Issuu on Google+

JORNAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS COURA E MINHO EDIÇÃO

34

MARÇO DE 2010

a PALAVRINHA Não há nenhuma solução milagrosa para acabar com a pobreza e com a exclusão social mas uma coisa é certa: não podemos vencer esta batalha sem trabalharmos em conjunto. É tempo de renovarmos o nosso compromisso para com a solidariedade, justiça social e maior inclusão. Chegou o momento do Ano Europeu Contra a

NESTA EDIÇÃO

Pobreza e a Exclusão Social.

Após 33 edições, a Palavrinha assume a voz de todo o Agrupamento de Escolas Coura e Minho, passando a dar conta das iniciativas de todos os quadrantes: Jardins de Infância, Escolas do 1º Ciclo e EB 2,3/S de Caminha juntam-se aqui em uníssono, partilhando mais um projecto.

Um valor fundamental da União Europeia é a

solidariedade, particularmente importante em tempos de crise. A palavra “União” diz tudo – enfrentamos juntos a crise económica e é esta solidariedade que nos protege a todos.

Na actual edição, em jeito de agenda informativa, incluem-se na sua maioria as actividades previstas para Março. Nas próximas edições tentaremos que para além da voz exista também a imagem e a reportagem do que mais significativo se faz no nosso Agrupamento.

CONTEÚDOS Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social Carnaval 2010 Ano Internacional da Biodiversidade Semana da Leitura Dia do Pai Agenda Mensal - Destaques Dias Comemorativos Actividades Culturais Clubes e Actividades Regulares Desporto

Na primeira grande iniciativa conjun-

te integradora de mais de 900 alunos

ta de todo o agrupamento no pre-

de vários graus dos ensinos público e

sente ano Lectivo, as escolas que o

privado da nossa Vila.

compõem apresentaram-se cheias

E mais uma vez o nosso Agrupamen-

de cor e ritmo para durante a tarde

to se assume como agente cataliza-

do dia 12 de Fevereiro saírem à sol-

dor de mais-valias pedagógicas para

ta pelas ruas de Caminha.

toda a comunidade

O Carnaval foi, uma vez mais, a fon-

educativa.

Torna-te REPÓRTER d “A Palavrinha” em www.palavrinha.eu


Exmºs Senhores Professores e Educadores, Gostaria de agradecer a todos a colaboração e todo o vosso profissionalismo pela apresentação dos corsos carnavalescos. Estes demonstraram bem a criatividade e o brio profissional dos professores, educadores e auxiliares, assim como a colaboração que toda a comunidade educativa, de uma forma ou de outra, directa ou indirectamente prestou a estes eventos. Com os melhores cumprimentos O vereador da Câmara Municipal de Caminha

Flamiano Martins

A biodiversidade engloba a variedade de genes, espécies e ecossistemas que constituem a vida no planeta. Assiste-se a uma perda constante deste conjunto, com extinções e destruições com profundas consequências para o mundo natural e o bem-estar humano. As principais causas são as alterações nos habitats naturais, resultantes dos sistemas intensivos de produção agrícola, da construção, da exploração de pedreiras, da

sobrexploração das florestas, oceanos, rios, lagos e solos, da introdução de espécies alóctones invasivas, da poluição e, cada vez mais, das alterações climáticas globais. Vários estudos recentes da AEA* mostram que se não forem envidados mais esforços políticos significativos, é improvável que esse objectivo seja atingido.


A Semana da Leitura será desenvolvida um pouco por todo o agrupamento de Escolas Coura e Minho, com os objectivos de despertar nos alunos o gosto pela leitura, Proporcionar momentos lúdicos através da leitura; Esta actividade surge para promover o livro e a participação dos pais no processo educativo. Com um programa diversificado e contextualizado de forma própria em cada escola, destaca-se a iniciativa do Jardim de Infância de Dem, através da qual os pais dos alunos irão ao Jardim contar histórias, de diversas formas, para as crianças. Participam na Semana da Leitura para além desta escola a Escola EB 2,3/S de Caminha, o JI de Vilar de Mouros e a EB1 de Vilar de Mouros.

Semana da Leitura

Ver mais em www.palavrinha.eu

Dia do Pai

Escolas do nosso Agrupamento que celebram o Dia do Pai:

• • • • • • •

EB1 Caminha EB1 de Dem EB1 Lanhelas EB 1 Seixas EB1 Vilarelho JI Caminha J I Moledo

Entre outras iniciativas, contam-se a elaboração de postais, trabalhos e lembranças; a realização de actividades radicais na companhia dos pais; um almoço com os pais; a reflexão sobre o papel e a importância do pai na família e o reconhecimento da sua influência na vida dos filhos.

O Dia do Pai surgiu há mais de 4 mil anos na antiga Babilónia, quando um jovem chamado Elmesu moldou e esculpiu em argila o primeiro “cartão” que desejava saúde, sorte e longa vida ao seu pai. Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida. Conta a história mais recente que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Ela pretendia homenagear o seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e os seus outros cinco filhos sozinho. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. Também pediu auxílio a uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. Assim, o primeiro Dia dos Pais norteamericano foi comemorado em 19 de Junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos. A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de Junho como o Dia dos Pais. Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e de acordo com as suas tradições. Na Itália, Espanha, Andorra, Honduras e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia do Dia de São José, 19 de Março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.


Dias ivos comemorat e efemérides

Clubes e s actividade r de carácte regular

07-Mar

Domingo

15-Mar

Segunda Feira

19-Mar

Sexta Feira

20-Mar

Sábado

Entrada da PRIMAVERA às 17:32h

21-Mar

Domingo

Dia da Floresta / Dia da Árvore

22-Mar

Segunda Feira

Dia Mundial da Água

23-Mar

Terça-Feira

Dia da Meteorologia

24-Mar

Quarta Feira

Dia do Estudante

26-Mar

Sexta Feira

Dia do Livro Português

27-Mar

Sábado

Dia do Teatro / Dia do Dador de Sangue

28-Mar

Domingo

Dia da Juventude / HORA DE VERÃO - Adiantar os relógios 60min.

3ªs e 5ªs entre as 13:00h e as 14:30h

Clube de Alemão

Polivalente de alunos da EB 2,3/S de Caminha - Em Março haverá o Grande Concurso de Pintura de Ovos! Com o apoio das professoras Conceição Rodrigues e Matilde Bento.

Oficina de Expressões

Sala 4C da EB 2,3/S de Caminha - Durante as sessões destinadas principalmente aos alunos, os professores de EVT do 2º ciclo pretendem promover nos alunos um meio de desenvolvimento pessoal através da expressão plástica, ao mesmo tempo que utilizam técnicas específicas da área de estudo.

5ªs e 6ªs entre as 13:00h e as 14:30h

4ªs feiras das 12:00 às 13:30h

Dia da Mulher Dia do Consumidor Dia do Pai (ver destaque)

Através da Internet, o Prof. Joaquim Aldeia acompanha os alunos do 9º ano (B e D) na realiApoio on-line zação de trabalhos de casa de Matemática ao de Matemática mesmo tempo que esclarece dúvidas e propõe exercícios do tipo de exame de Matemática de nono ano;

Semanalmente

Na EB1 de Moledo, as aventuras não param. Elaboração de Todas as semanas com uma divertida história uma História partilhada por todos, sempre com um final feliz.

Semanalmente

“Agarra que é livro!”

Na EB1 de Moledo, a leitura de histórias ganha muita vida com a dinâmica colaboração dos Encarregados de Educação.

Em Março

Problema do Mês

Na EB 2,3/S de Caminha, através da iniciativa dos professores de Matemática, há sempre um desafio a superar. Parece difícil, mas afinal...


Projecto

04-Mar

Visita ao CISA (antecipada do dia 22/4 por indisponibilidade de transporte)

Com o objectivo de sensibilizar os alunos para a necessidade de desenvolver atitudes correctas na defesa do nosso planeta, participar em actividades desenvolvidas na natureza e conhecer a biodiversidade, será realizada uma visita de Estudo ao Centro de Interpretação da Serra d’Arga.

05-Mar

JI Seixas na Reciclagem de Papel (projecto Vive Verde da EB1 de Venade)

O JI de Seixas está envolvido no programa EcoEscolas e esta actividade (reciclagem de papel) surge como uma forma de dar resposta ao programa em questão. Mais uma vez as crianças serão alertadas para a importância de reciclar.

22–Mar

Projecto Vive Verde – JI Dem

As crianças irão à EB1 de Venade ver e fazer papel reciclado aprendendo desta forma todo o processo. Mais um vez as crianças serão alertadas para a importância de reciclar.

22-Mar

Saída -Dunas

Plantação de estorno nas dunas do Camarido, pela EB 1 de Seixas

23-Mar

Visita de Estudo ao CISA

Em plena Serra de Arga irão partilhar preocupações ambientais, dando resposta à necessidade de proporcionar aos alunos conhecimento sobre a bacia hidrográfica do rio Coura e o seu Património Natural

LAS ECO ESCO

24-Mar Ao longo do mês

2ª edição Eco-Dem

Durante o segundo período será elaborado o jornal Eco-Dem, da Escola EB1 de Dem, com todas as actividades realizadas na escola.

Biodiversidade A EB1 de Caminha irá trabalhar o tema

Visitas de Estudo à Valor Minho — Partilhar preocupações ambientais no projecto Eco Escolas. As escolas participantes nesta visita de estudo irão aprender a fazer a selecção e separação dos resíduos sólidos e irão observar todas as etapas por onde passam os resíduos sólidos na estação de triagem; Ao mesmo tempo irão compreender o destino dos resíduos que não são possíveis de reciclar. Através desta visita pretende-se dar resposta ao projecto Eco Escolas promovendo hábitos de vida saudável. Serão organizados momentos específicos de debate, sensibilizando para os problemas e as soluções ambientais, integrando as crianças numa sociedade mais responsável e respeitadora. 10-Mar

JI Moledo

11-Mar

JI Caminha

15-Mar

JI Venade

17-Mar

JI Seixas

26-Mar

JI Dem

26-Mar

JI Vilar de Mouros

A Valorminho é um sistema multimunicipal (Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira) que tem por objectivo a valorização e tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos O sistema conta com um Aterro Sanitário, uma Estação de Transferência, uma Estação de Triagem, um Ecocentro e um conjunto de Ecopontos espalhados pelos seis concelhos. As actividades da Valorminho passam também pela promoção da recolha selectiva e valorização dos subprodutos e pela selagem de lixeiras e a sua requalificação ambiental, aspectos essenciais para que o sistema possa atingir os seus objectivos.


2 e 9 de Saúde oral com o Sensibilização e promoção da saúde no seu contexto global, com ênfaMarço Centro de Saúde se na saúde oral. Escola EB1 de Caminha 03-Mar REDEmAT

Escola EB 2,3/S Caminha - Todos os anos Compreender a importância das etapas a seguir em situação de risco; Cumprir normas de segurança na EB 1 Vilar de Mouros e no JI de Vilar de Mouros

9-Mar

Simulacro de incêndio

12-Mar

Alunos, docentes e assistentes operacionais da EB1 de Venade realiExercício de Evazam exercício de evacuação do edifício como medida preventiva em cuação caso de emergência.

19-Mar

Feirinha das Sur- Venda de produtos confeccionados no jardim de Infância de Moledo ou presas trazidos pelos pais.

21-Mar

Feirinha de S. Bento

Freguesia de Seixas - Dar a conhecer a toda a comunidade trabalhos realizados na escola; estreitar laços entre a escola e as gentes da freguesia; desenvolver a imaginação e a criatividade.

22-Mar

Dia Mundial da Água

A EB1 Vilarelho pretende sensibilizar os alunos para a necessidade de desenvolver atitudes correctas e sustentadas na utilização da água potável, aprofundando as regras para um consumo equilibrado da água.

22-Mar

Os Lobitos no Jar- Entre 22 e 26 de Março os Escuteiros de Seixas irão realizar uma actividim-de-Infância dade-surpresa no JI de Seixas

23-Mar

Dia Mundial do Teatro

24-Mar Feira Tradicional

Comemorar o Dia do Teatro na Escola EB 2,3/S Caminha significa a qualquer momento presenciar uma intervenção teatral nos espaços da escola - Vários alunos e professor de Teatro O Terreiro de Caminha recebe a EB1 de Caminha, que reavivará as tradições e as trocas comerciais tradicionais.

25-Mar

"Encontro com as Ciências"

Visita de Estudo a Lisboa (Pavilhão do Conhecimento, Oceanário, etc) em 25 e 26 de Março para alunos da Área de Projecto do 12º A

25-Mar

Visita à Aldeia dos Contacto terapêutico com cavalos (Vilar de Mouros) com alunos com Cavalos NEE do Agrupamento

26-Mar

“NonStop jogos matemáticos”

Escola EB 2,3/S Caminha - Destinados a alunos do 2º ciclo

26-Mar Chasse à l’oeuf

Mais do que um jogo, é uma aplicação de conhecimentos de francês dos alunos da Escola EB 2,3/S Caminha

29-Mar Pmat

Participação da EB 2,3/S de Caminha no encontro em Aveiro de 28 a 30 de Março

Visita ao Centro Para alunos do 8º ano, de forma a conhecerem algum património históMarço Histórico de Viana rico-cultural do Castelo Visita de estudo "Rota das FortaleMarço Destinado a alunos de Artes do Ensino Secundário. zas e Paisagens de Fronteira" Março

Empreendedorismo

Cinco sessões sobre a “Comunidade” para os alunos do 2ºano da EB1 de Caminha

Março

Simulacro de incêndio

Cumprir normas de segurança no JI Caminha

s Actividade e Iniciativas


Semana da Floresta - Partilhamos a preservação da Natureza SEMANA DA FLORESTA 8 a 12 JI e Freguesia de de Março Dem JI de Seixas 15 a 19 Freguesia de de Março Lanhelas EB1 Vilarelho Freguesia de Vilar de Mouros Freguesia de Mole-

Ao longo desta semana irão ser realizadas várias actividades desde o ouvir histórias, fazer jogos, visualizar imagens, realizar debates colectivos, plantar árvores, entre outras. Pretende-se desta forma dar a conhecer formas de minorar problemas ambientais melhorando a qualidade do ar que respiramos alertando para a importância de protegermos as nossas florestas. Entre as iniciativas que a semana inclui, contam-se a apresentação de um powerpoint alusivo ao tema e plantação de uma árvore, projecção de vídeos, realização de jogos didácticos, criação de textos e cartazes.

do JI Moledo

15 a 26 EB1 de Venade de Março 16 a 20 EB2,3/S de Camide Março nha 22

Tudo para a sensibilização dos mais novos e suas famílias no sentido de realçar o valor da floresta na vida do nosso planeta.

Freguesia de Dem

de Março Freguesia de Lanhelas EB1 Moledo Freguesia de Seixas 22 a 26 EB 1 Caminha de Março Freguesia de Moledo Março JI Caminha

As diversas actividades, como a plantação de árvores e as já referidas, têm o apoio técnico da Câmara Municipal de Caminha, através das responsáveis do Gabinete Técnico Florestal.


Agenda Desportiva - Março Andebol

Badminton

Futebol

Ioga Salsa Ténis de Mesa Xadrez

26-Mar

26-Mar

Pav Muni- do 4º ao 11º anos, treinos diários Desporto Escolar (profs. Alexandre cipal de de competição em função do escaRibeiro, Carlos Pereira e Luis André) Caminha lão Pav EB 2,3/S de Caminha Pav EB 2,3/S de Caminha Pav EB 2,3/S de Caminha

do 5º ao 12º - 2ª e 4ª às 16h

Polivalente da Escola

Desporto Escolar (prof. Pedro Câmara)

5ª às 18:00h

Prática Informal (prof. Carlos Cruz)

3ª às 18:00h

Prática Informal (profª Isabel Reis)

2ª às 16:30h

Prática Informal (prof. Joaquim Aldeia)

Polivalente Nascidos em 1995 e 1996 - 3ª e 5ª Desporto Escolar (prof. Rodolfo da Escola às 16:00h Lopes) Polivalente da Escola

4ª e 6ª às 13:45h

Desporto Escolar (prof. Arsénio Calheiros)

Torneio de Andebol Escola EB 2,3/S Caminha, 5º e 6º anos

Corrida Solidária

Promovida pela ONG Médicos do Mundo, para ajudar as crianças de Timor-Leste e de Portugal. JI e EB1 de Venade.

Festa Pascal Celebração da comunhão Pascal na Igreja Paroquial de Moledo

25-Mar

Comunhão Pascal

26-Mar

Festa da Páscoa

26-Mar

Comunhão Pascal

26-Mar

Festa da Páscoa

Convívio com a comunidade na EB1 Lanhelas

26-Mar

Comunhão pascal

Igreja paroquial de Seixas

26-Mar

Festa da Páscoa

Realização de actividades lúdicas com os alunos da EB1 de Venade relacionadas com a Páscoa.

26-Mar

Festa da Páscoa

Convívio na EB 1 Vilar de Mouros

26-Mar

Festa da Páscoa

Canções, danças, poesias e confecção do pão-de–ló (alunos da EB1/JI de Caminha) Será celebrada uma missa na Igreja Paroquial de Dem, em que participará toda a comunidade.

Celebração e coro na Igreja Paroquial de Vilarelho


Palavrinha 34