Issuu on Google+

G R AT U I T O

funceb

– fundação cultural do estado da bahia

setembro 2012

mobilizam ações de diversão e protesto na capital


jaques wagner albino rubim taiane fernandes carlos paiva arany santana nehle franke ubiratan castro frederico mendonça márcio caires

Governador do Estado da Bahia Secretário de Cultura (secult) Superintendente de Cultura (sudecult) Superintendente de Promoção Cultural (suprocult) Diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) Diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (funceb) Diretor da Fundação Pedro Calmon (fpc) Diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (ipac)

Presidente do Conselho de Cultura da Bahia

FUNCEB:  Diretoria de Artes: Alexandre Molina Artes Visuais: Luciana Vasconcelos Audiovisual: Sofia Federico Circo: Alda Souza Dança: Matias Santiago Literatura: Milena Britto Música: Cassio Nobre Teatro: Maria Marighella

A Agenda Cultural Bahia está aberta para divulgar eventos ou trabalhos artísticos. Envie seu material para a edição de outubro de 2012. Para a versão impressa, até 9 de setembro. Conteúdos enviados após esta data entram apenas no site. Para a seção INTERVALO envie seu trabalho no formato 10 x 15 cm e em 300dpi. Contato: agendaculturalbahia@gmail.com ou telefax 71 3324-8566 EXPEDIENTE:  Editora: Paula Berbert Redatores: Atila Barros, Joarleson Reis, Marcos Rodrigues, Maria Luisa Gouveia, Maria Ribeiro, Thamires Tavares e Vera Violeta Produtores: Aloísio Menezes Projeto Gráfico: Estúdio Quimera Projeto Editorial: Ana Paula Vargas Direção de Arte: Edileno Capistrano Filho Design: Nila Carneiro Agenda Online: Tiago Bugarin Coordenador de Distribuição: Ronaldo Oliveira Distribuição: Equipe de transporte Impressão: EGBA Tiragem: 20.000 exemplares Capa: Arte de Nila Carneiro sobre fotos de André Dias e Shai Andrade Fundação Cultural do Estado da Bahia ­— Rua Guedes de Brito, nº14, Pelourinho Salvador / BA. CEP 40.020-260 Tel.: 71 3324-8500 progr amaç ão sujeita a alter ações v e n d a p r o i b i d a // f o t o s n ã o c r e d i t a d a s : d i v u l g a ç ã o a funceb não é responsável pel as informações fornecidas pelos representantes das ações divulgadas, nem pelos serviços prestados por el as.

2   arco-íris na bahia


editorial setembro A 11ª Parada Gay da Bahia, a I Semana da Diversidade Sexual, o Gayboa, a Mostra Possíveis Sexualidades e o espetáculo E se Meus Pais Soubessem? integram a matéria de capa desta edição, que reúne alguns dos eventos que fazem a Bahia ser lugar de festa e protesto em setembro. Também neste mês, dois dos mais relevantes festivais artísticos realizados no estado chegam à sua 5ª edição e se espalham por diversos locais de Salvador: o Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC Bahia) e o Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia (FilteBahia). Projetos de incentivo ao desenvolvimento e ao acesso à literatura também são destaque: o Ação Poética nas Comunidades, que acontece em Alagados; a III Maratona de Poesia da Bahia, em Arembepe, Lauro de Freitas e Salvador; e a V Semana Literária – Jorge Amado e as Cores da Bahia, em Porto Seguro. O Museu de Arte Moderna da Bahia recebe a exposição fotográfica O Jardim, de Pedro David, vencedor do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2010/2011. E para os pequenos espectadores, o espetáculo De Sol, de Céu e de Lua, no Teatro SESI Rio Vermelho, é especial para bebês e crianças de até seis anos. Em Manifestações da Cultura Popular, veja como o Grupo Caretagem, de Bom Jesus da Lapa, protege o Espírito Santo. Em Mestres da Cultura, reverência ao antropólogo Vivaldo da Costa Lima. Já nas páginas de Intervalo, o tema deste mês é “Flower Power”, dando boas-vindas à Primavera.

10 artes visuais 20 cine e vídeo 24 dança 28 literatura 32 música 44 teatro 50 infantil 55 cursos… 62 eventos 66 editais 70 cultos afro 74 endereços

www.agendacultural.ba.gov.br @AgendaCultBahia facebook.com/agendaculturalbahia

MATÉRIA DE CAPA  3


de todas as cores O mês de setembro deve entrar definitivamente para o calendário cultural baiano como tempo de refletir e defender a diversidade sexual no estado. Fundado em 1980, o Grupo Gay da Bahia, mais antiga associação de proteção dos direitos humanos dos homossexuais no Brasil, realiza a 11ª edição da Parada Gay da Bahia, que, no ano passado, reuniu mais de 800 mil pelas ruas do Centro de Salvador.

4   arco-íris na bahia


Desta vez, o evento se enaltece com o lançamento da Semana da Diversidade Sexual, também promovida pelo GGB, que amplia as ações e discussões sobre as pautas relacionadas à luta contra a homofobia. Com apoio do poder público e diversas parcerias, a iniciativa, além de seu papel político e social, se destaca como atração turística e opção de diversão e cultura não apenas para lésbicas, gays, bissexuais e travestis, mas para todos os cidadãos que se despem de preconceitos. Em torno disso, a capital também se traveste das cores do arco-íris e variados espaços culturais e instituições trazem a causa para suas agendas. Acompanhe alguns destaques a seguir.

MATÉRIA DE CAPA  5


I Semana da A 1ª edição da Semana da Diversidade Sexual se inicia no dia 1º/9 e culmina com a 11ª Parada Gay da Bahia, no dia 9/9. O objetivo, segundo Marcelo Cerqueira, presidente do GGB, é a promoção da cidadania, cultura e direitos civis dos LGBT na Bahia. A madrinha do evento será a senadora Marta Suplicy. Na programação, o Seminário Diversidade Cultural LGBT acontece na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, com entrada franca, de 1º/9 a 6/9, sempre das 18h às 21h, abordando temáticas como a prevenção à AIDS e políticas de saúde, registros históricos da homossexualidade na Bahia e no Brasil, inclusão LGBT e homofobia. Também participa o Festival Mix Brasil de Filmes, com sessões gratuitas entre 5/9 e 8/9 na Sala Walter da Silveira. Já a Feira da Diversidade Cultural e de Negócios se monta no dia 8/9, a partir das 9h da manhã, na Praça do Campo Grande. Exposições e mostras de artes visuais completam a lista de atrações.

6   arco-íris na bahia


da Bahia No domingo de 9 de setembro, a partir das 10h, o Centro de Salvador vira passarela para mais de 10 trios elétricos e palco armado no Campo Grande. Performers, transformistas, atrações musicais e grande público se reúnem nesta manifestação de protesto, cultura e diversão. No fim do dia, o after party acontece nos largos do Pelourinho, que serão também ocupados por apresentações promovidas pelo GGB.

MATÉRIA DE CAPA  7


O Teatro Gamboa Nova se transforma em Gayboa e reúne diversas atrações relacionadas à diversidade sexual e assuntos como amor, gênero, preconceito e homoerotismo. A programação é ampla, com apresentações artísticas e momentos de debate, e pode ser consultada em www. teatrogamboanova.com.br. Confira alguns destaques. O concurso de beleza Top Drag 2012, organizado e apresentado por Bagageryer Spielberg, terá seis concorrentes ao título, em evento no dia 5/9, às 20h. Nas artes visuais, a exposição fotográfica Boneca Sai da Caixa é uma produção do Labfoto e apresenta registros feitos desde 2007, quando o estúdio se uniu ao Dia do Orgulho Gay em Salvador. Nas sessões cinematográficas, estão o filme A Melhor Idade, de Adriano Big, que fica em cartaz todos os dias de setembro e discute estereótipos, paradigmas e a ditadura da imagem; o documentário Sim, Eu Sou uma Delas, de Eduardo Scaldaferri e Carolina Mendonça, exibido no dia 8/9, 17h, fala de discriminação, união civil, entre outros temas, demonstrando barreiras sociais enfrentadas por mulheres homossexuais; o videoarte Quem Tem Medo das Ginas, da artista plástica Beth Sousa, mostra a convivência entre uma travesti e uma modelo, no dia 15/9, 17h; e, por fim, Joelma, de Edson Bastos, melhor curta nacional pelo voto popular do Festival Mix Brasil 2011, é apresentado no dia 29/9, 17h, seguido de bate-papo com o diretor. Em dança, o Cena Queer, concebido pelo bailarino Eberth Vinicius, traz trabalhos coreógraficos, performances e outras formas de expressões artísticas fundamentados na teoria queer; as encenações são no dia 13/9, 20h. Já em 26/9, também às 20h, tem o solo Fricção, de Isaura Tupiniquim, que mescla os corpos erótico e bélico.

8   arco-íris na bahia


Mostra Maior evento de cinema e diversidade sexual do Nordeste apresenta curtas nacionais com temática LGBT. Dez filmes disputam o Prêmio de Melhor Curta Nacional através de votação popular. A Mostra, que também inclui debates, acontece entre 11 e 16 de setembro em diferentes espaços culturais de Salvador: CAIXA Cultural, Circuito Saladearte e Instituto Cervantes.

O espetáculo teatral, dirigido por Uarlen Becker, que assina o texto com Geverton Lima e Gésner Braga, mostra o conflito pessoal de um adolescente com sua identidade em formação. Uma comédia romântica cujo personagem principal, com sua orientação claramente homossexual, sofre preconceito, abusos e violência física na escola, ao passo que não consegue se comunicar com os pais ou amigos. A peça será apresenta de Centro de Cultura de Lauro de Freitas, no dia 14/9, às 20h.

MATÉRIA DE CAPA  9


fotografia

artes visuais

O Jardim de

Pedro David no MAM Natural de Santos Dumont, Minas Gerais, Pedro David apresenta a série fotográfica O Jardim, vencedora do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2010/2011, a quarta edição do concurso promovido pela FUNCEB/SecultBA. O conjunto de imagens da mostra busca “entender a expansão da cidade de Belo Horizonte para fora de seus limites, o embate entre seus habitantes com a natureza e as razões que levam pessoas tão diferentes a procurar os mesmos pedaços de periferia”, segundo o próprio autor. Assim, aborda questões contemporâneas como a saturação das grandes cidades. Ganhador de outros importantes prêmios, Pedro David é fotógrafo autônomo desde 1997, jornalista e especialista em Artes Plásticas e Contemporaneidade na Escola Guignard (UEMG). Desde 2008, mora na região periférica de Belo Horizonte, transitando entre os bairros Vale do Sol e Jardim Canadá, a 20 quilômetros do centro da cidade, e tenta estabelecer com a região uma relação de pertencimento. o Museu de Arte Moderna da Bahia q Abertura: 28/9, 19h; Visitação: 29/9 a 28/10, ter a dom, 13h às 19h (sáb, 13h às 21h)

$ Grátis t 71 3117-6132 s www.mam.ba.gov.br r FUNCEB/ SecultBA

10   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


multi

os sertões

Zmário comemora 15 anos de trabalho com body art e performance

Livro de Euclides da Cunha inspira mostra de xilogravuras de Gabriel Arcanjo

Artista visual e performático premiado, José Mário Peixoto Santos, conhecido como Zmário, apresenta exposição que celebra seus 15 anos de trabalho na área. Com performances diversas e participação especial de Bia Medeiros e Corpos Informáticos da UNB-DF, a mostra divulga resultados de pesquisas em exposições de artes visuais e festivais diversos. Zmário, que explora temas como a construção da identidade na sociedade contemporânea, é também mestre em Artes Visuais pela UFBA, onde pesquisou a produção de performance art em Salvador. o Galeria ACBEU q Abertura: 14/9, 19h; Visitação: 15/9 a 22/9, seg a sex, 14h às 20h; sáb, 16h às 20h $ Grátis t 71 34444411 s www.acbeubahia.org.br

arthur scovino

A literatura inspirou a exposição Os Sertões de Euclides da Cunha em Xilogravuras de Gabriel Arcanjo, na qual o artista se debruça sobre a Guerra de Canudos em 20 xilogravuras inéditas, simultaneamente em Salvador e Canudos – nesta cidade, a mostra ocupa as ruas através de banners em grandes dimensões. Nos dois municípios, Gabriel vai também ministrar uma oficina voltada para jovens sobre esta arte de desenhar em madeira. o Biblioteca Pública do Estado da Bahia q Até 24/9, 8h30 às 21h o Praça da Feira de Canudos q Até 30/9 $ Grátis t 71 8306-9559 r Antonio Nykiel ME/ SecultBA

gabriel arcanjo

V  11

ARTES VISUAIS  


sábado

1

40 Anos do Parque Histórico Castro Alves  Vida e obra do poeta baiano através de objetos pessoais como fotografias, manuscritos e indumentárias, além de animações de poemas e publicações com curiosidades. o Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu) q Ter

Capoeira – Luta, Dança e Jogo da Liberdade  Mostra itinerante de fotografias de André Cypriano, acompanhadas de ilustrações de Debret e Auguste Earle, conta a história da capoeira no Brasil. o Solar Ferrão q Até 30/9, ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h $ Grátis t 71 3116-6743 r Aori Produções Culturais/ Dimus/ IPAC/ SecultBA

a sex, 9h às 12h e 14h às 17h; sáb, dom e feriados, 9h às 14h $ Grátis t 75 3681-1102 r Dimus/ IPAC/ SecultBA

Azulejos de Udo Ampliada com 14 obras, mostra de longa duração constrói leitura histórica do cenário urbano através de azulejos que representam parte da arquitetura soteropolitana. o Museu Udo Knoff q Teg a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h

$ Grátis r Dimus/ IPAC/ SecultBA Bahia – Litoral e Sertão Exposição de longa duração com fotografias e postais do início do século XX retrata estas duas regiões diferentes do estado da Bahia. o Museu Tempostal q Ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h $ Grátis t 71 3117-6383 r Dimus/ IPAC/ SecultBA

Carne / Corpo / Cidade Discutindo o homem e a cidade enquanto grande corpo que abriga, a exposição de Erickson Britto reúne 15 trabalhos, com curadoria de Ricardo Biriba. o Galeria ACBEU q Até 1/9, 16h às 20h $ Grátis t 71 3444-4411 s www.ericksonbritto.com.br

Drª Iracy Silva Costa Exposição conta a trajetória da enfermeira que dedicou sua vida ao trabalho e à criação de programas que beneficiaram tanto pacientes quanto profissionais de enfermagem da sua época. o Museu Nacional de

12   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


Enfermagem Anna Nery (Pelourinho) q Até 23/9, Seg, 13h às 17h; ter a sex, 9h às 17h; sáb, 9h às 12h $ 3 t 71 3321-3819 s www.munean.com

inquietações a respeito do universo feminino na contemporaneidade. o Galeria do Conselho q Até 1/9 a 28/9, seg a sex, 9h às 17h $ Grátis

Exposição Bibliográfica e Iconográfica sobre Jorge Amado  Apresenta, através de livros e fotografias, vida e obra do escritor baiano. o Biblioteca Pública do Estado da Bahia q Até 7/9, 8h30 às 18h t 71 3116-6918 s www.fpc. ba.gov.br r FPC/ SecultBA Fazendo Gente  O artista visual paulistano Newton Mesquita apresenta exposição com quadros que representam a dualidade entre os sexos masculino e feminino nas cenas cotidianas. o Palacete das Artes Rodin Bahia q Até 2/9, 14h às 19h $ Grátis t 71 3013-1141 @ jamil@ comocomunicacao.com.br

Fragmentos: Artefatos Populares, O Olhar de Lina Bo Bardi Exposição permanente traz mais de 800 peças coletadas pela artista em sua passagem pelo Nordeste brasileiro nas décadas de 1950 e 1960. o Solar Ferrão q Ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h $ Grátis t 71 3117-6357 r Dimus/ IPAC/ SecultBA

Imanência do Ser Feminino  A artista visual Liege Galvão apresenta conjunto de obras sobre as suas

Irmandade do Rosário dos Pretos: Quatro Séculos de Devoção  Exposição reúne textos e fotografias de Pierre Verger e Aristides Alves. o Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos q Seg a sex, 9h às 12h; sáb, 9h às 12h; dom, 10h às 12h $ 2 t 71 3241-5781 r Irmandade do Rosário dos Pretos

Jorge, Amado e Universal Como parte das comemorações do centenário de Jorge Amado, exposição reúne fotografias, objetos, folhetos de cordel, filmes e imagens, cuja maioria nunca foi vista pelo público. o Museu de Arte Moderna da Bahia q Até 21/10, ter a sex, 13h às 19h; sáb, dom e feriados, 14h às 19h $ Grátis r Museu da Língua Portuguesa/ Fundação Casa de Jorge Amado

ARTES VISUAIS  

V  13


Jorge, o Mais Amado  Últimos dias para conferir a exposição virtual que aborda vida e obra do escritor. o Biblioteca Pública do Estado da Bahia q Até 10/9, 8h30 às 18h t 71 3116-6918 s www.fpc.ba.gov.br r FPC/ SecultBA Máscaras: Identidade e Ancestralidade  Exposição da artista baiana Jamile Sena retrata a expressão plástica das máscaras africanas como elemento de preservação identitária ancestral. o Visca Sabor e Arte (Rio Vermelho) q 1/9 a 30/9, 18h $ Grátis t 71 8778-7096 @ ser. consultoriasocial@gmail.com r SER Consultoria e Assessoria Produções

Na Arte com Eficiência  Exposição de pinturas feitas por pessoas que aprenderam a sustentar o pincel com a boca ou com os dedos dos pés, por terem perdido a habilidade das mãos. o Galeria Francisco de Sá – Museu Eugênio Teixeira Leal q 1/9 a 30/9, ter a sex, 9h às 18h; sáb e dom, 13h às 17h $ Grátis t 71 3321-8023 @ metl.museografia@gmail.com

O Cuidado Traduzido em Arte  Réplicas de obras de grandes artistas nacionais e internacionais que tenham retratado o cuidar em seus trabalhos, como Michelangelo, Di Cavalcante, Pablo Picasso e Renoir. o Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery

(Pelourinho) q Seg, 13h às 17h; ter a sex, 9h às 17h; sáb, 9h às 12h $ 3 t 71 3321-3819 s www.munean.com

Panáfrica  Mostra de longa duração da coleção completa do industrial italiano Claudio Masella, que apresenta recortes de uma África plural e reinventada. o Solar Ferrão q Ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h $ Grátis t 71 3117-6357 r DIMUS/ IPAC/ SecultBA

Peça do Mês  Dos 5.000 objetos que compõem o acervo do museu, destaque este mês para a medalha gravada integrante da Coleção Bottée, executada em Paris por Luis Alexandre Bottée. o Museu Eugênio Teixeira Leal q 1/9 a 30/9, ter a sex, 9h às 18h; sáb e dom, 13h às 17h $ Grátis t 71 3321-8023 @ metl. museografia@gmail.com

Pelos Caminhos de Salvador  Exposição de longa duração apresenta parte da urbanização, crescimento e modernização da capital baiana através de imagens e fotografias. o Museu Tempostal q Ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h $ Grátis t 71 3117-6383 r Dimus/ IPAC/ SecultBA Pelourinho – Um Cartão Postal da Bahia  Postais, fotografias e vídeos compõem a mostra que apresenta as mudanças sofridas

14   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


no Pelourinho com o passar do tempo, numa reflexão sobre patrimônio cultural. o Museu Tempostal q Ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h $ Grátis t 71 3117-6383 r Dimus/ IPAC/ SecultBA Rodin Itinerante  As principais obras do francês Auguste Rodin, um dos maiores artistas contemporâneos do mundo, apresentadas em 30 painéis, com explicações escritas por ele próprio. o Cidade do Saber (Camaçari) q Até 13/9, seg a sex, 8h às 12h e 13h às 18h

$ Grátis r DIMUS/ IPAC/ SecultBA

saloes.artesvisuais@funceb.ba.gov. br r FUNCEB/ SecultBA

Salão de Artes Visuais de Jequié  Mostra com 25 obras, selecionadas através de edital público, de 14 artistas de Salvador e outros 11 de diversos municípios baianos, integra projeto de difusão da produção contemporânea em Artes Visuais na Bahia. o Centro de Cultura ACM (Jequié) q Até 30/9, seg a sáb, 8h às 12h e 14h às 18h $ Grátis t 71 33248519 @ saloes.artesvisuais@funceb. ba.gov.br r FUNCEB/ SecultBA Salas do Artista Popular As tradicionais cerâmicas do município de Barra e do povoado de Passagem expostas em projeto de difusão da produção de artistas e comunidades artesanais. o Instituto Mauá (Pelourinho) q Até 28/9 $ Grátis r Instituto

Salão de Artes Visuais de Irecê  Mostra com 25 obras, selecionadas através de edital público, de 15 artistas de Salvador e outros 10 de diversos municípios baianos, integra projeto de difusão da produção contemporânea em Artes Visuais na Bahia. o Espaco ISI (Irecê) q Até 8/9, seg a sáb, 9h às 20h $ Grátis t 71 3324-8519 @

Mauá/ Centro Nacional de Folclore e Cultura Populares da Funarte/ CCPI/ SecultBA

francisco costa

ARTES VISUAIS  

V  15


Smetak – O Alquimista do Som  Exposição de longa duração apresenta peças chamadas de “plásticas sonoras”, criadas por Walter Smetak, do acervo da família do músico suíço que viveu na Bahia. o Solar Ferrão q Ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h $ Grátis t 71 3117-6357 r Dimus/ IPAC/ SecultBA

3

segunda

Museus da Bahia: Identidade e Territórios  Idealizada pelos museólogos Guilherme Figueiredo e Ana Cristina Coelho, exposição itinerante apresenta o perfil de instituições museais mapeadas no estado. o Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana) q Abertura: 3/9; Visitação: 4/9 a 28/9, 8h às 21h $ Grátis t 71 3117-6381 r Dimus/ IPAC/ SecultBA

4

terça Vertentes  Resultado das experimentações dos alunos do curso de pós-graduação Especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação do Senac Bahia, exposição tem curadoria de Adalberto Alves e Célia Aguiar. o Galeria Xisto Bahia q Até 14/9, seg a sex, 9h às 20h30, sáb e dom, 16h às 20h30 $ Grátis

Humanos, Ponto Interior Exposição dos artistas Elvira Bono, Eduardo Silva, Diego J Cardoso, Janusberg e Thainan Tanajura, que buscam representar o ser humano, suas necessidades e seus sonhos. o Biblioteca Pública do Estado da Bahia q 4/9 a 28/9, seg evane cruz

16   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


a sex, 8h20 às 21h; sáb, 8h às 12h; dom, 10h às 16h $ Grátis t 71 31166084 s www.humanospontointerior. blogspot.com.br @ diegodecardoso@ ibest.com.br

ter a sex, 9h às 18h $ Grátis t 71 3321-8023 @ museueugenioeducativo@gmail.com

13

quinta

Habitar  Exposição com quadros do artista Fernando Augusto. o Galeria de Arte Carlo Barbosa (Feira de Santana) q Abertura: 13/9, 20h; Visitação: 14/9 a 11/10, seg a sex, 8h às 12h e 14h às 18h $ Grátis t 75 3221-9766 r UEFS/ CUCA erivan morais

Levando os Elepês de Gal para Passear  O artista visual Arthur Scovino apresenta mostra que é um desdobramento da performance de mesmo nome que transcorreu em 2011 e fez os LPs de Gal Costa passearem pelo Brasil e exterior. o Galeria ACBEU q Abertura: 4/9, 19h; Visitação: 5/9 a 11/9, seg a sex, 14h às 20h; sáb, 16h às 20h $ Grátis t 71 3444-4411 s www.elepesdegal.blogspot.com

Programa Museu Escola Palestra e visita mediada pelas salas de exposições do museu, com agendamento prévio, oferecendo atividades extracurriculares para estudantes conhecerem a história do dinheiro e da Bahia. o Museu Eugênio Teixeira Leal q 4/9 a 28/9,

segunda

17

O que Há de Jorge em Mim  A artista plástica e jornalista carioca Márcia Leivas participa da V Semana Literária expondo 13 painéis e seis telas, em homenagem a Jorge Amado. o Centro de Cultura de Porto Seguro q 17/9 a 29/9, seg a sáb, 9h às 17h $ Grátis t 71 8152-3207 s www.marcialeivas.com.br

ARTES VISUAIS  

V  17


quarta

19

Toque de Luz – Um Novo Olhar Sobre a Obra de Udo Knoff Comemorando o centenário do nascimento do artista plástico alemão, exposição apresenta cerca de 30 obras do artista, com formas e texturas, tendo como público-alvo pessoas com deficiência visual. o Museu Udo Knoff q Abertura: 19/9, 14h; Visitação: ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h $ Grátis t 71 3117-6389 r Dimus/ IPAC/ SecultBA

sexta

21

contemporânea em Artes Visuais na Bahia. o Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro) q Abertura: 21/9; Visitação: 22/9 a 4/11 $ Grátis t 71 3324-8519 @ saloes.artesvisuais@ funceb.ba.gov.br r FUNCEB/ SecultBA

26

quarta

Estética da Devoção Exposição individual da artista plástica Mônica Silva sobre a indumentária sagrada das irmandades negras da Bahia. o Casa do Benin q Abertura: 26/9, 18h; Visitação: até 26/10, seg a sex, 9h às 17h $ Grátis t 71 3241-5679 @ casadobenin@salvador. ba.gov.br r Mônica Silva/ Fundação Gregório de Mattos

28

sexta

diario de um amor imaginado - despedida/vix

Salão de Artes Visuais de Juazeiro  Mostra com 25 obras, selecionadas através de edital público, de 16 artistas de Salvador e outros nove de diversos municípios baianos, integra projeto de difusão da produção

Os Albatrozes Imóveis no Ar  Mostra fotográfica reúne trabalhos de André Lima, Eliezer Bezerra e Hirosuke Kitamura, tratando do tema da existência humana e suas angústias. o Galeria ACBEU q Abertura: 28/9, 19h; Visitação: 29/9 a 20/10, seg a sex, 14h às 20h; sáb, 16h às 20h $ Grátis t 71 3444-4411 s www.acbeubahia.org.br r Galeria ACBEU

18   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


P

MESTRES

rofessor emérito e docente aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o antropólogo Vivaldo da Costa Lima foi um dos fundadores do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), além de um dos principais estudiosos da cultura africana na Bahia. Nascido em 1925, na cidade de Feira de Santana, Vivaldo graduou-se, inicialmente, em Odontologia, profissão que exerceu por pouco tempo. Apaixonado por estudos antropológicos, tornou-se Leitor de Estudos Brasileiros na Universidade de Ibadan, na Nigéria, e na Universidade de Gana.

DA

CULTURA

Em 1966, substituiu o professor Thales de Azevedo, na cadeira de Antropologia, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA. Iniciado como ogã, consagrado ao orixá Ogum por Mãe Senhora de Oxum Miwá, do Afonjá, o professor deu continuidade aos estudos inaugurados por Nina Rodrigues e também elaborados por nomes como Manoel Quirino, Ruth Landes e Pierre Verger. Vivaldo foi também diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), sendo um dos principais responsáveis pelas obras de recuperação do Pelourinho. Entre suas obras, encontram-se A Família de Santo nos Candomblés Jejes-Nagôs da Bahia, A Anatomia do Acarajé e Outros Escritos e Lessé Orixá – Nos Pés do Santo. Vivaldo da Costa Lima morreu em 22 de setembro de 2010, deixando em diferenciado patamar o estudo da cultura dos descentes dos africanos trazidos para o Brasil como escravos e o trabalho pelo reconhecimento do valor desta herança para a história do país.

vivaldo da costa lima Antropologia a serviço da cultura negra

ilustração: Nila Carneiro

ARTES VISUAIS  

V  19


cineclubes

Lançamento do Box Terra em circuito alternativo de exibição na Bahia O Box Terra reúne uma seleção de filmes nordestinos que abordam temas transversais sobre a terra, distribuídos para exibição na rede da União de Cineclubes da Bahia (UCCBA). Durante a programação de lançamento, que inclui sessões em lanchas em passeios pela Bahia de Todos os Santos, filmes dos diretores Mônica Brito, Póla Ribeiro, Sebastián Gerlic, Josias Pires, Silvio Tendler, Cláudio Lyrio e Daniel Rocha serão exibidos. Além disso, haverá debates com os diretores dos filmes, com o secretário de Educação Osvaldo Barreto e o presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, Luis Alberto Cassol, somados a apresentação musical e performance de teatro com tema ambiental. Acontecerá, também, o lançamento do site da 29ª Jornada Nacional de Cineclubes, com inscrições abertas em todo o Brasil para o Box da Diversidade, com debate sobre distribuição de filmes com jovens realizadores cineclubistas. o Terminal de Lanchas para Mar Grande e Centro de Capoeira (Gamboa) q 28/9, 18h e 19h20 o Rua do Açouguinho (Pelourinho) q 29/9, 17h às 22h $ Grátis t 71 3321-8308

20   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


cpcv

memória

Mostra MPB no Cinema no Terças na Tela

Diálogos sobre Cinema com Adalberto Meireles

O Circuito Popular de Cinema e Vídeo exibe filmes em diversas localidades baianas a fim de ampliar o acesso à produção audiovisual brasileira. Neste mês, traz documentários sobre personalidades da música nacional dentro do projeto Terças na Tela. Na programação, serão exibidos Clementina de Jesus – Rainha Quelé (Werinton Kermes), Povo Marcado (Werinton Kermes e Luciana Lopez), João do Vale Muita Gente Desconhece (Werinton Kermes), Noitada de Samba (Cély Leal) e Samba Riachão (Jorge Alfredo). o Espaços Culturais da SecultBA q 4/9 a 25/9, às terças, 10h, 15h e 19h $ Grátis s www.cultura. ba.gov.br/cpcv r DIMAS/ FUNCEB/ DEC/ SecultBA

A série exibirá, em seu quarto encontro, o longa-metragem Meteorango Kid – O Herói Intergaláctico (1969), do cineasta baiano André Luiz Oliveira, com a presença do coordenador do blog Ponto Cê de Cinema e ex-editor de Cultura do Jornal A Tarde, Adalberto Meireles. Meteorango Kid, que apresenta fragmentos da trilha-sonora assinada pelo grupo Novos Baianos, ganhou o prêmio do público no Festival de Brasília e Margarida de Prata da CNBB. o Associação Baiana de Imprensa q 1/9, 15h $ Grátis t 71 8630-8887 @ r contato@cambuiproducoes.com Associação Bahiana de Imprensa/ Instituto Memória Roberto Pires

C  21

CINE E VÍDEO  


sábado

1

longas Sabine Kleist, 7 Anos (Helmut Dziuba), O Poder dos Sentimentos (Alexander Kluge) e Helsinki – Napoli All Night Long (Mika Kaurismäki). o Cine-Teatro do Goethe-Institut/ICBA q 4/9, 18/9 e 25/9, 20h $ Grátis t 71 3338-4700 s www.goethe.de/bahia @ progr@ salvadorbahia.goethe.org r Goethe-Institut/ ICBA

Cine TAMAR  Exibição de filmes voltados para público infanto-juvenil: Aperreio, Celulares Indígenas, Bruna e a Galinha d’Angola, Tradição Oral e Encontro com Milton Santos. o Cine TAMAR (Arembepe) q 1/9 a 29/9, aos sábados, 15h $ Sob consulta III CachoeiraDoc Inscrições abertas para documentários de curta, média e longa-metragem produzidos a partir de 2011 para o Festival de Documentários de Cachoeira, que acontecerá em dezembro na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. q Até 15/9 $ Grátis s www.cachoeiradoc.com.br @ contato@cachoeiradoc.com.br

terça

14

sexta

Cineforum  Projeção de filmes seguidos de debates sobre o tema “O Revolucionário Mundo da Informática”. Serão exibidos: Piratas do Vale do Silício, Matrix e A Rede. o Instituto Cultural Brasil Itália Europa (Ribeira) q 14/9 a 28/9, às sextas, 19h $ Grátis t 71 32077717 s www.icbie.com @ icbie.br@ gmail.com r ICBIE

4

O Cinema Alemão dos Anos 1980  Mostra apresenta os

22   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


intervalo

C  23

CINE E VÍDEO  

Luiz Natividade  Noite de primavera  www.natividadexilo.blogspot.com


flamenco

dança

Série TCA traz

Nuevo Ballet Español

A companhia Nuevo Ballet Español, criada em 1995 pelos jovens bailarinos Ángel Rojas e Carlos Rodríguez, de Madri, vem colhendo expressivo sucesso em todo o mundo com seus espetáculos. Encena o clássico e o contemporâneo, evitando sempre a diluição do flamenco. A montagem Cambio de Tércio, apresentada

24   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


dentro da Série TCA 2012, traz diferentes quadros de cantiñas, sevilhanas, fandango, rumba, bamberas, bulerias, tanguillos e seguidillas. O estilo clássico espanhol e o flamenco tradicional são estruturados nas coreografias sob uma concepção moderna, em três partes: solos, duetos e ensembles. No palco, além dos

premiados idealizadores Rojas y Rodríguez, quatro bailarinas, duas cantoras e quatro músicos interagem constantemente com a ação cênica. o Teatro Castro Alves q 29/9, 21h $ 100 e 50 (Filas A a P), 80 e 40 (Q a Z), 60 e 30 (Z1 a Z11) s www.tca.ba.gov.br r TCA/ FUNCEB/ SecultBA

D  25

DANÇA  


conclusão

perspectivas

Reta final da 14ª edição do Quarta que Dança

Questionamentos sobre condição humana em Portas

Desde 20 de junho, o Quarta que Dança vem promovendo, em todas as quartas-feiras, apresentações de trabalhos de dança na Bahia. A programação da 14ª edição do projeto, que visa a compor um panorama da produção atual baiana nesta área, chega ao fim este mês. Na penúltima data (5/9), apresentam-se os trabalhos em processo de criação Dança das Palavras, de Jean Souza, e Errática, de Patrícia Leal. Já no encerramento (12/9), tem dois espetáculos: Instante Dilatado, da companhia João Perene Núcleo de Investigação Coreográfica, e Os Filhos dos Contos, de Verusya Correia. o Espaço Xisto Bahia q 5/9, 20h o Centro Cultural Plataforma q 12/9, 20h $ 2 e 1 s www.fundacaocultural.ba.gov.br/quartaquedanca2012 r FUNCEB/ SecultBA

Sob a temática dos sete pecados capitais, o Grupo Experimental de Jazz apresenta em sessão única o espetáculo Portas. A partir de cenas construídas com base em experiências autobiográficas dos intérpretes, a montagem faz reflexão sobre as regras e conceitos impostos pela sociedade. A companhia de dança dirigida pelos coreógrafos e bailarinos Victor Hugo e Vinícius Paim é integrada por mais 15 bailarinos e já foi premiada nos principais festivais de dança da Bahia. o Teatro Vila Velha q 24/9, 20h $ 20 e 10 t 71 3083-4610 s www.teatrovilavelha.com.br @ tvv. comunicacao@gmail.com r Vila da Música/ Teatro Vila velha

carlos barral

26   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


1

sábado

...Ou Isso  Mais nova montagem do Balé Teatro Castro Alves, sob direção artística de Jorge Vermelho e coreografia de Jomar Mesquita e Rodrigo de Castro, é inspirada no universo poético de Manoel de Barros. o Teatro do Saber (Camaçari) q 1/9, 20h $ 1 o Cine-Teatro Solar Boa Vista q 22/9, 20h $ Grátis r BTCA/ TCA/ FUNCEB/ SecultBA

domingo

2

Sente o Som  O projeto, parte do Independente de Rua Hip Hop no Solar, conta com os grupos Opanijé, Os Agentes e SuspeitoUmDois, além dos grupos de rap Donnaz e Tríplice Aliança. o Cine-Teatro Solar Boa Vista q 2/9, 16h $ 5 e 2,50 t 71 3116-2000 @ ctsolarboavista@gmail. com r Independente de Rua/ SuspeitoUmDois/ Cine-Teatro Solar Boa Vista

quarta

12

La Talegona  Espetáculo internacional de flamenco com a bailaora Carmen. o Espaço Xisto Bahia q 12/9, 20h $ Sob consulta @ rachel-

goes@hotmail.com r Companhia de Danza Espanhola

Essa Tempestade  Balé Teatro Castro Alves faz apresentação inspirada no último texto de William Shakespeare, A Tempestade, com coreografia elaborada por Cláudio Bernardo. o Sala do Coro do TCA q 12/9 a 14/9, 16h; 15/9 e 16/9, 20h $ Grátis r BTCA/ TCA/ FUNCEB/ SecultBA

29

sábado

Baile ABDS 2012  Grande baile anual da Academia Bahiana de Dança de Salão. O evento conta com coquetel incluso e o traje deve ser passeio completo. o Hotel Fiesta q 29/9, 21h $ 110 até 22/9; 120 após 22/9 t 71 3272-1213

30

domingo

Eclipse: O Encontro dos Ritmos  Espetáculo com apresentações diversificadas de dança do ventre com danças de salão, como tango, gafieira, salsa, zouk e bolero, além de ginástica rítmica. o Cine-Teatro Solar Boa Vista q 30/9, 16h $ 10 e 5 t 71 3116-2000 s www.blogdosolar. wordpress.com r Cia. Yumn Kaliq/ Cine-Teatro Solar Boa Vista

DANÇA  

D  27


intervenção

Ação Poética literatura

nas Comunidades chega a Alagados Com o propósito de promover intervenção artística e social por meio da poesia em comunidades populares, o projeto Ação Poética nas Comunidades tem a sua 2ª edição realizada em Alagados, em Salvador. A iniciativa vai oferecer três oficinas – A Poética dos Olhares Periféricos, com Ramon Coutinho e Coletivo Urgente de Audiovisual (CUAL); Grafias Expandidas: Intervenções Poéticas com Serigrafia e Estêncil, com Laura Castro, Flávio Oliveira e Tiago Ribeiro; e Poesia Cidadã, com Douglas de Almeida – e se encerra com uma ação com performances e atividades diversas para o grande público. Saraus, leituras, declamações e cordéis unem-se a apresentações de outras linguagens artísticas, sempre tendo a palavra como elo fundamental. Deste momento final, além dos ministrantes das oficinas e seus alunos, vão participar o Grupo Concertos Artes Integradas: Cristina Dantas, Alexandre Bloisi e Jailton Paim; o Grupo Importuno Poético: Lutigarde Oliveira, Cléa Barbosa e Jocelia Fonseca; Karina Rabinovitz; Marcos Peralta e Coletivo Poesia Além das Sete Praças; Pardal do Jaguaripe; Sandro Sussuarana (Sarau da Onça); e Thais Alves (Projeto Leituras Musicadas). o Espaço Cultural Alagados e região q Inscrições nas oficinas: até 10/9, 9h às 12h e 14h às 19h; Oficinas: 11/9 a 14/9, 9h às 12h e 14h às 17h; Ação Poética: 15/9, 15h $ Grátis t 71 3324-8507 s www.fundacaocultural.ba.gov.br @ acao. poetica@funceb.ba.gov.br r Espaço Cultural Alagados/ FUNCEB/ SecultBA

28   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


aniversário

estímulo

III Maratona de Poesia da Bahia comemora 18 anos da Biblioteca Prometeu Itinerante

V Semana Literária – Jorge Amado e as Cores da Bahia em Porto Seguro

Utilizando espaços de Arembepe, Lauro de Freitas e Salvador, com a proposta de mostrar as diversas vertentes da poesia baiana, a III Maratona de Poesia da Bahia promove uma série de atividades, entre recitais, exposições, contação de histórias, shows, mesas-redondas e ações para as crianças. O evento comemora os 18 anos da Biblioteca Prometeu Itinerante, criada por Douglas de Almeida e Semírames Sé, que objetiva estimular o hábito da leitura e difundir a literatura brasileira. o Galeria XIII (Nazaré) q 22/9, 15h30 o Aldeia Hippie de Arembepe q 23/9, 10h o Estação de Transbordo Pirajá q 24/9, 6h30 o Estação de Trem da Calçada à Estação de Paripe q 25/9, 7h às 9h o Largo do Caranguejo (Itinga) q 25/9, 19h o Biblioteca Betty Coelho (Boca do Rio) q 26/9, 15h30 o Espaço Cultural da Barroquinha q 27/9, 19h o Praça da Piedade q 28/9, 16h $ Grátis t 71 81230873 @ bibliotecaprometeu@bol.com. br r Biblioteca Prometeu Itinerante

Com o objetivo de estimular a prática da leitura, da escrita e da criação artística, o evento reúne oficinas, exposições, lançamentos de livros, recitais, palestras, bate-papos e apresentações de música, teatro e dança. Nesta edição, a homenagem é para Jorge Amado, cujas vida e obra serão representadas. A iniciativa ainda permite uma interação maior entre o Centro de Cultura de Porto Seguro e a comunidade, com atividades para todas as idades. o Centro de Cultura de Porto Seguro q 17/9 a 21/9 $ Grátis t 73 3288-1388 r Centro de Cultura de Porto Seguro

LITERATURA  

L  29


sábado

1

Fala Escritor  Carlos Pronzato é convidado para falar de sua atuação nas áreas cinematográfica e literária, e o jornalista Valdeck Filho faz sessão de autógrafos do livro Na Mira. O evento ainda conta com recital de poesias e intervenções musicais. o Livraria Saraiva (Shopping Iguatemi) q 1/9, 18h $ Grátis t 71 9345-5255 s www.falaescritor.blogspot.com @ falaescritor@hotmail.com r Projeto Fala Escritor

Papo de Escritor  A dramaturga, diretora de teatro e contista Adelice Souza e o escritor Rudival Rodrigues são os convidados do mês, para falar de suas experiências literárias, obras e referências de leitura. o Biblioteca Pública Thales de Azevedo q 1/9, 10h $ Grátis t 71 8122-7231 s www.ube.org.br @ ube.bahia@gmail.com r UBE

2

domingo

Carta ao Presidente – Brasileiros em Busca da Cidadania  Lançamento da nova edição do livro organizado pelo jornalista Carlos Souza dentro da Feira Mensal de Livros na Praça do Campo Grande. o Praça do Campo Grande q 2/9, 10h $ Grátis t 71 8122-7231 s www. carlossouza.zip.net @ carlossouzamkt@hotmail.com r UBE/ Carlos Souza

Feira Mensal de Livros  O primeiro domingo do mês é dia da feira que oferece obras com preços especiais, através das editoras, livreiros, sebos e autores presentes no local. o Praça do Campo Grande q 2/9, 9h às 17h $ Grátis t 71 3116-6923 s www.fpc.ba.gov.br @ dll.fpc@fpc. ba.gov.br r FPC/ SecultBA

30   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


de jornais, revistas e filmes. o Biblioteca Inocêncio Calmon q Ter a sex, 9h às 18h $ Grátis t 71 3321-8023 @ museueugeniobiblioteca@gmail.com r Museu Eugênio Teixeira Leal

Urbanos, Humanos, Estranhos...  Lançamento do livro de contos da escritora, atriz e produtora Maria Prado de Oliveira dentro da Feira Mensal de Livros na Praça do Campo Grande. o Praça do Campo Grande q 2/9, 10h $ Grátis t 71 8122-7231 s www.ube. org.br @ ube.bahia@gmail.com r UBE/ Maria Prado de Oliveira

terça

4

Inclusão Sociodigital  Projeto para acessibilidade de serviços de informação na internet. o Biblioteca Inocêncio Calmon q Ter a sex, 9h às 17h $ Grátis t 71 3321-8023 @ museueugeniobiblioteca@gmail.com r Museu Eugênio Teixeira Leal

22

sábado

Da Ponta da Língua à Ponta do Lápis  Lançamento do projeto que visa à criação da Biblioteca Comunitária Sou Quilombola, voltada à comunidade quilombola Monte Recôncavo e adjacências. o Companhia Cultural Mont’Arte (São Francisco do Conde) q 22/9, 14h $ Grátis t 71 3652-5090 r Cia. Cultural Mont’Arte/ FPC/ SecultBA

Conhecendo a Biblioteca  A biblioteca possui um acervo especializado em história, política, economia e cultura da Bahia, além

L  31

LITERATURA  


tecnobrega

Gaby Amarantos música

faz show na Concha Acústica pelo projeto Mais MPB

Nascida e criada na periferia de Belém, Gaby Amarantos, de uma família de sambistas, canta desde os 15 anos, quando começou no coral da Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, no lugar onde cresceu. Influenciada por cantoras como Clara Nunes, Ella Fitzgerald e Billie Holiday e pelos bregas Francis Dalva e Reginaldo Rossi, teve o primeiro sucesso em 2010, com a canção Hoje Eu Tô Solteira, e ficou conhecida pelo Brasil todo como a Beyoncé do Pará e a Rainha do Tecnobrega. Ela traz para Salvador seu atual hit Ex My Love no show do seu primeiro CD solo, Treme, que tem composições autorais, além de músicas de Zezé di Camargo e Luciano, Iara Rennó e Thalma de Freitas, Zé Cafofinho, dentre outros. O evento, que tem também a presença de Felipe Cordeiro, outro nome da cena paraense, se dá através do Mais MPB, projeto de fomento à música apoiado pelo Conexão Vivo. o Concha Acústica do TCA q 15/9, 18h $ 30 e 15 s www.tca.ba.gov.br r Da Cultura

32   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


yes

popular

Jon Anderson canta repertório que o tornou ícone do rock mundial

2º Encontro de Cantadores no Pelô apresenta mais de 10 shows

Reconhecido como uma das vozes mais marcantes do rock progressivo e responsável por sucessos como Close to the Edge e Awaken, o inglês Jon Anderson realiza turnê pelo Brasil, incluindo Salvador. Em um show intimista, com revezamento entre o piano e o violão, o cantor relembrará sucessos do grupo Yes e de sua carreira solo. À frente do Yes, Anderson vendeu mais de 50 milhões de álbuns e se consolidou como um dos ícones do rock dos anos 1960 e 70. o Teatro Castro Alves q 19/9, 21h $ 180 e 90 (Filas A a W), 140 e 70 (X a Z-8) e 80 e 40 (Z9 a Z11) t 71 3117-4899 s www. tca.ba.gov.br

Misturando música e poesia de diversos estados do país, o evento se realiza durante quatro dias. Cantoria e literatura de cordel, apresentando a cultura popular nordestina, aparecem em mais de 10 shows de nomes como Xangai, Sertanília, Maviael Melo, Raimundo Sodré, Flavia Wenceslau, Grupo 4 Cabeça e Paulo Matricó. O cenário da festa ainda conta com exposição de fotografias e xilogravuras, além de estandes comercializando discos, livros, folhetos de cordel e demais adereços da cultura dos cantadores. o Largo Pedro Archanjo q 20/9 a 22/9, 20h; 23/9, 17h $ Grátis t 71 8306-9559 r Antonio Nykiel

M  33

MÚSICA  


sábado

1

Jay Vaquer  Cantor carioca apresenta seu pop rock em Salvador. o Portela Café (Rio Vermelho) q 1/9, 21h $ 30 Milton Nascimento Apresentação única do cantor e compositor celebra seus 50 anos de carreira. o Teatro Castro Alves q 1/9, 21h $ 80 (Filas A a W) e 60 (X a Z11) t 71 3117-4899 s www.tca.ba.gov.br

Átila  O cantor e compositor apresenta, acompanhado de sua banda, repertório de composições autorais e hits da MPB e axé music. o Bohemia Music Bar q 1/9 a 29/9, aos sábados, 22h $ 30 t 71 3332-5774

Música em Trânsito Show apresenta resultado de processo de criação colaborativa entre duas cantoras baianas – Aiace Felix e Emilia Suto – com artistas vindos de São Paulo, Argentina, Colômbia, Uruguai e Venezuela, sob comando do alemão Markus Popp. o Largo Tereza Batista q 1/9, 20h $ Grátis t 71 3338-4700 @ musica.transito@funceb.ba.gov.br

r Goethe-Institut/ICBA/ FUNCEB/ SecultBA

denisse salazar

Dão e a Caravanablack  No show Nobre Balanço, repertório inclui canções autorais, inclusive do próximo CD do cantor e sua banda, e hits da black music brasileira. o Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho q 1/9 a 29/9, aos sábados, 22h $ 20 t 71 3331-9543

Noite Fora do Eixo  Com os grupos Bandinha Di Dá Dó, Capitão Cometo e Os Nó Cego. o Botekim

34   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


Tematic Bar (Feira de Santana) q 1/9, 21h $ 10

Salvador Reggae Music Festival  Com Groundation, The Abyssinians, Geoffrey Chambers, Siddy Ranks, Mato Seco, Adão Negro, Leões de Israel, Vibrações, Diamba, Scambo, Ed Vox e Zimbabwe. o Praia de Piatã q 1/9, 16h $ Entre 20 e 80 t 71 3014-1510 Samba Gente  Zeca Pagodinho, Mariene de Castro e Grupo Batifun protagonizam encontro entre o samba carioca e o samba da Bahia. o Wet’n Wild q 1/9, 21h $ Entre 40 e 100

X Festival de Música Educadora  Votação pública está aberta para escolha das canções vencedoras em cinco categorias, de um total de 50 concorrentes. o www. educadora.ba.gov.br q Até 7/9 $ Grátis t 71 3116-7300 @ ascom@irdeb. ba.gov.br r IRDEB /SecomBA

segunda

3

Os Ingênuos  Principal responsável pelo movimento do choro em Salvador, o conjunto musical, formado em 1975 e que tem como líderes Edson Sete Cordas e Cacau do Pandeiro,

apresenta o melhor do chorinho. o Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho q 3/9 a 24/9, 19h30 $ 15 t 71 8115-7717

hessel produções

ViraTrupe  Apresenta o resultado de uma fusão entre canções e virtudes de músicos de variados estilos e origens dentro do Brasil, no show Som e Silêncio. o Teatro SESC-SENAC Pelourinho q 3/9, 19h30 $ Grátis t 71 3324-4520 r SESC

4

terça

Calangazoo – Quarta Dimensão  Banda de rock formada por Cebola Pessoa (voz e guitarra), Bob Nunes (baixo), Leo Abreu (bateria) e Andel Falcão (guitarra) apresenta canções do seu primeiro EP, lançado em 2011. o Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho q 4/9, 22h $ 10 t 71 8879-1045

M  35

MÚSICA  


quarta

5

mestres da música, como Pixinguinha, Cartola e Baden Powell. o Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho q 6/9 a 27/9, às quintas, 22h $ 10

Dia do Sexo  As bandas Os Mizeravão e Capitão Parafina & Os Haoles se apresentam em evento que comemora o Dia do Sexo. o Portela Café (Rio Vermelho) q 6/9, 23h $ 25 e 20 (com nome na lista) @ Marcos Saback  O violonista, intérprete e compositor traz no repertório temas de sua autoria e arranjos diversos de clássicos da MPB e da música latino-andaluza. o Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho q 5/9 a 26/9, às quartas, 22h $ 15

quinta

6

diadosexo2012@gmail.com

Dia do Sexo  Banda Pirigulino Babilake faz festa temática com sorteio de cortesia de motel e distribuição de brindes. o Groove Bar q 6/9, 22h $ Homem: 35 e 30 (com nome na lista); Mulher: 25 e 20 (com nome na lista) s www.groovebar.com.br

Independência ou Rock  A banda Cascadura, em turnê do seu 5º álbum, Aleluia, se apresenta ao lado de Magdalene and The Rock n Roll Explosion e Moby Dick. Uma tenda eletrônica completa a festa. o Espaço Armazém (Camaçari) q 6/9, 22h $ 15 r Capivara Coletivo Cultural

7

sexta Choro do Uirapuru  A proposta é interpretar peças do repertório em violão, sambas, choros instrumentais e choros cantados de grandes

Alexandre Leão  Cantor faz show com repertório de música brasileira. o Varanda do Teatro SESI

36   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


Rio Vermelho q 7/9 a 28/9, às sextas, 22h $ 20 t 71 8897-9671

71 9606-7881 s soundcloud.com/d-orrico84 @ diego.orrico@gmail.com

8

sábado

Banda Spectro  Grupo de cover apresenta repertório do mundialmente conhecido rock progressivo da banda Pink Floyd. o Teatro SESI Rio Vermelho q 7/9 a 28/9, às sextas, 20h $ 30 e 15 t 71 9134-9647

Forró VIP  Apresenta as bandas Forrozeiro de Plantão, Os Karamanya e banda Jha’Mor, difundindo a conexão entre o xote e reggae. o Bridas Club (Uauá) q 8/9, 20h $ 10 (antecipado) e 15 (no dia) t 74 9998-3378 r Sala VIP Produções

9

domingo

Dead Fish  A banda capixaba de hardcore retorna a Salvador na turnê que comemora os seus 20 anos de carreira. o A Onda q 9/9, 15h $ 20 t 71 8153-6365

11

terça Diego Orrico & The Blue Bullets  O gaitista se junta a um trio de baixo, guitarra e bateria e apresenta repertório com releituras de clássicos do Chicago Blues, dos gaitistas do Westcoast Blues, além de músicas autorais. o Visca Sabor & Arte (Rio Vermelho) q 7/9 a 28/9, às sextas, 21h30 $ 15 t

Apresentação de Berimbaus A etnomusicóloga Emília Biancardi, junto com um grupo de alunos, faz uma apresentação com berimbaus que compõem a Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi. o Solar Ferrão q 11/9, 15h30 $ Grátis t 71 3116-6743 r DIMUS/ IPAC/ SecultBA

M  37

MÚSICA  


Claudia Cunha  A paraense radicada na Bahia faz show em homenagem ao trabalho da cantora Gal Costa no projeto Vila da Música. o Teatro Vila Velha q 11/9, 20h $ 20 e 10 t 71 3083-4610 s www.teatrovilavelha.com.br @ tvv. comunicacao@gmail.com r Vila da

pelos curadores do projeto, Aderbal Duarte, Letieres Leite e Zeca Freitas, no intuito de valorizar a qualidade da música da Bahia. o Teatro SESC Casa do Comércio q 11/9 a 16/9 $ Grátis t 71 3273-8732 s www.sescbahia.com.br/mostrasescdemusica

Música/ Teatro Vila Velha

Cristiano Greco  Cantor e compositor apresenta o novo show Experimental, em que explora o seu trabalho autoral, com músicas produzidas ao longo dos 10 anos de carreira. o Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho q 11/9, 22h $ 10 t

13

quinta

71 9615-1455

sertanília/léo monteiro

Mostra SESC de Música Reúne shows e workshops ministrados

Sertanília  Tendo o sertão como ponto de partida para a busca de uma música universal, inspirada na sonoridade das manifestações musicais desse universo, banda se apresenta no projeto Vila da

38   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


Música. o Teatro Vila Velha q 13/9, 21h $ 20 e 10 s www.teatrovilavelha.com.br @ tvv.comunicacao@ gmail.com r Vila da Música/ Teatro Vila Velha

sexta

14

Cris Braun e Os Fabulosos Show do recém-lançado CD Fábula apresenta, além das novas canções, músicas do repertório dos Sex Beatles, trilhas trash e cult de cinema, rock e música contemporânea brasileira. o Portela Café (Rio Vermelho) q 14/9, 23h $ 20

sábado

15

SESC-SENAC Pelourinho q 15/9, 20h $ 10 e 5 t 71 3324-4520

Jau e Edson Gomes  Na festa Pra Fazer sua Cabeça, que tem ainda abertura da banda Folha de Chá, Jau apresenta nova música de trabalho e, assim como Edson Gomes, mostra os grandes sucessos de carreira. o Bahia Café Hall q 15/9, 21h $ 40 (pista) e 90 (camarote open bar) t 71 2105-6523

terça

18

Andréia Pradho  Sob direção musical de Moisés Gabrielli e direção artística de Marcelo Praddo, cantora apresenta o show Nova Cena, que conta com a participação do grupo Cozinha Baiana. o Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho q 18/9 e 25/9, 21h $ 20 e 10 t 71 8899-4654

Gilberto Monteiro e Grupo Instrumentista e compositor do Rio Grande do Sul apresenta o fole gaúcho na 15ª edição do Projeto Sonora Brasil, que traz o tema “Sotaques do Fole”. o Teatro belmiro neto

M  39

MÚSICA  


Caboco Capiroba  Sob batuta do maestro Hiran Monteiro, o grupo traz novos arranjos e inclusão de viola caipira, baixo e flauta transversal no show Saindo do Mato, com ritmos como xote, baião e coco. o Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho q 18/9, 22h $ 10 t 71 9615-1455

quarta

19

Projeção Sonora do MAB Promove uma série de oito projeções sonoras de composições eletroacústicas do Música de Agora na Bahia. o Teatro Vila Velha q 19/9 $ 10 e 5 s www.musicadeagoranabahia. com @ alespinheira@gmail.com r MAB/ Vila da Música

quinta

20

Concerto Orquestra Afro Sinfônica  Com regência de Ubiratan Marques e execução de músicas sinfônico-populares, a orquestra estreia em Salvador projeto de circulação estadual, e realiza também workshop de Harmonia. o Cine-Teatro Solar Boa Vista q 20/9, 14 às 16h (Workshop); 20h (Concerto) $ Grátis t 71 3116-2000 s www.blogdo-

solar.wordpress.com @ ctsolarboavista@gmail.com

Bob Dylan em Recortes Fábio Haendel apresenta show em homenagem aos 50 anos de carreira do cantor Bob Dylan, com música, poesia e participação de vários artistas. o Portela Café (Rio Vermelho) q 20/9, 22h $ 20 t 71 3018-6062

23

domingo

Alana Sena e Banda Gan Cantora apresenta em Salvador lançamento do show Identidades com participações, performances artísticas e mistura de ritmos como MPB, pop e reggae. o Visca Sabor e Arte (Rio Vermelho) q 23/9 e 30/9, 19h $ 10 t 71 8778-7096 r SER Consultoria e Assessoria

Roberto Mendes no Domingo no TCA  O cantor, compositor, instrumentista e arranjador nascido em Santo Amaro apresenta sua

40   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


música que traduz as riquezas e tradições culturais do Recôncavo da Bahia. o Teatro Castro Alves q 23/9, 11h $ 1 r TCA/ FUNCEB/ SecultBA

terça

25

Tate Lima – Cantata Contemporânea  Cantora apresenta suas músicas ao público. o Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho q 25/9, 22h $ 10 t 71 3207-6358

quarta

26

Mallu Magalhães  A cantora apresenta a turnê de Pitanga, seu mais novo álbum, produzido por Marcelo Camelo, com composições próprias em português e inglês. o Cabaré dos Novos – Teatro Vila Velha q 26/9, 20h $ 60 e 30 t 71 3083-4610 s www.teatrovilavelha. com.br @ tvv.comunicacao@gmail. com r Vila da Música/ Teatro Vila Velha

quinta

27

Encontro de Compositores Diversos compositores (Ronei Jorge, Dão, Pietro Leal, Arnaldo de Almeida, entre outros) se reúnem para tocar músicas em novos arranjos e interagir com o público. o Teatro Vila Velha q 27/9, 20h $ 20 e 10 t 71 3083-4610 s www.teatrovilavelha.com.br @ tvv.comunicacao@ gmail.com r Vila da Música/ Teatro Vila Velha

domingo

30

Dr. Sin  Banda apresenta show da Tour Animal. Na abertura, apresentação do grupo Lo Han. o Groove Bar q 30/9, 18h $ Entre 30 e 80 s www.groovebar.com.br Série TCA: Valentina Lisitsa e OSBA  A ucraniana Valentina é intérprete de um repertório que vai de Bach a Mozart, de Shostakovich a Bernstein. Neste concerto, estará ao lado da OSBA, sob regência do maestro Carlos Prazeres. o Teatro Castro Alves q 30/9, 20h $ 100 (Filas A a P), 80 (Q a Z) e 60 (Z1 a Z11) t 71 3117-4899 s www.tca.ba.gov.br r TCA/ FUNCEB/ SecultBA

MÚSICA  

M  41


MANIFESTAÇÕES DA

CULTURA POPULAR

Criado há mais de 70 anos por Seu Zé da Lapa, o grupo Caretagem desfila oito dias antes da Festa do Divino, evento religioso estabelecido em Bom Jesus da Lapa no início da década de 1920. A tradicional Festa do Divino corresponde à Festa de Pentecostes, em que se comemora a presença do Espírito Santo entre os apóstolos, 50 dias após a Páscoa. As Folias do Divino são grupos de cantadores que visitam as casas de fiéis nas regiões próximas, a fim de cantar louvores ao Espírito Santo. A intenção das caretas é, justamente,

grupo caretagem (bom jesus da lapa) 42   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

Percussão, máscaras e cores para proteger o Espírito Santo

e-mail

r realização


afugentar os maus espíritos, purificando assim a cidade para receber o Espírito Santo. Seus integrantes usam fantasias coloridas, máscaras de papel machê, além de chicotes, com os quais acompanham o ritmo da percussão.

Fotos: Adenor Gondim

MÚSICA  

M  43


américa latina

FilteBahia chega à sua

edição

espetáculo malasombra/jaume caldentey

Durante nove dias, o Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia (FilteBahia) reúne 27 espetáculos em 60 apresentações em palcos e praças públicas de Salvador. O evento tem como proposta promover o intercâmbio entre companhias dos países latino-americanos, fortalecer o teatro de grupo e estimular a formação de plateia. Grupos baianos e de diversos outros estados brasileiros participam da programação, além de pesquisadores nacionais e de países como México, Colômbia, Chile, Argentina, Bolívia, Espanha, Estados Unidos, França, Alemanha e Inglaterra. Entre as novidades desta 5ª edição do FilteBahia, estão a 1ª Mostra Internacional de Teatro Baiano, o Colóquio Internacional sobre

44   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


espetáculo grand theatre pao e circo/rogerio cunha

automakina/marcelo amaral

Recepção das Artes, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes da UFBA, e um Curso de Crítica Teatral, ministrado pelo jornalista Valmir Santos (SP). Confira a programação completa no site www.filte.com.br. o Diversos teatros e praças públicas de Salvador q 1/9 a 9/9 $ 10 e 5 (Teatros); Grátis (praças públicas) s www. filte.com.br r Carranca Produções Artísticas/ Grupo Oco Teatro Laboratório

T  45

TEATRO  


sertão

são paulo

Volta Seca – O Sentinela do Cangaço retrata a história do jovem cangaceiro

Palco Giratório apresenta dois espetáculos da Brava Companhia

O espetáculo solo, escrito e interpretado por Edmar Dias e dirigido por Fábio Nieto Lopez, é baseado na vida de Volta Seca, que foi recrutado ainda criança para integrar o bando de Lampião. Com poesia, sonoridade e plasticidade, a montagem traz a história do rapaz que foi testemunha do primeiro encontro de Virgulino Ferreira e Maria Bonita e de batalhas históricas no sertão baiano, ricamente descrito no enredo. Preso aos 14 anos, Volta Seca conheceu Irmã Dulce na cadeia e ainda virou personagem de Jorge Amado no romance Capitães da Areia. o Centro

Em 15ª edição, o projeto Palco Giratório, realizado pelo SESC, promove circulação de espetáculos em todo o país. Neste mês, a 3ª etapa deste ano de 2012 apresenta em Salvador duas montagens da Brava Companhia, de São Paulo. A Brava é inspirado na vida da guerreira Joana d’Arc e propõe uma reflexão sobre objetivos, rumos e escolhas. Já Este Lado para Cima resulta de uma pesquisa sobre imagens e aparências da contemporaneidade. A BRAVA: o

Cultural Ceciliano de Carvalho (Senhor do Bonfim) q 15/9 e 16/9, 20h $ 10 e 5 t 74 3544-2150 s www.espetaculovoltaseca.blogspot.com @ espetaculovoltaseca@gmail.com

Cruzeiro de São Francisco (Pelourinho)

q 21/9, 17h | ESTE LADO PARA CIMA o Terreiro de Jesus (Pelourinho) q 22/9, 17h $ 10 e 5 t 71 3324-4520 r SESC

46   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


sábado

1

2ª Mostra Fazer com Arte Resultado de diversas oficinas de arte promovidas pela Companhia Cultural Mont’Arte com mais de 100 crianças e adolescentes residentes na comunidade quilombola Monte Recôncavo, em São Francisco do Conde. o Centro Educacional Claudionor Batista (São Francisco do Conde) q 1/9, 13h $ Sob Consulta t 71 3652-5090

A Bofetada  A Cia. Baiana de Patifaria, com Lelo Filho, Jarbas Oliver, Nilson Rocha e Alexandre Moreira, apresenta a comédia que tem mais de 20 anos de sucesso. o Centro de Cultura de Alagoinhas q 1/9 e 2/9, 20h $ 40 e 20 t 71 3264-7776 s www.ciadepatifaria.com.br @ ciadepatifaria@ terra.com.br r Cia. Baiana de Patifaria Condenados  Espetáculo aborda a discriminação a partir da história de quatro irmãos. o Cine-Teatro Solar Boa Vista q 1/9 a 15/9, sex e sáb, 20h $ 10 e 5 s www.blogdosolar.wordpress.com @ ctsolarboavista@gmail.com r SouDessa Cia. de Teatro/ Cine-Teatro Solar Boa Vista

Festival de Teatro Amador de Salvador – Ano III  Estão abertas as inscrições da 3ª edição do evento,

que acontecerá em outubro e é aberto à participação de grupos teatrais de todo o país. o Centro Cultural Ensaio q Inscrições até 6/9 $ Sob Consulta t 71 3018-7122 @ festivaldeteatroproducao@gmail.com

r Centro Cultural Ensaio Namíbia, Não!  No ano de 2016, dois primos se deparam com uma lei que pretende deportar para África todos os afrodescendentes, em espetáculo dirigido por Lázaro Ramos. o Teatro Eva Herz q Sextas e sábados (exceto 7/9 e 8/9) $ 40 e 20 (sextas); 50 e 25 (sábados) t 71 34975000 s www.namibianao.com.br

Partiste  Ganhadora do Prêmio Braskem de Teatro 2010 na categoria de Melhor Texto, escrito por Paulo Henrique Alcântara – também diretor do espetáculo –, montagem retrata o dia-a-dia de uma família após a partida de um membro muito querido. o Teatro SESI Rio Vermelho q 1/9 a 30/9, sáb e dom, 20h $ 20 e 10 t 71 3016-4837

T  47

TEATRO  


quarta

5

wordpress.com @ ctsolarboavista@ gmail.com r Amarílio Sales/ Cine-Teatro Solar Boa Vista

Era Uma Vez... Contarina Poesia Andarilha  Com texto e criação da poeta Josin, espetáculo apresenta Contarina, que vem do interior para declamar as histórias de suas andanças pela Bahia. o Teatro SESI Rio Vermelho q 5/9 a 26/9, às quartas, 20h $ 20 e 10 t 71 Bela Adormecida – Picada da Morte  Através de quatro versões diferentes, o espetáculo discute a origem, porquês e consequências da picada que causou o sono encantado da princesa contemporânea. o

9154-4467

6

quinta

Dubliners Irish Pub (Rio Vermelho)

q 5/9 a 26/9, às quartas, 21h $ Grátis t 71 3245-2913 @ producao@ teatrosaladistar.com r Saladistar no Ato/ Teatro Saladistar

Diário do Farol: Onde as Palavras se Revelam Inadequadas  Espetáculo adaptado do romance homônimo de João Ubaldo Ribeiro e dirigido por Fernanda Paquelet apresenta um ex-padre que revela à plateia fatos inescrupulosos. o Cine-Teatro Solar Boa Vista q 5/9 a 13/9, qua e qui, 20h $ 4 e 2 t 71 3116-2000 s www.blogdosolar.

O Mago Mustafá Espetáculo apresenta show de mágicas divertidas – mas não tão mágicas assim –, com trilha sonora e coreografias inusitadas, envolvendo a plateia num clima de magia. o Teatro SESI Rio Vermelho q 6/9 a 27/9, as quintas, 20h $ 20 e 10 t 71 8837-3635

48   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


quinta

13

Gennesius  Grupo de Teatro Finos Trapos apresenta espetáculo dirigido por Roberto de Abreu, que conta a história de um artista do interior da Bahia que atua como brincante, palhaço, acrobata e ator. o Teatro Martim Gonçalves q 13/9 a 16/9, 20h $ 10 e 5 s www. finostrapos.blogspot.com @ finostrapos@gmail.com r Finos Trapos Produções Culturais e Artísticas

sexta

14

Drácula  Sob direção de Marcio Meirelles, espetáculo adaptado da obra homônima de Bram Stoker (1897) converge teatro, tecnologia e novas mídias para refletir sobre sexualidade, o papel da mulher e a teoria da evolução. o Teatro Vila Velha q 14/9 a 23/9, sex a dom, 20h $ 30 e 15 t 71 3083-4600 s www.materialdracula.com r Supernova Teatro/ Teatro Vila Velha

quarta

19

Doroteia  Última peça do Ciclo Mítico de Nelson Rodrigues,

espetáculo com direção de Hebe Alves entra na rotina de três primas viúvas, mulheres que não se permitem ao prazer carnal e que se policiam para nunca dormir – e não sonhar. o Sala do Coro do TCA q 19/9 a 23/9, 20h $ 20 e 10 t 71 9196-8548

quinta

20

Auto da Gamela  Dirigido por Roberto de Abreu, espetáculo do Grupo de Teatro Finos Trapos apresenta uma trupe de saltimbancos nordestinos que chega a um vilarejo sertanejo para encenar número dramático. o Teatro Martim Gonçalves q 20/9 a 23/9, 20h $ 10 e 5 s www.finostrapos.blogspot.com @ finostrapos@gmail.com r Finos Trapos Produções Culturais e Artísticas

sexta

28

Tomo Suas Mãos nas Minhas Espetáculo baseado nas correspondências amorosas trocadas pelo autor Anton Tchekhov e a atriz Olga Knipper, interpretado por Roberto Bomtempo e Miriam Freeland. o Teatro SESC-SENAC Pelourinho q 28/9, 20h $ 20 e 10 t 3324-4520 r Conexão Cinema

TEATRO  

T  49


infantil

bebês

fotos: alessandra nohvais

50   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


De Sol, de Céu e de Lua é especial para crianças de até seis anos A montagem é uma iniciativa da atriz Mariana Moreno e do Grupo Teca-Teatro, formado por Marconi Araponga e Luciana Comin, que trabalham com o teatro feito com e para crianças, em especial no desafio de atingir o público da primeira infância – de zero a seis anos. As cenas apresentam uma colagem de brincadeiras e lembranças da infância destes criadores, inspirados pela poesia de Manoel de Barros e pelos quadros de Joan Miró. A história, não-linear, busca valorizar a subjetividade, evoluindo com apoio de uma trilha sonora delicada e divertida. A encenação traz também voz em off do ator Harildo Deda e participação de crianças alunas do Teca-Teatro e Outras Artes. Cores, formas e lirismo chamam atenção dos pequenos espectadores, e também dos adultos que os acompanham, num espetáculo para toda a família. o Teatro SESI Rio Vermelho q 1/9 a 28/10 (exceto 6/10 e 7/10), sáb e dom, e 12/10, 16h30 $ 30 e 15 t 71 3616-7070 s www.desoldeceueluablogspot.com @ teatroparajovens@gmail.com

INFANTIL  

I  51


música

Teatro Gil Santana apresenta A Vaquinha Cantora Com autoria e direção de Gil Santana, o espetáculo mostra a chegada de uma vaquinha numa fazenda, dona de uma bela voz que desperta a atenção dos moradores daquele lugar. A galinha Tutti Frutti, dona do terreiro, também quer ser cantora e formar uma banda. Daí começa uma disputa para ver quem vai ser a estrela do conjunto. Eis que aparece um lobo mau, que, disfarçado de empresário musical, tenta levar os bichinhos para o caldeirão. o Teatro Gil Santana q 1/9 a 30/9, sáb e dom, 16h $ 25 e 12,50 t 71 3489-2917 s www.teatrogilsantana. com @ gilsantana@uol.com.br r TGS Produções Artísticas/ Gil Santana

1

sábado

A Casinha que Fugiu de Casa  Espetáculo conta as aventuras de uma casa que se sente infeliz ao perceber que, ao seu redor, só existem prédios, e foge em busca de um novo lugar para morar. o Teatro Gil Santana q 1/9 a 30/9, sáb e dom, 17h $ 25 e 12,50 t 71 3489-2917 s www.teatrogilsantana. com @ gilsantana@uol.com.br r TGS Produções Artísticas/ Gil Santana

Alice no País das Maravilhas Montagem baseada na obra de Lewis Carol narra as aventuras da menina Alice, que, ao mergulhar no seu próprio universo, descobre um mundo fantástico que é só seu. o Teatro Gil Santana q 1/9 a 30/9, sáb e dom, 18h $ 25 e 12,50 t 71 3489-2917 s www.teatrogilsantana.com @ gilsantana@uol.com.br r TGS Produções Artísticas/ Gil Santana

52   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


nilson rocha

A Noite do Pijama  Dirigida por Fernanda Paquelet e Jarbas Oliver, também autor do texto, a peça narra aventuras de crianças que se divertem ao descobrirem brincadeiras do passado. o Teatro Eva Herz q 1/9 a 30/9, sáb e dom, 15h $ 30 e 15 t 71 3505-9050 r QUATRO Produções Artísticas

Os Três Porquinhos  Inspirada no clássico da literatura infantil, a peça conta as aventuras de três porquinhos que fazem de tudo para se livrar do Lobo Mau. o Teatro Gil Santana q 1/9 a 30/9, sáb e dom, 15h $ 25 e 12,50 t 71 3489-2917 s www.teatrogilsantana. com @ gilsantana@uol.com.br r TGS Produções Artísticas/ Gil Santana

12

quarta

Varal Cultural  Contação de histórias em ambiente tematizado de forma lúdica para receber crianças. o Biblioteca Góes Calmon q 12/9, 14h30 $ Grátis t 71 3321-8023 r Museu Eugênio Teixeira Leal

13

quinta

Contação de Histórias  Atividade, com coordenação do arte-educador Ubirajara Santos, é voltada para crianças entre seis e 12 anos e tem como tema central a capoeira. o Solar Ferrão q 13/9 e 20/9, 10h e 14h $ Grátis t 71 3116-6740 r DIMUS/ IPAC/ SecultBA

terça

25

Moral da História  Projeto visa à reflexão de valores a partir de filmes infanto-juvenis. O filme deste mês, Soul Surfer – Coragem de Viver, mostra como o jovem pode vencer obstáculos através do esporte. o Cine-Teatro Góes Calmon q 25/9, 9h e 14h $ Grátis t 71 3321-8023 r Museu Eugênio Teixeira Leal

INFANTIL  

I  53


baquetas

CWOHRKEGSHA A SALVADOR

OP COM O BATERISTA

cursos

AQUILES PRIESTER

Após passagem por diversas cidades da Europa e do Brasil, chega à capital baiana o workshop Aquiles Priester em Dose Dupla. Ideal para interessados por música e bateria, ou para quem é simplesmente fã do rock’n’roll, o curso acontece em dois dias. No primeiro, são apresentadas técnicas para tocar o instrumento, em especial para o estilo de heavy metal, além de discussões sobre carreira musical e depoimentos do artista sobre a sua carreira de baterista. Já no segundo dia, com caráter mais intimista, são oferecidas aulas particulares, num contato mais próximo com o músico. Sul-africano radicado no Brasil, Aquiles Priester é

54   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


letras

Curso Castro Alves 2012 e VII Colóquio de Literatura Baiana O Curso Castro Alves 2012, iniciativa que já existe há mais de 30 anos, e o VII Colóquio de Literatura Baiana são voltados para estudantes e professores dos cursos de letras, ciências sociais e humanidades que apresentem trabalhos oriundos de pesquisas de graduação, mestrado e doutorado. O evento é de acesso aberto a todos os interessados, que podem participar através de inscrição prévia como ouvintes e são devidamente certificados. o Academia de Letras da Bahia q 18/9 a 20/9, 14h30 $ 5 t 71 3321-4308 s www.academiadeletrasdabahia.org.br

r Academia de Letras da Bahia

criador da banda Hangar e carrega em seu currículo passagens por outros renomados grupos, como o Angra. Reconhecido internacionalmente, foi eleito por 11 anos consecutivos o melhor baterista de heavy metal do Brasil. o Teatro SESI Rio Vermelho q 11/9 e 12/9, 20h $ 50 e 25 t 71 8149-1515 CURSOS, OFICINAS E PALESTRAS  

O   55


diplomacia

Simpósio internacional discute a Bahia e suas representações culturais estrangeiras O evento, intitulado como A Bahia e as suas Representações Culturais Estrangeiras: Políticas de Cultura entre o Global e o Local, objetiva apresentar o papel das instituições culturais europeias na sociedade baiana e sua vida cultural. Também aborda políticas nacionais em relação a instituições e representações culturais estrangeiras atuantes no país, além de realidades e metas da diplomacia cultural. O simpósio conta com a participação de conferencistas nacionais e internacionais, representantes de institutos culturais estrangeiros, e do secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim. o Goethe-Institut/ICBA o 4/9, 9h às 18h o Instituto Cervantes q 5/9, 9h às 18h $ Grátis t 71 3797-4661 s www.goethe.de/bahia @ progr@salvadorbahia.goethe.org r Goethe-Institut/ICBA/ Instituto Cervantes/ FACOM-UFBA/ ICBIE/ FUNCEB/ SecultBA

artes visuais Arte do Eugênio Atividade educativa apresenta o trabalho da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP) e oferece oficina de pintura em tela. o Galeria Francisco de Sá q 27/9, 9h $ Grátis t 71 3321-8023 @ museueugenioeducativo@gmail.com r Museu Eugênio Teixeira Leal

Fotografia Vernacular & Fotopintura  Ministrada por Titus Riedl, oficina mostra formas diferentes de lidar com a fotografia através de técnicas tradicionais e populares como a fotopintura. o Centro de Formação em Artes da FUNCEB q Inscrições: Até 6/9; Aulas: 24/9 a 30/9 $ Grátis t 71 3324-8519 s www.funceb.ba.gov.br @ artesvisuais.funceb@ gmail.com r FUNCEB/ SecultBA/ Funarte/ MinC

Processos Contemporâneos  Oficina ministrada por Caetano Dias integra programação do Salão de Artes Visuais de Jequié. o Centro de Cultura ACM q 10/9 a 14/9, 15h às 18h $ Grátis t 73 3527-5256 @ artesvisuais.funceb@gmail.com r FUNCEB/ SecultBA

Xilogravura  Oficina ministrada por Gabriel Arcanjo é inspirada

56   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


na obra Os Sertões, de Euclides da Cunha. o Biblioteca Pública do Estado da Bahia q 17/9, 8h30 às 12h $ Grátis t 71 3117-6079 s www.fpc. ba.gov.br @ antonionykiel@yahoo. com.br r FPC

circo Acrobacias  Oficina com Antonio Marcos ensina técnicas para iniciação a saltos através de trampolim e plintos, na execução de rolamentos, paradas, reversões e outros truques. o Centro de Formação em Artes da FUNCEB q Inscrições: Até 7/9; Aulas: 11/9 a 15/9 $ Grátis t 71 3324-8518 s www.funceb.ba.gov. br @ circo@funceb.ba.gov.br r FUNCEB/ SecultBA/ Funarte/ MinC

os dois aparelhos. o Circo Maravilha (São Gonçalo) q Inscrições: Até 7/9; Aulas: 10/9 a 14/9 $ Grátis t 71 3324-8518 s www.funceb.ba.gov.br @ circo@ funceb.ba.gov.br r Circo Maravilha/ FUNCEB/ SecultBA/ Funarte/ MinC

Piromachia  Segunda edição da oficina de manipulação cênica do fogo, usando a visão do circo novo. o Casa das Artes (ICBA) q A partir de 15/9, aos sábados, 17h30 às 19h30 $ 140 (até 7/9); 180 t 71 3013-3606

Tecido  Com a instrutora Aline Amado, oficina é voltada para artistas iniciantes ou com conhecimento básico e visa à formação e/ou qualificação em balé aéreo. o Teatro Cidade do Saber (Camaçari) q 1/9, 2/9, 4/9 e 6/9 $ Grátis t 71 3324-8518 s www.funceb.ba.gov.br @ circo@funceb. ba.gov.br r Teatro Cidade do Saber/ FUNCEB/ SecultBA/ Funarte/ MinC

Lira e Trapézio  Ministrada por Milena Gouvêa, oficina propõe movimentos corporais através de equilíbrio, força e habilidades específicas na realização dos truques, aprendendo técnicas para

Tranca e Icários  Oficina com Roberta Justen para artistas com experiência trabalha a manipulação com os pés e mãos de objetos e aparelhos, além de acrobacias em duplas. o Espaço Xisto Bahia q Inscrições: Até 17/9; Aulas: 24/9 a 28/9 $ Grátis t 71 3324-8518 s www.funceb.ba.gov.br @ circo@funceb.ba.gov.br r Espaço Xisto Bahia/ FUNCEB/ SecultBA/ Funarte/ MinC

CURSOS, OFICINAS E PALESTRAS  

O   57


dança e corpo Balé  Ministrada por Gilmar Sampaio, atividade para turmas de sete alunos faz parte da programação das aulas abertas do BTCA. o Sala de Ensaio do BTCA q 20/9 e 27/9, 13h15 às 14h15; 21/9, 14h55 às 16h $ Grátis t 71 3116-8872 r BTCA

Capoeira  A Associação Cultural de Capoeira Gangara oferece aulas de capoeira com o contramestre Marinheiro e a professora Bizonha. o Casa do Benin q Ter e qui, 9h às 10h30 e 15h30 às 17h t 71 8657-8170 s www.capoeiragangara. blogspot.com

Dança Afro Contemporânea Curso de extensão ministrado por Dionísio Filho, professor licenciado em Dança pela UFBA e ex-dançarino do BTCA. o Escola de Dança da UFBA q Ter e qui, 19h30 às 20h30 $ Sob consulta t 71 8639-7005 s www.facebook.com/dionifilho @ dionny28@hotmail.com

Dança e Percussão  Curso introduz danças e ritmos populares da Bahia, como samba, samba reggae, samba de roda e percussão clássica, com Slleyk da Bahia, coreógrafo do Olodum. o Casa do Benin q Seg, qua e sex, 10h às 12h e 14h às 17h $ Sob consulta t 71 88510596 s www.slleykdabahia.com @ casadobenin@salvador.ba.gov.br

Dança Flamenca  Curso para jovens e adultos promove a criatividade, musicalidade, força, equilíbrio e coordenação motora. o Companhia de Danza Española (Canela) q Seg a sáb $ Sob consulta t 71 3337-3258 s www.companhiadedanzasespanolas.blogspot.com r Szely de Nuñez

Dança Flamenca para Crianças  Curso para crianças de 8 a 12 anos promove a criatividade, musicalidade, força, equilíbrio e coordenação motora. o Companhia de Danza Española (Canela) q Às quartas, 16h30 às 18h $ Sob consulta t 71 3337-3258 s www.companhiadedanzasespanolas.blogspot.com r Szely de Nuñez

Dança Flamenca para Idosos  Curso voltado para a terceira idade promove a criatividade, musicalidade, força, equilíbrio e coordenação motora. o Companhia de

58   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


Danza Española (Canela) q Seg, qua ou sáb $ Sob consulta t 71 3337-3258 s www.companhiadedanzasespanolas.blogspot.com r Szely de Nuñez

Girokinesis  Atividade oferece sete vagas, parte da programação das aulas abertas do BTCA. o Sala de Ensaio do BTCA q 26/9, 13h15 às 14h15 $ Grátis t 71 3116-8872 r BTCA Pilates  Atividade com a professora Alice Becker oferece sete vagas, parte da programação das aulas abertas do BTCA. o Sala de Ensaio do BTCA q 19/9, 13h15 às 14h15; 21/9 e 28/9, 14h55 às 16h $ Grátis t 71 3116-8872 r BTCA

“La Talegona”, integra aulas de dança e manipulação de castanholas. o Espaço Xisto Bahia q 13/9 a 16/9 $ Sob consulta t 71 3337-3258 @ szelydenunez@hotmail.com r Companhia de Danza Española

humanas A Expansão Urbana da Cidade de São Salvador  Palestra ministrada pela historiadora Maria do Socorro Targino inaugura a programação do Ciclo de Palestras Palácio da Aclamação – 100 Anos. o Palácio da Aclamação q 27/9, 17h30 $ Grátis t 71 3117-6147 r DIMUS/ IPAC/ SecultBA

A Importância dos Números Palestra ministrada pela advogada Regina Mattoso. o Faculdade 2 de Julho q 15/9, 15h30 $ Grátis t 71 3242-0502 s www.cepabrasilba.org. br @ cepaadmin@gmail.com r CEPA Tango  Oficina para todos os níveis, a cargo da uruguaia Faustina Piñeyrua, aborda o tango como técnica de improvisação em duos. o Escola de Dança da UFBA q Seg e qua, 12h às 13h30 o Espaço Cultural Confraria q Ter e qui, 20h30 $ 100 t 71 8733-8285 @ tangopichinch@ gmail.com

Workshop Internacional de Flamenco  Com a bailaora Carmen,

Ação Sociocultural e Educativa nos Museus  Oficina ministrada por Sidélia Santos Teixeira objetiva o aperfeiçoamento de estudantes, museólogos e profissionais que atuam em instituições museais na Bahia. o Centro de Cultura de Guanambi q 19/9 a 21/9, 9h às 17h $ Grátis t 71 3117-6381 @ oficinasnat.dimus@gmail.com r DIMUS/ IPAC/ SecultBA

CURSOS, OFICINAS E PALESTRAS  

O   59


Excelência em Biblioteca Seminário voltado para profissionais de bibliotecas, trazendo temas relevantes ao setor, com presença de Luís Milanesi, Frank Raumel e Henriette Ferreira Gomes. o PAF III – UFBA q 10/9, 9h às 17h $ 30 e 15 s www.goethe.de/bahia @ progr@ salvadorbahia.goethe.org r Goethe-

Gil, Anupama Sekhar e Lazaro Oliva. o Hotel Sol Vitória Marina q 27/9 e 28/9, 10h às 19h $ Grátis @ u40brasil@gmail.com r Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/ UFBA/ Observatório da Diversidade Cultural/ Rede U40 Brasil para a Diversidade Cultural

-Institut/ICBA

Extensão de Filosofia, Educação e Cultura  Com carga horária de 60 horas, o curso é ministrado pelo professor Germano Machado e coordenado pela pedagoga Nildes Trigueiros. o CEPA q Sob consulta $ 60 (inscrição) e 50 (mensalidade) t 71 3242-0502 s www.cepabrasilba. org.br @ cepaadmin@gmail.com Hobbes e Pascal  Aula de Filosofia ministrada pelo professor Germano Machado. o Faculdade 2 de Julho q 1/9, 14h $ Grátis t 71 3243-0502 s www.cepabrasilba.org.br @ cepaadmin@gmail.com r CEPA II Seminário Diversidade Cultural em Debate  Promove discussão sobre temas da cultura e das políticas públicas direcionadas a ela, com base na aplicação da Convenção da UNESCO sobre a proteção e promoção da diversidade de expressões culturais. Entre os convidados, estão Gilberto

música Formação Musical com Enfoque na Música da Bahia  Dentro do Programa de Qualificação em Música, núcleo coordenado por Letieres Leite foca a música ancestral da Bahia em acordo com tecnologias contemporâneas. Voltado para jovens músicos de 13 a 23 anos. o Centro de Formação em Artes da FUNCEB q A partir de 10/9 $ Grátis t 71 3117-6366 r FUNCEB/ SecultBA

Moderno de Música  Dentro do Programa de Qualificação em Música, núcleo coordenado por

60   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


Bira Marques apresenta técnicas musicais para composição, criação de arranjos musicais e orquestração para Música Erudita Popular. o Centro de Formação em Artes da FUNCEB q A partir de 10/9 $ Grátis t 71 3117-6366 r FUNCEB/

Oficina de Teatro  Com o ator Alaor Lopes, oficina trabalha técnicas de corpo, voz e interpretação. As vagas se limitam a 20 alunos. o Sob consulta q Set a dez $ Sob consulta @ fazoriso@hotmail.com r

SecultBA

Ojuinan  Oficina de preparação de atores congrega elementos do processo criativo do ator (atuação, corpo e voz), tendo como ponto de partida o livro Mitologia dos Orixás. o Espaço Xisto Bahia q 3/9 a 28/11, seg e qua, 14h às 18h $ 400 t 71 9217-8024 s www.ojuinan. blogspot.com.br @ oficinaojuinan@

XXII Encontro de Vivências Musicais  Evento anual reúne educadores e estudantes de música de todo o Brasil para vivenciarem enfoques da pedagogia musical. Entre professores convidados, estão Estevão Marques e Uirá Kuhlmann. o Centro de Pastorais (Garcia) q 24/9 a 28/9, 8h30 às 18h $ Sob consulta t 71 3326-1239 s www.apemba.com.br r APEMBA

teatro Diário do Farol: Onde as Palavras se Revelam Inadequadas  Profissionais envolvidos com a montagem teatral oferecem oficinas e palestra para atores a partir dos 16 anos. o Cine-Teatro Solar Boa Vista q 9/9, 14h às 17h30 $ Grátis t 71 3116-2000 s www.blogdosolar. wordpress.com @ ctsolarboavista@ gmail.com r Amarílio Sales/ Cine-

Faz o Riso Cá Cá Cá Cia. Artística

gmail.com

Palco Giratório – 3ª Etapa  Com o tema “Técnica do Ator e Criação em Grupo”, oficina com a Brava Companhia, de São Paulo, partilha experiências de criação em teatro de rua. o Teatro SESC-SENAC Pelourinho q Inscrições: a partir de 10/9; Aulas: 20/9, 17h às 21h; 22/9, 9h às 13h $ 10 t 71 3324-4520 r SESC

-Teatro Solar Boa Vista

CURSOS, OFICINAS E PALESTRAS  

O   61


5ª edição do

eventos

Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia

Um panorama de 25 espetáculos que mostram como criadores de várias partes do Brasil e do mundo respondem, através das suas inquietações artísticas, às questões da sociedade contemporânea. O Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC Bahia), em sua 5ª edição, apresenta montagens em artes cênicas, algumas delas em conexão com outras linguagens artísticas, de diferentes contextos e realidades socioculturais, em diálogo direto com a produção local, fomentando um ambiente de intercâmbios e oportunidades. Teatro, dança, performance e intervenção urbana fazem parte da mostra principal do evento, ocupando palcos e ruas da capital baiana. Além disso, atividades paralelas, como oficinas, palestras, debates e ações de formação de plateia, integram o projeto. A programação completa está disponível no site www.fiacbahia.com.br. o Diversos teatros e espaços de Salvador q 28/8 a 7/9 $ Sob consulta t 71 9267-0116 s www.fiacbahia.com. br @ fiacbahia@fiacbahia.com.br r Realejo Projetos Culturais

62   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


popular

acessibilidade

Expotudo 2012 destaca o espetáculo Maracatu Atômico – Kaosnavial com Jorge Mautner

Biblioteca Pública do Estado realiza Primavera da Inclusão

Evento anual do Programa de Artes da PROEX-UNEB, o Expotudo 2012 traz apresentações de teatro, dança e música, além de exibição do curta-metragem Maracatu Atômico – Kaosnavial, seguida de debate sobre as interfaces entre a arte contemporânea e a cultura popular. O destaque fica por conta do espetáculo de mesmo nome do filme, resultado de interações com comunidades rurais e grupos de maracatu da Zona da Mata pernambucana, com participação de Jorge Mautner. o Teatro Caetano Veloso (UNEB Cabula) q 4/8, 17h30 $ Grátis t 71 3117-2200 @ ellenmello@dimenti. com.br r PROEX-UNEB/ Funarte

Para celebrar a chegada da primavera e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o projeto Primavera Inclusiva oferece atrações diversas para discutir a acessibilidade artística e temas relativos à garantia dos direitos de deficientes. Entre as atividades, haverá apresentações culturais, feira de livros, ações de debate e formação, torneio de xadrez para cegos e o II Festival Tocante Primavera, com coral, recitais, música e esquete. No encerramento, show da banda OQuadro. Programação completa no site. o Biblioteca Pública do Estado da Bahia q 10/9 a 28/9 $ Grátis t 71 3117-6002 s www.bibliotecapublicafpc.blogspot.com r FPC/ SecultBA

EVENTOS  

E  63


sábado

1

7º Encontro de Artistas na Ilha de Itaparica  Mostra reúne trabalhos de artistas plásticos, artesãos, cantores, poetas, dançarinos, cineastas, ceramistas e escritores. o Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Itaparica) q Até 20/9 $ Grátis t 71 3631-1636

terça

4

Reuniões do GACBA  O Grupo de Ação Cultural da Bahia, fundado há 12 anos pelo Prof. João Fernandes da Cunha, promove reuniões temáticas, além de eventos relacionados com a cultura. o Fundação João Fernandes da Cunha (Campo Grande) q 4/9, 13/9, 19/9 e 27/9 $ Grátis r GACBA

sábado

8

Berimbau Me Leva  Evento reúne o XIII Encontro Cultural Capoeira Gangara Salvador e o III Encontro Internacional do Grupo Gangara. o Teatro Sesc-Senac Pelourinho q 8/9, 14h $ Grátis t 71 3304-2186

domingo

23

Balaio Santo Antônio  Feira de arte, moda e design com intervenções

artísticas e oficinas. Os ateliês, atrativos culturais e gastronômicos existentes na região entram no roteiro a ser conhecido pelo público. o Santo Antônio q 23/9, 10h às 20h $ Grátis s www.balaiosantoantonio.com.br

25

terça

Xirê das Pretas: Histórias, Cantigas e Poesias  Espaço de vivências, troca de saberes e experiências de jovens e mulheres, com objetivo de afirmar a identidade feminina e resgatar a ancestralidade africana. o Casa do Benin q 25/9, 16h $ Grátis t 71 9188-5432 @ ser.consultoriasocial@gmail.com r Grupo AMULETO/ SER Consultoria e Assessoria em Projetos Sociais

26

quarta

Nosso Patrono Miguel Santana  Iniciativas comunitárias comemoram o aniversário de nascimento do primeiro Obá Aré do Axé Opô Afonjá, Miguel Archanjo de Sant’Anna, que representa uma história de luta e superação. o Teatro Miguel Santana q 26/9, 16h às 18h $ Grátis t 71 33214738 r Centro de Estudos Miguel Santana/ SEMUR/ IPAC/ Associação Amigos do Coral Renascer/ Núcleo de Amigos do Canto Coral/ Balé Folclórico da Bahia

64   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


intervalo Juliana Neri  www.juliananeri.blogspot.com 

EVENTOS  

E  65


otávio afonso

editais

Concurso de Monografias sobre Direitos Autorais

bruno pinheiro

Com o objetivo de estimular o pensamento crítico sobre direito autoral nas diversas disciplinas acadêmicas, a edição 2012 do Concurso Anual de Monografias sobre Direitos Autorais – Prêmio Otávio Afonso é de competência da Diretoria de Direitos Intelectuais do Ministério da Cultura (DDI/ MinC). O certame homenageia Otávio Afonso (1953-2008), que coordenou a área dos direitos autorais do MinC durante vários anos. A participação é aberta a proponentes que cursem qualquer graduação superior ou pós-graduação reconhecida pelo Ministério da Educação, que devem apresentar trabalhos inéditos de disciplinas acadêmicas como Economia, Ciências Jurídicas, Ciências da Informação e Relações Internacionais, explorando um dos dois

66   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


Mobilidade Artística e Cultural  Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento, a formação, o diálogo intercultural e a inserção nacional e internacional do setor cultural da Bahia, o Fundo de Cultura da Bahia (FCBA) destina, em 2012, R$ 500 mil para custeio de projetos de mobilidade artística e cultural. o SecultBA ou via Correios (endereço no edital) q Até 15/9 (para projetos com data de embarque a partir de 24/11) $ Grátis s www.cultura.ba.gov.br r FCBA/ SecultBA

temas estipulados: “Direito Autoral e Concorrência” ou “Direito Autoral e Regulação Econômica”. A premiação é de R$ 20 mil para o primeiro lugar, R$ 12 mil para o segundo, R$ 6 mil para o terceiro, R$ 3 mil para o quarto e R$ 2 mil para o quinto. o Através do sistema

Prêmio Funarte de Composição Clássica 2012  Seleção de 30 obras inéditas para conjuntos orquestrais e camerísticos e para solistas, a serem executadas nos concertos da XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Os selecionados receberão entre R$ 8 mil e R$ 30 mil. o Via Correios (endereço no edital) q Até 28/9 $ Grátis s www.funarte.gov.br r Funarte/ MinC

eletrônico Salicweb, disponível no site do MinC q Até 28/11 $ Grátis s www. cultura.gov.br r DDI/ MinC

P   67

EDITAIS E PRÊMIOS 


XVII Prêmio Tesouro Nacional  Concurso de monografias em finanças públicas visa a estimular estudos e pesquisas na área, com prêmios de até R$ 20 mil. q Até 1/10 $ Grátis s www.esaf.fazenda. gov.br r ESAF/ STN/ Ministério da

sobre assuntos africanos e Copa do Mundo de Futebol de 2014. q Até 30/10 t 71 8805-4708 s www. galinhapulando.com r Valdeck Almeida de Jesus/ Núcleo Baiano da União Brasileira de Escritores

Fazenda

Prêmio Nacional de Novelas Históricas  Objetiva divulgar fatos de grande importância para a história da Bahia, tornando-os mais conhecidos pelos cidadãos, premiando com R$ 10 mil cinco novelas inéditas, além de um sexto contemplado com Menção Honrosa e publicação. o FPC ou via Correios (endereço no edital) q Até 23/10 $ Grátis s www.fpc.ba.gov.br r FPC/ SecultBA

Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus  8ª edição do concurso homenageia Jorge Amado. São aceitas redações sobre a vida e/ ou obra do escritor baiano, sobre escritores e poetas de países de língua portuguesa ou ainda

Programa de Bolsas de Tradução e Publicação de Reedições O Ministério da Cultura, por meio da Fundação Biblioteca Nacional, investe mais de R$ 12 milhões para a divulgação de obras brasileiras no mercado internacional. Os recursos serão oferecidos a editoras estrangeiras e para bolsas de tradução e publicação. q Até 31/12 $ Grátis s www.bn.br r FBN/ MinC II Concurso Literário Ebenézer  Com o tema “Até aqui nos ajudou o Senhor”, objetiva despertar o interesse das pessoas pela arte e cultura, através da produção literária. o Via e-mail q Até 28/2/13 $ 5 s www.concursoliterarioebenezer.blogspot.com @ concursoebenezer@hotmail.com r Leandro de Assis/ Fernando Macedo

68   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


intervalo Gabo Melo Camila gabomelo.carbonmade.com

P   69

EDITAIS E PRÊMIOS 


cultos afro

sabedoria

A filosofia africana

está em ditos populares dos nossos dias Os provérbios estão no nosso cotidiano. A filosofia africana ensina a aprender com os mais velhos, sempre. Cada ancião que se vai é um livro que se fecha. Os ensinamentos sábios são muito pouco divulgados, mas se eternizam nas reconstruções da diáspora, principalmente nos terreiros de candomblé. Aqui seguem alguns fornecidos pelo Babalorixá Geraldo Jinã: 1) Aquele que aprende ensina. 2) Depois de uma ação tola, vem o remorso. 3) Até que os leões tenham sua história, os contos de caça glorificarão sempre o caçador. 4) O coração de um homem e o fundo do mar são insondáveis. 5) Quem casa-se com a beleza casa-se com um problema. 6) Um camelo não zomba da corcunda de outro camelo. 7) A união do rebanho obriga o leão a ir dormir com fome. 8) A água que mata a sede é a mesma que afoga. E assim aprende-se no espaço dos terreiros.

70   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


sábado

1

Oyá Mesi  O terreiro realiza reunião mensal de atendimento público com o Caboclo Sultão das Matas, no bairro de Coutos. o Ilê Axé Oyá Mesi q 1/9, 17h t 71 3397-2330

carybé dingbats/danilo carvalho

Oxum  Devotos e simpatizantes estão convidados para a festa de Oxum, no bairro da Federação. o Ilê Oxumaré q 1/9, 20h t 71 3237-2859

domingo

8

sábado

Oju Oyá  Em Cajazeira 11, terreiro convida todos para o animado samba do caboclo Eru. o Ilê Axé Oju Oyá q 8/9 e 9/9, 14h t 71 3253 0698 Omin j’Oba  O terreiro promove e convida a comunidade para a festa das Iabás, na Estrada Velha do Aeroporto. o Ilê Axé Omin j’Oba q 8/9, 19h30 t 71 3365-6333 Tumba Junçara  A comunidade do terreiro, no Engenho Velho de Brotas, celebra os inquice Gongobira e Dandalunda. o Terreiro Tumba Junçara q 8/9, 20h t 71 3261-0357

domingo

2

16

Oju Oyá  O terreiro realiza o ritual festivo da obrigação de Odé, em Cajazeira 11. o Ilê Axé Oju Oyá q 16/9, 17h t 71 3253 0698

sábado

22

Presente  A comunidade religiosa deve comparecer à cerimônia do Presente de Oxum, com saída do cortejo do bairro da Federação. o Ilê Oxumaré q 2/9, 14h t 71

Omin j’Oba  O terreiro convida a comunidade para a festa Oxum, na Estrada Velha do Aeroporto. o Ilê Axé Omin j’Oba q 22/9, 19h30 t 71

3237-2859

3365-6333

CULTOS AFRO  

A  71


domingo

23

Odu Igê  Ritual festivo para a obrigação de sete anos, com saída de Ebomi, em terreiro no bairro de Cajazeira 11. o Ilê Axé Oju Oyá q 16/9, 17h t 71 3253-0698

quinta

Ajagunã  Terreiro em Lauro de Freitas realiza ritual festivo dedicado ao Caboclo Pena Verde. o Ilê Axé Opô Ajagunã q 29/9 e 30/9, 21h t 71 3291-8631

27

Ibeji  O orixá patrono das crianças é reverenciado com o xirê seguido da distribuição de caruru. o Ilê Axé Odé Oluami q 27/9, 14h t 71 3247-8584

sábado

suas homenagens ao Orixá Xangô. o Ilê Axé Obá Toni q 29/9, 20h t 71 3203-6396

29

Oyá Mesi  O terreiro promove o ritual festivo para o orixá Oxum, no bairro de Coutos. o Ilê Axé Oyá Mesi q 29/9, 17h t 71 3397-2330

30

domingo

Oyá Deji  Terreiro em Nova Canaã, Paripe, realiza ritual festivo para Ibeji e oferece caruru para a criançada da comunidade. o Ilê Axé Oyá Deji q 30/9, 16h t 71 3217-5497 Oxalá  Reinício do calendário das festas com o ciclo de Oxalá, no bairro de São Gonçalo. o Ilê Axé Opô Afonjá q 30/9, 20h t 71 3384-3321 carybé dingbats/danilo carvalho

Ominijá  Terreiro no bairro de Sussuarana Nova convida amigos e simpatizantes para a festa do Olubajé. o Ilê Axé Ominijá q 29/9, 20h t 71 3306-9948 Obá Toni  Terreiro no bairro do Engenho Velho da Federação rende

72   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


intervalo Marcus Claussen  www.marcusclaussen.com.br

CULTOS AFRO  

A  73


fundação cultural Rua Guedes de Brito, nº14, Pelourinho t 71 3324-8500

nias filho  Praça José de Almeida Alcântara, Centro, s/n, Itabuna/BA. t 73 3211-6429

espaços culturais — secult

centro de cultura amélio amorim Av. Presidente Dutra nº 2222, Capuchinhos, Feira de Santana/BA. t 75 36224684

escola de dança da funceb  R. da Oração, nº 1, Terreiro de Jesus, Pelourinho. t 71 3116-6644 casa da música Parque Metropolitano do Abaeté, Itapuã. t 71 3116-1511 cine-teatro solar boa vista  Pq. Boa Vista de Brotas,Engenho Velho de Brotas. t 71 3116-2108/ 2109 espaço cultural alagados  R. Direta, Uruguai. t 71 3117- 6518 Espaço Xisto Bahia R. Gal. Labatut, 27, Barris. t 71 3117-6156 cine-teatro centro cultural plataforma Praça São Braz, s/n, Plataforma. t 71 3117-8106 teatro do iceia R. Thales de Freitas, s/n, Barbalho. t 71 3117-1520 interior e região metropolitana de salvador — funceb centro de cultura acm  Praça Duque de Caxias, s/n, Jequié/ BA. t 73 3527-5256 centro de cultura ado-

centro de cultura de alagoinhas  R. Luiz Viana, s/n, Alagoinhas/ BA. t 75 3421-5608 centro de cultura camillo de jesus lima  Av. Rosa Cruz, 45, Bairro Recreio, Vitória da Conquista/BA. t 77 3424-3006/ 4725 centro de cultura joão gilberto  R. José Petitinga, s/n, Juazeiro/BA. t 74 3611-4322 centro cultural lauro de freitas  Praça João Thiago Santos, Centro, Lauro de Freitas/BA. t 71 3288-8350 centro de cultura de porto seguro  R. Quinze de Novembro, s/n, Bairro Pacata, Porto Seguro/BA. t 73 3288-1388 centro de cultura olívia barradas R. Maestro Barrinha, s/n, Graça - Valença/Ba t 75 3641-3594 teatro dona canô  R. do Imperador, 142, Cais de

Araújo Pinho, Santo Amaro/BA. t 75 3241-1298 casa de cultura de mutuípe  Av. Dr. Bartolomeu Chaves, 95, Centro, Mutuípe/ BA t 75 3635-1457 centro cultural de guanambi  R. Manoel Bandeira, s/n, Centro, Guanambi/Ba t 77 34519267 secretaria de cultura Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro t 71 3103-3400 / 3434 fundação pedro calmon (fpc)  Av. Sete de Setembro, n° 282, Ed. Brasilgas, 5º a 8º andar, Centro. t 71 3116-6911 instituto de radiodifusão da bahia (irdeb) R. Pedro Gama, 413/E, Alto do Sobradinho, Federação. t 71 3116 7361/ 7444 instituto do patrimônio artístico e cultural (ipac)  R. 28 de Setembro, 15, Centro Histórico de Salvador. t 71 3117-6480 diretoria de museus (ipac)  Av. Sete de Setembro, 1330, Campo Grande. t 71 3117-6447 pelourinho cultural (ipac)  Lg do Pelourinho, 12. t 71 3117-6456

74   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


palácio da aclamação (cerimonial e museu) Av. Sete de Setembro, 1330, Campo Grande. t 71 3117-6146/ 6147

ighb – instituto geo-gráfico e histórico da bahia  Av. Sete de Setembro, 94A. t 71 3329-4463

conselho de cultura da bahia  Av. Sete de Setembro, 1330, Anexo, Palácio da Aclamação. t 71 3117-6187

instituto mauá – núcleo de acervo artesanal  R. Gregório de Mattos, 27, Pelourinho. t 71 3116-6710

órgãos de turismo

instituto cervantes de salvador  Av. Sete de Setembro, 2792, Ladeira da Barra. t 71 3797-4667

bahiatursa  Centro de Convenções da Bahia, Jardim Armação, s/n. t 71 3117-3000 saltur  Av. Vasco da Gama, 206, Dique do Tororó t 71 3176-4200 fundações e institutos caixa cultural salvador  Rua Carlos Gomes, 57, Centro t 71 3421-4200 fundação casa de jorge amado Largo do Pelourinho, s/n.t 71 3321-0070/ 0122 fundação gregório de mattos  R. Chile, 31, Centro. t 71 3322-1486 fundação pierre verger  Segunda Travessa da Ladeira da Vila América, 6, Engenho Velho de Brotas t 71 3203-8400 fundação salvador convenções e eventos Centro de Convenções da Bahia, s/n, térreo, Jd Armação. t 71 3311-4444

instituto nzinga de capoeira angola R. do Alto da Sereia, 2, 3º andar, Rio Vermelho. t 71 9124-6771 iphan – instituto do patrimônio histórico R. Visconde de Itaparica, 8, Barroquinha. t 71 3321-0133 fundação joão fernandes da cunha Praça Campo Grande, 8. t 71 3328-0522 fundação lar harmonia  R. Dep. Paulo Jackson, 560, Piatã. t 71 3286-7796 goethe-institut / icba Av. Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória. t 71 3338-4700 fundação internacional de capoeira angola (fica)  Av. Carlos Gomes, 111, Edf. Éster de Moura Franco, 5° andar. t 71

3321-7365 associações e centros centro de estudos multidisciplinares em cultura (cult) FACOM/ UFBA, R. Barão de Geremoabo, Campus Ondina. t 71 3283-6198 aliança francesa de salvador  Av. 7 de Setembro, 401, Ladeira da Barra. t 71 3336-7599 associação cultural caballeros de santiago  R. da Paciência, 441, Rio Vermelho. t 71 3334-0241 associação cultural ítalo brasileira dante alighieri  R. General Labatut, nº 62, Barris. t 71 3328-3752 associação dos produtores culturais Av. Manoel Dias, 634, Pituba. t 71 3491-1998 casa da nigeria Rua Portas do Carmos, 26, Pelourinho t (71) 3326 2021 casa de angola na bahia  Pça dos Veteranos, 5, Baixa dos Sapateiros. t 71 3321-4495 casa do benin  R. Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho. t 71 3241-5679 casa da mandinga R. Comendador José Alves Ferreira, 160, Garcia. t 71 3328-5756

ENDEREÇOS  

N  75


centro cultural correios  Pç. Anchieta, 20, Pelourinho. t 71 3321-6665 caixa cultural salvador  R. Carlos Gomes, 57, Centro. t 71 3421-4200 ceao – centro de estudos afro-orientais Pç. Inocêncio Galvão, Nº 42, Largo Dois de Julho. t 71 3322-6742 cepaia – centro de estudos afro-indígenas americanas  Lg do Carmo, 4, Centro Histórico de Salvador. t 71 3241 0840 centro esportivo de capoeira angola joão pequeno de pastinha Forte Santo Antonio Além do Carmo - Rua Barão do Triunfo Forte da Capoeira t 71 3323-0708 coletivo de entidades negras (cen) Ladeira da Independência, s/n, Nazaré. t 71 3321-0833 espaço cultural brasil açu  R. da Misericórdia, 7, loja 2, Praça da Sé. t 71 3266-3099 associação casa de batatinha  R. Gabriel Soares nº 68 Aflitos. t 71 3329-7773 arquivos públicos arquivo público da bahia (fpc)  Ladeira de Quintas, 50, Baixa de

Quintas. t 71 3244-9751 arquivo histórico municipal  R. Chile, 31, Centro. t 71 3322-1486 cine e vídeo Saladearte Cine Vivo Shopping Paseo Itaigara, Rua Rubens Guelli, 135. t 71 3015-6867 sala alexandre robatto  R. General Labatut, 27, Barris.t 71 3116-8100 saladearte aliança francesa  Av. 7 de Setembro, 401, Ladeira da Barra. t 71 3336-7599 saladearte cinema do museu  Museu Geológico. Av. Sete de Setembro, 2195, Corredor da Vitória. t 71 3338-2241 Saladearte Cinema do MAM Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão. t 71 3329-5727 saladearte cine xiv R. Frei Vicente, 12/14, Pelourinho. t 71 3321-1948 saladearte da ufba Av. Reitor Miguel Calmon, Vale do Canela, PAC. t 71 3235-9879 teatro teatro castro alves Pç Dois de Julho, s/n, Campo Grande. t 71 31174899/ 3532-2323 sala do coro (tca)

Pç 2 de Julho, s/n, Campo Grande. t 71 31174883/4884 concha acústica (tca) Ladeira da Fonte, s/n, Campo Grande. t 71 3117-4885 cine-teatro sesc Casa do Comércio. Av. Tancredo Neves, 1109, Pituba. t 71 3273-8732 teatro acbeu  Av. Sete de Setembro, 183, Corredor da Vitória. t 71 3444-4423 teatro da barra  R. Marquês de Caravelas, 50, Barra. t 71 3264-4163 teatro caballeros de santiago  R. Paciência, 441, Rio Vermelho. t 71 3334-0241 teatro dias gomes R. Francisco Ferraro, 53, Nazaré. t 71 3322-5522 teatro diplomata Av. Tamburugy, 474, Patamares. t 71 3367-8882 teatro gamboa nova R. Gamboa de Cima, 3, Gamboa t 71 3329-2418 teatro gregório de mattos  Pç Castro Alves, s/n, Centro. t 71 33222646 teatro do irdeb  R. Pedro Gama, 413 E, Alto do Sobradinho, Federação. t 71 3116-7436

76   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


teatro isba  Av. Oceânica, 2717, Ondina. t 71 4009-3689

teatro vila velha  Passeio Público, Campo Grande. t 71 3083-4600

teatro jorge amado UEC, Av. Manoel Dias da Silva, 2177, Pituba. t 71 3525-9720

theatro xviii  R. Frei Vicente, 18, Pelourinho. t 71 3322-0018

teatro do movimento Escola de Dança da Ufba, Ondina. t 71 3245-6412

teatro gil santana R. Professora Almerinda Dutra, N° 67 - Rio Vermelho. t 71 3489-2917

teatro martim gonçalves R. Araújo Pinho, N° 292, Canela. t 71 32837851/ 7850

teatro monet  R. Ana C. D. Dias, Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas t 71 2201-2100

teatro miguel santana  R. Gregório de Matos, 49, Pelourinho. t 71 3322-1962

bibliotecas

teatro módulo  Av. Magalhães Neto, 1117, Pituba. t 71 2102-1392 teatro molière   Ladeira da Barra ,401. t 71 33367599/ 5259 teatro salesiano  Pç. Conselheiro Almeida Couto, 374, Largo de Nazaré.t 71 3327-0166 teatro sesi rio vermelho  R. Borges dos Reis, 9, Rio Vermelho t 71 3616-7070 teatro sesc/senac  Pelourinho, Largo do Pelourinho, 19. t 71 3324-4520 café-teatro sitorne R. Dep. Cunha Bueno, 55, Rio Vermelho. t 71 3347-7089

biblioteca pública do estado da bahia  R. General Labatut, 27 – Barris t 71 3117-6000 anísio teixeira Avenida Sete de Setembro, 74. Ladeira de São Bento Centro. t 71 3117-6339 reitor edgard santos  R. Porto dos Mastros s/n Itapagipe. t 71 3312-6714 betty coelho  Rua Lavínia Magalhães 42, Boca do Rio t 8103-1688 fernando amarelo de castro  R. da Paciência, 441/ 1º andar, Rio Vermelho. t 71 3334-0241 biblioteca infantil monteiro lobato Praça Conselheiro Almeida, s/n, Couto, Nazaré. t 71 3117-1433

biblioteca manuel querino  R. Gregório de Mattos, nº 45, Pelourinho, Solar Ferrão. t 71 3321 - 7971 juracy magalhães jr. R. Borges Reis, s/n, Rio Vermelho. t 71 3116-5360 juracy magalhaes jr – itaparica R. Ruy Barbosa, s/n, Centro, Itaparica / BA. t 71 3631 -1636 biblioteca do mam-ba Av. Contorno s/n Solar do Unhão t 71 3117-6142 biblioteca margarida costa pinto  Av. Sete de Setembro, 2490, Corredor da Vitória. t 71 3336-6081 biblioteca multimídia petró aragão Praça José Anchieta, 12, 1º andar - Pelourinho. t 71 3266-1051 biblioteca do museu eugênio teixeira leal R. J. Castro Rabello, 1, Pelourinho. t 71 3321-9551 biblioteca prometeu itinerante  Rua Lavínia Magalhães 42, Boca do Rio. t 71 8123-0873 biblioteca de extensão  R. General Labatut, 27, Subsolo da Biblioteca Pública do Estado, Barris. t 71 3117-6034 biblioteca pública thales de azevedo  R.

N  77

ENDEREÇOS  


Adelaide Fernandes da Costa, s/n, Costa Azul. t 71 3116-5891 museus mam – museu de arte moderna da bahia  Av. Contorno s/nº, Solar do Unhão. t 71 3117-6132 museu do palácio da aclamação (ipac)  Av. Sete de Setembro, 1330, Campo Grande. t 71 3117-6147 museu abelardo rodrigues (ipac)  R. Gregório de Matos, 45, Pelourinho t 71 3117-6357 museu de arqueologia e etnologia da ufba Terreiro de Jesus s/nº, antiga Faculdade de Medicina, Pelourinho. t 71 3283-5530 mab – museu de arte da bahia (ipac)  Av. Sete de Setembro, 2340, Vitória. t 71 3117-6900 museu de arte sacra da ufba  R. do Sodré, 276, Centro. t 71 3243-6511 museu carlos costa pinto  Av. Sete de Setembro, 2490, Corredor da Vitória. t 71 3336-6081 museu da cidade  Lgo do Pelourinho, 3. t 71 3321-1967 Museu da Misericórdia  R. da Misericórdia, 6 Centro Histórico

t 71 3322-7355 museu etnográfico casa de angola na bahia (mecab)  Praça dos Veteranos, 05, Baixa dos Sapateiros. t 71 3321-4495 museu eugênio teixeira leal/ memorial do banco econômico  R. J. Castro Rabello, 1, Pelourinho. t 71 3321-9551 museu de ex-votos da igreja do bonfim  Pça. do Bonfim, 50, Cidade Baixa. t 71 3316-2196 museu geológico da bahia  Av. Sete de Setembro, 2195, Corredor da Vitória. t 71 3336-3498/ 6689

museu da música brasileira  R. das laranjeiras, 28, Pelourinho. t 71 3321-1596 museu ilê ohun lailai Ilê Axé Opô Afonjá - R. Direta de São Gonçalo, 557, São Gonçalo do Retiro. t 71 3384-6800 palacete das artes rodin bahia  R. da Graça, 284, Graça.t 71 3117-6910 espaço mário cravo (ipac)  Jardim Iracema, s/ nº, Ed. Portal de Pituaçu, Parque Metropolitano de Pituaçu. t 71 3363-4054 museu afro-brasileiro  Terreiro de Jesus - Pelourinho t 71 3283 5540

instituto feminino da bahia  R. Monsenhor Flaviano, 2, Politeama. t 71 3329-5522

forte de santo antônio além do carmo Pça. Barão do Triunfo, Santo Antônio t 71 3117-1488

museu do mosteiro de são bento da bahia  Av. Sete de Setembro, Largo de São Bento, nº 1, Centro. t 71 2106-5203

memorial

museu de azulejaria e cerâmica udo knoff (ipac)  R. Frei Vicente, 3, Pelourinho. t 71 31176388 museu tempostal (ipac)  R. Gregório de Mattos, 33, Pelourinho. t 71 3117-6383

memorial da câmara Pç. Thomé de Souza Pça. Municipal. t 71 33200308 memorial dos governadores  Pça. Thomé de Souza, Palácio Rio Branco, Rua Chile. t 71 3117-6067 /6050 memorial irmã dulce Av. Dendezeiros, 161 Largo de Roma. t 71 3310-1261

78   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


memorial lindembergue cardoso  R. Araújo Pinho, 58 – Canela t 71 3283-7908 memorial do tribunal regional da bahia 1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150. t 71 3373-7151/7154 memorial mãe menininha do Gantois  R. Mãe Menininha, 23 Alto do Gantois, Federação t 71 3331-9231 memorial prof. juliano moreira Avenida Edgard Santos, s/n Narandiba. t 71 3103-3947 galerias galeria pierre verger R. General Labatut, 27 – Barris. t 71 3103-4065 galeria solar ferrão (ipac)  R. Gregório de Mattos, 45, Pelourinho. t 71 3117-6357

t 71 3444-4423 galeria cañizares  Escola de Belas Artes da UFBA. R. Araújo Pinho, 212, Canela t 71 3283-7930 galeria do conselho Av. 7 de Setembro, 1330 (Anexo Palácio da Aclamação), Campo Grande. t 71 3117-6193 galeria da fundação pierre verger  R. da Misericórdia, 9, Loja 1, Praça da Sé. t 71 33212341 galeria fogo das águas  R. Siqueira Campos, 2, Largo da Quitandinham, Barbalho. t 71 3243-1582 galeria atelier marcos rogger  R. das Laranjeiras, 3, Centro Histórico. t 71 3419-0029 galeria do museu de arte sacra  R. do Sodré, Centro. t 71 3243-6511

afrikan art  R. Luis Viana, 10, Ladeira do Carmo, Centro Histórico. t 71 3326-7233

paulo darzé – galeria de arte  R. Dr. Chrysippo de Aguiar, Corredor da Vitória. t 71 3267-0930

alberto alban galeria Trav. Bartolomeu Gusmão, 52, Rio Vermelhot 71 3326-5633

prova do artista R. Bartolomeu de Gusmão, 13, lj 01,Rio Vermelho. t 71 3245-1660

ebec – galeria de arte R. Amazonas, 746, Pituba t 71 3240-4743

mcr galeria de arte Av. Oceânica, 2400, loja 23, Ondina Aparthotel, Ondina. t 71 3203-8118

galeria acbeu  Av. 7 de Setembro, 1883, Vitória.

rv cultura e arte  R.

Barro Vermelho, 32 Espaço Maria Alice, Rio Vermelho t 71 3347-4929 panorama galeria de arte R. Escritor Nelson Gallo, 19, Rio Vermelho t 71 3240-6375 igrejas históricas catedral basílica  Pça 15 de Novembro, s/n, Terreiro de Jesus/Sé t 71 3321-4573 nossa senhora da conceição da praia  R. da Conceição da Praia, s/n, Comércio t 71 3241-2507 nossa senhora do rosário dos pretos  Largo do Pelourinho, Centro Histórico t 71 3241-5781 igreja e convento de são francisco  Praça Anchieta, s/n, Centro Histórico t 71 3322-6430 igreja do senhor do bonfim  Praça Senhor do Bonfim, s/n, Bonfim t 71 3316-2196 nossa senhora da boa viagem  Largo da Boa Viagem, s/n, Boa Viagem t 71 3314-1800 igreja da piedade Praça da Piedade, Centro t 71 3329-2388 terreiros terreiro do gantois Alto do Gantois, Federação. t 71 3331-9231

N  79

ENDEREÇOS  


Ilê Axé Oju Oyá, R. Flaviano d’Apresentação, 9, Cajaz. 11 t 71 3219-3744 terreiro bate folha Travessa São Jorge, 65E, Mata Escura. t 71 3306-2163 ilê axé ominijá Rua da Jaqueira s/n, Sussuarana Nova t 71 3306-9948 ilê axé oxumaré  Avenida Vasco da Gama, 343. t 71 3237-2859 ilê axé oyá  Conj Pirajá I, VL2, Caminho 31, Casa 5. t 71 3391-3859 ilê axé oyá mesi  R. Conceição do Jacuípe, 7, Coutos. t 71 3397-2330 ilê axé opô ajagunã Jd. dos Diamantes, 14, Areia Branca, Lauro de Freitas. t 71 3291-8631 ilê obá toni  Ladeira da Paz, 29, Engenho Velho da Federação. t 71 3203-6396 ilê ominguian Alto da Bela Vista s/n, Ponta de Areia, Itaparica t 71 8831-2566 terreiro vila são roque  R. Direta do Beiru, 884 E, Tancredo Neves. t 71 3461-2790 terreiro do alaketu R. Luís Anselmo, 67, Matatu. t 71 3382-5093

ilê ase babá ominguian  Av. Beira Mar - São João de Manguinhos / Ilha de Itaparica. t 71 3631-3340 onzó amazi d’unzambi Travessa Esperança, 70 E, Largo do Tanque. t 71 3304-0470 ilê axé yá nidé opá Rua Petronilia Dercia s/n, Boca da Mata de Valéria t71 3301-9761 ilê asé iansã okutainã Rua Lagoa Bela, 4, Pituaçu t 71 3461-1710 ilê axé omin ewá  R. Nova Aliança, 505, Praia Grande. t 71 3397-4651 terreiro alá omin axé R. Dique Pequeno, 3, Vasco da Gama. t 71 3383-1364 Ilê Axé Oyá Onirê Omó Obá R. José Cardoso, quadra G, lote 2, Itinga Lauro de Freitas (BA). t 71 8348-8418 ilê axé maroketu  R. Antonio Viana, 65, Cosme de Farias. t 71 3276-3116 ilê axé odé oluami  Travessa Manuel Rangel, 49 Vila Matos t 71 3247-8584 ilê axé opô afonjá  R. Direta de São Gonçalo, 557, Cabula. t 71 3384-3321 ilê axé orumin  R. Saldanha Marinho, casa 6, travessa 2 de julho, Caixa D’água. t 71 3233-0253

ilê axé oyá deji  R. Egito, 8 E, Nova Canaã, Paripe. t 71 3217-5497 terreiro ibá oji tundê Lot. Antonio Moisés, Conjunto ACM, Cabula 1. t 71 9911-7314 egbé ewé mimó  Estrada do Coco km 26, Cond. Mar e Rios, Qd. A, lote 12, Arembepe t 71 3624-2461 ilê axé ogun sidê  R. Nova Constituinte s/n Periperi t 71 3307-6702 ilê axé jitolobi  Rua Prisco Paraíso, 478, Coqueiro, Araci/ BA t 75 3266-2392 terreiro de matamba tombenci neto  Av. Brasil, 485, Bairro da Conquista, Ilhéus/Ba t 73 3086-1871 Ilê Axé Onicofá Bominjá Alameda 52, 159, Bairro: Santo Inácio t 71 3391-7613 terreiro mokambo  Rua Heide Carneiro, 89, Vila 2 de Julho/ Trobogy. t 71 3360-6668 ilê axé abassá de ogum  1ª Travessa Luis Viana Filho, 17, Nova Brasília de Itapuã. t 71 3285-1769 Ilê Axé Dewaleji – Rua Freitas Henrique de Baixo, 121, Baixa Quintas t 71 3382-2332 outros espaços academia de letras da bahia  Av. Joana Angélica, 198, Nazaré. t 71 3321-4308

80   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


acervo de arte popular  R. Gregório de Matos, 41, Pelourinho. t 71 3117-6357 afoxé filhas de olorum  R. do Passo, 12 térreo, Centro. t 71 8152- 0726 casa do teatro popular  R. Carlos Gomes, 897, Centro.t 71 3329-0015 casa da photographia R. Padre Feijó, 442, Canela. t 71 3491-3906 centro cultural ensaio  Av. Leovigildo Filgueiras, Ed. Pêssego, 58, Garcia.t 71 3328-3628 conselho de cultura da bahia (Anexo ao Palácio da Aclamação) Av. Sete de Setembro, 1330, Campo Grande t 71 31176190/6187 espaço cultural raul seixas/ sindicato dos bancários  Av. 7 de Setembro, 1001, Mercês. t 71 3329 -2333 escola picolino  Av. Otávio Mangabeira, s/n, Pituaçu. t 71 3363-4069 gabinete português de leitura  Praça da Piedade, s/n, Centro. t 3329-5758 sated  Avenida Sete de Setembro, 89, sala 214, Edifício Oxumaré, Centro. t 71 3322- 2098

sindicato dos músicos profissionais do estado da bahia Praça da Sé, 398, Ed. Themis, sagas 614/15 – 6º andar. t 71 3322-1518 org. de permacultura e arte  R. do Passo, 62, Santo Antônio t 71 3241-6204 armazém cenográfico R. Dr. Augusto Lopes Ponte, Portão Stiep, s/nº. t 71 3116-9140 cepa- círculo de estudo, pensamento e ação  R. Souto D’Álva, 98 Barbalho t 71 3242-0502 centro esportivo de capoeira angola-mestre faísca  R. Raimundo Viana, 61 E, Rio Vermelho t 71 3345-2311 nova acrópole Alameda Florença, 108, Pq. Júlio Cesar, Pituba t 71 33544878 espaço cultural e livraria café cogito Rua General Labaut, 137, sala 13, Barrist 71 3013-8991 // INTERIOR galerias atelier dalí  R. do Triunfo 248, Centro - Vitória da Conquista. t 77 3083-0354 oficina de artes de araci  R. Francisco Xavier, 100, Centro – Araci. t 75 9121 3493

teatros teatro municipal de ilhéus  Pça. Dom Eduardo, s/nº, Centro. Ilhéus/BA. t 73 3231-7264 centro de cultura maestro miro R. Itacarambi, s/nº, MochilaI - Feira de Santana. t 75 3614-8410 teatro do centro de diretores lojistas (cdl)  Praça Monsenhor Renato Galvão, 173, Centro - Feira de Santana. t 75 3602-3636 teatro do centro universitário de cultura e arte (cuca)  R. Conselheiro Franco, 66, Centro - Feira de Santana. t 75 3221-9766 teatro cidade do saber  R. do Telégrafo, s/n, Bomba - Camaçari. t 71 3644-2777/ 1631 centro cultural dannemann  Av. Salvador Pinto, 29, Centro São Félix/BA t 75 3425-2208 centro cultural ciciliano de carvalho  Senhor do Bomfim/ BA t 74 3544-2150 teatro municipal margarida ribeiro  R. José Pereira Mascarenhas, Capuchinhos - Feira de Santanat 75 3625-9533 bibliotecas biblioteca padre josé

N  81

ENDEREÇOS  


gomes loureiro  R. Conselheiro Paranhos, 64, Santo Amaro. t 75 3241-1123 casa afrânio peixoto  Praça Afrânio Peixoto, nº 38 Lençóis BA t 75 3334-1728 museus museu de arte contemporânea de feira de santana  R. Geminiano Costa, 255, Centro, Feira de Santana. t 75 3603-7774 casa do sertão  Campus da UEFS, BR 116, Km 3, Novo Horizonte. t 75 3224- 8029 hansen bahia  R. 13 de Maio, 13 – Cachoeira. t 75 3425-1453 recolhimento dos humildes  Convento dos Humildes, Santo Amaro. t 75 3241-1394 museu regional de arte  R. Conselheiro Franco, 66 – Feira de Santana. t 75 3221- 9744 parque histórico castro alves (ipac) Pça. Castro Alves, 106, Centro - Cabaceiras do Paraguaçu. t 75 3681-1102 museu do recôncavo wanderley pinho (ipac) Via Matoim, Enseada de Caboto, s/n – Candeias. t 71 3117-6742 associações e centros

casa dos artistas  R. Jorge Amado, 39, Centro – Ilhéus. t 73 3634-5818 centro universitário de cultura e arte (cuca)  R. Conselheiro Franco, 66, Centro - Feira de Santana. t 75 32219766 cineclube da uefs  Campus UEFS – Feira de Santana. t 75 3224-8004 instituto dos artistas de teatro do baixo-sul  R. Josino Emídio do Rosário, 181, Tento – Valença. t 75 3641-0664 centro cultural dannemann  Av. Salvador Pinto, 29, Centro – São Félix. t 75 3438-4308 memorial hansen bahia  Museu do Carmo – Pça. da Aclamação, Cachoeira/BA fundação cultural de ilhéus  R. Jorge Amado, 21, Centro – Ilhéus. t 73 3634-8986 casa de samba de santo amaro  Solar Subaé, R. do Imperador, nº 1 – Santo Amaro igrejas históricas nossa senhora do rosário  R. Lion Clube, 3, Centro, Cachoeira . t 75 3425-3179 divino espírito santo  Pça. da Matriz, s/n,

Centro, Camaçari . t 71 3623-1598 nossa senhora das candeias  Tv. Presidente Kennedy, 7, Centro, Candeias. t 71 3601-0336 nossa senhora do bom sucesso  Pça. Senador Temistocles, 317, Centro, Cruz das Almas. t 75 3621-4021 santíssimo sacramento  Av. Santo Antônio dos Navegantes, s/n, Centro, Itaparica t 71 3631-1243 santo amaro de ipitanga  Pça. João Tiago dos Santos, s/n, Centro, Lauro de Freitas .t 71 3287-3445/ 3288-6765 sagrada família jesus, maria, josé   R. Frei Godofredo Raulf, 02, Centro, Madre de Deus. t 71 3604-1034 são bartolomeu Pça. da Matriz, 13, Centro, Maragogipe. t 75 3526-1027 são pedro  R. Anfilófio de Castro, 25, Centro, Muritiba. t 75 3424-2055 nossa senhora de oliveira  Pça. da Matriz, s/n, Oliveira dos Campinhos (St° Amaro). t 75 3208-1123 nossa senhora do carmo  Pça. da Matriz, Centro, Salinas da Margarida. t 75 3659-1014

82   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


N  83

ENDEREÇOS  


Inauguração das Instalações do Centro de Formação em Artes intervenções artísticas aula inaugural dos cursos de qualificação em música com bira marques e letieres leite

» Dia 10/09/2012 14 horas Rua do Bispo, nº 29/31 – Pelourinho Telefones: 71 3117-6366/ 6367/ 6368

84   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @ CENTRODEFORMAÇÃOEMARTES

e-mail

r realização


Agenda Cultural Bahia SET2012