Aeroespaço 52

Page 26

A História do DTCEA-BW

A fase de construção do Destacamento é contada em fotos

O Destacamento está localizado a 13 km do centro da cidade de Barra do Garças, Mato Grosso, a 715,281 metros de altitude, no platô da Serra Azul - um maciço de arenito coberto por vegetação de cerrado - e faz parte do complexo da Serra do Roncador. Criado em 16 de maio de 1989, o então Destacamento de Proteção ao Voo de Barra do Garças (DPV-BW) foi construído no período de janeiro de 1989 a dezembro de 1991.Teve sua denominação modificada em 27 de fevereiro de 2003, passando a chamar-se Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barra do Garças. O DTCEA-BW está subordinado administrativa, técnica e operacionalmente ao Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I). O Radar de rota TRS 2230 é o principal equipamento utilizado na defesa e no controle do espaço aéreo e iniciou as operações em caráter experimental em dezembro de 1991, tendo sido homologado em abril de 1992. Há ainda em seu sítio, o Radar Secundário e equipamentos de comunicação VHF e UHF, de comunicação por satélite (TELESAT) e de tecnologia da informação (TI). O DTCEA-BW é considerado o berço da Guerra Eletrônica no SISDABRA, pois há 20 anos, cinco militares - Capitão Aviador Gregoratto (Coronel da Reserva), Capitão Aviador Candez (Brigadeiro, Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo), Segundo Sargento BET Juarez (Suboficial da Reserva, continua trabalhando no DTCEA-BW), Terceiro Sargento BCT Jerônimo Inácio (Capitão, Chefe do Centro de Controle de Área de Brasília - ACC-BS) e Terceiro Sargento BCT Donaldo (Suboficial e instrutor do ICEA - Instituto de Controle do Espaço Aéreo) - descortinaram a Guerra Eletrônica, traduzindo manuais técnicos do radar TRS 2230 e, autodidatamente, aprenderam a utilizar o Simulador de Guerra Eletrônica - denominado SIMUGE.

Atividades do Efetivo Radar de Rota TRS 2230 DTCEA-BW - 23 anos de atividades

26 AEROESPAÇO

O efetivo é composto por 55 militares - sendo três oficiais, 22 graduados (suboficiais, sargentos, cabos), 35 praças (soldados de primeira e segunda classe) para os serviços gerais de apoio e de guarda - e dois civis de nível técnico, que desenvolvem as atividades especializadas. Uma importante atividade dos militares é a manutenção eletrônica das chamadas EACEAs - que são Estações de Apoio ao Controle do Espaço Aéreo - em Jataí (GO), Canarana (MT) e Porto Alegre do Norte (MT). Assim, o efetivo cumpre a missão com êxito, confirmada na estatística do alto índice de operacionalidade de seus equipamentos, tanto os da sede do Destacamento quanto das EACEAs apoiadas.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.