Agenda Cultural Lisboa | abril'18

Page 20

18

DAR CO R AO TEMPO Reportagem LUIS ALMEIDA D´EÇA Fotografia HUMBERTO MOUCO

Até ao próximo dia 19 de maio, a Biblioteca Nacional de Portugal apresenta Tempo das Imagens II, uma exposição de obra gráfica de recentes edições do Centro Português de Serigrafia (CPS). Criado em 1985 por António Prates, o CPS surgiu com o objetivo de promover a obra gráfica de artistas contemporâneos, portugueses e estrangeiros. Ao longo de 33 anos, realizou 2800 edições de 550 artistas de 26 nacionalidades, desenvolvendo edições de Serigrafia, Gravura, Litografia, Fotografia e Arte Digital em ateliês próprios, contribuindo decisivamente para tornar a arte acessível a todos. Visitámos o CPS e assistimos à criação da serigrafia intitulada Tempus Locum de Gabriel Garcia. O artista, nascido nos Açores, em 1977, não gosta de invocar a sua condição de ilhéu como determinante para a escolha do tema da solidão que explora atualmente, embora admita que há sempre uma névoa açoriana a pairar no seu trabalho.

1.

Rua dos Industriais, 6 | Tel: 213 933 260 | www.cps.pt

PROPOSTA. A serigrafia Tempus Locum parte de um convite de João Prates, diretor do CPS, ao artista Gabriel Garcia. O trabalho atual do pintor baseia-se em fotografias a preto e branco que recolhe na Feira da Ladra, entre outros locais. Num tempo em que a fotografia tem um carácter imediato, procurou-se associar a componente de velocidade da fotografia aos morosos métodos tradicionais da serigrafia, fazendo a ponte entre estes dois processos que são, no fundo, ambos formas de impressão de imagens.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.