Revista de Santa Paulina - Edição Dezembro de 2015

Page 1

PA R Ó Q U I A S A N TA PA U L I N A - G R AVATÁ - N AV E G A N T E S / S C | A N O 1 - N º 1 2 | D E Z E M B R O

Férias

JUVENTUDE

encerramento

No verão, Gravatá recebe muitos veranistas, alguns porém, que não tiram férias da igreja.

Conheça o grupo de jovens Mensageiros de Cristo, fruto de muita oração e evangelização.

Chegado o fim do ano, a paróquia se reuniu para avaliar as pastorais em 2015, e planejar 2016.

Página 3

Página 6

Página 8


Apresentação

Palavra do Pároco

Por Padre Paulo Sergio Marques

Dezembro: fim e o início do Ano Litúrgico Iniciamos mais um mês em nossa história, dezembro é para nós um momento propício para fazermos uma reflexão, análise de como foi a caminhada ao longo deste ano que se aproxima de seu fim, ainda há tempo, é preciso refletir. Quero aproveitar o momento para agradecer a todos pela caminhada juntos ao longo desse ano de 2015 que fica para trás, os agentes de pastorais, coordenadores de pastoral, de grupos, de movimento e coordenadores das nossas comunidades. Queridos leitore(a)s: que maravilha nossa Revista de Santa Paulina, que completa nesta edição um ano de existência. Ela foi lançada em dezembro de 2014, com muita coragem e ousadia pessoas, membros das comunidades, agentes de pastoral que abraçaram a Pascom (Pastoral da Comunicação), e que aos poucos foi se firmando, se estabeleceu ao longo de 2015. Para a Paróquia Santa Paulina a revista tem sido preciosa no que se refere a evangelização, a catequese, informações e tantos outros meios, procurando sempre nos manter atualizados para com a paróquia e a Igreja. Eu não poderia deixar de agradecer os membros da equipe Pascom (Darlan, Lindamir, Catarina, Noêmia, Peron, Ilaria, Claudineia, Marlene, Luiza, Walmir e outros) e a todos os que ao longo deste ano caminharam conosco como equipe. Quero lembrar também o nome de nossos atuais patrocinadores (Agropecuária Miraguaia, Amanda Moda Íntima e Praia, Boris Vidraçaria, Copanaza Casa da Limpeza, Bortolato Material de Construção, Estrutural Paineis Publicitários Estrutura metálica e Construtora , Fitspace Academia, Cesca Construtora e Incorporadora, Guarimar Supermercado, Pileekão Restaurante, Vitória Material de Construção, Tinta Arte e outros colaboradores anônimos). Vocês, juntos com a equipe Pascom, muito contribuem com a evangelização em nossa paróquia por meio desse precioso de comunicação, a Revista de Santa Paulina. Muito obrigado a todos vocês. Fica aqui o meu apelo a você, venha fazer parte dessa equipe: a Pastoral da Comunicação. Que a bênção de Deus, por intercessão de Santa Paulina, chegue a você, sua família, sua empressa ou seu estabelecimento comercial. Amém!

Atividade mensal Dia

Hora

Atividades

Local

1

17h

Confissões Jovens da Crisma II

Santa Lídia

3

17h

Confissões Jovens da Crisma II

São Miguel

14h

Confissões Jovens da Crisma II

Matriz Santa Paulina

18h

Missa Primeira sexta-feira do mês

Santa Lídia

19h30

Celebração Primeira sexta-feira do mês

São Miguel

19h30

Missa Primeira sexta-feira do mês

Matriz Santa Paulina

4

6

8h

Retiro Crisma I

Matriz Santa Paulina

8

8h

Missa Imaculada Conceição Virgem Maria

Matriz Santa Paulina

9

19h30

Novena de Santa Paulina

Matriz Santa Paulina

11

19h30

Missa da Crisma

Matriz Santa Paulina

12

19h30

Provisão para Novos Ministros

Matriz Santa Paulina

Missa na Gruta Nossa Senhora de Guadalupe

São Judas - Pedreiras Matriz Santa Paulina Matriz Santa Paulina

18h 15

19h30

Reunião paroquial de liturgia (celebrações de final de ano)

18

19h30

Missa Paroquial Encerramento da Novena de Natal GBR

19

19h30

Missa da Misericórdia

29

19h30

Missa da RCC

Santuário de Navegantes Santa Lídia

02

Horários MATRIZ SANTA PAULINA - GRAVATÁ Quarta-feira: Missa/novena N. S. do Perpétuo Socorro - 19h30 2ª quarta-feira do mês: Novena de Santa Paulina - 19h30 Quinta-feira: Missa - 8h Adoração ao Santíssimo - 8h30 Sábado: Missa - 19h30 Domingo: Missa - 8h e 19h30 1ª sexta-feira do mês Missa - 19h30 COMUNIDADE SANTA LÍDIA 1ª sexta-feira do mês: Missa - 18h Domingo: Missa/Celebração - 9h30 COMUNIDADE SÃO MIGUEL Quarta-feira: Missa novena N. S. do Perpétuo Socorro - 15h Quinta-feira: Adoração ao Santíssimo - 19h 1ª sexta-feira do mês Adoração ao Santíssimo - 18h Celebração - 19h30 Sábado: Celebração - 19h30 Domingo: Missa - 18h COMUNIDADE SÃO JUDAS Domingo: Missa/Celebração - 9h30 COMUNIDADE SÃO PEDRO Sábado: Missa/Celebração - 18h 1ª sexta-feira do mês: Adoração ao Santíssimo - 19h30 ATENDIMENTO SECRETARIA PAROQUIAL Terça a sexta-feira - 8h às 11h30 | 14h às 17h30 Sábado: 8h às 11h30 ATENDIMENTO SACERDOTAL E CONFISSÕES Quarta- feira, sexta-feira e aos sábado: A partir das 9h A partir das 14h Sábado: 9h CURSO DE BATISMO No 1º sábado do mês, na Matriz Santa Paulina BATIZADOS No 3º Domingo às 8h, na Matriz Santa Paulina EXÉQUIAS Entrar em contato com a Pastoral da Consolação; na secretaria paroquial ou lideranças da comunidade


Perdão Familiar

Por Seminarista Maike

“Se aprendermos a pedir desculpas rapidamente e a doar o perdão recíproco, as feridas se cicatrizam, o matrimônio se fortalece e a família se torna uma casa sempre mais sólida, que resiste aos abalos de nossas pequenas e grandes maldades. Para isso, não é necessário fazer grandes discursos, é suficiente um carinho e tudo acaba, e depois recomeça... mas nunca terminem o dia em guerra, entenderam? E quando aprendemos a viver assim em nossas famílias, o faremos também fora, em qualquer lugar”. “Muitos pensam e dizem que o dom e o perdão são palavras bonitas, mas impossíveis de pôr em prática. Graças a Deus, não é assim! Na verdade, é recebendo o perdão de Deus que somos capazes de, por nossa vez, perdoar aos outros. Por isso, Jesus nos faz repetir estas palavras todos os dias, quando rezamos o Pai-Nosso. As famílias cristãs podem ajudar muito a sociedade atual e a própria Igreja. Por isso desejo que, no Jubileu da Misericórdia, as famílias descubram de maneira nova e mais profunda o tesouro do perdão recíproco”. Neste sentido, o Papa assegurou às famílias cristãs que “se forem capazes de caminhar com decisão no caminho das Bem-aventuranças, aprendendo e ensinando a perdoar-se reciprocamente, aumentará também em toda a família da Igreja a capacidade de testemunhar a força renovadora do perdão de Deus”.

Cidade do Vaticano (RV) – Como todas as quartas-feiras, o Papa compareceu na Praça São Pedro para presidir a audiência geral. No encontro, estavam presentes cerca de 20 mil pessoas entre turistas, romanos e peregrinos. Francisco explicou que está meditando sobre as conclusões da Assembleia Sinodal encerrada em 25 de outubro e anunciou que o tema de sua catequese seria o “treinamento do dom e do perdão recíproco” nas famílias. Para o Papa, sem este mútuo perdão nenhum amor pode durar no tempo. Citando a oração do Pai Nosso – “Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido” – Francisco disse que “no dia-a-dia, não faltam ocasiões em que nos comportamos mal e somos injustos com os outros. Então, o que temos de fazer é procurar imediatamente curar as feridas que causamos porque, se adiarmos demais, tudo se torna mais difícil”. Reiterando um conceito que já expressou no passado, lembrou a importância de “não terminarmos o dia sem se desculpar, sem fazer as pazes entre os casais, com os filhos, os irmãos e entre nora e sogra!”:

Espiritualidade

com a religião. Este ano o veranista irá encontrar uma igreja mais aconchegante e bonita, mais chamativa para as suas orações e comunhão com Deus. Por alguns dias a sua comunidade será a Paróquia Santa Paulina do Gravará, e entendem que a manutenção da sua casa também passa a ser deles, colaborando financeiramente nas coletas dominicais. Nós, moradores do Gravatá, queremos desejar a todos os veranistas, que sintam-se em casa, participando igualmente dos cantos e das celebrações. Se for seu desejo participar e nos ensinar coisas novas, entre em contato com a coordenação, que teremos o maior prazer em tê-los participando conosco na liturgia.

Por Emir Peron

Religião sem férias

10 Mandamentos

Reprodução/Internet

Nos meses de dezembro e janeiro, a nossa comunidade recebe, com satisfação, milhares de veranistas, que embora estejam em descanso de seus trabalhos, não tiram férias de sua religião. São cristãos fervorosos que não se esquecem de Deus nesse período tão importante de suas vidas. A igreja se enche e as vozes se multiplicam para louvar a Deus. Para muitos veranistas o mar passa a ser o seu Deus. A cultura e o bronzeado do corpo passam a ser os únicos objetivos. Mas a presença do criador está em todos os lugares que andamos. Basta subir na pedra da Miraguaia e ficar por alguns instantes vendo a imponência das ondas batendo e alisando a pedra, para entender que Deus é muito maior que os homens, por mais poderosos que eles sejam. Percebe-se claramente quem é um verdadeiro cristão, que sabe dos seus compromissos com Deus e cumpre seus preceitos

Por Luiza Bortolato

8º Mandamento – Não dirás falso testemunho contra o próximo (Ex 20,16; Mt 5,33)

dar testemunho da verdade. Quem é pela verdade escutará minha voz” (Jo 18,37). Chamado a ser juiz, Jesus não condenou a mulher, mas disse: “ninguém te condenou? Eu também não te condeno. Vai em paz e não peque mais”. Hoje a verdade é banalizada, a ponto de já não poder mais confiar nas palavras das pessoas. A televisão apresenta falsidade e o povo aceita. Criou-se um sistema de total insegurança, sem defesa para ninguém, em que os que deveriam zelar pela segurança, não defendem o povo. Já não se sabe mais o que é verdade, o que é mentira.

Este mandamento promove o amor à verdade como base do relacionamento entre as pessoas. Sem amor à verdade, a possibilidade do diálogo é destruída em sua raiz e a vivência social se torna impossível. “A verdade vos libertará” (Jo 8,32) Jesus condena o falso testemunho e pede que nossa honestidade seja de tal maneira que não precisemos fazer juramento para confirmar nossas palavras. Ele existe: “Que nosso sim seja sim, e nosso não seja não” (Mt 5,37). Jesus vive na verdade e faz questão que de afirmar sempre a verdade. Sua missão era: “Eu vim ao mundo para

03

FORMAÇÃO

“Treinamento do dom e do perdão recíproco”


Natal: um coração aberto para receber Jesus Aproxima-se um tempo de graça, momento tão aguardado pelos fiéis. Depois de preparar o coração durante quatro domingos do Advento, é chegada a hora de receber o Salvador: nasce entre nós o Menino Jesus. E assim como aqueles reis magos e pastores que foram guiados pela estrela, o nosso coração precisa ser guiado por Jesus. Deixar Sua luz divina brilhar sobre a escuridão de todo o pecado, ou iniquidade que possa ofuscar o olhar para o Senhor. É exatamente isso que Deus quer trazer ao Seu povo, aos paroquianos da Paróquia Santa Paulina: um olhar sem barreiras, avante e repleto de esperança. Jesus veio ao mundo para trazer esperança, porque foi por meio da Sua entrega de vida que todos foram libertos. O preço foi pago na cruz. Por isso, se preparar para o Natal é essencial. Não é uma data em que todo ano Jesus nasce novamente, e sim o momento de atualizarmos o nascimento de Cristo em nosso coração. Porém, antes é preciso renunciar o pecado e a maldade, porque isso consome o coração. Como Jesus vai entrar num coração que já está ocupado pelo pecado? Ele precisa de livre acesso a um local acessível e que já o pertence. Precisamos purificar nosso coração com confissão, eucaristia e penitência.

04

Papa Francisco na homília da Missa de Natal em 2014, proferiu: “A profecia de Isaías anuncia a aurora duma luz imensa que rasga a escuridão. Ela nasce em Belém e é acolhida pelas mãos amorosas de Maria, pelo afeto de José, pela maravilha dos pastores”. Jesus foi a luz que brilhou sobre a escuridão. E se muitas vidas ainda continuam na escuridão, eis o intuito de celebrar o Natal: voltar para a luz. Voltar a vida com Cristo, iluminado por Sua presença e guiado pela Sua “luz que penetra e dissolve a mais densa escuridão” (Lc 2,32). O nascimento de Jesus também é a prova da humildade e simplicidade de Deus, que escolheu nascer num estábulo, dentro de uma manjedoura. Isso mostra o quanto a simplicidade de Deus é real e intensa. Um Deus tão grande que se faz ao mesmo tempo tão pequeno para caber dentro do nosso coração. “O estilo do bom Deus não é dar show: Deus age na humildade, no silêncio, nas coisas pequenas”, afirmou o Papa Francisco, numa das missas da casa Santa Marta. Que dessa forma todos possam estar preparados para celebrar o Natal, viver o nascimento do Menino Jesus, que nasce no coração de cada fiel, para trazer luz e esperança. Que a Paróquia Santa Paulina seja guiada por essa luz que é Jesus. A todos um feliz Natal!


A

proxima-se um tempo de graça, momento tão luz imensa que rasga a escuridão. Ela nasce em Belém e aguardado pelos fiéis. Depois de preparar o coração é acolhida pelas mãos amorosas de Maria, pelo afeto de durante quatro domingos do Advento, é chegada a José, pela maravilha dos pastores”. Jesus foi a luz que brihora de receber o Salvador: nasce entre nós o Menino Je- lhou sobre a escuridão. E se muitas vidas ainda continuam sus. E assim como aqueles reis magos e pastores que foram na escuridão, eis o intuito de celebrar o Natal: voltar para a guiados pela estrela, o nosso coração precisa ser guiado luz. Voltar a vida com Cristo, iluminado por Sua presença e por Jesus. Deixar Sua luz divina brilhar sobre a escuridão guiado pela Sua “luz que penetra e dissolve a mais densa Neste clima deouNatal e Anoque Novo a Paróquia se prepara escuridão” (Lc 2,32).para as solenidades e missas que de todo o pecado, iniquidade possa ofuscar oSanta olhar Paulina abrilhantar as festividades de fim e começo Confira osde horários das celebrações: novo ano. O nascimento Jesus também é a prova da paradevem o Senhor. É exatamente isso que Deus quer trazer aode um Seu povo, aos paroquianos da Paróquia Santa Paulina: um humildade e simplicidade de Deus, que escolheu nascer num estábulo, dentro de uma manjedoura. Isso mostra o olhar sem barreiras, avante e repleto de esperança. Jesus veio ao mundo para trazer esperança, por- quanto a simplicidade de Deus é real e intensa. Um Deus que foi por meio da Sua entrega de vida que todos foram tão grande que se faz ao mesmo tempo tão pequeno para libertos. O preço foi pago na cruz. Por isso, se preparar para caber dentro do nosso coração. “O estilo do bom Deus não o Natal é essencial. Não é uma data em que todo ano Je- é dar show: Deus age na humildade, no silêncio, nas coisas sus nasce novamente, e sim o momento de atualizarmos pequenas”, afirmou o Papa Francisco, numa das missas da o nascimento de Cristo em nosso coração. Porém, antes é casa Santa Marta. Que dessa forma todos possam estar preparados preciso renunciar o pecado e a maldade, porque isso con- some o coração. Como Jesus vai entrar num coração que para celebrar o Natal, viver o nascimento do Menino Jesus, já está ocupado pelo pecado? Ele precisa de livre acesso a que nasce no coração de cada fiel, para trazer luz e espeum local acessível e que já o pertence. Precisamos purifi- rança. Que a Paróquia Santa Paulina seja guiada por essa luz que é Jesus. car nosso coração com confissão, eucaristia e penitência. Papa Francisco na homília da Missa de Natal em 2014, proferiu: “A profecia de Isaías anuncia a aurora duma

Cronograma de Natal e Ano Novo

A todos um feliz Natal!

Por Arcanjo Comunicação Católica

05


PASTORAIS E MOVIMENTOS

Dízimo

Por Emir Peron

Dizimista por convicção

pensam assim. Quantos casos de pessoas que de um momento para o outro perdem tudo. Lavouras destruídas pelas intempéries. Carros novos destruídos em acidentes inexplicáveis. Tudo acaba nesta vida. Tudo pertence a Deus e Ele, na Sua bondade infinita, nos coloca tantas coisas boas para usufruirmos. Ele não cobra nada em troca. Ele aconselha que façamos uma devolução consciente e de boa vontade de parte do que temos para a manutenção do templo e para a partilha com os nossos semelhantes menos favorecidos. Este conselho dado por Deus, chamamos de Dízimo. Mas na Sua bondade infinita, Ele mesmo garante que prosperaremos ainda mais se tivermos um coração aberto para dar livre e contente a parte necessária para o Seu templo. Quando o teu coração mandar, não digas não a um chamado tão importante de partilha e comprometimento com tua comunidade.

Tirar um pouco daquilo que temos, nem sempre é uma tarefa fácil. Pagamos nossas contas no vencimento porque não queremos ver nosso nome sujo na praça. As maiores desavenças entre familiares, geralmente acontecem por causa da herança, que os pais deixam de graça. É muito duro abrir mão de algo que julgamos ter o direito de usufruir sozinho o quanto mais, melhor. O ser humano, em muitos casos é egoísta e de coração duro. Deus, porém nos ensina que não é bem assim que o ser humano tem que agir, para viver em uma sociedade justa e fraterna. Quando Jesus veio ao mundo deixou ensinamentos de partilha e de amor ao próximo. Criticou arduamente os duros de coração, que não compartilham com ninguém aquilo que conseguem na vida. Sentimo-nos donos de tudo e professamos que o que temos nos pertence na totalidade. Este é o grande erro da maioria dos que

Juventude

Por Luise Petry

queremos convidar os jovens da Paróquia a participar desta experiência, nossos encontros acontecem todo sábado, às 17h30 na Matriz. Venha ser um Mensageiro de Cristo!

Grupo de Jovens Mensageiros de Cristo Diante da necessidade de reunir os jovens de nossa comunidade em um espaço próprio, surgiu o Grupo de Jovens Mensageiros de Cristo. Visamos o amadurecimento e crescimento na fé e a evangelização por meio da oração, do estudo bíblico e das ações concretas na comunidade buscando exercer com plenitude o que São Tiago nos recomenda, afinal, a fé sem obras é morta em si mesma (Tg 2,17). Com a intercessão de São Luiz Gonzaga, padroeiro do grupo e de toda a juventude, queremos interpretar e responder ao chamado que Deus faz a cada um de nós, levando o amor do Senhor a toda e qualquer criatura. Sendo presença constante na Igreja,

Serviço

Por Lindamir Lima

Sendo assim, com o passar dos anos sentiu-se a necessidade de envolver leigos a empregar as forças recebidas por bondade de Deus. Como membros vivos, para o incremento perene da Igreja a esse apostolado, todos são destinados pelo próprio Senhor, por meio do batismo e da confirmação. Sua ação é necessária. Sem ela o próprio apostolado não poderia, muitas vezes, alcançar o seu pleno efeito. Leigos de verdadeiro espírito apostólico à maneira daqueles homens e mulheres que ajudavam Paulo no Evangelho, suprem o que falta a seus irmãos e reerguem o ânimo, tanto dos pastores, quanto do restante do povo fiel. Não diferente na Paróquia Santa Paulina, sente-se a necessidade de leigos atuando como Ministros Extraordinários da Comunhão. Sendo auxiliar do pároco na distribuição da comunhão. Levam comunhão para os doentes, visitam os enfermos, os idosos, e os necessitados de apoio espiritual. Encaminhando para o padre, contamos com um grupo de ministros na paróquia, e estamos em formação com 12 novos ministros que receberão a provisão em dezembro. Que Cristo na Eucaristia seja sempre o centro de todas as atividades dos Ministros Extraordinários da Comunhão.

Ministros da Eucaristia

Desde que Jesus instituiu a Eucaristia na Santa Ceia, a igreja nunca cessou de celebrá-la, crendo firmemente na presença do Senhor na hóstia consagrada pelo sacerdote, legítimamente ordenado pela Igreja. Nunca a Igreja duvidou da presença real do Corpo, Sangue, Alma e Divindade do Senhor na Eucaristia. Desde os primeiros séculos os padres ensinaram esta grande verdade dos apóstolos.

06


Por Luiza Bortolatto

Gruta de Nossa Senhora de Guadalupe A gruta dedicada a Padroeira da América Latina, Nossa Senhora de Guadalupe, está localizada no Parque Ambiental do município de Navegantes, na localidade de Pedreiras, na rua Onório Bortolatto, Comunidade São Judas Tadeu, Paróquia Santa Paulina. A gruta é um local de oração, meditação, de reflexão e de respeito a natureza disponível a todas as paróquias do município, pois sua restauração coube a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Navegantes. A entronização da nova imagem da Nossa Senhora de Guadalupe foi no dia 28 de outubro, dia em que a Comunidade celebrava a festa do seu padroeiro, São Judas Tadeu, local onde a Comunidade iniciou. Depois da bênção, aconteceu a procissão com a imagem de São Judas Tadeu até a capela, onde foi celebrada a missa festiva com a presença de muitos devotos. Foi um momento alto de fé, espiritualidade e de solidariedade com a partilha do bolo com as medalhas de São Judas Tadeu.

Comunidade Santa Lídia

Por Marlene Custódio

Vida em comunidade Para que a vida espiritual da comunidade enquando Igreja seja permanente, há necessidade de se doar por inteiro. Relacionar-se com os objetivos de sua comunidade e das comunidades vizinhas para um bem maior que é a paróquia. Nossa comunidade dispõe de pessoas que doam seu tempo para semear a Palavra e os ensinamentos de Deus. Participando de diversos movimentos e segmentos da Igreja Católica, como encontros de liturgia, organização de festas paroquiais, grupos de cantos, encontro de ministros, contribuições financeiras, pregadores, coroinhas, etc. Mesmo vivendo em comunidade e recebendo as graças e o amor de Deus, precisamos viver em constante aprendizado, rogar a Deus sabedoria, agradecer pelo dom da vida e ofertar nosso tempo a semear o amor de Deus para todos os povos.

Comunidade São Pedro

Por Coordenação Apostolado da Oração

Encontro Paroquial do Apostolado da Oração Aconteceu o no dia 8 de novembro, encontro do Apostolado da Oração na Comunidade de São Pedro na praia de São Miguel. Foi uma tarde mavavilhosa de espiritualidade vivida pelos membros do Apostolado da Oração paroquial, com a presença de todas as capelas com seus membros e associados. Agradecemos a palestra realizada pelo Diácono Erevaldino e depois encerrando com a celebração da Santa Missa. Nosso muito obrigado aos mebros do Apostolado da Capela São Pedro por nos ter proporciar este encontro maravilhoso naquela tarde.

07

COMUNIDADES

Comunidade São Judas


O Conselho Pastoral Paroquial (CPP) é uma equipe, um grupo de pessoas, escolhidas pela comunidade dos fiéis, em Assembleia paroquial e em comunhão com o pároco, provisionadas pelo bispo, que representam as comunidades/capelas, os ministérios, as pastorais e movimentos existentes na paróquia, e têm como missão o serviço da animação pastoral da paróquia. O Conselho tem a missão de garantir a vida em comunhão na paróquia. Por isso, é responsável pela organização e articulação das pastorais, e pela espiritualidade e formação dos fiéis. Ao Conselho Pastoral Paroquial cabe refletir, planejar, decidir, animar e revisar toda a ação pastoral da paróquia. Ele deve preparar, organizar e realizar as assembleias Paroquiais de Pastoral, que são a instância mais importante da caminhada pastoral da paróquia. Ele encaminha a realização do Planejamento Paroquial de Pastoral. A ele cabe conhecer a realidade e seus desafios, julgá-la com os olhos da realidade e da Palavra de Deus, e estimular ações transformadoras que a tornem sinal do Reino de Deus.

Em dezembro a Revista Santa Paulina chega a sua 12ª edição e completa um ano de evangelização a serviço de suas pastorais e movimentos. Com notícias, formações e eventos da paróquia, a revista trouxe para os paroquianos uma nova opção de informação e evangelização. Todo mês sempre atualizada com o calendário litúrgico da Igreja Católica, e com os frequentes acontecimentos. A revista é fruto da parceria com a Arcanjo Comunicação Católica, agência responsável também pelo site e outras plataformas de comunicação trazidas para o âmbito paroquial. Muito mais do que apenas compor notícias e escrever textos, a revista é o canal de comunicar

O Conselho Pastoral Paroquial é a expressão organizacional da Igreja, que pretende ser mais participativa e comunitária. Quanto mais conselhos houver na Igreja, mais ela será participativa. Sua finalidade é garantir a presença de todas as forças vivas na animação da ação pastoral da paróquia. Como em todos os níveis da Igreja, também o CPP se organiza segundo os princípios de unidade e diversidade. Na Igreja, o Papa é responsável pela unidade, enquanto os bispos do mundo inteiro representam a diversidade. Na diocese, o bispo é responsável pela unidade, enquanto os padres, diáconos e lideranças leigas representam a diversidade de paróquias, pastorais, movimentos, tendências espirituais e teológicas. Na paróquia, o pároco é responsável pela unidade, enquanto os vigários paroquiais, as lideranças leigas e os coordenadores representam as forças vivas existentes na paróquia. O CPP é um conselho consultivo que, em comunhão com o pároco e de acordo com as decisões da Assembleia Paroquial, pode, a seu nível, tomar decisões pastorais e financeiras. Os membros representam a força viva da paróquia. Por Pascom Paróquia Santa Paulina

o amor de Deus. Fazer da revista uma forma de missão, em que a Boa-Nova de Cristo também é anunciada com espírito missionário. A revista, porém, para sua realização efetiva, possui um processo, desde a reunião de pauta, em que são estipulados os temas até os últimos detalhes, em sua aprovação final. E os responsáveis por esse processo são os comunicadores da comunidade, pertencentes a Pastoral da Comunicação (Pascom), formada por: Pe. Paulo, Darlan, Lindamir, Catarina, Noêmia, Peron, Ilaria, Claudineia, Marlene e Walmir e tantos outros que contribuem escrevendo mensalmente. Parabéns a toda equipe! Por Arcanjo Comunicação Católica


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.