
1 minute read
Notícias às pinguinhas
A turma 2cE participou na iniciativa “Miúdos a Votos”, em articulação com a Biblioteca Escolar, e elaborou vários de cartazes a apelar à leitura dos livros da coleção Harry Potter “A Câmara dos Segredos” e “A Pedra Filosofal”. Aqui ficam alguns dos exemplos.

Advertisement
Concurso de Autores Digitais
Os alunos do 2cD e 2cE participaram no Concurso de Autores Digitais com histórias imaginadas, em que focavam temas de Cidadania, tais como Os Direitos dos Animais e os Direitos da Criança. As histórias foram transformadas em livros através da ferramenta digital storyjumper. Foi uma atividade que permitiu desenvolver o espírito crítico e as competências digitais bem como trabalho colaborativo. Partilhamos convosco dois exemplos.
https://www.storyjumper.com/book/rea d/152963131/64398655c92c1
Entrevista, por Tomás Graça 2cD
No dia 7 de março de 2023, na escola escola da Boa Água aconteceu um evento de votação de livros. Os alunos tinham de votar no livro que mais gostaram de ler e nós fizemos uma entrevista.
Tomás Graça: O que achas do evento?
Alexander Asenov: É fixe. Tá tudo muito bem organizado.
Tomás Graça: Alex, tens curiosidade de ver os votos?
Alexander Asenov: Tenho gostaria de ver qual o gosto dos alunos.
L.I.B.E.R.D.A.D.E.
Nos dias 24 e 26 de abril festejamos em grande. Ser livre é poder fazer tanta coisa que nem sei! E tu sabes?
Normalmente, só nos apercebemos do valor do que temos quando perdemos. Parece-te verdade? Sabes o que é a LIBERDADE?
Antes da revolução de abril de 74, talvez não saibas, para se usar um isqueiro na rua, era preciso ter uma licença paga. Uma professora tinha que pedir autorização para se casar e nem sempre o Estado permitia, caso o cônjuge não tivesse uma profissão cujo salário fosse menor. Não havia Nesquik, Fanta, Coca-cola, Pepsodent. Era proibido andar descalço, mas a pobreza obrigada a isso. Foram tempos confusos, para os mais jovens, que tinham que ir para uma guerra longe, sem saber se voltariam, o futuro era incerto e doloroso. Investiga na tua BE. Temos livros e podemos orientar-te para visionares filmes e ouvires músicas.

https://www.storyjumper.com/book/rea d/152963091/64398c50836ea

Tomás Graça: Gostarias de estar na mesa dos votos?
Alexander Asenov: Sim,mas parece um pouco chato.
A professora Ofélia e os alunos do 2º H partilharam leituras sobre a vida na prisão antes do 25 de abril de 74. De como foi detido e torturado e o que sentiu o senhor Domingos Catarino, pai da professora Ofélia. Foi acusado por pertencer ao partido comunista português. E tu, tens algum familiar que se recorde destes tempos? Faz-lhes uma entrevista e apresenta na Biblioteca, para incluir no nosso jornal.