Adventist World Portuguese - September 2019

Page 26

VISÃO GLOBAL

O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE A EXPERIÊNCIA DO VIVER EM CRISTO TED WILSON

ENFRENTANDO A MALDADE Enquanto Wesley pregava, um barulho começou a ficar muito alto. Rapidamente, uma turba contratada por sacerdotes locais chegou até eles, empurrando um touro bravo e ensanguentado. No entanto, o touro recusou-se a atacar Wesley e o grupo de pessoas que o ouviam; pelo contrário, ele corria ao redor do grupo enquanto “cantavam louvores a Deus e oravam tranquilamente, por cerca de uma hora”. Frustrada, a turba forçou o touro na direção da mesa sobre a qual Wesley estava. Quando ele caiu, seus amigos o levantaram e o levaram para outra área, onde continuou pregando. Enquanto isso, “a turba se vingou na mesa, arrancando um pedaço dela”, conforme registrado no diário de Wesley. Essa foi apenas uma das muitas perturbações que John ­Wesley, fundador da Igreja Metodista, e seus seguidores enfrentaram enquanto pregavam o “cristianismo bíblico”, como denominado por Wesley. Às vezes, eles levavam pedradas; outras vezes, eles jogavam o conteúdo do esgoto nos pregadores metodistas e os espancavam. Frequentemente a turba invadia os lares metodistas, “destruindo móveis e bens; roubavam o que quisessem e agrediam brutalmente homens, mulheres e crianças”, descreveu Ellen White (O Grande Conflito, p. 259). No entanto, convencidos da presença de Deus, Wesley e seus seguidores continuavam pregando. Quando Wesley chegou ao fim da vida, os seguidores dos seus ensinamentos já passavam dos cem mil. A HARMONIA ENTRE A LEI E O EVANGELHO Mas por que tanta maldade contra Wesley e seus ensinamentos? Por que o ódio? Porque ele ousou pregar a verdade. “Há uma ligação próxima entre a lei e o evangelho”, disse ­Wesley. De um lado, a lei abre-nos o caminho continuamente e nos leva ao evangelho; por outro lado, o evangelho continuamente nos leva a um cumprimento mais completo da lei. [...] ‘Isso é impossível para o homem.’ Mas Deus prometeu que nos dará esse amor e nos fará humildes, mansos e santos” (tinyurl.com/y2cpcetr). Atualmente, tanto quanto no século 18, muitos consideram os defensores dos ensinamentos bíblicos de Wesley “legalistas”

26

R e v i s t a A d ve n t i s t a // A d ve n t i s t Wo r l d // Setembro 2019

Foto: Jeremy Vessey

O poder do evangelho

O

dia começou tranquilo na pequena cidade inglesa de Pensford. Homens, mulheres e crianças dirigiam-se para uma grande área verde bem próxima à cidade. O grande pregador John Wesley estaria lá, e as pessoas estavam ansiosas para ouvi-lo. Devido à sua baixa estatura, Wesley subiu em uma mesa e pregou o evangelho que encontrou em Jesus Cristo, explicando que este era composto de dois aspectos. Primeiro, todos pecamos e precisamos de um Salvador, e, por mais que tente ser “bom”, ninguém pode salvar-se a si mesmo. A justificação é somente pela fé. Segundo, Deus oferece salvação sobre o poder do pecado. Wesley explicou que a salvação não seria completa sem essa promessa do evangelho. Por meio da justificação, todos os filhos de Deus são libertos da culpa do pecado, e a santificação os liberta do seu poder (tinyurl.com/yxtqokvn).


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.