Carta Pastoral 2014/2015 - Diocese Viana do Castelo

Page 75

✤ II — os filhos são uma benção para a IGREJA ✤

anos e atinjam as metas por eles desejadas. Mas estas são vistas paralelamente às do ensino escolar. Resultado: os filhos, como deixam a escola, abandonam também a Igreja. Se é que alguma vez verdadeiramente lá entraram. Repare-se, por exemplo, no que se passa durante as férias escolares (e infelizmente da catequese): quantas crianças e adolescentes participam então (ou continuam a participar) na Eucaristia? E sendo em tempos litúrgicos mais ricos, como os da Páscoa e do Natal, é uma ausência ainda mais escandalosa. É claro que, nisto como em tudo, há excepções, tanto da parte de pais como de filhos. Mas não são a regra. E isso tem de preocupar-nos, até porque as excepções tendem a diminuir. Só que, para inverter a tendência, não basta lamentarmo-nos. Ir por aí, pela via do pessimismo, só agrava a situação. Há, portanto, que encontrar novos caminhos e ter a devida coragem para os trilhar.77 54 Há três anos, teve início na nossa Diocese e, a partir dela, em várias outras do País, um novo modelo de catequese – a chamada “catequese familiar”. Mas, nas suas linhas gerais, somente entre nós ele é novo. Antes, foi e está a ser seguido em dioceses da América Latina e da Europa. No nosso País, a maior novidade está na sua adaptação aos catecismos nacionais. Não vamos aqui descrever pormenorizadamente como funciona, até por razões de espaço.78 Basta determo-nos na sua linha mestra, para nos apercebermos das suas potencialidades, que de resto já se notam nos resultados que está a dar. Trata-se de uma catequese simultaneamente dos pais e dos filhos, na sua relação mútua. Isto é, ao mesmo tempo que os pais catequizam os filhos — exercendo assim o dever de serem os seus primeiros e principais educadores cristãos — são eles próprios ca-

77.  Neste sentido, veja-se a recomendação do Sínodo Diocesano, terminado em 2005, com esta proposta (no doc. cit. Propostas Sinodais, p.27): “Que se promova uma formação específica para a catequese em família, eventualmente através da elaboração de um Guia.” 78.  Consulte-se para isso, a obra do seu mentor principal: o sacerdote da nossa Diocese, Padre Vasco António da Cruz Gonçalves, Catequese de Adultos para repensar a pastoral da Igreja em Portugal, Universidade Católica Editora, Lisboa 2011.

73


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.