a product message image
{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade

Page 1

3

6 PASTORAL DA ESCUTA RETOMA ATENDIMENTO

7 PE. ANÍSIO: ENTREVISTA COM O NOVO PÁROCO

LAR BETÂNIA: SANTUÁRIO ATENDE IDOSOS


JORNAL DO SANTUÁRIO| MARÇO | 2020

INICIAL

PALAVRA DO PÁROCO

Palavra do Pároco Eis-me aqui!

Por Padre Anísio José Schwirkowski, scj É no espírito do “ecce venio” (eis-me aqui), próprio dos dehonianos, que inicio o serviço de reitor e pároco da Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus. Tenho consciência da responsabilidade e do dever que me foi confiado em 9 de fevereiro, na missa de posse, presidida por Dom Francisco Bach, bispo da Diocese de Joinville. O fato de estar vigário por dois anos anteriores facilita a continuidade dos trabalhos. O contato com as pessoas envolvidas nas pastorais e movimentos e também com os fiéis me coloca num começo privilegiado. Cada pessoa tem uma característica e estilo de coordenar. Sou grato ao Pe. Léo Heck, que serviu este Santuário com seus dons e com a sua capacidade. Agora essa tarefa cabe a mim e quero não atrapalhar o caminho feito. Todavia, colocarei da mesma forma minha experiência anterior em prática. A tradição deste Santuário centenário é uma riqueza. Este é o Santuário do coração do joinvilense católico, que encontra no coração pulsante de Jesus a fonte da misericórdia. Não estou sozinho nesse serviço de pastoreio. Estou ladeado pelos padres Helton Iomes e Sebastião Pitz. Juntos, queremos testemunhar o Coração de Jesus como princípio e o centro de nossa vida. Por fim, renovo a minha disponibilidade com as palavras que Bento 16, nosso amado papa emérito, proferiu no início do pontificado, sobre o seu “Programa de governo”: “O meu verdadeiro programa de governo é não fazer a minha vontade, não perseguir ideias minhas, pondo-me contudo à escuta, com a Igreja inteira, da palavra e da vontade do Senhor e deixar-me guiar por Ele, de forma que seja Ele mesmo quem guia a Igreja nesta hora da nossa história.” Fazer a vontade de Deus, enquanto me é conhecida, é o meu programa de governo, a meta que todos nós precisamos alcançar. Portanto, eis-me aqui, venho ó Deus para fazer a Tua vontade!

Eventos do mês Transmissão da missa pela TV Evangelizar 6 de março | 19h30 Encontro das mães que oram pelos filhos 14 e 15 de março Inscrições em abre.ai/maesqueoram (R$ 70, com almoço e coffee) Grupão do ECC 21 de março | Após a missa das 19h Missa de louvor 27 de março | 19h30 Missa das crianças 28 de março | 15h Missa do empreendedor 31 de março | 19h30 Noite do pastel 4 de abril | 19h Centro Comunitário Inscrições para catequese 13 de março a 18 de abril Informações na Secretaria do Santuário Inscrições para catequese e crisma de adultos Informações na Secretaria do Santuário Curso de noivos Informações na Secretaria do Santuário

Eu os consolarei em todas as suas aflições

PROMESSAS DO CORAÇÃO DE JESUS Por Pe. Joazinho, scj

2

No calvário, Simão Cireneu, meio a contragosto, ajudou Jesus a carregar a cruz. Hoje é Jesus quem nos ajuda a tornar mais leve o peso dos problemas e das aflições. Por que será que preferimos sempre sofrer sozinhos? Diante de um grande sofrimento, a gente se cala e não partilha com ninguém. Reze ao Coração de Jesus. Confie em sua promessa. Ele manifestará concretamente a presença do amor em sua vida.


JORNAL DO SANTUÁRIO| MARÇO | 2020

GERAL

Pastorais e movimentos na missa de Abertura do Ano Pastoral

Primeira reunião do CMPP de 2020

Participantes do encontro de Abertura do Ano Pastoral

#aconteceu

Missa transmitida pela TV evangelizar, na 1º sexta-feira de fevereiro

Posse do novo pároco, Pe. Anísio, e acolhida ao vigário, Pe. Sebastião Pitz

Pastoral da Escuta: acolhendo e ouvindo com amor e compaixão A Pastoral da Escuta oferece um serviço, inteiramente gratuito, para que as pessoas possam desabafar e receber ajuda na solução dos seus problemas. Aqui acolhemos e ouvimos as pessoas de coração ferido, com um atendimento empático, sigiloso, discreto e respeitoso.

Por Rosalina Pereira

Em março, os voluntários estarão de plantão todas as quartas e quintas–feiras, das 8h às 11h, 14h às 17h e das 19h às 21h, no Centro Comunitário. Se você deseja ser voluntário, Deixe seu nome e número de telefone na Secretaria.

3


JORNAL DO SANTUÁRIO| MARÇO | 2020

SEMAN A

Santa

Sete dias que vão mudar a sua vida

Domingo de Ramos

Quinta-feira santa

Sexta-feira santa

O Domingo de Ramos conecta a Quaresma à Semana Santa. Nele, recordamos a entrada gloriosa de Jesus em Jerusalém, sendo aclamado pelo povo ao som de hosanas com ramos nas mãos. Na mesma celebração, a liturgia apresenta o Evangelho da Paixão de Cristo, que é condenado pelo povo que, antes, o havia recebido.

Neste dia são celebradas as instituições da Eucaristia e do Sacerdócio, recordando a última ceia de Jesus com seus discípulos. Também é o início do tríduo pascal, que contempla a missa da quinta-feira, a celebração da sexta-feira santa e finaliza no sábado santo.

Esse é o único dia do ano, na Igreja do mundo inteiro, em que não se celebra missa. A partilha da comunhão se dá com as hóstias consagradas no dia anterior e, ao final da celebração, o padre não dá a benção final, pois o tríduo terá sequência no dia seguinte.

A salvação se dá, não pela violência da morte de Cristo, mas pelo amor que Ele demonstra pela humanidade.”

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA NO SANTUÁRIO SCJ 5 DE ABRIL DOMINGO DE RAMOS 6h30 | 8h | 11h30 | 17h | 19h Missas com bênção de ramos ao final 9h30 - Missa com bênção e procissão de ramos

4

6 DE ABRIL SEGUNDA-FEIRA SANTA 19h30 - Missa e meditação de Jesus no Horto das Oliveiras

7 DE ABRIL TERÇA-FEIRA SANTA 18h30 - Procissão do Encontro no Santuário 19h30 - Missa

8 DE ABRIL QUARTA-FEIRA SANTA 19h30 – Celebração penitencial e missa no Santuário


JORNAL DO SANTUÁRIO| MARÇO | 2020

HORÁRIOS PARA CONFISSÃO 6 DE ABRIL SEGUNDA-FEIRA SANTA 19h às 21h 7 DE ABRIL TERÇA-FEIRA SANTA 8h30 às 11h30 | 14h30 às 17h | 19h às 21h 8 DE ABRIL QUARTA-FEIRA SANTA 8h30 às 11h30

Sábado santo

Domingo de Páscoa

A missa mais longa da liturgia acontece no sábado santo. Celebramos a vigília pascal e a conclusão do tríduo. Na missa, acontece a bênção do fogo e do círio pascal, que é aceso, pela primeira vez no ano, pelo fogo santo. Ainda tem a liturgia batismal, com a bênção da água e renovação das promessas do batismo. Ao final da missa, o padre finaliza o tríduo com a bênção final.

Esta é a solenidade mais importante da Igreja. Nela, celebramos a ressurreição de Jesus, a vitória definitiva de Cristo sobre a morte e a redenção dos pecados para a salvação de toda a humanidade. A alegria da ressurreição toma o lugar da sobriedade da Quaresma, a cor branca substitui a roxa na liturgia e entoam-se cantos de glória e aleluia. O tempo de Páscoa perdura até a chegada de Pentecostes.

9 DE ABRIL QUINTA-FEIRA SANTA 8h30 às 11h30 10 DE ABRIL SEXTA-FEIRA SANTA 8h e 10h30 - Preparação para confissões no Centro de Pastoral do Santuário 8h30 - Início das confissões nas salas de catequese do Santuário

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA NO SANTUÁRIO SCJ 9 DE ABRIL QUINTA-FEIRA SANTA 19h30 – Missa do lava-pés, instituição da Eucaristia e do sacerdócio 21h à 0h – Vigília Eucarística

10 DE ABRIL SEXTA-FEIRA SANTA 9h - Via-sacra 15h - Celebração da Paixão do Senhor 19h - Via-sacra encenada dentro da igreja, seguida pela procissão do Senhor morto

11 DE ABRIL SÁBADO SANTO 19h - Solene vigília pascal

12 DE ABRIL DOMINGO DE PÁSCOA 6h – Procissão da ressurreição 6h30 | 8h | 9h30 | 11h30 | 17h | 19h – Missas

5


SANTUÁRIO

JORNAL DO SANTUÁRIO| MARÇO | 2020

A serviço do

Coração de Jesus Por Eva Croll Moy

Em fevereiro, Pe. Anísio José Schwirkowski, scj, recebeu das mãos do bispo da Diocese de Joinville, Dom Francisco Carlos Bach, uma importante missão: a de ser pároco-reitor do Santuário, compromisso que acolhe com muita responsabilidade e alegria! Confira na entrevista a seguir.

Jornal do Santuário: Quais as principais funções que você passa a exercer como párocoreitor do Santuário? Padre principal

Anísio

José:

A

responsabilidade

é

de cuidar do povo de Deus e

que amam o Coração de Jesus

de Deus, isso já me consola!

e seus sacerdotes. Conto com a prece de todos!

JS: De que forma acredita que sua caminhada até aqui enriqueça a atuação como pároco-reitor? PA:

minha

PA: A ajuda dos vigários é

experiência anterior de pároco-

fundamental nesse pastoreio. Pe.

nós temos a presença de outros

reitor

Helton é coordenador de Pastoral

dois padres, vigários paroquiais,

acrescentar

em

e Pe. Sebastião responde pelos

Pe. Sebastião e Pe. Helton, que

Joinville. Tenho consciência de

movimentos. Meu trabalho fica

ajudam no cuidado de pastorais

minhas

mais voltado para a administração

e movimentos, atendimento a

fortes. Porém, o caminho não se

e

confissões e aconselhamento.

faz sozinho. Gosto de dialogar e

uma

acolher sugestões, mas também

espalhados em vários grupos e

sou decidido.

quero potencializar ainda mais a

administrar

os

bens

JS: Como se sente ao ser escolhido para esta grande missão? PA: Sinto a responsabilidade sobre meus ombros, mas ao

Creio em

que

JS: O que gostaria de focar durante seu trabalho no Santuário?

da comunidade. Graças a Deus,

também

6

eu não seja um entrave no plano

Curitiba algo

limitações

a

consiga mais

e

pontos

JS: Por que o apoio e as orações da comunidade são importantes para você?

mesmo tempo sei muito bem que

PA: Nāo só neste momento,

a Igreja não é minha e que a graça

por favor! Nós somos sustentados

de Deus vai me conduzindo. Que

pela oração de muitas pessoas

questões riqueza

gerais. de

bons

Temos leigos

capacidade deles. Tem muita coisa que faremos juntos. Quem viver, verá! Que o Coração de Jesus continue nos ajudando. A Ele toda honra e louvor! Estou aqui para servir. Eis-me aqui! Coração de Jesus, providenciai!


JORNAL DO SANTUÁRIO| MARÇO | 2020

Por Agência Arcanjo

Em 14 de março, celebra-se o aniversário de Pe. Dehon, fundador da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Sua vida foi marcada por uma profunda espiritualidade, voltada ao amor misericordioso de Jesus e seu Sagrado Coração, transformada em inúmeras obras. Pe. Dehon, nasceu em La Capelle, na França, em 1843. Estudou Direito, por vontade do pai, e abraçou sua verdadeira vocação, sendo ordenado sacerdote em 1868. Fiel ao chamado de Deus, fundou diversas obras, reconhecendo as necessidades de seu tempo: círculos de estudos religiosos e sociais, colégios e patronatos e um jornal católico. Homem culto, não deixou de se manter atento também às necessidades da Igreja, e preocupouse com o acolhimento e atendimento ao povo e uma qualificada formação ao clero. Faleceu em 12 de agosto de 1925, deixando como legado à sua Congregação, a via central da sua espiritualidade:

“Deixo-vos o mais maravilhoso dos tesouros: O Coração de Jesus”. Pe. Dehon construiu uma síntese espiritual, em que a reparação ao Coração de Jesus é expressa, não por práticas devocionais ou litúrgicas, ou por penitências físicas, mas pela vida de oblação de amor em todas as circunstâncias, mesmo em momentos de sofrimento. Ele trabalhou por uma sociedade caraterizada pela justiça e pela caridade. O culto ao Coração de Jesus é uma força inovadora permanente, que leva o povo ao Coração de Cristo, porque só Ele é o Salvador. Assim, deixou ao mundo uma mensagem de esperança, que continua cabendo aos dias atuais: “é necessário que o culto do Coração de Jesus, começado na vida mística, nas almas, desça e penetre na vida social dos povos. Ele trará o soberano remédio para os males cruéis do nosso mundo moral” (OSC I, 3).

ESPIRITUALIDADE

Pe. Dehon: vida e espiritualidade

Lar Betânia: uma pequena comunidade Por Rayana Borba Há mais de 15 anos, o Lar do Idoso Betânia tem formado uma nova comunidade católica em Joinville. O atendimento aos idosos é complementado pela oferta de missa, que inicialmente contava apenas com a participação dos familiares. “Hoje a igreja está cheia. E isso é motivo de muita alegria pra gente e também pros idosos”, reforça a irmã Cilei Frigo, apóstola do Sagrado Coração de Jesus e responsável pelo Lar. As celebrações acontecem às segundas, quintas e sextas-feiras, às 7h, e às terças, às 10h. Aos sábados, a comunidade é atendida pelo Santuário Sagrado Coração de Jesus, que celebra às 16h45, já com preceito dominical. O horário diurno agrada Ana Clara de Souza, que há três anos frequenta a comunidade. “Nós acompanhamos nossos avós. Eles são idosos e preferem vir mais cedo à missa”, conta, complementando que quase sempre participa voluntariamente da liturgia. O Lar do Idoso Betânia é administrado pela Associação Diocesana de Promoção Social (Adipros), da Diocese de Joinville, e mantém convênio com a Prefeitura para o atendimento de alguns idosos em situação de vulnerabilidade social. A instituição fica na Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, 565 - Bucarein. Para entrar, é necessário tocar o interfone, cujo atendimento liberará o portão. Há disponibilidade de estacionamento interno.

Aparelho Auditivo O Lyric é o aparelho auditivo totalmente invisível e resistente a água. Você não precisa trocar pilhas, não requer manutenção e você o utiliza 24 horas por dia. Rua Anita Garibaldi, 164 - Joinville/SC 0800.052.9191 | 47 9 9966.2034 www.digsom.com.br /clinicadigsom

@clinicadigsom

Conheça o Lyric na DigSom

7


Felipe Rincawetsckei e Estevão Gambeta “Moramos aqui perto, estamos vindo com mais frequência e somos bem acolhidos. Viemos pedir mais paciência e tranquilidade para a semana que está por vir, pensando sempre no próximo”

Missas no Santuário • Segunda-feira: 19h30 (pelos falecidos) • Terça-feira: 19h30 (pelas intenções do rádio e da internet) • Quarta-feira: 16h (pelos enfermos) e 19h30 (pelas famílias) • Quinta-feira: 7h e 19h30

Lisete e Algacir Veiga “Nós sempre frequentamos o Sagrado, mas estamos há dois anos em Araquari. Viemos porque aqui sentimos a presença do Espírito Santo”

Fatima e Paulo Souza “Crescemos aqui, fizemos nossos sacramentos e também nos casamos no Sagrado. Normalmente, frequentamos a São Francisco de Assis, mais perto da nossa casa. Viemos buscar forças para continuar a vida com mais fé e amor no coração, transmitindo esses sentimentos às pessoas”

Maria Bianca e Ana Júlia Queiroz “Rezar pela bisavó, falecida há um ano, e pedir bênçãos pela mãe, Beatriz”

• Sexta-feira: 7h, 12h30 e 19h30 • Sábado: 7h e 19h • Domingo: 6h30, 8h, 9h30, 11h30, 17h e 19h • 1ª sexta-feira do mês: 7h, 12h30, 16h, 19h30 e 23h

O Jornal do Santuário é uma publicação do Santuário Sagrado Coração de Jesus, sob responsabilidade do Pe. Anísio José Schwirkowski, scj Rua Inácio Bastos, 308 Bucarein - Joinville/SC 47 3455-2204 www.santuarioscj.com.br

Produção

SUGESTÃO DE CONTEÚDO: redacao@agenciaarcanjo.com.br www.agenciaarcanjo.com.br facebook/agenciaarcanjo 47 3227-6640 DIAGRAMAÇÃO: Raiane Bernardi EDIÇÃO: Aline F S Oliveira REVISÃO: Fernanda Felicio JORNALISTA RESPONSÁVEL: Rayana Borba (DRT/SC 3809) COLABORAÇÃO: Eva Croll, Jouber Castro e Jacqueline Freudenborg TIRAGEM: 2.600 exemplares IMPRESSÃO: Gráfica Volpato

Profile for Agência Arcanjo

Jornal do Santuário - Março de 2020  

Jornal do Santuário - Março de 2020  

Advertisement