Revista Portugal Activo N11

Page 30

A IMPORTÂNCIA DE CRIAR CONTEXTOS DE FELICIDADE NO MERCADO DO FITNESS Vânia Prudêncio Coach, Facilitadora e Docente na área comportamental Fala-se de treinos intensos, corpos tonificados, perda de peso, benefícios ligados à saúde física, mas ainda se fala pouco de exercício para aumentar os níveis de felicidade das pessoas. Portugal tem as maiores taxas de burnout da Europa! É urgente mudar o paradigma! Temos uma grande responsabilidade neste caminho e ainda podemos comunicá-lo de uma forma mais assertiva e mobilizadora.

tem as maiores taxas de burnout “ Portugal da Europa! É urgente mudar o paradigma! A lista foi feita pelo site inglês Small Business Prices e teve em conta o índice de felicidade mundial de cada país;

Trabalhar competências de relacionamento é urgente para termos um mercado mais consistente e produtivo. Associamos o exercício físico à dor ou ao prazer?

3. Segundo o Barómetro do Fitness

Será que vale a pena falar de felicidade em Portugal? Vamos olhar para alguns indicadores: 1. Segundo o relatório de Felicidade Mundial 2022 (World Hapiness Report 2022), Portugal aparece na 56ª posição, entre os 146 países que fazem parte da lista. E entre os critérios definidos pelo ranking, encontramos a expetativa de uma vida saudável; 2. Portugal ocupa o primeiro lugar do pódio na lista dos países da União Europeia com maior risco de burnout (Figura 1). Figura 1

em Portugal 2020 verificamos que, o número de cancelamentos é superior ao número de inscrições. Com base nos factos apresentados anteriormente, percebemos que é urgente criarmos mais contextos de felicidade para as pessoas e organizações. E qual será o papel que esta indústria têm nesta área? Considero importante refletirmos na experiência que o cliente tem quando faz uma aula de grupo, treina na sala de musculação, ou faz um treino personalizado. Devemos pensar, enquanto técnicos de exercício, qual a experiência que queremos proporcionar ao cliente para que ele tenha vontade de voltar! E como Líderes das equipas devemos servir os nossos colaboradores como queremos que eles sirvam o cliente final, inspirando-os a criarem experiências e momentos que promovam a retenção, dando-lhes formação em desenvolvimento humano.

30 PORTUGAL ACTIVO

Para criarmos contextos positivos nos espaços de exercício, é necessário estarmos atentos às necessidades das pessoas, ao tratamento personalizado, aos seus gostos, à sua forma de trabalhar, ao que as move. Será que: - Os colaboradores fizeram parte da criação da visão, do propósito da empresa? - Sabem e fizeram parte da criação dos valores da empresa? - Conhecem quais os comportamentos que mostram que vivem esses valores? - Tratamos os nossos colaboradores como queremos que eles tratem o cliente? - Promovemos formações de soft skills, como a atitude e capacidade para encontrar soluções, liderança e autonomia, boa comunicação, trabalho em equipa? - Promovemos formações de competências emocionais, para melhorarmos a nossa autoconsciência, autorregulação, capacidade empática, escuta ativa empática, automotivação e habilidades sociais?


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.