Ágora julho15

Page 8

ABC'S

"Aprender, brincar e crescer" Apoio ao estudo

O ano escolar terminou e mais um grupo de alunos do 3º ciclo cede a vez a um novo grupo do 2º ciclo. É assim todos os anos, no ABC do Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos. Fomos conversar com a Cláudia Martins, uma das monitoras para quem «só pode estar nesta profissão quem faz do barulho das crianças uma canção». Não custa cortar os laços e vê-los ir embora? «Custa sempre um bocadinho, mas o nosso trabalho é prepará-los para seguirem em frente, promovendo a autonomia e a responsabilidade de todos e de cada um». Mas muitos deles voltam para o Porta Aberta, não é? «Sim, e para partilharem connosco as notas dos Exames Nacionais ou para matarem saudades nossas…». Podemos afirmar que os afetos são a cola que os une ao Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos? «Sem dúvida! Muitos dos miúdos voltam como monitores ou como voluntários; fica-lhes qualquer coisa de familiar que os faz voltar, a ligação com o Centro nunca se perde». Como é que correram os trabalhos este ano? «Correram bem, sem sobressaltos. Os mais velhos já conhecem as regras da casa e até ajudam os mais novos».

Em que atividades participaram neste ano? «Participaram nas comemorações do São Martinho; no Carnaval; aniversário do Centro; e ajudaram a fazer os Cabazes de Natal». Foram desenvolvidas outras atividades? «Para além da expressão plástica, não, porque o trabalho de preparação para os testes e os exames é muito e, para além disso, muitos deles estão inscritos em atividades desportivas e outras que lhes deixam pouco tempo livre». No total, quantas crianças estavam inscritas no ABC? «Eram trinta miúdos: quinze do 6º ano e outros quinze do 7º e 5º anos».


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.