
8 minute read
IMAGEM DA SEMANA
Coldplay No Brasil
A banda formada em Londres que move multidões por todo o mundo em seus mega shows, iniciou sua turnê no Brasil por São Paulo, no estádio do Morumbi, na última sexta-feira (10), e mesmo debaixo de muita chuva e alagamentos, o público compareceu em massa, registrando momentos incríveis dos músicos.
Advertisement
INVENTÁRIO DOADO

O CEUNSP recebeu no dia 10, documentos digitalizados do Inventário do município utilizados para o tombamento do Centro Histórico da Cidade pelo Condephaat. Os documentos passarão a compor a base de dados para pesquisas.


Saldo Positivo Caged
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Itu tem saldo positivo na geração de emprego, no primeiro trimestre de 2023: são 164 novas vagas (foram 2.223 admissões, com carteira assinada e 2.059 demissões neste período).

CARAVANA SOCIAL
Neste sábado (18), das 8h30 às 12h, a Prefeitura de Itu realizará mais uma edição da Caravana Social. A ação ocorrerá nas dependências da Associação dos Moradores do Portal São Thiago, localizada na Rua 6, número 19, bairro Portal São Thiago.






A Grã-Bretanha disse nesta quinta-feira (16), que banirá o TikTok em telefones do governo com efeito imediato, uma medida que segue outros países ocidentais ao barrar o aplicativo de vídeo de propriedade chinesa por questões de segurança.
O TikTok está sob crescente escrutínio devido a temores de que os dados do usuário do aplicativo de propriedade da empresa ByteDance, com sede em Pequim, possam acabar nas mãos do governo chinês, minando os interesses de segurança ocidentais. "A segurança das informações confidenciais do governo deve vir em primeiro lugar, então hoje estamos banindo este aplicativo em dispositivos do governo. O uso de outros aplicativos de extração de dados será mantido sob revisão", disse o ministro do Gabinete, Oliver Dowden, em um comunicado.


O governo britânico pediu ao Centro Nacional de Segurança Cibernética que analisasse a vulnerabilidade potencial dos dados governamentais de aplicativos de mídia social e os riscos sobre como informações confidenciais poderiam ser acessadas e usadas. Os Estados Unidos, Canadá, Bélgica e a Comissão Europeia já baniram o app dos dispositivos oficiais.
Câmara de Vereadores: OAB recebe terreno com encargos para construção de sede própria, entre outros projetos aprovados
nicipal ou privadas no âmbito do município da Estância Turística de Itu e dá outras providências". O projeto recebeu a Emenda Modificativa Nº 1 ao PLNº 79/2022, que também foi aprovada por unanimidade;
Realizada em 14 de março, a 6ª Sessão Ordinária de 2023 contou com a presença de todos os vereadores que integram o Legislativo Ituano. Durante a sessão, em segunda discussão, quatro projetos de lei foram aprovados por unanimidade:
. Projeto de Lei Nº 79/2022, de autoria da vereadora Patrícia da ASPA, que "Dispõe sobre a presença de ‘’Doulas’’ durante o parto nas maternidades de rede pública mu-
. Substitutivo Nº 1 ao Projeto de Lei Nº 1/2023, de autoria da Mesa Diretora 2023, que "Dispõe sobre a revisão geral anual prevista no artigo 37, X, da Constituição Federal, para a remuneração dos servidores públicos municipais da Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu, e dá outras providências";

. Projeto de Lei Nº 5/2023, de autoria do Executivo Municipal, que "Dispõe sobre a doação, com encargos, de um terreno ur- bano, sem benfeitorias, situado na confluência das Ruas Madre Maria Basília e Euclides Marins e Dias, Vila Nova, à Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo (53ª Subseção Itu), e dá outras providências";
. Projeto de Lei Nº 8/2023, proposto pelo vereador Dr. José Galvão, que institui o dia 29 de outubro como “Dia Municipal do Livro” no Calendário Oficial do Município da Estância Turística de Itu.
Os projetos aprovados em 2ª discussão seguem para sanção do Executivo Municipal. A 7ª Sessão Ordinária de 2023 ocorre no dia 21 de março, terça-feira, às 16h, no Plenário da Câmara.
Secretaria de Saúde faz alerta sobre queda de cobertura vacinal durante Sessão da Câmara
bertura vacinal, que ocasiona uma exposição a doenças que estavam erradicadas e reintrodução iminente de doenças no país.
Dentro deste quadro, a situação mais preocupante é em relação ao sarampo e à poliomielite. Para tentar aumentar a cobertura vacinal, a Secretaria Municipal da Saúde irá promover uma campanha de conscientização nas escolas.
Atualmente a estratégia contínua de imunização ocorre da seguinte forma:
. Crianças de 6 meses a 5 anos de idade: imunização com a Pfizer Baby;
. Crianças de 5 a 11 anos de idade: vacinação com a Pfizer Pediátrica ou a Coronavac; com a vacina bivalente, que protege contra a variante ômicron. A dose de reforço pode ser aplicada no intervalo de 4 meses;
Durante a 5ª Sessão Ordinária de 2023, realizada no dia 7, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Itu, Lúcia Helena Rubira Pacífico, fez uso da Tribuna Livre para alertar sobre os riscos da queda de co-
A profissional esclareceu, ainda, dúvidas em relação à vacinação contra a Covid-19. Já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Itu a vacina bivalente, que protege contra a variante ômicron, para os grupos que têm mais risco de desenvolver formas graves da doença, que são as pessoas com 60 anos ou mais e os imunossuprimidos com 12 anos ou mais.
. Crianças de 3 a 11 anos que tomaram duas doses de Coronavac: dose de reforço com a Pfizer Pediátrica;
. Pessoas de 12 a 59 anos: uso de imunizantes para adultos. Para quem está nessa faixa etária e já tomou as duas doses iniciais, a dose de reforço pode ser aplicada no intervalo de 4 meses;
. Pessoas com 60 anos ou mais que já tenham tomado as duas doses iniciais: imunização
. Pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais: imunização com a vacina bivalente, que protege contra a variante ômicron. A dose de reforço pode ser aplicada no intervalo de 56 dias.
Em caso de dúvidas, o munícipe deve procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A Vacinação contra a Covid-19 ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sendo que as UBS 02 e 05, localizadas respectivamente no Jardim União e no Rancho Grande, permanecem abertas até as 19h. Aos sábados, a vacinação acontece nas UBS 02 e 05, das 8h às 14h.
Câmara entrega Diploma e Medalha Dom Gabriel
No último sábado, dia 11, a Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu realizou a entrega informal do Diploma e Medalha Dom Gabriel Paulino
Bueno Couto à senhora Maria Shirley Speroni Fontana.
A honraria foi entregue durante a Missa das 18h da Igreja Nossa Senhora do Carmo, realizada em comemoração à Semana Dom Gabriel. Nascida em Itatiba/SP, Maria Shirley Speroni Fontana é professora aposentada e mudou-se para Itu com a família no ano de 1972. Musicista desde a infância, sempre esteve envolvida na comunidade católica, participando das apresentações musicais em diversas igrejas.
Após perder o filho caçula em um trágico acidente, Maria Shirley e seu marido, Jesuíno Fontana, decidiram participar de um curso de Teologia na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, no qual Dom Gabriel era um dos professores e tiveram grande contato com o religioso.
Hoje a homenageada integra o Coral do Carmo na parte musical. Maria Shirley e o finado maestro do coral, Carlos Roberto da Silva, conseguiram a partitura original do Hino a Dom Gabriel com o autor da música e letra, Sr. José Luiz de Carvalho, que mora em Jundiaí. Todos os anos, este hino é entoado pelo coral na Semana Dom Gabriel.
A entrega da homenagem foi realizada pela primeira-secretária da Câmara de Itu, vereadora Célia Rocha, que na ocasião representou o Legislativo Municipal, acompa- nhada pelo vice-prefeito Luciano Ribeiro, que representou o Executivo Municipal, pela vereadora Maria do Carmo Piunti, pelo reitor da Igreja Nossa Senhora do Carmo, Frei Rothmans Darles de Campos, pela senhora Maria Cecília D'elboux Nunes, sobrinha de Dom Gabriel, e pela sobrinha-neta do religioso,

Débora Nunes, além de amigos e familiares da homenageada. Criado em 2010, o Diploma e Medalha Dom Gabriel são destinados a pessoas ou entidades que tenham se destacado na divulgação da vida e da obra de Dom Gabriel, nomeado primeiro Bispo Diocesano de Jundiaí pelo Papa Paulo VI, em 21 de novembro de 1966.

O prefeito de Itu, Guilherme dos Reis Gazzola, realizou uma transmissão ao vivo pelo seu perfil do Facebook (www.facebook.com/guilhermegazzola.itu), às 18h30 desta quinta-feira (16), para esclarecer sobre a taxa de lixo que passou a ser cobrada em fevereiro nas contas de água da população ituana. A tarifa, que tem gerado muitas reclamações e debates, tanto na Câmara de Vereadores quanto nas ruas e redes sociais, vem discriminada seguida dos valores de taxas de água e esgoto, no boleto da CIS - Companhia Ituana de Saneamento.

Gazzola reafirmou que segue determinação federal, que a prefeitura é obrigada a cobrar o Serviço Público de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (SMRSU), conhecido também como Taxa do Lixo, e que a cobrança ocorre por determinação do Marco Legal do Saneamento Básico, aprovado no Congresso Brasileiro em 2020.
“Eu também como cidadão gostaria de não pagar mais absolutamente nada acima daquilo que já pago. Eu também como cidadão sei que a sociedade tem um aperto econômico, de uma séria crise econômica que nós passamos nos últimos 4 ou 5 anos, que arrochou o poder de compra do salário (...).Eu resolvi fazer algo que foi necessário, mesmo que fosse duro, difícil das pessoas compreenderem ou até aceitarem”, disse.


Gazzola afirmou que antes da cobrança da nova tarifa, o tratamento do lixo era pago tirando da Saúde, da Educação: “tínhamos que tirar de setores vitais para o nosso bom funcionamento”, explicou. Disse que o governo federal deixou o financiamento a cargo dos prefeitos, que estão no dia a dia da cidade.
COMO É CALCULADA A TARIFA
- A live respondeu sobre a maneira como é calculada a tarifa, que a maioria da população não entende como está sendo calculada. “Produção mensal total de lixo em Itu dividido pelo consumo total de água no mesmo período, multiplicado pelo consumo de água de um imóvel, a partir do valor mínimo de 10m3”, descreveu em slide (veja na foto).
O prefeito ainda respondeu que a tarifa não foi implementada no IPTU e sim na conta de água, porque assim o critério de justiça é maior. “O IPTU você corre o risco de ser injusto com uma pessoa que mora numa casa grande, mas não tem um consumo significativo. Através da água, você sabe quantas pessoas moram naquela casa”. E ressaltou que quanto menos se consumir água, menor será a taxa de lixo.
TARIFA SOCIAL - Foi mencionada ainda a existência da Tarifa Social com 60% de desconto, para atendimento aos vulneráveis. As regras estão no site da CIS (cis-itu.com.br).
Gazzola reafirmou que não há possibilidade de deixar de cobrar a tarifa, que a prefeitura não pode pas- sar por cima de leis federais. E que a mesma poderá se tornar mais baixa com o tempo. “Eu acredito na competência da nossa equipe, eu acredito na responsabilidade do povo ituano, em que rapidamente, nós vamos fazer deste custo ser diluído pela nossa competência e ser diminuído também pelo racionamento, não só de água, mas de uma menor produção de lixo em toda a cidade”.

GRANDES GERADORES DE LIXOFoi mencionado ainda que os grandes geradores de lixo, que estão sendo identificados e em processo de análise, pagarão valor maior da tarifa. “Eu vou conseguir diminuir o custo desse lixo para o cidadão comum porque eu vou cobrar dos grandes geradores”. O lixo de origem hospitalar terá uma taxação diferente também.
OUTROS FATORES - Falou também sobre obras de infraestrutura de seu governo, sobre tratamento de esgoto e sobre a criação de um novo Centro de Tratamento de Resíduos, que de acordo com o prefeito, já está acontecendo e a partir de agosto começará a dar resultados, com investimentos de mais de R$85 milhões (veja a matéria sobre o CTR em nosso site: www.agoraitu.com.br).
A live, na íntegra, está disponível em www.facebook.com/guilhermegazzola.itu.