AGORA JORNAL - EDIÇÃO 361

Page 1

w w w . a g o r a r n . c o m . b r

NATAL

ENTREVISTA 03

Segunda-feira, 6 de agosto de 2018 Edição nº 361 | ano 2

Geraldo Melo propõe endurecimento de pena contra menores

TEMPO

MAX: 28 ºC MIN: 24 ºC

Candidato a senador pelo PSDB sugere que menores infratores reincidentes cumpram pena como maiores de idade.

JORNAL DIÁRIO DE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA EDIÇÃO CONCLUÍDA ÀS 20H00 TIRAGEM: 10.000 EXEMPLARES

socorro Educação superior pede

PROPOSTA 08

PATROCÍNIO 16

Entidades apontam caminhos para saúde e educação do RN

Fisiculturista procura apoio para participar de torneio nacional

Lideranças das duas áreas pedem que próximo governante priorize investimentos.

Professor de educação física de Macaíba faturou competição local e agora quer alçar voos maiores.

José Aldenir / Agora RN

Orçamento do Governo Federal prevê redução de recursos para a pós-graduação em 2019. Dinheiro, que mantém 1 mil mestrandos e doutorandos na UFRN, só daria até agosto. EDUCAÇÃO 07

Ítalo Max mora na Grande Natal

SEGURANÇA 09

Projetos buscam proteger dados pessoais do cidadão Câmara dos Deputados analisa proposições de lei que combatem violações de privacidade.


OPINIÃO

2

SEGUNDA-FEIRA www.agorarn.com.br

COLUNA DOAGORA

Por Redação

O

vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, defende que a melhor resposta às notícias falsas propagadas na internet é o empoderamento do eleitor. “A resposta a isso não pode ser violenta, pois a busca da verdade se faz com mais liberdade, informação e alfabetização midiática”, destacou. Para ele, é preciso conscientizar o destinatário das mensagens sobre como se portar nessa arena de propagadores de mentiras. “Nada melhor do que isso para desfazer esse veneno, não despertar o censor ou o ditador que existe nas pessoas, mas o crítico. Não cabe à Justiça, no curto calendário eleitoral, decidir o que é verdade”, afirma.

>> Apoio. A deputada estadual Cristiane Dantas (PPL) irá apoiar a candidatura de Brenno Queiroga (Solidariedade) ao Governo do Estado. Mulher do vice-governador Fábio Dantas (PSB), Cristiane compõe o chamado G7 (Democracia Cristã, Patriota, PPL, PSC, PSL, PV e Solidariedade), coligação formada para disputar a eleição proporcional no próximo pleito. >> Coisas diferentes. Em entrevista à 94 FM na quinta-feira passada, contudo, Cristiane deixou claro que o caminho seguido pelo seu marido não será exatamente igual ao seu. “Ele é de outro partido”, destacou. >> Embolado. As pesquisas têm mostrado um acirramento forte na disputa pelo Senado Federal. Quase todos os levantamentos mostram um empate técnico entre os quatro primeiros colocados (Garibaldi Alves Filho, Geraldo Melo, Styvenson e Zenaide Maia), sem contar com outros (como Antônio Jácome), que também pontuam e podem se tornar competitivos. Só dois serão eleitos.

Alex Viana Diretor Editor

Tiago Rebolo Editor Geral

jtpinheirojh@gmail.com

Governador Robinson Faria, sobre rejeição ao seu governo

>> Debate. No próximo dia 16 de agosto, quando começa para valer a campanha eleitoral, acontece o primeiro debate na televisão entre os candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte. A Band, como já é tradição, vai promover o primeiro encontro entre os postulantes. O debate, que começará às 22h, terá duas horas de duração e será mediado por Diógenes Dantas. >> Debate 2. A produção da Band convidou todos os sete candidatos a governador: Brenno Queiroga (Solidariedade), Carlos Alberto (PSOL), Carlos Eduardo Alves (PDT), Dário Barbosa (PSTU), Fátima Bezerra (PT), Freitas Júnior (Rede Sustentabilidade) e Robinson Faria (PSD). Uma reunião nesta terça-feira, 7, vai definir os detalhes do debate, que será dividido em cinco blocos. >> Prego batido. A professora e assistente social Alda Leda Taveira (MDB) - mulher do prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira (PRB) - foi confirmada como uma das suplentes do candidato ao Senado pelo Podemos Antônio Jácome.

>> Problema. O capitão da Polícia Militar Styvenson Valentim (foto), candidato a senador pela Rede Sustentabilidade, terá de administrar duas questões em sua campanha: poucos recursos financeiros e pouco tempo na propaganda de rádio e televisão. Em uma campanha curta (apenas 45 dias), o ex-coordenador da Lei Seca terá de se desdobrar para se tornar conhecido e competitivo. José Aldenir / Agora RN

>> Quem é. Alda Leda é idealizadora do “Parnação”, que ajuda projetos sociais na cidade onde o esposo é gestor.

Edilson Viana

Lissandra Viana

Editores

Gerente de Circulação

Jalmir Oliveira Wagner Guerra Elias Luz

Diretora Financeira Camilla Costa

Diagramação e Design

Existe atualmente no Brasil o que se convencionou chamar de “demonização da classe política” e “criminalização do Poder Legislativo”, o que é uma coisa ruim para a democracia e para o País. As pessoas estão atribuindo o que existe de pior a esse importante segmento da sociedade, esquecendo que gente ruim habita em toda parte do planeta, e que a política bem praticada é salutar. Não queremos com isso isentar alguém de culpa, entretanto, políticos certamente têm defeitos e cometem erros, mas também acertam e têm méritos. Ninguém é totalmente ruim ou absolutamente bom. Todos temos virtudes e defeitos - uns mais, outros menos. Defeitos de políticos estão sempre evidenciados por se tratarem de pessoas públicas, que estão sempre na mídia. Costumo dizer que o Brasil vive atualmente no século da mentira e as pessoas num falso moralismo e denuncismo às vezes irresponsável. Em determinados momentos, o cidadão comum é mais corrupto do que os políticos, seja sonegando imposto, fraudando contas de água e luz, extorquindo, adulterando pesos e tantas outras falcatruas. E o pior: vendendo o voto.

 LEITURA RÁPIDA >> Tratamento desigual Além do Legislativo, os outros poderes deveriam ser fiscalizados com o mesmo interesse e com a mesma intensidade. O Judiciário, por exemplo, continua com as mesmas regalias há anos. Viaturas com tanques cheios de combustíveis e diárias no bolso à disposição de magistrados. No Poder Legislativo, os famosos “carros pretos” foram eliminados há muito tempo. >> Bienal do Livro O poeta Gelson Pessoa encontra-se em São Paulo participando da Bienal do Livro. Ele está representando o município de Santo Antonio, região Agreste do Estado. O evento acontece no período de 3 a 12 deste mês.

>> Representação. Jácome tem uma afinidade com Parnamirim. Na cidade, tem como aliada forte a viceprefeita, Elienai Cartaxo (Podemos).

Diretor Administrativo

“Criminalização” e “demonização”

Ainda não tive a oportunidade de mostrar o que eu fiz”

José Aldenir / Agora RN

>> Visita. O senador Garibaldi Alves Filho e o prefeito de Natal, Álvaro Dias, cumpriram agenda nos ministérios do Planejamento e do Turismo, em Brasília, na última sexta-feira, 3. Na pauta dos encontros com os ministros Esteves Pedro Júnior e Vinícius Lummertz, solicitação de recursos para reformar a orla da capital potiguar.

JOAQUIM PINHEIRO

redacao@agorarn.com.br

Remédio contra fake news

06.08.2018

FILIADO A

Nathalie Alves e Allysson Santos

ENDEREÇO DA REDAÇÃO: AVENIDA HERMES DA FONSECA, N° 384 - PETRÓPOLIS, NATAL/RN - CEP: 59020-000 | REDAÇÃO: (84) 3027-1690 PUBLICAÇÕES: publica@agorarn.com.br | ESTE JORNAL É DE CIRCULAÇÃO GRATUITA

>> Hino da cidade Projeto de autoria da vereadora Ana Paula determina que o som do toque de entrada e saída nas escolas públicas municipais seja o hino da cidade de Natal. A matéria foi aprovada na Câmara Municipal e agora vai para sanção do prefeito Álvaro Dias.


06.08.2018

POLÍTICA 3

SEGUNDA-FEIRA www.agorarn.com.br

SENADO

Luiz Gomes / Divulgação

Geraldo Melo promete ações mais duras contra a violência Candidato tucano ao Senado aponta para mudanças na maioridade penal; ex-governador quer fazer mandato mais “participativo” com os municípios

Político com lideranças sindicais

José Aldenir / Agora RN

Candidato ao Senado pelo PSDB, o ex-governador Geraldo Melo promete trabalhar, caso eleito, por mudanças na atual legislação criminal. Ele é favorável ao recrudescimento das punições. Uma das propostas dele está relacionado à maioridade penal. De acordo com uma proposta de Geraldo, o menor infrator poderá cumprir pena como adulto em caso de reincidência. “Existe uma discussão demagógica sobre o assunto do menor infrator. A solução mais discutida é a redução da maioridade penal. Eu, por outro lado, aponto para uma mudança nas regras de reincidência. O menor que for apreendido mais de uma vez será decretado como maior de idade”, sugeriu ele, em entrevista para a rádio 98 FM. Ainda de acordo com Geraldo Melo, que já cumpriu um mandato como senador, isso entre 1995 e 2003, as proposições de segurança serão definidas a partir das demandas propostas pelos municípios potiguares. “Eu quero ser um representante dos prefeitos no Senado Federal. No entanto, o problema da segurança não é só de gestão, de recursos, mas também das leis. O criminoso mata, estupra, mas logo está nas ruas. É preciso endurecer ainda mais a legislação”, completou. Veja outros pontos da entrevista: PLANO NACIONAL “É preciso que se tenha um presidente preparado. É hora de criar um país limpo, tolerância zero com segurança e corrupção. Precisamos de uma gestão moderna. Precisamos discutir a educação. Se o telefone celular, por exemplo, recebe uma atualização a cada dois anos, a nossa escola também deve ser atualizada. É preciso navegar para tirar o País desta situação”. ACEITAÇÃO DA POPULAÇÃO “Estou muito surpreso com a aceitação. Não vi rejeição ou indiferença. Minha campanha ainda não registrou atos de hostilidade. Sou recebido com muito carinho pela população. Sou o candidato mais velho ao Senado [83 anos]. Mas a minha candidatura é do novo, da renovação, pois não tenho nada a ver com a bagunça que está aí. Estou fora deste festival de safadeza”.

PATRIOTAS

Luiz Gomes visita municípios e recebe apoio de sindicalistas

Geraldo Melo, do PSDB, é o mais velho na disputa ao Senado: 83 anos

Sou recebido com muito carinho pela população. Sou o candidato mais velho ao Senado [83 anos]. Mas a minha candidatura é do novo, da renovação. Estou fora deste festival de safadeza” Geraldo Melo (PSDB) Candidato ao Senado

APELO AO VOTO “Se vocês estão satisfeitos como o Brasil é hoje, então vocês têm razão. Não precisa votar. Se você anular, não participar, vai permitir que outras pessoas decidam. Mas se você não estiver satisfeito, você precisa procurar os candidatos que podem fazer a mudança. Todos nós somos, quando estamos de frente para urna, um político. Essa é a hora que todo o cidadão é político. Não adianta pensar que todos os políticos são iguais”.

SEM CASOS DE CORRUPÇÃO “Ao longo da minha carreira, por muitos não irem com a minha cara, já me chamaram das piores coisas possíveis. Vários desaforos. Agora, graças a Deus, ninguém me chamou de ladrão. Quem estender a mão para mim pode ter certeza que é uma mão limpa. Não tenho vergonhas a esconder”. EXERCÍCIO DE SENADOR “Se for eleito, eu vou discutir com os municípios potiguares as prioridades. Eu quero ser um representante dos prefeitos no Senado Federal. Eu fui o parlamentar que mais recursos trouxe ao Rio Grande do Norte. Eu nunca pedi em troca um ‘palito de fósforo’ para os prefeitos potiguares na hora de condicionar emendas”. MUDANÇA TARIFÁRIA “Um outro projeto é a volta da cobrança do ICMS sobre o petróleo nos estados produtores. Hoje, o ICMS não é um imposto acumulativo. Se o petróleo pagasse o imposto no local produtor, como é o caso do Rio Grande do Norte, para depois ser transformado em um derivado em outro local, o valor do ICMS descontado seria revertido para o nosso Estado. No entanto, não é isso que acontece”. 

Um final de semana produtivo, de intensas atividades políticas por Natal e também pelo interior do Estado. É desta forma que o advogado Luiz Gomes, presidente estadual do Patriota e candidato a deputado estadual, definiu as últimas 48 horas, marcadas por muitas reuniões, encontros e entrevistas. Na sexta-feira à noite, Luiz Gomes foi recebido pela Associação de Empreendedores e Pequenos Construtores em Natal. No sábado pela manhã, ele esteve nos bairros Cidade Nova e Cidade da Esperança, ouvindo as reivindicações dos moradores, por meio de lideranças locais. À tarde, Luiz Gomes foi recebido em Ceará Mirim. De lá, Gomes seguiu até Macau para compromissos políticos com correligionários. No domingo, Luiz Gomes tomou café de manhã com moradores do bairro Jardim Progresso, na zona Norte de Natal, e participou do pré-lançamento da candidatura a deputado federal de Macilei Maciel. Na tarde de domingo, ele reuniu-se com lideranças e moradores das praias da Redinha e Santa Rita. Para coroar o fim de semana de muito trabalho, Luiz Gomes recebeu apoio de lideranças sindicais, com quem havia se reunido uma semana antes. “Continuamos avançando na construção da renovação política no Estado. Fico feliz com a declaração de apoio de lideranças sindicais à minha candidatura para deputado estadual, fortalecendo nossa luta por um estado mais ético, transparente, desenvolvido e justo socialmente”, disse Luiz Gomes, que agradeceu aos sindicalistas dirigentes do Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional do RN (Senalba), pelo apoio. 


4

POLÍTICA

SEGUNDA-FEIRA www.agorarn.com.br

ELEIÇÕES 2018

Justiça Eleitoral espera registrar 400 candidatos este ano no RN Se expectativa do TRE se confirmar, número será semelhante ao que foi registrado em 2014, quando 403 pessoas participaram das eleições gerais José Aldenir / Agora RN

A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte espera receber 400 registros de candidatura este ano. O número deve ficar semelhante ao que foi contabilizado em 2014, quando 403 pessoas participaram das eleições gerais. Segundo Wlademir Capistrano, juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Rio Grande do Norte, o último dia para os partidos políticos e as coligações apresentarem junto à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de candidaturas é 15 de agosto. “A expectativa é de que sejam feitos 400 processos de registro de candidatura. A Justiça Eleitoral terá de julgá-los até o dia 17 de setembro”, relatou ele, durante entrevista à rádio 94 FM. Uma das preocupações para a disputa eleitoral deste ano é com relação ao combate às chamadas fake news. Segundo o juiz, o TRE está pronto para apreciar as ações judiciais relacionadas ao tema. “Se as informações atacarem a honra de uma determinada pessoa no âmbito eleitoral, a Justiça pode determinar a exclusão da postagem nas redes sociais, por exemplo”, ressaltou. O magistrado também ponderou sobre o tema do uso de sátiras ou piadas com personagens do mundo

Wlademir Capistrano afirma que Justiça está pronta para combater fake news político. O Supremo Tribunal Federal (STF) liberou, em junho passado, a publicação de mensagens humorísticas com candidatos, bem como permitiu a publicação de opiniões favoráveis ou contrárias a políticos durante as eleições. O juiz também abordou temas ligados à cobertura dos veículos de comunicação. Ele detalha que é obrigatório a divulgação do número de registro da pesquisa. De acordo com ele, a publicação de pesquisa sem registro é uma das infrações mais graves do processo eleitoral. A multa mínima é de R$ 50 mil.

Para as eleições de outubro, Wlademir Capistrano afirmou que o Judiciário e os órgãos de fiscalização, como o Ministério Público Eleitoral, estão mais atentos à postura dos candidatos. Só este ano, o TRE cassou o mandato de sete prefeitos potiguares. No entanto, ele salienta para a importância da participação popular no combate às irregularidades. “A Justiça tem um aplicativo para receber denúncias, o Pardal, em que se pode registrar vídeos e fotos. O cidadão deve ser, também, um participante deste processo de fiscalização”, finaliza. 

LAVA JATO

Lula, Dirceu e o PT dividiam propinas de plataformas do pré-sal, diz Duque

06.08.2018 José Aldenir / Agora RN

MPF apresentou ação civil

AREZ

Ministério Público acusa ex-prefeito de cometer improbidade O Ministério Público Federal (MPF) apresentou uma ação civil de improbidade administrativa contra o ex-prefeito do município de Arez Erço de Oliveira Paiva. Também conhecido como Dr. Erço, ele ocupou o cargo por dois mandatos seguidos (entre 2009 e 2016) e não prestou contas, segundo o MPF, de um repasse do Fundo Nacional de Assistência Social, no ano de 2010. Até agosto de 2016, o valor atualizado era de R$ 441.361,06 e deveria ter sido investido no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Na época da omissão, o prejuízo correspondia a R$ 244.538,51. A ação do MPF é de autoria do procurador da República Fernando Rocha e revela que Erço Paiva nunca informou o destino da verba, repassada pelo Ministério do Desenvolvimento Social. De acordo com a ação do MPF, o fundo nacional enviou vários ofícios para alertar o ex-prefeito quanto às suas responsabilidades. 

EM QUINZE

SEGUNDOS Moreira Mariz / Agência Senado

Justiça Federal / Reprodução

O ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque afirmou ao juiz federal Sérgio Moro, da operação Lava Jato em Curitiba, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro José Dirceu e o PT dividiram os dois terços da propina arrecadada com os contratos de plataformas para exploração do petróleo do pré-sal da Sete Brasil. “Ele [Palocci] não concordou e está determinando a divisão de 1/3 e 2/3. Um terço para a Casa e dois terços para o partido”, teria dito Vaccari a Duque. “Casa” era o nome usado para a propina destinada aos

Ex-diretor da Petrobras Renato Duque executivos da Petrobras e da Sete Brasil. “Esses dois terços para o partido seriam divididos entre Lula, José

Dirceu e o partido.” Segundo o ex-diretor, ele ouviu isso de João Vaccari Neto, o ex-tesoureiro do PT, que era o homem do partido responsável pela arrecadação de propina da parte política nos contratos da Sete Brasil, empresa criada para intermediar os contratos de plataformas, criada em 2010, que está em recuperação judicial. Vaccari teria dito que o ex-ministro Antonio Palocci era o responsável pelo acerto e dava as coordenadas. “Quem está cuidando desse assunto é o doutor Antônio, se referindo a Palocci”, teria dito Vaccari. 

Marta Suplicy diz que está “deixando vida partidária” A ex-ministra Marta Suplicy, atualmente senadora pelo estado de São Paulo, anunciou que não será candidata a vice-presidente na chapa de Henrique Meirelles, que não será candidata à releeição este ano e que tampouco permanecerá no MDB. “Estou deixando a vida parlamentar e partidária”, afirmou.


06.08.2018

POLÍTICA 5

SEGUNDA-FEIRA www.agorarn.com.br

CONSTRUÇÃO • ACABAMENTO • BRICOLAGEM • DECORAÇÃO • JARDINAGEM

especial

ferramentas

06/08 a 10/08

Tudo para você construir e reformar a sua casa com o menor preço sempre¹.

ideal para escupir, gravar, polir e lixar tra

lus to I

com maleta + 10 bits

Exclusividade

tiva

R$

199,90

cada

R$

219,90

cada

MICRO RETÍFICA STYLO 110W

SERRA MÁRMORE 1200W

Acompanha 11 acessórios. CÓDIGO: 89859700

Garantia de 2 anos. CÓDIGO: 89268564

Bivolt. Dremel.

Mod. Z1E-HW03, 220V. Dexter.

cortes de até 450

R$

249,90

cada

PARAFUSADEIRA/FURADEIRA 1/4’’ 12V

Mod. GSR1000 Smart, à bateria, bivolt. Bosch. CÓDIGO: 89328176

Exclusividade

R$

269,90

cada

R$

FURADEIRA DE IMPACTO 1/2’’ 550W

Mod. GSB550RE, com kit X-line, 220V. Bosch. CÓDIGO: 89366494

Exclusividade

559,90

cada

R$

MARTELETE PERFURADOR/ROMPEDOR SDS PLUS 820W

269,90

cada

JOGO DE CHAVES VARIADAS Com 50 peças. Dexter.

Mod. GBH2-24D, 220V. Bosch.

CÓDIGO: 89611081

Embreagem contra sobrecarga e velocidade variável. Garantia de 2 anos. CÓDIGO: 89401032

maleta a prova d’ água

R$

499,90

cada

JOGO DE FERRAMENTAS Com 105 peças. Dexter. CÓDIGO: 89715605

R$

299,90

cada

MEDIDOR DE DISTÂNCIA À LASER Mod. GLM40, capacidade de medição até 40 metros. Bosch. CÓDIGO: 89521985

R$

599,90

Mod. MSI 7.6/22, 220V. Schulz. CÓDIGO: 89163795

NATAL - RN - BR 101, NOVA PARNAMIRIM, EM FRENTE AO TREVO DA MARIA LACERDA Seg. a sáb. das 8h às 22h. Domingos, das 9h às 18h ¹Condições válidas para produtos anunciados em tabloides e similares, bem como para aquisições feitas no prazo de até 10 dias. Consulte nossa loja ou nosso site para verificar demais condições. Ofertas válidas de 06/08 a 10/08/2018 ou enquanto durarem os estoques para a loja de Natal.

www.leroymerlin.com.br

cada

COMPRESSOR DE AR ADVENTURE

Garantimos o preço e a quantidade mínima de 5 unidades ou 50m2 para a loja Natal dos produtos anunciados durante a validade desta publicação ou enquanto durarem os estoques, salvo erros de impressão. Preços de produtos a serem retirados. Os elementos utilizados para a produção das fotos são somente ilustrativos.

Fo


6

BRASIL

SEGUNDA-FEIRA www.agorarn.com.br

FLÁVIO REZENDE

jornalistaflaviorezende@gmail.com

Insolvência estatal Nestes caminhos das ações humanitárias fui recebendo para visitas e troca de conhecimentos, estrangeiros que chegavam e ficavam querendo saber como funcionava a Casa do Bem. Depois de mostrar tudo começava a papear, e perguntava como eles faziam onde moravam para ajudar. A grande maioria afirmava que lá não havia muito o que fazer. As demandas que surgiam

eram atendidas pelas estruturas criadas pelo poder público, ficando as almas boas livres para enviar recursos para outros países e, até viajar, exclusivamente para ajudar, o que muitos faziam por questões espirituais ou até para dar sentido ao monte de grana que tinham e nem sabiam mais como gastar. Aqui no Brasil o Estado está acabando com tudo que ajuda o povo, faz tempo que os políticos foram lentamente transferindo para si mesmos, todos os recursos, deixando a população ao

“Deus Dará”, chegando ao ponto da própria comunidade, começar a criar entidades, chamadas de não governamentais, para cuidar dos animais de bobeira por ai, dos doentes, abandonados, das crianças apartadas dos pais, dos pobres, drogados, dos discriminados, idosos, natureza, enfim, o Estado praticamente não cuida mais de nada, deixando tudo para que nós mesmos, tomemos conta, com poucas administrações ficando fora desta generalização, me perdoem os que efetivamente não são assim. Estes dias fui na casa dos avós de Mel e lá presenciei uma reunião de moradores do bairro de Morro Branco. Cansados da violência, através da Associa-

CLÁUDIOHUMBERTO HUMBERTO redacaoch@gmail.com

>> São falsos 20% dos seguidores de Lula no Twitter Levantamento com a ferramenta Twitter Audit, que faz uma auditoria no microblog, revela que são falsos (ou “fake”) exatos 20% dos seguidores do perfil oficial no Twitter do ex-presidente preso por corrupção, o @ LulaOficial: mais de 68 mil dos 328 mil seguidores do petista. Perde para outra petista Dilma Rousseff, cujo perfil foi “engordado” com 1,8 milhão (30%) de seguidores fajutos no Twitter, do total de 6,02 milhões. >> Mico pigmeu Pagaram mico os “dissidentes” do MDB, que ficaram contra Henrique Meirelles para bajular Lula, o presidiário: não passaram de 62 dos 419 votantes, 14% do total. Viraram “pigmeus”, como definiu Temer. >> Meirelles agradou Agradaram aos meios políticos o discurso e o slogan do ex-ministro da Fazenda do governo Michel Temer: #ChamaOMeirelles. Foi a estreia na campanha do marqueteiro Paulo Vasconcelos, ex-Aécio Neves.

Distribuidoras sob suspeita de combinar preços

06.08.2018

ção Potiguar de Defesa da Cidadania, criaram condições para o bairro ter uma base militar, adquiriram câmeras, enfim, criaram uma invejável estrutura que reduz os riscos e dar mais tranquilidade aos moradores. Observamos a sociedade se movimentar em várias direções, o que não deixa de ter seu lado bom e positivo. Mas seria bem melhor para os que precisam se o Estado, cheio de grana paga por nós mesmos, pudesse efetivamente cuidar de tudo. Pagar por tudo e ainda fazer o papel do Estado, observando seus usufrutuários na riqueza e na moleza, ai não tem cristão, budista ou muçulmano que aguente. Que situação, rapaz...

Tanto faz, né?”

Rodrigo Maia, presidente da Câmara, sem botar fé em candidato do PT para presidente

A

s distribuidoras de combustíveis, cujas margens de lucro crescem desde a greve dos caminhoneiros, agora dão sinais de cartelização. Notas fiscais obtidas pela coluna revelam a prática de preços muito parecidos. A distribuidora Ipiranga cobrou de postos de Brasília, em 27 de julho, R$3,2740 pelo litro de diesel comum, valor apenas dois milésimos de centavo maior que a BR Distribuidora em 1º de agosto: R$3,2742. A diferença mínima pode evidenciar preços combinados. 1 >> Por que cartel é crime Fora do cartel, a distribuidora Total, que tem como sócia a Petrochina, cobra 17 centavos menos que a BR e Ipiranga pelo diesel comum.

3 >> Lucros subsidiados Além de praticar a mesma margem de lucro abusiva, a BR Distribuidora se beneficia dos subsídio mensal de R$700 milhões do governo.

2 >> Tutti buona gente A estatal BR Distribuidora e a Ipiranga, para além da Raízen/ Shell, são investigadas por práticas criminosas contra a livre concorrência.

4 >> Boca de siri A coluna pediu explicações à BR para a “coincidência” de preços, mas não houve resposta. E não conseguiu contato com a Ipiranga.

PODER SEM PUDOR >> Conversa indesejável Governador da Paraíba nos anos 70 e aliado do regime militar, Ernane Satyro não era dado a amabilidades. Certa vez, num vôo para Brasília, instalou-se na primeira fila e enterrou o rosto num livro aberto, para evitar conversas indesejáveis. Um passageiro sentou-se ao seu lado. - Eis uma ótima chance para conversar com o senhor, governador! Satyro fechou o livro, levantou-se, olhou o homem e despachou: - Boa oportunidade para o senhor, não para mim. E foi procurar outro lugar.

>> Bolsonaro fora Apesar da liderança de Jair Bolsonaro nas pesquisas, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, aposta em segundo turno entre o candidato do PT, seja quem for, e Geraldo Alckmin (PSDB), na disputa pelo Planalto. >> Regras três É improvável que a senadora Marta Suplicy (MDB-SP) aceite ser a vice de Meirelles, mas, se isso acontecer, o ex-deputado Marcelo Barbieri deve assumir sua vaga no partido como candidato ao Senado. >> Procuradores na política A associação dos procuradores (ANPR) foi ao STF contra a regra constitucional que impede a classe de se filiar a partidos e disputar eleições. E pediu cautelar para autorizá-los a concorrer já em 2018.


06.08.2018

CIDADES 7

SEGUNDA-FEIRA www.agorarn.com.br

AMEAÇA

José Aldenir / Agora RN

José Aldenir / Agora RN

UFRN está entre as maiores formadoras de mestres e doutores de todo o Brasil

Todas as áreas de pesquisas da UFRN serão afetadas em agosto de 2019

Corte no orçamento ameaça manutenção de pós-graduação nas universidades públicas

No Rio Grande do Norte, exatos 1.605 estudantes de mestrado e doutorado podem perder bolsas de estudos a partir de agosto do próximo ano; em todo o País, o número de bolsistas ultrapassa 400 mil Elias Luz Editor A manutenção de 1.605 estudantes de pós-graduação nas universidades públicas do Rio Grande do Norte custa R$ 34,8 milhões por ano, no pagamento de bolsas de estudos. Mas parte desses recursos pode deixar de vir a partir do ano que vem, caso o atual projeto de Lei Orçamentária de 2019 seja mantido. Se o Governo Federal, via Ministério da Educação, não garantir mais recursos, toda a pesquisa e formação de mestres e doutores vai parar em agosto do próximo ano. O pró-reitor de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Rubens Maribondo, disse que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) emitiu uma nota oficial informando que as despesas do Ministério da Educação, que este ano serão de R$ 23,6 bilhões, cairão para R$ 20,8 bilhões em 2019. “Dessa forma, só haverá recurso até agosto e, depois, para tudo. Quem vai sofrer não serão apenas os estudantes e professores, e sim a sociedade, porque toda a pesquisa científica ficará inviabilizada”, enfatiza Rubens. Hoje, a UFRN tem 6 mil estudantes de pós-graduação, dos quais 1.605 fazem cursos de mestrado ou doutorado com uma bolsa. Caso o corte nas despesas seja mantido, 891 estudantes de mestrado ficarão sem o recurso, que hoje paga R$ 1,5 mil por aluno. No caso do doutorado, são 714 estudantes, e o valor da bolsa é

NÚMEROS

5.486 é o tottal de mestres e doutores formados pela UFRN de 2014 a 2018, isso sem contar as demais universidades públicas no RN

Esse corte inviabiliza o sustento de famílias. Há alunos de outros estados, como também há potiguares espalhados pelo País e no exterior. O impacto será devastador ” Rubens Maribondo, Pró-reitor de Pós-graduação da UFRN

de R$ 2,2 mil. Por ano, os bolsistas de mestrado custam pouco mais de R$ 16 milhões e os de doutorado R$ 18,8 milhões. A possível falta de recursos para manter o pagamento das bolsas de estudos não afeta apenas a UFRN. O problema também atingirá os estu-

dantes de pós-graduação da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), que tem 110 estudantes com bolsa de mestrado e 70 com doutorado. Já na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), são 84 bolsas de mestrado e 5 de doutorado. No caso do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que começou a pós-graduação recentemente, 4 alunos poderão perder a bolsa de estudos de mestrado em agosto do próximo ano. Para Rubens Maribondo, o Governo Federal está aplicando um duro golpe no ensino público superior do País, principalmente porque o corte destes recursos vai retirar esses alunos das salas de aula, pois eles terão que se inserir no mercado de trabalho. Além disso, todo o investimento que foi feito até o momento será perdido e não terá retorno. No caso do Rio Grande do Norte, todas as áreas de pesquisas científicas serão atingidas. Na década de 1990, o ensino público federal do Brasil agonizou ao ponto de uma parte significativa do setor político chegar a pensar em privatizar o ensino superior. No Rio Grande do Norte, 1996 foi um ano para ser esquecido e por um motivo: o corte foi tão severo que a UFRN não conseguiu formar um doutor sequer. “Esse corte também inviabiliza o sustento de muitas famílias. Há também alunos de outros estados, como também há potiguares espalhados pelo País e em universidades no exterior. O impacto será devastador”, lamenta Rubens, que prefere crer que o governo reverá a política.

RN vive ascensão em produção de mestres e doutores A formação de mestres e doutores pode ficar zerada em dois anos, caso o governo não reponha os recursos retirados da educação de ensino superior. Outro dado curioso é que o Governo Federal – com esta medida – vai interromper uma série em ascensão que o estado do Rio Grande do Norte está passando. De acordo com os dados do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência e Tecnologia, o número de mestres e doutores vem aumentando todos os anos, com uma disparada de 2014 para cá. Em 2014, a UFRN formou 940 mestres e 321 doutores. Em 2015, foram 990 mestres e 359 doutores. Já em 2016, número de mestres saltou para 1.130 e o de doutores para 367. Em 2017, houve uma ligeira queda com o número de mestres ficando em 1.019 e o de doutores em 360. Este ano, o número deve permanecer estável, mas partir de 2019 – com os cortes de recursos – as possibilidades de queda acentuada se fortalecem. Por todo o Brasil, números divulgados pela Capes sinalizam que 93 mil estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado perderão suas bolsas no próximo ano. No Programa Nacional de Professores da Educação Básica, 105 mil estudantes ficarão sem os recursos. A Universidade Aberta do Brasil (UAB) perderá 250 mil bolsistas. 


8

CIDADES

SEGUNDA-FEIRA www.agorarn.com.br

06.08.2018

ELEIÇÕES 2018

Entidades de classe do RN apontam as prioridades para educação e saúde Representantes das duas áreas relatam o que deve ser a prioridade do próximo gestor do Rio Grande do Norte, como o incremento de investimentos públicos e a restruturação de escolas e hospitais José Aldenir / Agora RN

O vencedor da corrida pelo Governo do Rio Grande do Norte em outubro terá de enfrentar um mandato de muitos desafios em duas áreas consideradas prioritárias: saúde e educação. São dois setores que demandam mais investimento público. O Agora RN ouviu duas entidades representativas das duas áreas para saber quais são demandas a partir de janeiro de 2019. O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CRM) divulgou na semana passada uma nota direcionada aos candidatos e à sociedade para mostrar as demandas mais urgentes para o Estado e o Brasil. A entidade pede a ampliação do financiamento da saúde pública no País. Essa medida é uma tentativa de aumentar a contribuição da União que, hoje, não chega a 4% do Produto Interno Bruto (PIB). O CRM também defende que a má distribuição dos médicos poderá ser resolvida com implementação de uma carreira para esses profissionais. Uma preocupação é buscar me-

SERVIÇOS

Exército vai iniciar incorporação de civis temporários A partir de agora, o Exército está autorizado a incorporar em seu serviço ativo brasileiros com competência nas áreas de ciência e tecnologia, medicina e educação. Para participar, é preciso ter reconhecida competência técnico-profissional ou notória cultura científica no serviço ativo do Exército. A contagem de tempo de serviço do oficial se iniciará a partir do ato de incorporação ao Exército. A permanência inicial é de 12 meses, com prorrogação por igual período, até o limite de oito anos. Os aprovados serão integrados no posto de major. Além disso, serão compatibilizadas a atividade militar com as atividades civis que o aprovado desempenhe.

Sede do Governo do RN: desafio é aumentar investimento em saúde e educação

lhorias que não mexam no bolso dos cidadãos. Uma maneira inteligente seria permitir parcerias público-privadas com o objetivo de proporcionar a ampliação qualificada na ausência à saúde da população, naquelas áreas em que haja comprovada deficiência. Para a educação, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte) pede que o

próximo governante garanta maior empenho de recursos no setor. O coordenador geral da entidade, José Teixeira, crítica a má conservação das escolas e o desestímulo aos trabalhadores na área da educação. “A maioria das escolas está caindo aos pedações e não oferece nenhuma condição de funcionamento. Precisamos valorizar nosso quadro de funcionários e equipar melhor nos-

sas escolas, para que possamos ter educação de qualidade”, disse. Teixeira afirma que a forma como a educação vem sendo conduzida pelo poder público não contribui para uma melhora na qualidade do ensino. Para ele, a Base Nacional, já aprovada para o Ensino Fundamental, e do Ensino Médio, em processo, denota uma precipitação do Congresso, uma vez que a questão foi aprovada por medida provisória. Tal reforma, ainda segundo ele, não responde aos desafios da educação básica no Brasil, em particular a pública. O coordenador defende um debate mais amplo com toda a sociedade e que a questão da educação no Estado se relaciona com outros setores, como a economia e segurança. “Precisamos dialogar com todos os segmentos da sociedade. Educação transforma não só os trabalhadores, mas contribui para o desenvolvimento do Estado. A educação aquece os setores da indústria, por meio de capacitação, e gera renda. Ela precisa ser gratuita, laica e socialmente referenciada”, finalizou. 

OBRAS

Governo inicia a operação de novo trecho do Eixo Norte do São Francisco Ministério das Cidades / Divulgação

A terceira e última estação de bombeamento do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, localizada em Salgueiro, no sertão pernambucano, foi iniciado semana passada. A partir do funcionamento de mais essa estrutura, as águas do “Velho Chico” continuarão o trajeto por gravidade por canais e reservatórios até Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A oferta hídrica chegará a mais de 7,1 milhões de habitantes em 223 cidades nesses estados. A terceira estação (EBI-3) vai bombear o rio São Francisco a 90 metros de altura. Essa era a última etapa de maior complexidade do primeiro trecho do Eixo Norte. Com o acionamento da EBI-3, a previsão é que a água já chegue ao túnel Mila-

Águas chegam ao RN em setembro gres, em Penaforte, no Ceará, em setembro deste ano. De lá, seguirá para atender também a população da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Para chegar à terceira elevatória, em Salgueiro, as águas do São Francisco percorreram 80 quilômetros da etapa do Eixo Norte, desde a

captação do rio, em Cabrobó. Nesta fase de pré-operação são verificados o funcionamento e eficiência de equipamentos hidromecânicos e das estruturas que conduzem as águas. Ao todo, o trecho possui 140 quilômetros, onde estão distribuídas as três estações de bombeamento (EBI-1, 2 e3). Em fevereiro deste ano, o Governo Federal acionou EBI-2, situada em Terra Nova (PE), município que já conta com o ‘Velho Chico’ para o abastecimento de 9,2 mil moradores. Além disso, outros 3,2 mil agricultores de Cabrobó (PE) também são beneficiados. Ao Governo Federal, por meio do Ministério da Integração, cabe entregar a água do São Francisco aos pontos de captação.


06.08.2018

CIDADES 9

SEGUNDA-FEIRA www.agorarn.com.br

INTERNET

Proteção de dados pessoais ganha importância na economia do Brasil Com a disseminação da coleta massiva de informações das pessoas, os riscos de abusos e violação ao direito à privacidade vêm crescendo, provocando o debate sobre de uma legislação mais específica José Aldenir / Agora RN

Todos os dias, deixamos “rastros” em diversas atividades cotidianas. Quando damos “likes” ou compartilhamos algo em redes sociais, indicamos preferências sobre temas. Ao fazer um cadastro para acessar um site ou serviço na internet, fornecemos identificações importantes, como carteira de motorista e endereço. Ao dar o CPF após uma compra ou para adquirir descontos, fornecemos ao vendedor nossa identificação e informações sobre o que adquirimos e quanto gastamos. Ao usar a digital para entrar em um prédio, deixamos um registro biométrico fundamental sob responsabilidade de empresas e órgãos que, muitas vezes, são desconhecidos. Há casos em que a simples presença próxima a dispositivos com câmeras e microfones pode significar a gravação de imagens e conversas. Os rastros das nossas atividades, assim como informações sobre nós (como identidade, CPF, data de nascimento, gênero, cor, endereço, nome de pai e mãe, entre outros), ao serem coletados e tratados, transformam-se em dados pessoais. Com a disseminação de tecnologias digitais, informações variadas são transformadas em bits (0s e 1s), reunidas, cruzadas e analisadas em bancos de dados de capacidade crescente e com sistemas cada

Duas propostas tramitam no Congresso para regular a privacidade na internet vez mais complexos, inclusive com alta capacidade de processamento naquilo que passou a ser chamado de inteligência artificial. Com a disseminação da coleta massiva de informações das pessoas, os riscos de abusos e violação ao direito à privacidade (garantido no Brasil pela Constituição Federal) vêm crescendo, provocando o debate sobre a necessidade de legislações específicas. No Brasil, duas propostas tramitam no Congresso. Outros países já contam com suas normas. As violações e os abusos envolvem desde empresas privadas ao Poder Público, de equipamentos e grandes

bancos de dados. Em 2013, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou acordo para repassar dados de mais de 100 milhões de eleitores à empresa de crédito Serasa, medida que acabou suspensa após críticas. Em 2015, a Samsung admitiu que aparelhos chamados por ela de “TVs inteligentes” gravavam as conversas próximas. Em 2014, o ex-agente da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos Edward Snowden denunciou que o governo daquele país espionava autoridades e pessoas em diversos países, com auxílio de grandes empresas de tecnologia.

SAIBA MAIS MANIPULAÇÃO ELEITORAL Nos últimos meses, a discussão gira em torno dos riscos aos sistemas democráticos. Em março, reportagens de jornais no Reino Unido e nos Estados Unidos revelaram um vazamento de dados de 87 milhões de pessoas coletados no Facebook por meio de um aplicativo de perguntas, que foram posteriormente repassados a uma empresa de britância marketing digital, Cambridge Analytica. Munida dessas informações, ela teve papel decisivo na eleição de Donald Trump e na saída do Reino Unido da União Europeia, conhecida como “Brexit”. A firma britânica também operou

em eleições de outros países, como Quênia, Austrália, México, além de estabelecer escritório no Brasil. Ao reunir informações sobre o perfil das pessoas, suas preferências, seus medos e suas visões de mundo, marqueteiros e responsáveis por campanhas conseguiam produzir e disseminar conteúdos quase personalizados. Em reportagem da TV britânica Channel 4, um dos dirigentes da Cambridge Analytica relatou que a empresa explorava sentimentos dos eleitores, como o medo, para vincular os receios dos públicos-alvo a candidatos adversários, buscando manipular as emoções em favor de seus clientes.

Coincidência ou não, Donald Trump recebeu esse apoio e acabou sendo eleito presidente do país mais poderoso do mundo depois de sair de uma posição desacreditada. O escândalo alertou autoridades e usuários para os riscos da falta de proteção de dados pessoais. Governos dos Estados Unidos, do Reino Unido e, inclusive, do Brasil, abriram investigações sobre o caso. O presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, e outros dirigentes da plataforma foram sabatinados nos parlamentos dos EUA e do Reino Unido. Na ocasião, Zuckerberg admitiu que a empresa falha no cuidado com a privacidade de seus usuários e anunciou algumas medidas.

“Indústria 4.0”: Informação é uma mercadoria valiosa Outro risco está no aumento da demanda pela coleta de dados na economia. Essas informações vêm sendo consideradas um insumo fundamental para diversos setores, apelidados de “novo petróleo” por empresas, organismos internacionais e analistas. Os dados são a base de processos da “indústria 4.0” ou “transformação digital”. Segundo o Fórum Econômico Mundial, a transformação digital pode gerar até US$ 10 trilhões anuais na próxima década (R$ 35,4 trilhões, ou 5,3 vezes o Produto Interno Bruto brasileiro registrado em 2017). A Europa projeta um crescimento da sua economia de dados de € 285 para € 739 bilhões entre 2015 e 2020. Com isso, a coleta de dados tornou-se um negócio não apenas de empresas de tecnologia da informação, mas de uma gama variada de setores, provocando preocupações quanto a usos indevidos. Em 2011, a Disney foi multada em R$ 10 milhões por coletar e compartilhar informação de crianças, violando a Lei de Proteção Online da Infância dos Estados Unidos. No Brasil, muitas farmácias passaram a oferecer descontos em troca de descontos. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) abriu investigação neste ano para apurar se as informações estavam sendo repassadas a planos de saúde. Redes de supermercado também passaram a oferecer descontos em troca de cadastros em programas de fidelização por meio de aplicativos. No ano passado, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) questionou o Grupo Pão de Açúcar sobre o tratamento das informações com vistas a averiguar se não haveria desrespeito ao Marco Civil da Internet. 


10

COTIDIANO

06.08.2018

SEGUNDA-FEIRA www.agorarn.com.br

ALEX MEDEIROS alexmedeiros1959@gmail.com >> Avaliando popularidades. Em 1937 o americano George Gallup criou o sistema “Approval Ratings” para avaliar o desempenho dos governos. Após se tornar tradição, o método gerou o famoso instituto de pesquisa de opinião, o Gallup, que há alguns anos foi mais atuante no Brasil do que o Ibope. >> Os índices de Trump. Divulgado na última sexta-feira, o approval rating do presidente norte-americano revelou 50% de aceitação, índice bem maior do que o de outros dirigentes mundiais, como o francês Emmanuel Macron (36%), a britânica Theresa May (30%) e a alemã Angela Merkel (29%). >> O histórico de agosto. Em agosto de 2010, Obama tinha 44% de aprovação, quase igual Bill Clinton em 1994 (41%) e bem abaixo de George W. Bush que alcançou 67% em 2002. O pai de Bush atingiu 75% em 1990, bem superior a Ronald Reagan em 1982 (42%) e Jimmy Carter em 1978 (41%). >> Alckmin se deu bem. A entrevista de Geraldo Alckmin na GloboNews reverberou bastante positiva entre formadores de opinião, por mais barulhenta que tenha sido as críticas de eleitores do PT e do deputado Jair Bolsonaro nas redes sociais. Os dois extremos tentarão polarizar a campanha com o tucano.

PICARDIA NAS REDES No fundo partidário, as mulheres estão virando laranja dos líderes políticos (Ana Cristina Paes)

Por trás de todo homem tem uma mulher, assim como por trás de toda ação penal. (Martinho Câmara de Britto)

Antigamente os comunistas comiam criancinhas, agora matam antes de nascer. (Lúcio Oliveira Gomes)

45 anos do Fantástico

N

um dia como hoje, em 1973, uma noite de domingo, a TV Globo estreava um novo programa, uma revista eletrônica com a função de entreter e também de informar. Fruto da criatividade e antevisão de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, entrou no ar às 20h o Fantástico: o Show da Vida. Eu tinha 14 anos e nas imediações da casa dos meus pais existia no máximo uma dezena de televisores, nenhum ainda em cores, apesar das improvisadas telas que imitavam o colorbar dos futuros aparelhos coloridos, só que em faixas horizontais. Era o tempo em que a maioria assistia tudo nos televizinhos. Apenas no ano de estreia o programa foi apresentado em preto e branco, numa abertura tipo musical, onde um par de crianças adentrava o palco e abria uma cortina para o surgimento de dançarinos circenses, enquanto a música-tema abria com sons de piano, harpa e xilofone, num barulho de águas e sinos. A letra foi composta pelo próprio Boni, enquanto Guto Graça Mello criou a melodia e os arranjos. A execução ficou com a orquestra e o coral da gravadora Som Livre, que poucos meses depois lançou o LP com a canção em diversos estilos. Não demorou e se tornou a sonoridade das noites dominicais. Foi um ano de grandes mudanças no Brasil. A cena musical pós Tropicália explodiu com produções que se tornariam épicas, como os discos e canções de Raul Seixas, Secos & Molhados, Luiz Melodia, Sergio Sampaio e Walter Frango.

Os bregas e românticos reeditavam a Jovem Guarda na audiência. Aquele 1973 foi citado literalmente em duas músicas que não paravam de tocar no rádio. Campeão de vendas de discos, Antônio Marcos emocionava cristãos com O Homem de Nazaré, letra de Claudio Fontana: “1973, tanto tempo faz que ele morreu, o mundo se modificou, mas ninguém jamais o esqueceu”. O outro a cantar – e gritar - o ano foi o maluco Raulzito fundindo a cuca do país com a música e letra de Ouro de Tolo: “... ganho quatro mil cruzeiros por mês, eu devia agradecer ao Senhor por ter tido sucesso na vida como artista, eu devia estar feliz porque consegui comprar um Corcel 73”. Na guerra pela audiência das famílias brasileiras, a Globo brigava com a Tupi com suas novelas. Quando o Fantástico estreou naquele agosto, a Tupi tinha acabado de exibir Vitória Bonelli, sucesso que iniciara em setembro de 1972 e tinha grande elenco, destacando um jovem ator chamado Tony Ramos. A Globo atacava com um time de peso na novela Cavalo de Aço, que sairia do ar no meio do mês da estreia do Fantástico. Não foi fácil para a Tupi enfrentar o talento de Tarcísio Meira, Glória Menezes, José Wilker, Betty Faria, Arlete Sales, Claudio Cavalcanti, Renata Sorrah, Carlos Vereza e Stênio Garcia. A emissora dos Diários Associados sustentou a briga com Rosa dos Ventos, iniciada em julho logo que terminou Vitória Bonelli e atravessaria o ano inteiro até novembro. No elenco, de novo Tony Ramos e mais Arlete Montenegro, Geraldo Del Rey, Fausto Rocha, Wanda Estefânia, Nicette Bruno, Adriano Reys, Nathália Timberg, Ruthinéa de Moraes e a gata da hora, Nádia Lippi. Nesses 45 anos de Fantástico, tudo mudou quase para pior: mudaram as novelas, as canções, o entretenimento televisivo e também o próprio Show da Vida, resumido hoje a matérias policiais, aberrações comportamentais e tudo quando é miséria do século XXI. O Fantástico agora é o Show da Morte.

É muito importante isto de alguém nos incluir em seus planos de felicidade”

(Antônio Maria)

>> Lavagem cerebral. Dezessete anos depois que seu filho planejou o maior ataque terrorista em solo americano, na queda das Torres Gêmeas, a mãe de Osama bin Laden, Alia Ghanem, foi entrevistada pelo jornal inglês The Garden, e declarou: “Ele foi um bom menino, até que um dia lhe lavaram o cérebro”.

>> Figurinhas em alta. Depois de mais um sucesso do álbum da Copa do Mundo, a editora Panini resolveu tentar resgatar no Brasil o glamour do colecionismo com as figurinhas de futebol, como nas décadas de 60 e 70. E para isso, vai estabelecer parceria com a Globo e seus espaços esportivos nos diversos veículos do grupo para divulgar o álbum do Brasileirão, inclusive com a distribuição de prêmios como antigamente.


06.08.2018

SOCIAL 11

SEGUNDA-FEIRA www.agorarn.com.br

Daniela Freire

daniela.freirecosta@yahoo.com.br

>> Alarmante. A parlamentar se baseou em estudo recente realizado pela Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA, na sigla em inglês) que mostra que cerca de 25 milhões de toneladas de lixo vão parar no mar, especialmente plásticos. Se aprovada, a medida prevê, a partir do início de sua vigência, o prazo de 180 dias para que os estabelecimentos se adaptem. Aqueles que não cumprirem o prazo estarão sujeitos a aplicação de multa nos termos do Código de Defesa do Consumidor. >> Para os papais. O Shopping Cidade Jardim inaugura o Espaço Paizão em alusão à campanha de Dia dos Pais 2018. O ambiente, localizado no hall de eventos do mall, possui o conforto de casa, salão com jogos para garantir a diversão entre pais e filhos e ainda oferece serviços de barbearia. O espaço foi projeto em parceria com algumas operações do mall e permanece em funcionamento até o dia 12 de agosto.

O presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), participou na última quinta-feira, 2, da missa em ação de graças pelo aniversário do deputado estadual Dison Lisboa (PSD). O evento ocorreu na igreja matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, em Goianinha, cidade onde nasceu o aniversariante

‘Hypando’: Thiago Arezzo e Kátia Bispo no lançamento Verão Arezzo, semana passada

Focada em histórias reais, a Rio Center escolheu o jornalista Luís Henrique para estrelar a campanha do Dia dos Pais deste ano. Na peça publicitária produzida pela Marca Propaganda, o paizão que não larga os pequenos Pedro e Caio relata o sentimento da paternidade. “Ser pai é dar início a maior e melhor viagem do ser humano”

Cedida

>> Combatendo o lixo. Assustada com os números crescentes de lixo produzido no mundo, a deputada estadual Márcia Maia apresentou, na semana passada, na Assembleia Legislativa um projeto de lei para tenta contribuir com a redução da produção de lixo aqui no RN. A proposta propõe a proibição do uso de canudos de plástico, exceto os biodegradáveis, em restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis e similares no RN. A medida já é lei no estado do Rio de Janeiro, além da capital carioca e na cidade de Santos.

Assessoria

Cedida

>> Prevenindo... O vereador Sandro Pimentel conseguiu aprovar uma emenda de sua autoria a Lei Orgânica do Município, na semana passada, na Câmara Municipal de Natal, que proíbe o parcelamento de salário dos servidores ativos e inativos em Natal. O projeto tem o intuito de evitar que, em momentos de crise, a Prefeitura efetue a divisão da remuneração dos trabalhadores, como já aconteceu em 2016 para o funcionalismo público estadual. Pelo texto, a Prefeitura continua autorizada a fazer adiantamento do 13° salário, em até duas vezes, dentro do ano em que a remuneração está prevista. O projeto segue agora para análise da Prefeito Álvaro Dias.

>> GIRO PELO TWITTER... ...da escritora e jornalista Márcia Denser: “Ana Amélia, a véia da Odebrecht, será vice do Alckmin, o santo, também da Odebrecht. A empreiteira está confusa qual dos dois será escolhido o funcionário do ano. Brazilino Nunes de Sá Neto”; ...do Jornal O Globo: “Assessor de Jair Bolsonaro atua em página de ódio em rede social”; ...do blog O Antagonista: “Revista Crusoé: Tiririca quer disputar Presidência em 2022”. >> Dica. O músico e poeta Fabio Brazza é a grande atração da abertura da 8ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal, que vai acontecer na Arena das Dunas, no período de 31 de agosto a 04 de setembro. A apresentação dele está marcada para às 19h da sextafeira, 31. Na ocasião, Brazza vai lançar seu primeiro livro de poesia “Pensamento Inverso“. Quem também vai participar da FLiQ é a jornalista paulista Flávia Gasi. Ela tem mais de 15 anos de experiência em comunicação do mercado gamer e de cultura pop, sendo a fundadora do grupo de estudos chamando JOI- Jogos Imaginários.

>> Em alta. O Turismo do Estado comemora. É que o mês de julho foi o melhor dos últimos anos para a rede hoteleira do Rio Grande do Norte. A análise é que o trabalho de divulgação e promoção continuado dos destinos, no âmbito nacional e internacional, e o início da operacionalização do Aeroporto de Mossoró, contribuíram para isso acontecer. Segundo estatísticas fornecidas pela ABIH/RN, o índice de ocupação hoteleira no mês de julho foi de 67,33%, uma alta de 9% com relação aos 58,3% em julho de 2017 e também mais alta do que os 56,5% de 2016 e 51% de 2015. >> Falando sobre eleição. O Juiz Federal Francisco Glauber Pessoa Alves será palestrante no Ciclo de Palestras da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte, evento promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral e pela Escola Judiciária Eleitoral. O magistrado, que cumpre atualmente mandato naquela Corte, falará sobre o tema “Aspectos Constitucionais do Processo Eleitoral”. O Ciclo de Palestras está confirmado para o dia 10 de agosto, no auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral, e terá como propósito elevar o debate em torno das temáticas do processo eleitoral. Também serão palestrantes no evento o Juiz Eleitoral Wlademir Capistrano, a Procuradora Regional Eleitoral Cibele Benevides, Carlos Bonifácio Feitosa, Emanoel Pires e Lígia Limeira. >> Opinião. O“Uma das notícias mais deprimentes dos últimos tempos veio com a nota enviada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) ao ministro da Educação dizendo que o financiamento para ciência subiu no telhado para 2019. A entidade só tem recursos para cumprir seus compromissos até agosto do ano que vem. Cerca de 93 mil bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado podem ficar sem pagamentos.” >> Café com Síndico. O Arquiteto Ciro Figueiredo, responsável pela paginação do espaço da Compacta Administradora de Condomínio no evento Café Com Síndico, surpreendeu ao mostrar, em primeira mão, telas pintadas por ele no espaço ambientado com peças da Moveleria. Itana Brandão, diretora da Compacta, proferiu palestra no sábado e recebeu convidados no charmoso estande montado no Centro de Convenções.


12

CUIDE-SE

SECRETARIA DE ESTADO DA INFRAESTRUTURA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE AVISO DE LICITAÇÃO - Nº 017/2018-SIN/TOMADA DE PREÇOS PROCESSO: Nº 42516/2016-9 A Secretaria de Estado da Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Norte-SIN, através da sua Comissão Permanente de Licitação, com sede no Centro Administrativo, BR 101, km 0, Lagoa Nova, Natal/RN, torna público, que realizará Licitação na modalidade TOMADA DE PREÇOS, do tipo menor preço, objetivando a contratação de empresa para REFORMA DAS INSTALAÇÕES FÍSICAS DA ESCOLA ESTADUAL LEOMAR BATISTA DE ARAÚJO, EM SERRA NEGRA DO NORTE/RN, a qual se regerá pelas disposições da Lei nº 8.666, de 21.06.93, com as alterações posteriores. O recebimento e abertura dos envelopes de Documentos de Habilitação e Proposta de Preços dar-seão no dia 22 de agosto de 2018, às 09:00 (nove) horas, na Sala de Licitações, na sede da Secretaria, no endereço acima. O Edital e anexos poderão ser examinados no endereço acima, das 8:30 às 12:00 horas de segunda a sexta feira. Já a sua aquisição será mediante apresentação da guia de depósito no valor de R$ 20,00 (vinte reais), no Banco do Brasil (001), Agência nº 37958, Conta Corrente nº 8504-9, a favor da SIN Arrecadação. Natal/RN, 03 de agosto de 2018. MÁRCIO FERREIRA DO NASCIMENTO Presidente da Comissão/SIN

PL Nº 0090/2018 – PREGÃO ELETRÔNICO PROTOCOLO NET: 168.177 / 2017-7 Objeto: Registro de preços para eventual aquisição de tubos em ferro fundido. TERMO DE ADJUDICAÇÃO O Pregoeiro da Companhia de Águas e Esgotos do RN, designado através da Portaria 0757/2017-D, com fundamento no Art. 4º, Inciso XX da Lei 10.520/02, resolve divulgar como vencedoras do certame acima mencionado as empresas: SAINT-GOBAIN CANALIZAÇÃO LTDA, dos itens 01, 03, 05, 07, 09, 12, 14 e 22, SANOR SANEAMENTO DO NORDESTE LTDA, dos itens 17, 18 e 23, e WIND COMÉRCIO ATACADISTA DE TUBOS EIRELI-ME, dos itens 20, 21, 25, 26, 27, 28, 29 e 30. Outrossim, no uso de suas atribuições, decide ADJUDICAR o certame acima aos referidos licitantes, conforme as condições ofertadas em suas propostas. Natal/RN, 03 de agosto de 2018. Gilvan Pontes da Silva - Pregoeiro

PROCESSO LICITATÓRIO N° 0164/2018 – PREGÃO PRESENCIAL Objeto: Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de mútuo feneratício para financiamento dos projetos de micromedição e perfuração dos poços no município de Mossoró, conforme Termo de Referência e Ordem de Licitação nº 5187/2018 – GGF/. Aviso A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, através da Assessoria de Licitações e Contratos, torna público que está antecipando a data de realização da referida Licitação para dia 17 de agosto de 2018, às 14h00 horas, licitação para o objeto acima especificado (Protocolo 228366/2017-9). O Edital com as especificações e seus anexos fica à disposição dos interessados no site www.caern.rn.gov.br, na aba “transparência”, no link licitações no Portal RN COMPRAS e no www.comprasnet.gov.br, ou na Av. Senador Salgado Filho, n.º 1555, Tirol, Natal/RN, na Assessoria de Licitações e Contratos a partir do dia 07 de agosto de 2018, no horário das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00 horas, até às 14h00 horas do dia 17 de gosto de 2018. Informações pelo telefone nº. (84) 3232-4178 ou cpl@caern.com.br. Natal/RN, 03 de agosto de 2018. Crizóstimo Félix de Lima Souza Assessor de Licitações e Contratos

SEGUNDA-FEIRA www.agorarn.com.br

06.08.2018


06.08.2018

ZAPPING 13

SEGUNDA-FEIRA www.agorarn.com.br

Instagram / Reprodução

CINEMA

Filme da “Turma da Mônica” está pronto e estreia em 2019 Longa vai contar as aventuras da turminha na busca por Floquinho, o cachorro do Cebolinha O diretor Daniel Rezende anunciou o fim das gravações de “Turma da Mônica – Laços”. O filme, que vai contar as aventuras da turminha na busca por Floquinho, o cachorro do Cebolinha, também já tem uma data definida para estrear nas telonas. “Mais uma imagem de ‘Turma da Mônica – Laços’ pra celebrar o final das filmagens”, comemorou o diretor em sua conta no Instagram. Na foto, os quatro protagonistas aparecem andando de bicicleta na Praça Pedro Sanches, em Poços de Caldas (Minas Gerais). Na imagem anterior, Rezende personalizou a legenda ao “estilo Cebolinha” de falar. “Com essa linda fo-

to de equipe comemolamos o télmino das filmagens de ‘Tulma da Mônica – Laços’. Obligado equipe, plodução, elenco e um beijo enolme plo Maulício de Sousa”, escreveu. O longa é uma adaptação da graphic novel de mesmo nome de Vitor e Lu Cafaggi, através de uma parceria entre a Mauricio de Sousa Produções e a produtora Quintal Digital. Giulia Benitte, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo, Gabriel Moreira são os protagonistas, como Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão, respectivamente. Além deles, também estão no elenco Monica Iozzi, Paulo Vilhena, Rodrigo Santoro e Ravel Cabral. O filme estreia no dia 27 de junho de 2019.

Filme é uma adaptação da graphic novel de mesmo nome de Vitor e Lu Cafaggi

CONSTRANGIMENTO

Atriz diz que foi pressionada a fazer cenas seminua em “Lost” A atriz canadense Evangeline Lilly, que interpretou a Kate em “Lost”, disse em entrevista para a revista “Variety” que sentiu-se pressionada em vários momentos durante as filmagens da produção a fazer cenas seminua. Envolvida em um triângulo amoroso com Jack (Matthew Fox) e Sawyer (Josh Holloway), a atriz teve várias sequências de romance ao longo da história. “Na terceira temporada, eu tive uma experiência bem ruim no set de filmagens, onde basicamente fui pressionada a fazer uma cena de nudez parcial e senti que não tive

voz nenhuma no assunto”, disse Evangeline. “Eu estava mortificada e tremendo”, continuou. A atriz falou que a situação se repetiu na temporada seguinte, o que a levou a ter uma mudança de atitude. “Na quarta temporada, tinha uma cena em que a Kate aparece se despindo e eu lutei muito para ter essa cena sob meu controle. E novamente eu não consegui”, lamentou. “Foi então que eu disse ‘chega, nunca mais. Vocês podem escrever o que quiserem que eu não vou fazer. Não vou tirar minhas roupas nunca mais nessa série.’ E eu consegui”.  ABC / Reprodução

Personagem de Lilly era envolvida em triângulo amoroso com Jack e Sawyer

SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HÍDRICOS – SEMARH COMPANHIA DE ÁGUAS E ESGOTOS DO RIO GRANDE DO NORTE – CAERN CNPJ 08.334.385/0001-35 ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA CONVOCAÇÃO Ficam convocados os Senhores Acionistas desta Companhia a se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada no dia 14.08.2018, às 14:30 horas, na sua sede social, localizada a Av. Senador Salgado Filho, 1555 – Tirol, nesta Capital, a fim de deliberarem sobre as seguintes matérias constantes da Ordem do Dia: 1. Assembleia Geral Extraordinária a) Deliberar sobre a indicação/nomeação de membro para compor o Conselho de Administração da CAERN, para completar o biênio 2018/2020. Natal, 03 de Agosto de 2018 DIRETORIA EXECUTIVA

PL Nº 0100/2018 – PREGÃO ELETRÔNICO -SRP PROTOCOLO NET: 230794 /2017-5 Objeto: Registro de preços para eventual aquisição de curva de ferro fundido. TERMO DE ADJUDICAÇÃO A Pregoeira da Companhia de Águas e Esgotos do RN, designado através da Portaria nº 0757/2017-D, com fundamento no Art. 4º, Inciso XX da Lei 10.520/02, resolve divulgar como vencedoras do certame acima mencionado as empresas: SANOR – SANEAMENTO DO NORDESTE LTDA – ME, dos itens, 01, 02, 03, 05, 06, 07, 08, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23 e 24; CY – INDUSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS METALURGICOS LTDA – ME, dos itens 04 e 09. Outrossim, no uso de suas atribuições, decide ADJUDICAR o certame acima ao referido licitante, conforme as condições ofertadas em sua proposta. Natal/RN, 03 de agosto de 2018. Edardna Correia da Costa Pregoeira


VARIEDADES

14

SEGUNDA-FEIRA www.agorarn.com.br

06.08.2018

Instagram / Reprodução

DESABAFO

Thais Fersoza explica doença que a fez operar o joelho por três vezes A atriz Thais Fersoza contou aos seus fãs que possui um problema no joelho que já a levou a fazer três cirurgias. “Eu já operei o joelho três vezes. Sério, o mesmo joelho”, contou a mulher de Michel Teló e mãe de

Mulher de Michel Teló disse que tem excesso de produção de cartilagem dentro da articulação

Relato foi em vídeo no YouTube

Teodoro e Melinda, em um vídeo de seu canal no YouTube. Em seguida, explicou: “É uma doença autoimune. Tenho excesso de produção de cartilagem dentro da articulação. Tenho que tirar, não tem jeito, porque a cartilagem calcifica, ela fica dura, vira tipo um ossinho e fica difícil de mobilizar o joelho”. “A maioria das pessoas tem falta de cartilagem, eu tenho excesso. Adoraria saber como posso fazer pra pegar essa cartilagem, colocar num potinho e vender”, brincou. 

NOVELAS

PASSATEMPO

ORGULHO E PAIXÃO

Rômulo questiona Brandão sobre o seu passado com Josephine. Elisabeta anuncia sua ida ao Vale do Café. Charlotte se preocupa com Olegário. Petúlia sofre com a possibilidade de fuga de Olegário e Susana. Josephine tenta manipular Rômulo. Elisabeta se recusa a viajar com Darcy. Ludmila oferece sociedade a Ema na loja.

Preencha os espaços vazios com algarismos de 1 a 9. Os algarismos não podem se repetir nas linhas verticais e horizontais, nem nos quadrados menores (3x3). www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL

7 8 4

4 2

5 3

6

8 9

1

5

7 9 7 8 5 4 1 6 3 2

6 4 2 7 8 3 5 1 9

1 5 3 2 6 9 8 4 7

7 1 5 3 2 6 9 8 4

2 3 4 1 9 8 7 5 6

8 6 9 4 5 7 3 2 1

Solução

6003298

3 8 7 6 1 4 2 9 5

6

4

5 9 1 8 7 2 4 6 3

5

7

7

4 2 6 9 3 5 1 7 8

6

9

9

5

SEGUNDO SOL Remy chantageia Luzia, que consegue despistar Beto. Groa conclui que Laureta tirou a vida de Januária. Manuela pede para permanecer na casa de Juarez e Narciso afirma ao pai que está apaixonado pela moça. Laureta confirma a Karola que matou Januária. Juarez faz um acordo com Manuela, que volta para a casa de Severo.

3 9

O TEMPO NÃO PARA

Betina ironiza a reação de Marocas. Pedro Parede filma o apartamento de Samuca, que fica furioso com os comentários maldosos do repórter. Dom Sabino acompanha Eliseu no trabalho. Mariacarla conta para Betina o que descobriu sobre a família de Marocas. Samuca leva Marocas para a Criotec.

4 3

HORÓSCOPO ARIES (21/03 A 20/04) Pode ter sucesso ao fechar um negócio ou cobrar uma dívida. Mas não é hora de fazer compras por impulso. A possessividade pode causar brigas no namoro e na vida a dois.

TOURO (21/04 A 20/05) A companhia dos amigos será bem-vinda e pode até animar o dia. Em casa, porém, o astral pode ficar meio tenso. No amor, se anda de olho em alguém, jogue charme. A dois, nada de ciúme!

GÊMEOS (21/05 A 20/06) Se você seguir sua intuição, terá sucesso e deve até causar uma boa impressão na chefia. Só não confie nos colegas. Há chance de se envolver com uma pessoa comprometida.

CANCER (21/06 A 22/07) Bom dia para expandir seus horizontes e sair da rotina. Para evitar briga, é melhor não misturar dinheiro e amizade. Compartilhe seus sonhos com quem ama e valorize o companheirismo.

LEÃO (23/07 A 22/08) Dia favorável para rever planos e correr atrás dos seus maiores objetivos. Mudança no visual deve render elogios. Se está só, pode se encantar com alguém popular.

VIRGEM (23/08 A 22/09 ) O desejo de sair da rotina tem tudo para falar mais alto. Tente planejar as coisas com calma, nenhum imprevisto vai atrapalhar a diversão. Surpreenda o par e apimente o romance!

LIBRA (23/09 A 22/10) Dia favorável para quem pensa em mudar de casa ou quer fazer alguns consertos no lar. No romance, a sensualidade está no ar e o sexo tem tudo para pegar fogo!

ESCORPIÃO (23/10 A 21/11) O desejo de espantar a solidão e ficar perto das pessoas queridas pode se tornar mais intenso. As estrelas reforçam o romantismo e o carinho a dois. Pode ter sorte na conquista!

SAGITÁRIO (22/11 A 21/12) Se o desejo de curtir a vida falar mais alto, vá em frente! Mas, primeiro, faça um esforço para dar conta das suas responsabilidades. Colega comprometido(a) pode despertar seu interesse.

CAPRICÓRNIO (22/12 A 20/01) O dia fica mais gostoso se reservar um tempinho para fazer o que mais gosta, ainda mais na companhia de amigos. Na paquera, não faltará carisma. Converse mais com quem ama.

AQUÁRIO (21/01 A 19/02) Você deve se sentir melhor se puder passar mais tempo com os parentes, não perca a paciência com alguém teimoso. Não é hora de deixar a família se intrometer na sua vida amorosa.

PEIXES (20/02 A 20/03) Você vai esbanjar energia. Aproveite para sair da rotina. Mas se precisa terminar uma tarefa que estava pendente, cheque duas vezes tudo o que fizer. Um bom papo ajudará na paquera.


06.08.2018

SEGUNDA-FEIRA www.agorarn.com.br

ESPORTES 15


16

ESPORTES

SEGUNDA-FEIRA www.agorarn.com.br

06.08.2018

ESPORTE

Fisiculturista potiguar busca apoio para a disputa de torneio nacional Atleta Ítalo Max corre atrás de patrocínios para garantir presença no maior campeonato da categoria no país. Campeão potiguar, natural de Macaíba, ele também atua como professor de educação física Ítalo Max / Divulgação

O atleta Ítalo Max faturou o Campeonato Estadual de 2018 da Federação Potiguar de Musculação Fisiculturismo e Fitness (IFBB/ RN). Mas ele já planeja alçar voos maiores. Vai participar do NTT Classic de Fisiculturismo, em dezembro, na cidade de São Paulo, um dos maiores campeonatos da categoria no País. Já classificado, enfrenta um desafio ainda mais dífícil: obter recursos para viajar até o local de competição. Em busca de patrocínio, o atleta potiguar espera contar com a sensibilidade de empresários. “Meu desejo é conseguir vínculos com as empresas, buscando angariar apoios para participar das grandes competições. Tenho ótimos resultados nos campeonatos locais, porém, para concorrer nos grandes torneios, os custos com passagens, alimentação e hospedagem são altos. Neste sentido, é fundamental contar com a parceria de patrocinadores”, destacou.

Ítalo Max mantém uma alimentação regrada para participar de competições O torneio serve como seletiva para o Arnold Classic 2019, o maior evento internacional de fisi-

culturismo da América do Sul. No campeonato estadual, o atleta se mostrou perfeito nos critérios de vo-

NATAÇÃO

Prefeitura de Parnamirim patrocina grupo de paratletas em competições

lume muscular, simetria, proporção e definição. Amante da categoria esportiva, o atleta de Macaíba, na Região Metropolitana de Natal, vem acumulando bons resultados. Em 2017, ele foi campeão na categoria Estreantes e Overal. Os resultados o colocaram no Top 3 do Rio Grande do Norte. Graduado em educação física, o jovem é proprietário de uma das academias de musculação mais movimentadas de Macaíba, onde ele atua como professor e personal trainer. O fisiculturismo é uma categoria esportiva de sucesso mundo afora. Não é apenas o lado estético. O fisiculturismo é uma atividade esportiva que exige disciplina corporal, alimentar e psicológica em alto nível. Max conta que passa meses se preparando para os campeonatos. Tudo à base de uma alimentação regrada a alimentos saldáveis, dieta extremamente calculada, equilíbrio mental e educação física. 

EM QUINZE

SEGUNDOS Getty Images / Reuters

Pref. Parnamirim / Reprodução

A Prefeitura de Parnamirim está patrocinando a viagem de quatro paratletas da Fundação Mirian da Câmara Leite (FMCLRN). Os atletas foram selecionados para duas competições nacionais de natação no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. A primeira competição será a 2ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de Natação - que ocorrerá no no dia 17 de agosto e contará com a participação dos paratletas da Fundação Adenilson Duarte, primeiro colocado na 1ª Etapa Nacional do Circuito, onde venceu 65 participantes; Martia Claudia Barros, Jadson Odilon da Silva e João Felipe Alves. Além disso, em novembro, Maria Claudia, Adenilson e João Felipe vão participar do maior campeonato mundial de paradesporto para estudantes, o Escolar Paralímpico,

Gabriel Jesus renova com o Manchester City até 2023

Atletas irão participar da etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Natação que ocorrerá ainda no Centro Paralímpico em São Paulo.A Fundação Mirian Leite é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo

promover a reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência, utilizando como principal recurso a prática esportiva. 

De volta das férias após ter disputado a Copa do Mundo da Rússia, o atacante brasileiro Gabriel Jesus anunciou na sexta-feira, 3, a renovação de seu contrato com o Manchester City. O jogador de 21 anos, que chegou ao clube da Inglaterra no início do ano passado, ampliou o seu vínculo por mais dois anos. Ele terminaria em 2021, mas agora só será encerrado ao final da temporada 2022/2023. “Gosto muito da cidade, estou pegando o inglês, vou voltar às aulas”, disse o atacante, autor de 24 gols em 53 partidas pelo Manchester City.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.