Manual direcao cbmdf

Page 30

Viver é a coisa mais rara do mundo, a maioria das pessoas não faz mais do que existir. (Oscar Wilde)

8.2 Metereológica Compreende a ocorrência de chuva, neblina, vento forte, granizo, fumaça, que constituem dificuldades ao ato de dirigir, exigindo do condutor atenção redobrada e maior perícia. Todos esses fenômenos reduzem drasticamente nossa capacidade visual, tornando difícil divisarmos outros veículos. Além das dificuldades de vermos e de sermos vistos, as más condições metereológicas tornam as estradas escorregadias e podem causar derrapagens. As condições climáticas contribuem para: •

diminuição da visibilidade: um clima impróprio (chuva, neblina) diminui a visibilidade do condutor, impossibilitando-o de ver as faixas divisórias e a margem da via. A primeira medida a ser tomada é acionar, imediatamente, o esguicho e ligar o limpador de pára-brisa, reduzindo, simultaneamente, a velocidade do veículo e acendendo suas luzes externas (faróis baixos e lanternas).

embaçamento: durante a chuva, para evitar o embaçamento interno do pára-brisa, deve-se abrir uma pequena fresta (cerca de dois dedos) dos vidros laterais. O condutor também pode usar (caso possua no portaluvas) um antiembaçante líquido com lenço de papel, ou, ainda, passar o fumo de um cigarro (aberto no meio) no lado de dentro do pára-brisa. Para fazer esta operação de desembaçamento deve-se estacionar o veículo.

além disso, a fumaça decorrente das queimadas impede a visibilidade do condutor, causando irritação dos olhos, obrigando a fechá-los por causa da ardência. Quando houver fumaça, o condutor deve reduzir a velocidade do veículo, acender os faróis baixos e não tirar a mão da direção para passar nos olhos. Se a fumaça for intensa, procure um lugar seguro para estacionar o veículo e espere a fumaça se dissipar.

32

Centro de Manutenção – Bombeiros DF

150 anos


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.