Revista Mediação e Justiça

Page 103

De fato, o futuro é construído pelas conversas que temos no presente, e o mediador, como agente de transformação de contextos sociais, tem papel fundamental nessa construção, na medida em que possibilita espaço às pessoas para dizerem o que sentem e desejam, e, por meio de habilidades e técnicas comunicacionais, legitimam e validam os sentimentos e necessidades dos mediandos, estimulando-os na procura do próprio ponto de equilíbrio e do ponto de equilíbrio com os outros, possibilitando uma modificação em suas óticas sobre si mesmos e sobre as suas relações.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Tania. Caixa de Ferramentas em Mediação: aportes práticos e teóricos. São Paulo: Dash, 2014.

AZEVEDO, André Gomma de (Org.). Manual de Mediação Judicial. Ministério da Justiça. Brasil, 2016.

BACELLAR, Roberto Portugal. Mediação e Arbitragem. São Paulo: Saraiva, 2012.

BIANCHI, Angela Andrade; FÜRST, Olivia; NAVARRO, Paula. Alguns aportes da comunicação, da teoria sistêmica e da física quântica para a mediação de conflitos. In: ALMEIDA, Tania; PELAJO, Samantha; JONATHAN, Eva (Coord.). Mediação de conflitos: para iniciantes, praticantes e docentes. Salvador: JusPodivm, 2016.

BRIGIDA, Elizabeth; ARAÚJO, Inês Guilhon de; JACOB, Wanderley José. Diferentes modelos: mediação narrativa. In: ALMEIDA, Tania; PELAJO, Samantha; JONATHAN, Eva (Coord.). Mediação de conflitos: para iniciantes, praticantes e docentes. Salvador: JusPodivm, 2016. Revista Mediação & Justiça, Porto Alegre, v. 1, n. 1, jan./jul. 2018

103


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.