, com a pegada hídrica de cada habitante mais elevada, em resultado essencialmente do setor agrícola. Ficou curioso? Calcule também a sua pegada hídrica aqui e mude os seus hábitos. http://aquapath-project.eu/calculator/calculator.html

Quando do velho se faz novo, todos ganham De Norte a Sul de Portugal Continental, estão colocadas em grandes superfícies comerciais 23 máquinas de recolha automática de embalagens de bebidas de plástico não reutilizáveis. Este projetopiloto para a devolução de garrafas de bebidas em plástico não reutilizáveis, premeia os cidadãos adeptos da reciclagem. https://dovelhosefaznovo.pt/project

FELIZ PÁSCOA

Férias da Páscoa com o Pavilhão da Água http://bit.ly/FeriasPascoaPA Sugestão de Filme A Forma da Água Andrà Tutto Bene http://bit.ly/ATuttoBene

Siga-nos nas redes sociais

Edição nº 2 | #EMCASACOMOPAVILHAODAAGUA Água é Vida

4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.