Edição nº 17 | #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO – Energia

Page 1

Sustentabilidade e Ambiente Edição nº 17 | #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO – Energia

Notícia

Nesta Edição

A Águas e Energia do Porto tem como objetivo valorizar a estrutura hídrica da cidade, através da gestão integrada do ciclo urbano da Água com enfoque na sustentabilidade ambiental. Para além da Água esta empresa abraça agora um novo desafio na área da Energia consolidando passos já desenvolvidos nesta temática em anos e projetos anteriores. Um grande exemplo das boas práticas energéticas da empresa foi a criação/instalação de um parque de painéis fotovoltaicos.

PG. 2

O ano de 2021 apresenta-se como o arranque e um desafio para a empresa na aposta da Energia, iniciando um trabalho árduo na respetiva gestão e manutenção, produção e distribuição dentro do município e transformando-se na primeira empresa municipal com gestão a de dois bens essenciais, água e energia.

PG. 4

Bom Ano!

 Energia – Passado, Presente e Futuro  Sabia que… PG. 3  Energia na Águas e Energia do Porto  Energia – Boas Práticas

 Energias Renováveis no Mundo  Energia 100% Renovável - Porto  Sugestões


Energia – Passado, Presente e Futuro

Sabia que…

Não podemos conceber uma sociedade sem energia. Esteve sempre presente e marcou o ritmo de vida das populações, desempenhando um papel crucial nas inovações tecnológicas, e sendo um dos vetores da qualidade de vida.

Portugal é dos países da União Europeia com maior percentagem de uso da energia verde, uma vez que dispõe abundantemente das três principais fontes energéticas nesta matéria: hídrica, eólica e solar.

Os primeiros registos do uso de carvão que conhecemos datam de 4000 a.c. na Antiga China. Carvão que viria a desempenhar um papel essencial na Revolução Industrial, esgotando-se à superfície no século XIII, o que promoveu o início da exploração em minas. No alvor do século XIX, em 1800, as duas únicas fontes primárias de energia eram o carvão e a biomassa (lenha), com 98,3%. Até meados do século XX, não haveria uma mudança de paradigma: a biomassa tradicional e o carvão encabeçavam a lista, seguidos do petróleo e, em menor escala, do gás natural e da hidroeletricidade.

O objetivo nacional para 2030 é que da produção de energia elétrica provenha 80% das energias renováveis e que um terço da mobilidade terrestre tenha emissões zero.

Sabia que…

Sabia que… No Mar do Norte, está a ser construído aquele que será o maior parque eólico do mundo em superfície marítima, indo de encontro à ambição da União Europeia em multiplicar vinte vezes a produção energética por esta via até 2050.

Sabia que… Os novos aparelhos tecnológicos de produção de energia verde, têm um potencial energético que pode ser aproveitado para a dessalinização. Esta pode ser uma resposta fulcral para os territórios que sofram com a escassez de recursos fundamentais para a vida humana: a água e a energia.

Nos dias que correm, existe uma consciência coletiva sobre o impacto dos combustíveis fósseis no aquecimento global e na saúde das comunidades.

Energias Renováveis

O uso das energias renováveis, com custos mais baixos de produção e com uma nova preocupação ambiental, visa promover uma harmonia entre todas as esferas da vida: melhor ambiente, melhor saúde, melhor emprego. Se no Passado reinaram as energias não renováveis (carvão), o Futuro clama por uma energia verde, mais amiga do ambiente.

Edição nº 17 | #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO – Energia

2


Energia na Águas e Energia do Porto

Energia – Boas práticas

A empresa municipal Águas e Energia do Porto vai alargar a

A produção energética, a partir de fontes não renováveis, é

esfera de atuação ao setor da energia, transformando-se

uma problemática cada vez mais presente, tendo vários

numa empresa de utilities integrada, ao disponibilizar

impactos

serviços abrangentes e especializados aos munícipes

diminuição de recursos naturais finitos, especificamente os

também no domínio energético.

combustíveis fósseis, a poluição do ar, contribuindo para as

O alargamento de

competências possui duas dimensões distintas. Um primeiro,

negativos

associados

nomeadamente,

a

alterações climáticas, entre outras.

com foco na transformação da cidade e na partilha de benefícios com os munícipes, que abrange a gestão e desenvolvimento da rede de carregadores para veículos elétricos e a implementação de centros de produção de energia renovável na esfera das instalações municipais, que funcionem não apenas para autoconsumo, mas que permitam igualmente o fornecimento de energia ao abrigo das novas Comunidades Energéticas Renováveis, a estabelecer dentro do âmbito geográfico do Porto. Um segundo leque de competências, focado na eficiência interna do Município, e que engloba a definição de uma estratégia energética municipal integrada, a gestão dos contratos de fornecimento de energia elétrica dos consumos próprios e públicos. Contempla ainda o apoio à gestão do contrato de concessão de distribuição de energia elétrica em

No nosso quotidiano estamos perante diversas situações onde

o

consumo

energético

se

torna

inevitável,

nomeadamente, nas nossas deslocações, no nosso trabalho, nas nossas tarefas domésticas. Elas fazem parte da nossa rotina diária e infelizmente também estão associadas a grandes impactos ambientais. Mas é sempre possível torná-las mais sustentáveis!

baixa tensão, a implementação de projetos de eficiência energética em instalações municipais e a negociação dos

O que podemos fazer?

excedentes gerados pela produção de energia. Esta

Consulte o “Guia de Boas Práticas na Utilização de Energia e Água” desenvolvido pela AdEPorto – Agência de Energia do Porto.

alteração do objeto social da Águas e Energia do Porto explora as sinergias existentes entre os setores da Água e da Energia, e segue a aposta que a empresa municipal tem feito em matéria de eficiência energética, tendo sido mesmo a primeira entidade do universo municipal a instalar o parque de painéis fotovoltaicos, na sua sede.

Edição nº 17 | #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO – Energia

3


Energias Renováveis no Mundo

Energia 100% renovável - Porto

Vários são os países que se têm evidenciado no percurso para o uso das energias renováveis. Para isso investem muito dinheiro em projetos inovadores e em novas tecnologias, criando uma energia 100 % renovável.

A Câmara do Porto ao longo dos anos tem mostrado uma grande preocupação com os temas ligados à sustentabilidade. No ano de 2020 decidiu que a cidade passaria a consumir energia 100% renovável e para isso adjudicou com a empresa Endesa um contrato de fornecimento de energia renovável para todas as suas infraestruturas municipais (escolas, bibliotecas, piscinas municipais e empresas municipais). Para além disto, a iluminação da cidade será toda ela através de fontes de energia renovável. Esta é uma medida inovadora que fará com que haja uma diminuição anual de mais de 16,500 toneladas de CO2, estando assim a cidade a trabalhar para o objetivo da redução de emissões de CO2 de 50% até ao ano de 2030. Criou, também, um projeto de nome Porto Solar, implementado em parceria com a AdE Porto, que visa a instalação de sistemas fotovoltaicos em 29 coberturas de edifícios municipais. Na empresa Águas e Energia do Porto podemos encontrar também dois parques com painéis fotovoltaicos, responsáveis pela produção de 77% da energia para consumo próprio e 23% para venda à rede.

Assim as fontes de energia mais usadas são a eólica em países como a Suécia, Dinamarca e Reino Unido. A China, embora seja um país que continua a depender muito da energia vinda do carvão, sendo considerado um dos países mais poluidores do mundo, é também um país que fez um grande investimento em fontes de energia renovável. Prevê-se que a sua participação na implantação global de energia renovável até 2022 represente 42% para energia solar, 35% para energia hidroelétrica e 40% para a energia eólica. Portugal tem sido um país-modelo no que diz respeito ao investimento e aproveitamento de fontes renováveis. Desde o início de 2018, gerou a quantidade suficiente de energia renovável para fornecer o país durante um mês. De acordo com as previsões, por volta de 2040 as energias renováveis serão suficientes para satisfazer as necessidades elétricas.

Visita Virtual Museu Eletricidade https://bit.ly/MuseuEletricidade

Visite o Pavilhão da Água!

Truques e Ideias com Energia https://bit.ly/ExperiênciasEnergia Sugestão de Filme Soul: Uma Aventura com Alma Here I Am - Bryan Adams http://bit.ly/HereIAm-BA Edição nº 17 | #MERGULHOSEGURONOCONHECIMENTO – Energia

4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.