__MAIN_TEXT__

Page 1

ITINERÁRIO VOCACIONAL SALVATORIANO

PADRES E IRMÃOS SALVATORIANOS A vocação salvatoriana consiste em nos identificarmos o mais possível com Jesus Cristo, nosso Divino Mestre e Salvador. Ele, nosso referencial, convida a cada um de nós a seguir seus passos (cf 1Pd 2,21; Jo 13,15; 1Cor 11,1). Ser salvatoriano é, pois, seguir os passos do Divino Salvador, e de nenhum outro. O convite é claro: “Vem e segue-me” (Mt 9,9). Por isso, aqueles que buscam a vida religiosa salvatoriana devem estar abertos a uma vida simples e missionária, para viverem em comunidade onde se partilha a fé, a vida e o apostolado.

15


As etapas da formação são:

1

Período de Animação Vocacional e Acompanhamento Vocacional

?

? ?

Tempo de discernimento vocacional - É um período de acompanhamento ao jovem vocacionado, que manifesta seu interesse de fazer parte da vida religiosa salvatoriana, em que o animador vocacional irá colaborar no seu processo de discernimento. Antes do ingresso no Seminário Salvatoriano - O acompanhamento é realizado pelo Serviço de Animação Vocacional Salvatoriano (SAVS) e tem duração, no mínimo, de seis meses, a partir de convivências, visitas às famílias dos jovens, promoção de encontros vocacionais nas casas de formação salvatorianas.

2

Aspirantado (Propedêutico) Ingresso no Seminário - O Aspirantado ou Propedêu co é o início da caminhada daqueles que ingressam no Seminário. Processo de discernimento vocacional - O obje vo desta etapa é con nuar o processo de discernimento iniciado na animação vocacional e fazer uma experiência de vida comunitária, de espiritualidade e do carisma salvatoriano, por meio de a vidades forma vas e a vidades pastorais nas comunidades.

16


3

Postulantado Estudos filosóficos - No postulantado tem-se início os estudos filosóficos, com duração de três anos (faculdade). Formação religiosa - Além dos estudos acadêmicos, é importante dar atenção à formação religiosa interna no Seminário, com encontros e conversas, sobretudo, entre formando e formador; também ocorrem atividades pastorais ligadas ao carisma Salvatoriano. Experiências missionárias - Nas férias de julho, os jovens seminaristas fazem experiências missionárias nas paróquias e nas comunidades salvatorianas.

4

Noviciado 1 ano de experiência - Durante o período de um ano, os noviços se dedicam à vida de oração, ao convívio comunitário e à vivência concreta do carisma salvatoriano. Profissão temporária dos votos - Ao final do noviciado, os noviços respondem “sim” ao chamado de Deus, por meio da profissão temporária dos votos de castidade, pobreza e obediência. Escolha do estado de vida - Com a primeira profissão religiosa, o noviço também faz a escolha de seu estado de vida, isto é, se quer consagrar-se a Deus como irmão ou como padre.

Procura ver e amar Deus em tudo’’ Padre Jordan

Faze sempre tudo por amor a Deus’’ Padre Jordan

17


5

Juniorado Teologia - Nesta etapa, os religiosos de votos temporários cursam a faculdade de Teologia. Profissão perpétua dos votos - O Juniorado também proporciona a vivência da consagração salvatoriana no seguimento de Jesus Cristo, assumindo pessoal e comunitariamente o carisma salvatoriano até o engajamento definitivo na congregação, pela profissão perpétua dos votos.

Irmão Salvatoriano Aos que optam por serem irmãos, a formação inicial se encerra com a profissão perpétua.

18

Padre Salvatoriano Aos que querem abraçar a vocação sacerdotal, seguem as orientações para a ordenação diaconal e, posteriormente, a presbiteral.


6

Formação Permanente

Concluída a formação inicial, dá-se início à Formação Permanente, o campo desta nova fase abrange como um todo a vida do religioso, com o objetivo de promover a constante renovação do viver e do agir. Os religiosos salvatorianos são incentivados a buscar formações complementares dentro das áreas que mais tenham afinidade, seja por meio de uma nova graduação ou pela pósgraduação, podendo contribuir para a melhoria na reflexão e atuação na Igreja e no mundo.

ORGANIZAÇÃO EQUIPE DE TRABALHO PELAS VOCAÇÕES

Pe. Rafael de Araújo Coordenador das Vocações Salvatorianas TRIÊNIO 2017-2019

19

Profile for Agência Arcanjo

Vocações Salvatorianas  

Vocações Salvatorianas  

Advertisement