#21 Sob o domínio do medo

Page 55

AçÕES para um mundo melhor

DES COM O que fazer PLI CAN com madeira de demolição? DO por

INTRAPRENEUR Empreendedor interno. Pessoa que dirige uma unidade do negócio como se ela fosse uma empresa independente.

MODELO DISRUPTIVo Empresas menores (entrantes) que conseguem entrar no mercado através da apresentação de uma tecnologia ou serviço de ruptura e fazer sucesso.

PDCA (PLAN, DO, CHEK AND ACT) Planejar, Desenvolver, Controlar e Agir corretamente. Ferramenta que implica na melhoria de todos os processos de fabricação ou de negócios.

eber freitas

|

imagens

divulgação

O desmatamento predatório e irregular, infelizmente, é a principal fonte de fornecimento de material para a construção civil no Brasil. Embora a atividade venha apresentando uma redução sensível – o governo estima que houve uma diminuição de 28% entre setembro de 2011 e outubro de 2012 –, o setor ainda é um dos maiores consumidores dessa matéria prima. E o pior: parte da madeira é utilizada para sustentar andaimes e outros usos menos nobres, sendo descartada após o término de uma obra. Mas um fato é certo: o material jogado fora ainda pode ser perfeitamente utilizado. Um exemplo disso é a empresa Madeira de Demolição, parte do Grupo São Gabriel, que resolveu investir nesse segmento para criar móveis e itens de decoração. Este material, – que seria descartado, gerando resíduos e um passivo ambiental – está sendo reutilizado de forma a gerar uma nova cadeia produtiva. É um ensaio de uma nova lógica sustentável. O grupo cria móveis e itens de decoração a partir da reutilização de madeira – conferindo um ar rústico e elegante ao lar, e aliviando um pouco mais a pegada ambiental da construção civil. O portfólio

de produtos abrange móveis, pergolados, mesas, portas e dormentes de madeira, dentre outros. A iniciativa surgiu em 2009, quando a empresa percebeu a alta demanda do mercado por esse tipo de produto. “Como temos muita ligação com a região norte do PR, onde as madeiras têm sua origem, desenvolvemos um trabalho na internet para atrair demanda, gerando um link entre a origem do produto e o mercado, principalmente o paulistano”, afirma Vinícius Zanutto, diretor da empresa Madeira de Demolição. Sobre a origem da matéria-prima para a fabricação de novos itens, ele explica: “nossa madeira não é proveniente de obras comuns, e sim casas em madeira superantigas, geralmente do Paraná, que são substituídas por alvenaria. Alguns parceiros fazem a demolição e negociamos diretamente com eles”. O modelo de negócios abrange tanto o B2B, ou seja, a venda para outras empresas da cadeia logística, quanto a venda direta para os consumidores de material com valor agregado – como os móveis e itens de decoração rústicos.

humor

junho/julho 2013

administradores.com

55


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.