O projeto 2015 ano xvi n 11

Page 1

Mala Direta Básica www.aeasc.net

www.facebook.com.br/aeasc

www.youtube.com/c/AeascSãoCarlos

9912377507/2015-SPI ASSOC ENG ARQUITETOS AGRON DE S C

Jornal

Ano XVI - nº 11

Orgão de divulgação da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos

Foi aberta dia 15 de dezembro, a I Mostra de Arquitetura. São 38 trabalhos, de arquitetos, universidades públicas e particulares e de instituições como a Prefeitura. Confira abertura e o atual local de exposição.

Helena Frasnelli oficializando a Abertura da I Mostra de Arquitetura da AEASC

Está aberta a I Mostra de Arquitetura da AEASC!

São Carlos, 12/2015

AEASC.NET está no ar!

Profissionais do Ano 2015

Amistoso AEASC x AEAARP

Festa de Final de ano

A AEASC, com o intuito de adequar e modernizar a associação à todas as mídias sociais e às ferramentas de internet mais atualizadas, está com novo site. Com layout atualizado e prático, interação entre as mídias e responsividade para os mais diversos aparelhos, o aeasc.net vem para facilitar o acesso às informações sobre serviços e atividades, tanto da entidade como de empresas e instituições parceiras.

Foram escolhidos em assembleia os nomes dos Profissionais que serão homenageados no primeiro semestre de 2016, referente ao ano de 2015. A partir deste ano, além do “Profissional Homenageado do Ano”, e do “Profissional do Ano”, teremos também honras para o “Profissional Acadêmico do Ano”. Confira os nomes nesta reportagem. E a data do Evento já está marcada, será no dia 1º de Abril.

Após o campeonato de futebol da UNACEN, foi promovida pela diretoria de esportes da AEASC, partida de futebol contra a AEAARP - Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto. Após a partida aconteceu churrasco de confraternização entre as associações, em clima de descontração e aproximação entre as duas entidades.

Associados, famílias e amigos aproveitaram o clima de final de ano e se reuniram para aproveitar a festa realizada no Salão de Eventos da Associação, na agradável noite do dia 11 de dezembro. A mudança da festa de final de ano, saindo da virada para outra data em dezembro buscou maior participação dos associados. E foi um sucesso! Boa comida e boa música fecharam com chave de outo o ano de 2015 da AEASC!

Pág. 2

Pág. 2

A aparência ao mesmo tempo Rústica e Sofisticada do Salão da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos é o diferencial que fará da sua festa um evento inesquecível!

PREÇOS ESPECIAIS PARA SÓCIOS AEASC!

Ligue (16) 3368-1020 Confira nossos valores e agende uma visita sem compromisso!

Pág - 1

Pág. 3

Pág. 5


São Carlos, 12/2015

EDITORIAL Chega ao fim nosso primeiro ano de gestão. Com muitas alegrias e conquistas, e desafios pela frente. Uma AEASC mais dinâmica, atualizada, “plugada” nas mídias sociais e em toda esta rede de comunicação chamada internet. Nosso domínio, aeasc.net vem nesta direção, de ser este encontro multimodal midiático, que possibilite vários canais possíveis de encontro e troca de informações com os profissionais, com os interessados, com toda a sociedade. Uma AEASC que crie pregnância e fortaleça sua relevância, que consiga propiciar influência positiva nas decisões referentes aos Conselhos profissionais, nas decisões do Município, pelos que ela representa, e por toda a população. Por isso caminhamos: pelo fortalecimento da classe dos profissionais de engenharia, arquitetura e agronomia são-carlenses, e por toda a sociedade civil desta cidade, que almejamos que esteja sempre mais próxima do título com a qual é conhecida, a “cidade da tecnologia”. Por uma cidade que seja acessível, com mobilidade, com inteligencia social e urbana. Por profissionais que percebam a importância das entidades de classe para a defesa e melhor respaldo na realização de suas atividades profissionais. Pela reunião de todos em prol do bem comum. Agradeço a todos os diretores e colaboradores pelo caminho percorrido até aqui. Ainda há metade dele a caminhar. Com as fundações prontas, vamos em frente, edificar nosso projeto de modernização e de crescimento de nossa associação!

Boa leitura a todos, e um feliz 2016!

Giuliano Hildebrand Cardinali Diretor Presidente

Expediente: O Jornal O PROJETO é publicação mensal e de distribuição gratuita da Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos de São Carlos, AEASC. Editoração: Inka Estúdios/São Carlos-SP (16) 3201-5551 Direção de Arte: Fernando Borges D’Antonio Jornalista Responsável: Nívea Maria Noriega Lopes Redação: Marina A. Dulcini Demarzo Nívea Maria Noriega Lopes Stela Martins Revisão: Marina A. Dulcini Demarzo Tiragem: 2100 exemplares

AEASC.NET está no ar! INFORMAÇÕES SOBRE OS SERVIÇOS DA ASSOCIAÇÃO, EVENTOS, FOTOS, CURSOS, ALUGUEL DO SALÃO, TUDO EM UM ÚNICO LUGAR. Este mês o novo site da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos, o AEASC.NET tornou-se público, completo e atualizado. O objetivo do AEASC.NET é reunir

Profissionais do Ano da AEASC completa 21 anos PREMIAÇÃO QUE FAZ PARTE DO CALENDÁRIO OFICIAL DA CIDADE E QUE HOMENAGEIA PROFISSIONAIS DA ÁREA, ESTE ANO GANHA MAIS UMA CATEGORIA: ACADÊMICO DO ANO. Criado em 1994 o Prêmio Profissional do Ano e Profissional Homenageado, da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC), chega a 21ª edição, com algumas novidades, entre elas mais uma categoria de homenageado. O evento faz parte do Calendário Oficial da cidade, pois de acordo com a Lei Municipal n° 10.759 de 04 de janeiro de 1994, os títulos de Profissional do Ano e Profissional Homenageado são outorgados pela Câmara Municipal de São Carlos, em Sessão Solene, marcada em comum acordo com os Presidentes da AEASC e da Câmara, normalmente nos meses de março ou abril do ano seguinte ao das eleições. No mesmo dia, é promovido um Jantar em homenagem aos agraciados na sede da AEASC. A data do 21º Prêmio Profissionais do Ano 2015 já foi definida, dia 1º de Abril. Todo ano podem concorrer profissionais registrados no CREA (engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos e

numa só ferramenta, todos os serviços oferecidos aos associados da entidade: locação do salão de festas, do auditório, os eventos e cursos, a história da entidade, o Estatuto para consulta e a composição da diretoria. E em um futuro próximo, o espaço do associado. Além disso, também poderão ser encontradas as notícias sobre tudo que acontece na AEASC, as imagens que marcaram esses acontecimentos e os

meteorologista) ou CAU (arquitetos e urbanistas). Mas os indicados para Profissional do Ano e o Profissional Homenageado não podem ser membros da diretoria em exercício da entidade. Como é feita a escolha Em reunião realizada na sede da AEASC, o colegiado composto pelos diretores, conselheiros e associados da AEASC, participa da votação da seguinte forma: são 3 votações por categoria. Na primeira votação, os Associados votarão em 3 (três) nomes indicados. Os 5 (cinco) mais votados apresentam-se para a segunda votação. Na segunda votação, os Associados votarão em 2 (dois) nomes dentre os 5 (cinco) mais votados na primeira apuração. Os 2 (dois) mais votados apresentam-se para a terceira votação. Na terceira votação, os Associados votam em 1 (um) só nome. O mais votado será o "eleito". Em caso de empate será proclamado o de maior idade. Em qualquer das votações, o indicado que atingir a maioria simples será proclamado o eleito. Quem são os escolhidos O “Profissional do Ano” é aquele que mais se destacou no ano calendário, no exercício de suas atividades profissionais, desde que atuante no município de São Carlos, que seja possuidor de exemplar probidade profissional, bem como, conduta eminentemente humana no relacionamento de trabalho. Já o “Profissional Homenageado” é aquele que durante sua vida profissional tenha contribuído de forma notável para o desenvolvimento da área tecnológica e social.

parceiros da Associação, como a Mútua - a Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA. No AEASC.NET você pode entrar em contato com a Associação por e-mail e compartilhar o conteúdo que você escolher através das redes sociais mais populares. Visite o AEASC.NET, dê sua opinião e compartilhe essa ferramenta de comunicação.

sionais falecidos neste ano também na Sessão Solene, na presença de seus familiares. Segundo Carlos Alberto Martins, membro do Conselho Consultivo da entidade, “qualquer associado ativo da AEASC indica nomes para cada uma das categorias. Essas indicações são analisadas em reunião conjunta da Diretoria e do Conselho Deliberativo, a quem caberá homologar as indicações objeto da eleição”. Neste ano, quando completa 21 anos de premiação, a AEASC criou mais uma categoria: “Acadêmico do Ano”, para homenagear os Profissionais que atuam nas instituições de ensino da Engenharia, Agronomia e Arquitetura. E os nomes escolhidos para serem homenageados nesse ano foram:

PROFISSIONAL DO ANO: Geólogo Marcelo Roselli HOMENAGEADO DO ANO: Engenheiro Silvio Coelho ACADÊMICO DO ANO: Prof. Eng. Civil Simar Vieira de Amorim HOMENAGENS PÓSTUMAS: Prof. Eng. Civil Lafael Petroni Prof. Eng. Químico Marco Giulietti

Além destas categorias, ainda são feitas homenagens póstumas aos profisPág - 2


www.aeasc.com.br

I Mostra de Arquitetura da AEASC foi aberta para o público EVENTO APRESENTA À POPULAÇÃO UM QUADRO DA PRODUÇÃO DOS ARQUITETOS LOCAIS E DA DIVERSIDADE CRIATIVA EXISTENTE EM SÃO CARLOS Nesta terça-feira (15), às 20h na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC) um coquetel com a presença de cerca de 150 pessoas, marcou a abertura da I Mostra de Arquitetura da entidade. Estão expostos 38 trabalhos de profissionais da cidade, entre arquitetos de escritórios de arquitetura, universidades públicas e particulares e instituições como a Prefeitura, e 6 estudantes de arquitetura. A maioria projetos estão com suas obras já estão concluídas. “É uma alegria muito grande porque nós conseguimos hoje reunir aqui na Associação, na Casa dos Engenheiros e Arquitetos, um número grande de

Ano XVI - nº 11

profissionais da área. Além disso realizar essa integração entre os profissionais e o público presente é muito rico”, disse Helena Regina F. Fernandes, arquiteta vice-presidente de Arquitetura da AEASC e coordenadora da I Mostra de Arquitetura da AEASC. Os trabalhos inscritos surpreenderam os organizadores pela diversidade de temas, desde construções residenciais até prédios públicos como o Observatório da UFSCar, por exemplo. Assim quem for visitar a Mostra verá ambientes dos mais variados com apresentação que vai agradar aos profissionais da área e também às pessoas que estão construindo ou pretendem construir. "A Mostra está fantástica. E comemorar o Dia do Arquiteto abrindo a I Mostra de Arquitetura da AEASC é muito bom. Esse era um compromisso que nós tínhamos desde o início desta gestão, de aproximar os arquitetos e a Associação e para realizarmos esse evento todo ano, eu já assino embaixo. Acredito mesmo que o CAU (Conselho dos Arquitetos e Urbanistas), que está nos apoiando nesse evento, vai fazer o mesmo em 2016.”, declarou o presidente da AEASC, Giuliano Cardinalli. O diretor adjunto do CAU no interior e ex-presidente da AEASC, Reginaldo Peronti estava também feliz com a Mostra e a presença do público na abertura: “Olha eu estou em estado de

graça. É muito bacana ver os colegas todos reunidos e essa Mostra é a cara de São Carlos, já que grande parte dos profissionais que participam dessa exposição é responsável pela mudança da paisagem urbana da cidade. É muito bacana poder mostrar para a sociedade todo esse talento.”, declarou. A Mostra ficou por três dias no Salão da AEASC, e hoje pode ser visitada, até o final do mês de janeiro, no Passeio São Carlos.

Homenagem Também estão expostos os croquis que João Filgueiras Lima, conhecido como Lelé, fez e doou para a Prefeitura de São Carlos construir o Hospital Escola Municipal “Dr. Horácio Carlos Panepucci”. Esse material foi cedido pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos, para essa apresentação pública como uma homenagem da I Mostra de Arquitetura da AEASC a um dos maiores arquitetos do Brasil, que faleceu em 2014 em Salvador, na Bahia. “Eu acho justa e importante a presença do arquiteto Lelé entre nós já que ele está indelevelmente marcado na história e no futuro de nossa cidade com essa obra extraordinária que é o Hospital Escola.”, disse o arquiteto e professor do Instituto de Arquitetura da USP São Carlos, Carlos Martins.

DIRETORIA AEASC

Biênio 2015-2016

DIRETOR PRESIDENTE Eng. Agrônomo Giuliano Hildebrand Cardinali PRIMEIRO VICE-PRESIDENTE DE ENGENHARIA Eng. Civil Douglas Barreto SEGUNDO VICE-PRESIDENTE DE ENGENHARIA Eng. Civil Agnaldo José Spaziani Junior VICE-PRESIDENTE DE ARQUITETURA Arquiteta Helena Regina Frasnelli Fernandes VICE-PRESIDENTE DE AGRONOMIA Eng. Agrônomo Alessandro Di Salvo PRIMEIRO SECRETÁRIO Eng. Civil Dagoberto Dario Mori SEGUNDO SECRETÁRIO Eng. Mecânico Diniz Amilcar Matias Fernandes PRIMEIRO TESOUREIRO Eng. Eletricista Márcio Barcellos SEGUNDO TESOUREIRO Eng. Civil Caio Gustavo Pereira Denari Diretor Social Titular: Eng. Agrônomo Marcus Seabra de Castro Adjunto:Eng. Civil João Carlos Greco Diretor Cultural Titular: Eng. Civil Caio Cesar Sacchi Adjunto: Eng. Agrimensor Diego Martins Diretor de Esportes

Exposição da I Mostra de Arquitetura já no Passeio de São Carlos

Titular: Eng. de Produção Fernando Blanco Adjunto: Eng. Civil Paulo Sérgio Luciano Diretor de Patrimônio Titular: Eng. Civil André Rodrigues Moretti Adjunto: Eng. Eletricista Edgar Arana CONSELHO DELIBERATIVO Conselheiros Titulares 1º Titular: Eng. Eletricista Carlos Roberto Perissini 2º Titular: Eng. Civil Walter Barão França 3º Titular: Eng. Civil José Carlos Paliari 4º Titular: Eng. Civil Simar Vieira de Amorim 5º Titular: Eng. Civil Rafael Sancinetti Momesso

Amistoso AEASC e AEARP Após o campeonato de futebol da UNACEN (União das Associações do Centro Norte), em que a AEASC ficou em 3º lugar, surgiu a oportunidade de

uma maior aproximação entre duas entidades de classe, a de São Carlos, e a de Ribeirão Preto. Como fruto desta reunião desportiva, em 13 de Dezembro de 2015, a diretoria de esportes da AEASC promoveu uma partida de futebol contra a AEAARP Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto, partida está que terminou empatada em 3 x 3 no tempo normal e com triunfo da

AEAARP nos pênaltis. Após a partida foi realizado um churrasco de confraternização entre as associações, visando entrelaçar ainda mais as relações entre as entidades de classe. De pé da esquerda para a direita: Carlos, César, Lucas, Gustavo, Edgard, Caio, Paulo e Fernando. Agachados da esquerda para a direita: Anderson, Emerson, Rogério, Rodrigo, Ricardo e André.

Suplentes 1º Suplente: Arquiteta Viviani Locilento Sanches 2º Suplente :Eng. Civil José Bernardes Felex 3º Suplente:Eng. Civil João Henrique Salvino Conselheiros do CREA-SP Eng. Civil José Eduardo de Assis Pereira - AEASC Eng. Civil Simar Vieira de Amorim - UFSCar Eng. Civil Paulo César Lima Segantine - EESC/USP Eng. Agrônoma Juliana Maria Manieri Varandas - UNICEP Conselheiro do CAU-SP Arq. Reginaldo Peronti

Inspetor Chefe do CREA-SP UGI São Carlos Eng. Civil Caio Gustavo Pereira Denari

Atletas que participaram desta partida (time da AEASC de vermelho) Pág - 3

Atletas após partida, com o presidente da AEAARP (ao fundo, de azul escuro, sem boné).


São Carlos, 12/2015

Jantar de Fim de Ano da AEASC EVENTO DE CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO DA ASSOCIAÇÃO Ao invés da tradicional festa de Réveillon que a AEASC propiciava à cidade todos os anos, em 2015, ao invés desta comemoração, a associação decidiu realizar uma grande festa de confraternização para sócios, amigos e familiares, em que celebrou o ano que passou e ainda duas datas importantes para os sócios da entidade: o dia dos engenheiros e arquitetos, que tem suas datas comemorativas muito próximas. Os engenheiros, que são comemorados em 11 de dezembro, e os arquitetos, no dia 15 do mesmo mês. Por isso aconteceu, neste último dia 11 de dezembro, a Festa de Final de Ano da AEASC. Esta mudança de direcionamento da festa de final de ano, saindo da virada

para outra data no mês de dezembro, teve embasamento econômico e de foco, pensando em qual seria o melhor benefício e maior participação dos associados, e as motivações mais relevantes de realizar tal confraternização: a comemoração das datas profissionais, a reunião de um maior número de associados, a festa voltada ao perfil profissional que a entidade representa. Assim, os associados, suas famílias e amigos aproveitaram o clima de final de ano e se reuniram para aproveitar a festa realizada no Salão de Eventos da Associação, na agradável noite de sexta-feira, que incluiu palavras de agradecimento do Presidente pelo ano corrido, a chamada dos diretores presentes para se reunirem a ele, e a apresentação oficial dos três profissionais que serão homenageados em nosso Jantar do Profissional do Ano que ocorrerá em 2016, todos presentes compartilhando deste importante momento. Comida e bebida farta, boa música com Leo Presley e a banda Máfia de Menphis, ótimos papos e muitos elogios deram o tom da noite. Confira quem esteve lá e o sucesso que foi nosso Jantar de Final de Ano.

Pág - 4


www.aeasc.com.br

Pรกg - 5

Ano XVI - nยบ 11


São Carlos, 12/2015

PARABÉNS AOS

ASSOCIADOS Janeiro

Fevereiro

QUEBRA-CABEÇA: Viagem Um homem viaja para Kasoa. Em uma parada, ele encontrou um homem com 7 mulheres. Cada mulher tinha 12 filhos e 12 filhas. Cada filha de cada mulher tinha 4 filhos e 7 filhas. Cada filho de cada mulher tinha 7 filhos e 4 filhas. Cada neta tinha 4 amigos. Quantas pessoas chegaram a Kasoa?

9

4

1

2

6

5

5 2

4

3

1

Sudoku

2

6

8

7 4

1

Alberto Luiz Pinto

Darli Lazzarini Junior

Gisele Terra Lustre

André Luiz D. Júnior

9

1

03/02 Jonas Marini Caio Sergio Martins de Oliveira 05/02 Jose Ronaldo Paschoalino

04/01 Reinaldo Crepaldi

Nemesio N. Batista Salvador 06/02 Vicente Rafael Daló

05/01

3

5

01/02 Osnei Antonio Tiberti

João Ciarrocchi Lopes

7

4 3

Mario Luiz Tronco

Paulo Cesar Castral

8 1

Como houve uma economia de 20 minutos, significa que o encontro entre motorista e inglês se deu às 17:50 hs. Portanto,andou por 50 minutos.

4

6

Resposta do mês de Novembro

03/01

6 8

Jose Francisco Rodrigues

01/01

4

2 5

Itamar Beu Vaz De Lima

8

Jose Antonio R. Goncalves

2

07/01

Emilio Carlos P. De Sousa

Homero Schiabel 08/02 Jose Roberto Campos

Jose Airton Fontes Angelo Augusto Picin Oioli

O jogo de adivinhações

Diogenes Valdanha Filho 09/02 Bruno Gavassa

09/01

Dois homens, um ignorante e um sábio, grande conhecedor das coisas do mundo, vão fazer um jogo de perguntas e respostas, onde cada um faz perguntas ao outro. Acordam que se o ignorante não souber a resposta, ele paga um real ao outro, se é o sábio que não souber a resposta ele paga cem reais ao outro.

patas e late? - Não sei. Toma 1 real. - Faz uma pergunta agora você – diz o sábio. - Tá bom! O que é que tem oito patas de manhã e quatro de tarde? O sábio pensa, pensa, pensa, mas depois de uma hora sem achar a resposta, tem que desistir: - Não sei. Toma cem reais. Qual é a resposta? - Não sei. Toma um real.

Jose Fernando Martinez Joaquim Bartolomeu Rassini

12/02 Salvador Homce de Cresce 13/02 Marcus Vinicius Estigoni

Jose Antonio Fragalli 10/01 Jose Nasser

Elio Tarpani Jr 14/02 Giuliano Hildebrand Cardinali

Rodrigo Pandolfelli Giulio Peterlevitz Frigerio 11/01 Valdir Schalch

15/02 Marcos Antonio Pierri

12/01 Gerson Petrucelli Filho Durval Sergio Ferreira Benedito de M. Purquerio Jose Francisco P. Assumpção 13/01 Newton Filizola

4 1 5 2 7 6 9 8 3

7 3 2 9 8 4 1 5 6

1 8 4 3 9 7 6 2 5

6 5 9 8 2 1 3 4 7

2 7 3 4 6 5 8 1 9

3 9 1 5 4 2 7 6 8

5 2 7 6 3 8 4 9 1

8 4 6 7 1 9 5 3 2

R

16/02 Maria Inez M. M. Fiorentino

9 6 8 1 5 3 2 7 4

Começa o sábio: - O que é que tem quatro patas e mia? - Não sei. Toma 1 real. - O que é que tem 4

Rogerio Giglio Ferreira Monica Maria M. R. Penteado 15/01 Paulo Roberto Altomani Paulo Rogério Berto 17/01 Francisco Caputo Filho 17/02 Vinicio Bolivar G. Cueto Jose Carlos Blanco 18/01

CUSTO DA CONSTRUÇÃO RESIDENCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, PADRÃO R8-N, ÍNDICE BASE FEV/07=100 Mão de Obra

Material

Administrativo

Variação (%)

Variação (%)

Variação (%)

Variação (%)

12 Índice Mês Ano meses

Índice Mês

Ano

12 meses

jul/14

67,19 0,59 5,68

6,32

194,79 0,62

7,49

ago/14

67,97 0,47 6,17

6,64

196,02 0,63

set/14

67,99 0,01 6,18

6,52

196,02 0,00

21/01 Ana Claudia C. Bianchim 22/01 Carlos Cesar Ronquim

Mês

Ano

12 meses

Índice

Mês

Ano

12 meses

7,79

136,30 0,58

2,82

3,96

190,73

0,00

8,42

8,68

8,16

8,40

136,61 0,23

3,06

3,88

191,54

0,43

8,88

9,15

8,16

8,33

136,50 -0,08 2,98

3,59

193,93

1,25

10,23

10,23

Índice

out/14

68,19 0,12 6,31

6,48

196,43 0,21

8,39

8,48

136,39 -0,09 2,89

3,16

196,15

1,15

11,50

11,50

nov/14

68,23 0,02 6,34

6,40

196,43 0,00

8,39

8,48

136,46 0,06

2,95

2,97

196,15

0,00

11,50

11,50

dez/14

68,28 0,03 6,37

6,37

196,43 0,00

8,39

8,39

136,57 0,08

3,03

3,03

196,15

0,00

11,50

11,50

jan/15

168,83 0,33 0,33

6,66

197,31 0,45

0,45

8,84

136,71 0,10 0,10

3,09

197,67

0,77

0,77

11,78

fev/15

169,00 0,10 0,43

6,52

197,31 0,00

0,45

8,58

137,08 0,27

0,37

3,12

197,67

0,00

0,77

11,78

mar/15

69,10 0,06 0,48

6,50

197,31 0,00

0,45

8,46

137,28 0,15

0,52

3,24

197,67

0,00

0,77

11,78

abr/15

169,66 0,34 0,82

6,69

197,31 0,00

0,45

8,43

138,48 0,88

1,40

3,78

197,67

0,00

0,77

11,78

mai/15

73,41 2,21 3,05

7,22

204,17 3,48

3,94

9,83

138,80 0,23

1,63

3,01

203,36

2,88

3,68

11,81

jun/15

175,52 1,21 4,30

5,60

208,16 1,95

5,97

7,52

138,91 0,08

1,71

2,50

205,10

0,85

4,56

7,53

jul/15

176,00 0,28 4,59

5,27

209,06 0,43

6,43

7,32

138,91 0,00

1,71

1,92

206,13

0,50

5,09

8,08

Custo unitário básico no Estado de São Paulo, padrão R8-N, julho de 2015

R$/m² Mão-de-obra (com encargos sociais)* Material Despesas Administrativas Total

Participação (%)

731,36

59,79

453,89

37,10

38,01

3,11

1.223,26

100,00

Custo unitário básico no Estado de São Paulo*, julho de 2015 em R$/m²

Padrão baixo Custo m²

R-1 PP-4 R-8 PIS

Padrão Normal %mês

1.209,08 0,36

R-1 PP-4 R-8 R-16

%mês

1.491,25 1.401,70 1.223,26 1.186,02

0,34 0,29 0,28 0,27

1.784,90 1.432,99 1.539,80

0,35 0,29 0,24

Custo da construção comercial, industrial e popular no Estado de São Paulo, julho de 2015 em R$/m² CAL (comercial andares livres) e CSL(comercial - salas e lojas), GI (galpão industrial) e RP1Q (residência popular)

CAL-8 CSL-8 CSL-16 RP1Q GI

Custo m² 1.407,55 1.209,26 1.623,47 Custo m² 1.329,26 688,57

Padrão alto %mês 0,25 0,24 0,24 %mês 0,36 0,28

23/01

20/02 Jose Hiroki Satto 22/02 Marcelo Ap. G. do Prado Marcel Claro 23/02 Paulo Lage de Castro

Paulo Ignácio F. de Almeida Edmilson Roberto Gavioli 24/01

Jose Bernardes Felex 24/02 Teresinha de Jesus Bonuccelli

Carlos Alberto F. Martins

Marcos Antonio Garcia Ferreira

Herivelto M. dos Santos 25/01 Telma Cristina Pichioli

Marcos Vinicio Costa Agnesini 25/02

Jorge Goncales Kanno

Murilo Constantino Mucholin

Jose Renato Coury

Paulo Roberto Holmo

26/01

27/01 Maurício Pacheco Terence

26/02 Marcelo Lacerda Roselli Jose Elias Laier

29/01 Renato Gibertoni

Walter Pivato Ferreira Neto 27/02

Jose Luis Morelli 31/01 Jurandyr Povinelli

Camila Calonego Barros Leandro Augusto G. de Godoi

(*) Conforme Lei 4.591 de 16 de dezembro de 1964 e disposto na NBR 12.721 da ABNT. Na formação do Custo Unitário Básico não foram incluidos os itens descritos na seção 8.3.5 da NBR 12.721/06

(*) Encargos Sociais: 176,49%

Padrão Normal

Joao Mauro Ruocco

30/01

Custo m² %mês

R-1 R-8 R-16

Rodrigo Ciciliano

Alvaro Ramiro Curilla

Padrão alto

Custo m²

19/02

19/01 Sonia Lucia M. Silva Costardi

Global

Data

Pedro Beni Damianovic Alexandre Guerra Gomes

Custo m² CAL-8 1.492,50 CSL-8 1.316,69 CSL-16 1.750,96

%mês 0,25 0,24 0,24

Salário médio com encargos sociais no Estado de São Paulo, julho de 2015

Função

R$/h

Variação mês (%)

Engenheiro

44,25

0,50

Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos e-mail: aeasc@aeasc.net Telefones: (16) 3368-1020 (NET) Endereço: Rua Sorbone, nº 400 – Centreville São Carlos – SP – CEP:13560-760, São Carlos-SP

(*) Conforme Lei 4.591 de 16 de dezembro de 1964 e disposto na NBR 12.721 da ABNT. Na formação do Custo Unitário Básico não foram incluidos os itens descritos na seção 8.3.5 da NBR 12.721/06

www.facebook.com/AEASC Fonte: Sinduscon-SP http://www.sindusconsp.com.br/downloads/estprod/economia/2015/07_jul/07_boletimeconomico_julho2015.pdf

Pág - 6


www.aeasc.com.br

Ano XVI - nº 11

ESPAÇO CREA CREA-SP responde dúvidas frequentes de Agronomia, Geologia e Engenharia de Minas (Parte 3/3) 11. Quem pode executar trabalho de transplante de árvore? A atividade de execução de transplante de árvores compete ao Eng. Agrônomo ou Eng. Florestal, em face dos mesmos possuírem atribuições profissionais referentes aos artigos 5° e 10 da Resolução n° 218/73, respectivamente, com ênfase à área de “Parques e Jardins” e “Manejo Florestal”. 12. Engenheiro Agrícola pode exercer montagens de equipamentos mecânicos? Informamos que o Engenheiro Agrícola está habilitado a projetar equipamentos agrícolas. No presente caso, podemos considerar que o secador de cereais e seus acessórios (elevadores de caneca, roscas transportadoras, máquinas de limpeza), são equipamentos agrícolas. Portanto, o Engenheiro Agrícola irá apenas acompanhar a montagem dos equipamentos projetados por Engenheiro Mecânico, não havendo impedimento quanto à realização dessa atividade. 13. Engenheiros Florestais podem responsabilizar-se por “usina de tratamento de madeira em autoclave e pela atividade de artigos de carpintaria para construção e de casas de

madeira pré-moldadas”. Engenheiros Florestais podem atuar como responsáveis técnicos em usina de tratamento de madeira com uso de autoclave. Podem responsabilizar-se pelo projeto e execução utilizando estruturas de madeira, desde que sejam para fins florestais, conforme discriminado no artigo 10 da Resolução 218/1973 do Confea e quanto à “atividade de artigos de carpintaria para construção”, caso se refira ao comércio de artigos, esta atividade não está afeta à fiscalização do Sistema Confea/ CREAs. 14. Engenheiro Florestal pode elaborar e “assinar” estudos hidrológicos de cotas de inundação? Engenheiro Florestal possui competência para elaborar e se responsabilizar tecnicamente por estudos hidrológicos de cotas de inundação em áreas florestais ou rurais; em áreas urbanas, s.m.j., apenas quando da implantação de parques e jardins ou florestas urbanas. 15. Engenheiro Florestal pode realizar projeto de barragem? O Engenheiro Florestal não possui atribuições profissionais para atividades de projeto de execução de barragens, tendo em vista o contido na Decisão Normativa nº 61/98 do Confea, a qual

designa como habilitados os Engenheiros Agrônomos e Engenheiros Agrícolas.

a emissão de receituário agronômico para utilização do herbicida Arsenal N.A.

16. Se na nota fiscal são emitidos 4 produtos, defensivos agrícolas, eu devo fazer uma receita para cada produto, ou eu posso colocar todos no mesmo receituário agronômico? Recolho também uma ART para cada produto?

18. Engenheiro Agrônomo pode responsabilizar-se por projetos simples de terraplenagem, tais como: aterro e desaterro de terrenos, nivelamento em terrenos pequenos para construção civil?

O recolhimento de ART para receita agronômica independe do número de produtos constantes da nota fiscal, sendo que as prescrições de vários produtos podem ocorrer em uma mesma receita, o que passou a ser possível a partir da edição do Decreto nº 4.074/02. 17. É necessária a emissão do receituário agronômico para o produto Arsenal N.A? Tendo em conta o que determina a Lei nº 7.802/89 e a alta toxidade do produto, conclui-se que é necessária

A atividade do Engenheiro Agrônomo está restrita à área rural ou às finalidades agrícolas. Em nenhum ponto da legislação encontramos abertura que permitisse estender a atribuição do Engenheiro Agrônomo a finalidades não agrícolas. Considerando o acima exposto, conclui-se, s.m.j., que Engenheiros Agrônomos não poderão elaborar ou responsabilizar-se por projetos de terraplenagem para fins de construção civil. Fonte: http://www.creasp.org.br/perguntas-frequentes/agronomia

ESPAÇO CAU CAU/SP e ABNT disponibilizam pontos de acesso gratuito às normas técnicas AEASC FARÁ PARTE DESSA DISPONIBILIZAÇÃO O CAU/SP e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) assinaram, no último dia 25/11, um termo de distribuição de pontos de acesso gratuito às normas técnicas com o objetivo de desenvolver ações para facilitar utilização dos documentos por arquitetos e urbanistas, qualificando seus projetos arquitetônicos. A assinatura ocorreu durante a 2ª Conferência Estadual de Arquitetos e Urbanistas do CAU/SP, evento realizado no Club Homs, na capital paulista, com a presença do Presidente do CAU/ SP, Gilberto Belleza, do Diretor Adjunto de Negócios da ABNT, Odilão Baptista Teixeira, e do Diretor de Relações Institucionais do CAU/SP, Carlos Alberto Silveira Pupo.

APOIO:

551 (16) 3201 5

Agora você pode assistir às palestras AO VIVO PELA INTERNET!

estúdios

Pág - 7

O acordo firmado prevê a oferta de pontos de acesso gratuito, em todo o Estado de São Paulo, para consulta das normas, via web, pelos profissionais registrados no CAU/SP, ativos e em dia com o Conselho, sem possibilidade de impressão. A iniciativa se dá por meio do módulo ABNT COLEÇÃO – um sistema de gerenciamento, com atualização automática diária, visualização ilimitada, sem limite de usuários mesmo simultâneos, de todo o acervo de Normas Técnicas Brasileiras da ABNT ou de coleções customizadas para as atividades do Arquiteto e Urbanista. Os pontos de acesso serão instalados nas sedes regionais do CAU/SP e em entidades parceiras – selecionadas a partir do número de profissionais ativos por região e pela representatividade em cada município atendido. Em contrapartida, as entidades serão

responsáveis pela disponibilização de equipamento com a configuração mínima exigida e adequado uso do ponto em função dos acessos permitidos. Segundo o Diretor de Relações Institucionais do CAU/SP, “a utilização das normas é uma forma de resposta às exigências de mercado, com o fornecimento de produtos de qualidade, de forma a sensibilizar todos os envolvidos na produção de projetos quanto à importância das normas técnicas para o desenvolvimento do País”. Veja a lista PARCIAL e a espera de liberação, dos locais de acesso já definidos: http://www.causp.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/Pontos-ABNT_03-12-2015.pdf A AEASC será o ponto de acesso no município de São Carlos. Em breve estará disponibilizado e acessível a todos os arquitetos! Fonte: http://www.causp.gov.br/?p=22004

Em parceria com a INKA Estúdio Audiovisual, a AEASC agora disponibiliza todo o conteúdo das palestras via internet. Para ficar por dentro das novidades curta a nossa página no Facebook, e assine nosso Canal do Youtube!

www.youtube.com/c/AeascSãoCarlos

www.facebook.com/AEASC


Sรฃo Carlos, 12/2015

! "# # $ %& # # ' #

(

# ) ( ! #

# # $

* % #

! "# # $ %& # # ' #

& # # ) +# #,

# # $

! "# # $ %& # # ' # & # #

# # $

- % #

Pรกg - 8


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.