A Folha Santiago, 18 de Fevereiro de 2011

Page 19

Espaço da Redação A FOLHA Santiago

Capão do Cipó

18 de Fevereiro de 2011

3

“Ninguém é dono da vida de ninguém” A Coordenadoria da Mulher de Santiago que possui como coordenadora Roselene Bitencourt foi criada em 30 de maio de 2006, com a finalidade de propor e executar políticas públicas voltadas à mulher. Tem como objetivo apoiar, acompanhar e articular ações políticas que combatam a discriminação contra as mulheres, nos espaços públicos e privados. Também estimular e fortalecer a organização social das mulheres por meio do trabalho de conscientização dos seus direitos como cidadãs por meio de pareceres com outras instituições, no sentido de viabilizar espaços de qualificação profissional às mulheres. O Centro de Referência da Mulher é um espaço de acolhimento que tem por objetivo oferecer apoio e subsídio para que as mulheres possam buscar seus direitos, fortalecendo sua identidade. Segundo Roselene, possuem casos muito complicados, graves, sendo que esses mais complexos possuem monitoramento e acompanhamento. Alguns casos resultam em melho-

rias, outros são solucionados e há os que continuam na mesma. Arbítrio Para melhor atender aos casos de violência, possui grupos de apoio nos bairros, onde atendem não só as vítimas, mas outras demandas. Roselene diz que ninguém é dono da vida de ninguém, seja qual for o tipo de agressão, deve procurar a Polícia, a pessoa tem livre arbítrio. Afirma ainda que toda violência gera violência. Além disso, também conta com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social que é uma unidade pública integrante do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Presta serviços a pessoas com direitos violados, direcionando as ações para que a família possa enfrentar as dificuldades da vida pessoal e social, ou seja, atende todas as pessoas vulneráveis. Roselene destaca que “é preciso denunciar, comunicar a Polícia, não deixar a violência dentro de sua casa, só assim teremos uma sociedade melhor”. Ligue para o disque denúncia – 180 ou para o número 3251-1155 do próprio Centro de Referência da Mulher, não precisa se identificar, ou ainda procure o Centro no endereço Silvério Machado, 71 ou mande e-mail para cmulher@pmsantiago.com.br.

Coordenadora Roselene Bitencourt

Projeto pela auto-estima Dentre os objetivos da rede de proteção e promoção social, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) tem oferecido cursos e oficinas, que vão fortalecer os vínculos familiares e comunitários, na perpectiva de recuperação da auto-estima, estabelecer identidades, referenciais e valores, permitindo o acesso ao rol de direitos elementares de cidadania. Nesse sentido, durante o mês de fevereiro participantes do grupo de Terceira Idade e OASF (Orientação, Apoio Sócio-Familiar) dedicaram-se a decorações carnavalescas, sob a orientação do monitor Flávio Dapieve.

Cultivo de Flores e Informática O CRAS Vó Angela tem a coordenação da psicóloga Rafaele Bastilha e supervisão de Sônia Uberti, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A instituição atualmente oferece vagas para os cursos de Cultivo de Flores e Informática. Além disso, o CRAS realiza nesta sexta-feira, às 14h30min, em sua sede uma reunião chamada “Convivência com Mulheres...” em pauta assuntos de interesse do público feminino. Mais informações pelo fone 3251.0814.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.