Revista FERXXI - 8º Congresso Nacional - Teses

Page 3

8º Congresso Nacional do Transporte Ferroviário

Em Junho de 2006, a Comissão Europeia procedeu à revisão intercalar do Livro Branco sobre os Transportes de 2001, tendo mantido os mesmos objectivos centrais: “uma mobilidade concorrencial, em condições de segurança intrínseca e extrínseca e respeitadora do ambiente, plenamente em consonância com a Agenda de Lisboa revista em matéria de emprego e crescimento e com a Estratégia de Desenvolvimento Sustentável revista”. Nesta revisão, é evidenciado o êxito alcançado na inversão do processo de declínio do transporte ferroviário europeu (com crescimentos anuais da ordem dos 3% no transporte de mercadorias e de 2% no transporte de passageiros), demonstrando que no fundamental a estratégia de 2001 tem sido bem sucedida. Temos hoje como realidade emergente um mercado interno dos transportes liberalizado e uma mobilidade à escala europeia. Houve no entanto diversas novas linhas de orientação, que derivam tanto da experiência adquirida como de novas realidades como sejam o alargamento comunitário, os efeitos da globalização, o aumento do preço dos combustíveis, os efeitos do Protocolo de Kyoto ou ainda as ameaças de terrorismo.

EDITORIAL

De entre os novos rumos apontados, merece especial realce a conclusão implícita que a simples transferência modal para modos de transporte mais sustentáveis - nomeadamente o caminho de ferro - poderá ser indesejável em termos do funcionamento global dos sistemas de transportes. Deste modo, a Comissão introduz o conceito de “co-modalidade” utilização optimizada de todos os modos de transporte - um pouco por oposição à anterior “inter-modalidade”. Esta nova visão permite reforçar o princípio de colocação do cliente final no centro da política de transportes, dirigindo todos os esforços no sentido da sua melhor satisfação e não do favorecimento de nenhum modo de transporte em particular. A “co-modalidade” deve ser concretizada por via da harmonização regulamentar que permita a passagem facilitada de um modo para outro, assim como a integração dos vários modos de transporte em cadeias logísticas eficientes. As tecnologias da informação e das comunicações avançadas permitem a sua implementação e o fornecimento dos serviços necessários para tornar uma realidade a logística inteligente. É precisamente neste contexto que o tema central escolhido pela ADFER para o seu 8º Congresso Nacional se reveste da

maior actualidade - “Sistemas Integrados de Transportes”. No programa do 8º Congresso procurou-se assim cobrir as principais vertentes que interessam neste domínio. O primeiro grupo temático respeita aos Sistemas e Tecnologias de Transporte, que como atrás referido constituem um elemento vital para a competitividade e onde o sector ferroviário beneficia dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos. A segunda área escolhida foi a dos Recursos Humanos, o que é relativamente inovador em eventos desta natureza e assume a maior relevância no momento actual do país, face ao expectável aumento da actividade ferroviária mas onde são exigidas qualificações bastante especializadas, as quais interessa conhecer e dominar em antecipação. A Liberalização do Sector dos Transportes é o último grande tema tratado. Após o primeiro grande momento que correspondeu à constituição da REFER e ao surgimento do primeiro operador privado, vivem-se hoje novos tempos de mudança com a expectável entrada no mercado de novos operadores privados de mercadorias e as perspectivas de operação de serviços ferroviários sobre as linhas de alta velocidade. Em termos globais, na União Europeia o nível de maturidade dos mercados liberalizados é significativamente maior. Em nome da ADFER e da Comissão Executiva do 8º Congresso, desejo que toda a dedicação que foi emprestada à organização deste evento possa traduzir-se na satisfação das expectativas dos participantes. Nas páginas da FER XXI, quer neste 1º volume quer no 2º volume que será produzido no final do Congresso, ficarão registadas todas as intervenções e registos relevantes nele produzidos.

Eduardo Frederico Presidente da ADFER

>7


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.