2 minute read

Amafresp

VOCÊ SABE ?DA COTA AMAFRESP COMO É DEFINIDO O VALOR

Entenda como funciona cada etapa do processo que define a cobrança da mensalidade

Advertisement

Por Taynara Carmo

RATEIO MENSAL

O pagamento é feito pelo sistema de rateio mensal das despesas entre todos os filiados, de acordo com as respectivas cotas. Ele oscila mês a mês conforme os valores gastos em assistência à saúde.

PREVISÃO

O setor de análise de contas faz uma previsão do valor da cota a ser cobrado no mês seguinte. Essa previsão é feita no mês corrente usando como base as despesas e receitas já definidas para o período. Ou seja, os valores que vão entrar e o que já está estipulado como gasto. A previsão também usa o histórico dos últimos 3 anos para ter uma noção de como será o período.

ASSISTÊNCIA À SAÚDE ENTRE OS FILIADOS

O valor da cota reflete o momento vivido pelos beneficiários e isso acontece com base na utilização de procedimentos feitos no mês anterior. Internação, consultas, cirurgias, acompanhamento profissional ou qualquer outra assistência à saúde são gastos do plano e ajudam a definir o valor da cota.

Como eu posso contribuir para diminuição do valor da cota?

Cada filiado tem sua responsabilidade na definição do valor da cota, uma vez que o rateio mensal é feito com base nas despesas de todos. Com isso, a redução no uso de procedimentos desnecessários e a utilização dos serviços de forma consciente é um grande passo para a diminuição do valor pago, garantindo assistência sempre que precisar, por um preço cada vez mais acessível.

RECEBIMENTO DA COTA PREVISTA PARA O MÊS

Realizada a previsão, é pré-definido um valor para a cota, mas o processo não termina por aí. Outras etapas também são fundamentais para melhorar a condição aos filiados.

TAXA DE ADMINISTRAÇÃO PAGA À AFRESP

A Amafresp paga 7% ao mês para à Afresp referente aos gastos administrativos e operacionais do plano. Essa taxa implica nos gastos diretos, como energia elétrica, materiais de escritório, salários e encargos dos colaboradores, água, etc. Também integram a taxa os gastos indiretos, que são os valores rateados com a Afresp pelo uso da estrutura do prédio da Sede e dos serviços que os departamentos da associação prestam à autogestão, entre eles, a Tecnologia da Informação, Comunicação, Financeiro e Regionais.

CONTA CORRENTE E FUNDO DE RESERVA

Se a Amafresp possuir saldo em conta corrente, ele é usado para equilibrar o valor da cota, assim como o Fundo de Reserva. A diferença entre os dois é que o fundo foi criado justamente com essa finalidade, já ter ou não saldo em conta corrente é relativo e ocorre de acordo com os períodos vividos pela autogestão. Em suma, tudo volta ao filiado. Se houver valor superior na previsão, ele é depositado no fundo para ser resgatado futuramente e melhorar o valor da cota.

DEFINIÇÃO DO VALOR DA COTA

Depois que essas etapas são fechadas, o valor da cota é definido e passado ao filiado, com excelência em saúde e preço justo.