Revista CRN-3

Page 16

beber. Permite que sejamos curiosos e até lúdicos enquanto investigamos nossas respostas à comida e nossos sinais internos de fome e saciedade.”

estímulos sensoriais e corremos o risco de nem perceber ‘o que’ ou ‘o quanto’ comemos. Negamos a nós mesmos os encantos presentes naquele simples ato Mas o que tudo isso pode trazer de be- de comer, seja uma fruta, um bolo de nefício a todos nós? Ernani Gouvea, co- chocolate, ou uma refeição completa. fundador e gestor educacional da Gas- Quando nos damos conta o prato já está tromotiva, lembra que o “mindful eating vazio.” é uma estratégia desenvolvida com o intuito de resgatar sinais vitais do funcionamento do nosso organismo, os quais ignoramos cada vez mais. Na medida que resgatamos essa consciência nos reconectamos com as nossas reais necessidades alimentares e, principalmente, com o verdadeiro prazer em comer.” Dessa maneira, você começa a respeitar suas individualidades, suas vontades, e não se rende tanto ao que publicidades e prateleiras de supermercados te impõem. Isso acaba trazendo melhorias na sua relação com a comida e com o seu E nós sabemos que tem sido cada vez corpo, e “se mostra um método eficaz mais assim. A pressa, as diversas reuna diminuição da compulsão alimentar e niões durante os horários de refeição, o outros transtornos”, segundo o Ernani. celular que precisa ser sempre vigiado, Então, se ficamos procurando qual a me- e todo o resto. Tudo é mais urgente e lhor dieta, de quanto em quanto tempo importante do que a comida. “As pese quais alimentos devemos comer para soas comem dirigindo, andando, lendo, obter o corpo ou a saúde desejada, por trabalhando, falando no celular. O moque não começamos a nos preocupar mento da refeição passa a ser secuntambém com a atenção no momento dário. Diversos restaurantes “por quilo” das refeições? A professora de ecogas- na cidade têm uma televisão ligada, seja tronomia, Chef Ana Luiza Silva Spínola, com ou sem volume, tanto faz. As pesreforça a importância de se concentrar soas, ou estão prestando atenção no na hora da alimentação: “Imagine-se programa, que nem é necessariamente comendo em um ambiente calmo, tran- do interesse delas, ou estão navegando quilo, sem distrações visuais, barulhos no celular trocando mensagens. Totalexternos. Agora, imagine-se comendo mente desconectadas do alimento e num local agitado, barulhento, com tele- do momento. Como podemos prestar visão ligada, ou mesmo trocando mensa- atenção e realmente saborear a comida gens no celular. Neste segundo exemplo num ambiente assim?”, pergunta Ana o alimento concorre com diversos outros Luiza Spínola.

16

Revista CRN3 - Edição 10


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.