
2 minute read
Notícias às pinguinhas
Da origem aos nossos dias

Advertisement
Este era o tema do projeto da turma 3c_F que depois de concluído foi apresentado aos pais no dia 16 de fevereiro. Começamos com uma apresentação digital da disciplina de Formação Artística recheada de fotografias sobre o trabalho desenvolvido acerca da origem dos instrumentos musicais. De seguida, foram projetados os calendários em francês (relacionados com a origem dos dias da semana), tendo os familiares dos alunos votado para eleger o melhor e por fim, apresentamos o baú das memórias, um trabalho conjunto de Português e Geografia, com recordações da infância dos alunos. Depois saímos do Auditório para os nossos convidados poderem apreciar de mais perto a exposição dos trabalhos de Ciências Naturais e Fisico-Química sobre os modelos da estrutura da Terra, de História relacionados com as especiarias e as receitas da época dos Descobrimentos, os mapas mentais sobre as áreas da Geografia, os calendários à la française e os cartazes e instrumentos musicais criados pelos alunos: paus de chuva e cordofones. Para concluir este convívio, também partilhamos um lanche, promovendo-se um momento informal para troca de impressões e conversa entre os docentes e os encarregados de educação. Foi um gosto receber os familiares e partilhar com eles o resultado dos trabalhos desenvolvidos pela turma ao longo do 1.º semestre.





















Profª Martine Mendes (DT do 3c_F)
Visita de estudo a Lisboa

No dia 15 de fevereiro foi realizada uma visita de estudo a Lisboa, ao Museu arqueológico do Carmo, ao teatro da Trindade e ao Planetário.
Começamos pelo Museu, onde conseguimos observar artefactos desde a Pré-História, obra e peças antigas como múmias. É um museu surpreendente porque parte dele se encontra ao ar livre, nas ruínas do Convento do Carmo.

De seguida, dirigimo-nos ao Teatro da Trindade para conhecer os diferentes espaços. Tivemos oportunidade de ver cenários, vestuário, palcos e o camarote onde se sentava a família real e os lugares das pessoas de cada classe social. Observamos a produção mecânica de efeitos sonoros e os mecanismos para levantar o enorme candelabro e mudar os cenários. Conseguimos observar numa parede uma bala disparada na noite do 25 de Abril. Por último, fomos para o Planetário onde assistimos a uma apresentação sobre galáxias, estrelas, planetas e eventos espaciais. Foi um dia bem preenchido e recheado de surpresas.

Tomás Nunes, 3c_F

Há Carnaval na Quinta do Conde!


No dia 17 de fevereiro participamos no desfile de Carnaval promovido pela Câmara Municipal de Sesimbra.

Chegámos à escola às 8h30min, para colocar o nosso tabuleiro de xadrez ao pescoço e a nossa peça deste jogo de tabuleiro na cabeça, com a ajuda da professora Sandra Alves. Saímos da escola e fomos andando a pé até à avenida 1º de Maio. Quando lá chegámos, dirigimo-nos ao pinhal da Junta de Freguesia, onde lanchamos, e aguardamos a indicação dos organizadores do evento para começarmos a desfilar.



Após o sinal, as escolas dirigiram-se, por ordem, até à avenida, onde deram uma volta inteira. No final do desfile, os alunos que não se juntaram aos seus familiares, regressaram à escola com os professores. O desfile foi muito giro e os fatos eram muito criativos. Foi um belo dia, onde todo o mundo dançou, pulou e cantou. Mas o mais importante, foi o convívio com as pessoas. Passamos mais um dia da nossa vida maravilhosa com as nossas amigas e com a nossa família e isso é mais uma memória para guardar.


Feito por: Diana Morais, Giovana Gimenez e Márcia Silva, 3c_F












