Revista 48 em baixa

Page 24

c avalgadas

Agro Maripá recebe etapa do Caminhos do Marchador Sucesso absoluto! É o que podemos dizer sobre o Caminhos do Marchador na Agro Maripá, que ocorreu nos dias 14 e 15 de setembro nas próprias dependências do criatório, em Jaguariúna/SP. “Ao todo, foram 72 inscrições, recorde absoluto de qualquer etapa do Caminhos do Marchador”, contou entusiasmado o titular do criatório paulista, Marcelo Baptista de Oliveira. O Presidente da ABCCMM, Magdi Shaat comemorou a grande adesão dos criadores. “O Caminhos do Marchador é um projeto de muito sucesso. Para se ter uma ideia a prova começou com 20 animais e neste ano foram 90. Esse crescimento se deu porque a família está participando do evento. Pudemos ver, na Agro Maripá, não só os criadores, mas também os filhos e as esposas. E nós, da ABCCMM, queremos que o evento cresça ainda mais. No próximo ano, esperamos a participação de 100 ou, quem sabe, 120 animais”, afirma o presidente. A cavalgada foi dividida em dois dias: no sábado, o percurso foi de aproximadamente 19 km e, no domingo, aconteceu a Cavalgada Ecológica, que teve um percurso de 18 km. Durante os dias da Cavalgada Planilhada, a aptidão do Mangalarga Marchador para as atividades esportivas, de lazer e de lida diária nas fazendas é colocada à prova. Os cavalos passam por estradas, caminhos e trechos de matas, rios e montanhas, com diferentes níveis de dificuldades, definidos por médias horárias e velocidades predeterminadas em todos os trechos. O administrador Rafael Moreira, de 25 anos, participa das Cavalgadas Planilhadas desde a primeira etapa, em setembro de 2005. “Gosto muito desse tipo de evento, tanto que participo necessariamente de todas que posso, em todos os cantos do Brasil. Não há outra maneira melhor de desfrutar de nossos cavalos do que montando. A Planilhada é ideal para analisarmos os nossos próprios animais. Em velocidades e distâncias variáveis, podemos perceber a comodidade, aptidão de sela, resistência e inúmeros outros fatores que são muito importantes para a seleção”, conta Rafael. O evento chama tanta atenção dos amantes das cavalgadas que faz criadores viajarem até 500 km para participar. Foi o caso do criador curitibano 20 I TOP 2000 Mangalarga Marchador

Ângelo Albuquerque, do Haras Agisa, que saiu do Paraná, em companhia da esposa, e foi até Jaguariúna participar do evento. “Eu me apaixonei pelas cavalgadas ainda novo, quando tinha 12 anos. Agora, o prazer do passeio com a minha esposa, Maria Rita, que também é apaixonada por cavalos e pelas cavalgadas, as amizades que fazemos a cada viagem, a organização, a estrutura e a excelente recepção que o Macelo Baptista nos proporcionou fazem a distância não importar tanto”, afirma Ângelo. O evento não foi só diversão. A etapa era classificatória para o Caminhos do Marchador. No julgamento, foram considerados marcha, estilo e rendimento, estes avaliados em pista. A comodidade e o adestramento também foram avaliados nos deslocamentos em estradas e trilhas. Outro ponto observado pelos juízes foi a maneabilidade, avaliada em pista com obstáculos próprios e cronometrada. A pontuação é fornecida para cada prova separadamente e no final de cada uma das duas etapas, conforme o regulamento da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.