Ágora Agosto

Page 12

Uma Porta Aberta

PARA BRINCAR Período de Férias Todos os anos o Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos promove o Porta Aberta, um projeto de animação para crianças dos 6 aos 12 anos durante as férias escolares. E nós fomos descobrir mais sobre este espaço de desenvolvimento de competências, de atividades desportivas e criativas, mas sobretudo de liberdade... de muita liberdade para brincar e aproveitar o verão de forma divertida. São 15h30 e lá fora o calor de julho aperta e, por isso, o primeiro grupo de crianças do Porta Aberta que encontramos está precisamente dentro de portas. No espaço do salão do Centro Comunitário a Filipa Rodrigues, 18 anos, orienta um grupo de 13 crianças: «Stop. Letra B. Vamos a isto!». Passado poucos minutos cada grupo começa a enumerar países, comidas e outros nomes começados pela letra B, calhando a cada um determinada pontuação. Jogam ao «Stop», um dos muitos jogos que ocupam uma parte da tarde destas crianças. Filipa orienta o grupo com muita proximidade e cumplicidade, afinal é esse o elo que se estabelece entre monitores e crianças durante as várias semanas de julho e agosto em que decorre o Porta Aberta. Ela sabe melhor do que ninguém o que representa a experiência de passar o verão neste espaço, uma vez que já participou nele e hoje prolonga esta ligação como monitora. Aliás, este é um dos aspetos mais curiosos deste projeto: muitas são as crianças que participam na Porta Aberta e que depois regressam como voluntários ou como monitores; muitos são os pais que há muitos anos participaram neste projeto e que hoje aqui confiam os seus filhos durante as férias de verão.

Tudo isto é possível porque este é um projeto que já conta com 33 anos de existência. Nasceu em 1982, pelas mãos do Padre Aleixo, fundador do Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, com o objetivo de aproximar diferentes gerações, de trazer as crianças para este espaço e, ao mesmo tempo, dar uma resposta às necessidades dos pais que não tinham onde deixar as crianças durante as férias escolares. «Esses eram bons tempos! Chegámos a ter 160 crianças no tempo em que o Porta Aberta era mesmo uma porta aberta para todos os pais que quisessem aqui deixar os seus filhos. Depois tornou-se incomportável e tivemos que mudar para um sistema de pré-inscrição, mas mesmo assim ainda hoje temos cerca de 110 crianças em cada semana», conta Agostinho Velez, que coordena este projeto desde o seu arranque e até aos dias de hoje. Estas cerca de 110 crianças são divididas por equipas: a amarela para as crianças de 6 anos, a verde para as de 7 e 8 anos, a vermelha para as de 9 e 10 anos e, por fim, a azul para as crianças de 11 e 12 anos. O que os une a todos é a certeza de que aqui cada dia é diferente e cheio de possibilidades. O relógio marca as 9h30 quando é feita a chamada onde são dadas várias hipóteses de atividades desportivas: hóquei, beisebol, vólei, futebol, basquetebol e dança. Depois cada um, independentemente da sua equipa, pode escolher uma destas atividades de acordo com os seus interesses. Estas dinâmicas desportivas, que ocupam as manhãs do Porta Aberta, decorrem em vários espaços do Centro Comunitário, no ringue da Quinta do Barão ou na Quinta da Alagoa.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.