Bensaúde em Revista Março 2014

Page 13

Terceira Idade

13

Casa segura: livre-se das armadilhas Na terceira idade é necessário fazer algumas mudanças em casa para driblar os perigos e evitar acidentes.

Qualidade de vida, crescimento econômico do país, acesso à água tratada e esgoto e avanços na medicina são alguns fatores que alavancaram a tempo médio de vida dos brasileiros. De acordo com o IBGE, a média de vida de um cidadão brasileiro em 2012 é 74,6 anos. O grupo da terceira idade cresce a cada ano e com eles a necessidade de adaptações para a vida longa e segura dentro de casa. O perigo pode estar escondido no lar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, um em cada quatro idosos cai dentro da própria casa, pelo menos uma vez ao ano. Traumas, fraturas e outros podem ser evitados com mudanças simples e atenção redobrada. Para quem tem a visão baixa, movimentos lentos ou falta força nos músculos, barras de apoio, acentos na altura correta e outras pequenas modificações fazem toda a diferença. “Para criamos um ambiente adequado ao idoso é essencial que primeiramente o idoso aceite que necessita de adaptações”, afirma a fisioterapeuta do Bensaúde Ana Paula Zandoná. Antes de realizar qualquer mudança na casa, a transformação deve começar na pessoa beneficiada. Ela precisa estar ciente e concordar com as intervenções no lar. Com o apoio do idoso, pouco investimento e simples adaptações na disposição dos móveis, iluminação, instalação de barras de apoio e utilização de materiais antiderrapantes, é possível tornar a casa mais segura para os idosos e sem armadilhas.

Formas de prevenção de acidentes em casa • Remover móveis que atrapalhem a circulação; • Fixar ou retirar os tapetes, deixando apenas o do banheiro, que deve ser antiderrapante; • Colocar barras de apoio no banheiro, ao lado do chuveiro e do vaso sanitário; • Colocar lâmpadas mais potentes; • Colocar interruptores e um telefone perto da cama; • Evitar desníveis no piso; • Ter a cama e as cadeiras de uma altura que permita apoiar os pés no chão ao sentar-se; • Colocar fita antiderrapante em degraus; A fisioterapeuta Ana Paula Zandoná explica que as adaptações ajudam os idosos a conquistarem independência nas tarefas diárias. O sentimento de liberdade influencia na autoestima do idoso e promove qualidade de vida. Outras ações também podem ajudar. Deixar o estilo de vida ativo na terceira idade é um grande aliado para a longevidade. A prática regular de exercícios desenvolvem equilíbrio e coordenação motora. A realização de exames oftalmológicos, banho de sol todos os dias e dieta adequada de cálcio e vitamina D são outros itens que auxiliam na busca da saúde, conforto, segurança e independência dos idosos. Serviço: Ana Paula Zandoná - Fisioterapeuta Setor de Medicina Preventiva do Bensaúde www.bensaude.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.