AK 16

Page 14

L

DE S NH A I R ET

URA RAT

SOPA

LITE

literatura

A CRIANÇA EM DRUMMOND E POR DRUMMOND As duas mãos do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) transcreviam todo o sentimento do mundo que ele carregava dentro de si. Mas o que pouco gente sabe é que essas duas mãos também escreveram livros infantis, carregados de sonhos, magia e ensinamentos. O autor de A Rosa do Povo criou histórias supercriativas e divertidas em todos os gêneros, da poesia à crônica. Ele costumava dizer que não havia diferença entre a prosa adulta e a infantil, e que ambas têm seu valor, sua importância e sua riqueza. O poeta itabirano, um dos maiores do Brasil, aventurou-se bem pela temerosa seara da literatura infantil. Um de seus livros mais consagrados é “Vou crescer assim mesmo: poemas sobre a infância”. Nele, Drummond faz do tempo cronológico poesia, e fala da infância como só um poeta à altura dele poderia fazer: “Que vai ser quando crescer? Vivem perguntando em redor. Que é ser? É ter um corpo, um jeito, um nome? Tenho os três. E sou? Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito? Ou a gente só principia a ser quando cresce? É terrível, ser? Dói? É bom? É triste? Ser; pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas? Repito: Ser, Ser, Ser. Er. R. Que vou ser quando crescer? Sou obrigado a? Posso escolher? Não dá para entender. Não vou ser. Vou crescer assim mesmo. Sem ser Esquecer”. O livro é uma ótima opção de leitura para os pequenos conhecerem, desde já, o poético mundo de Drummond, e também para todos aqueles que desejam revisitar a infância através de um olhar todo especial. Outro livro que vale a pena apresentar às crianças é Rick e a Girafa. A obra reúne 29 histórias curtas e leves. Nela, Drummond convida a ver o mundo como ele: com olhos de criança, de poeta e de observador atento aos acontecimentos do dia a dia.

A história que dá título ao livro fala de Rick, um menino sonhador que deseja viver aventuras. Numa delas, ele se vê escalando uma girafa e vendo o mundo lá de cima. “O garoto mede a distância que vai do chão ao lombo, e julga-se em condições de vencê-la. Uma vez lá em cima, cavalgando o pescoço, e segurando-lhe os chifres, pedirá à girafa, depois de umas voltas pelo Jardim, que o leve por aí percorrendo o mundo”, inicia o conto. A genialidade de Drummond é inquestionável e absoluta. São mais de 50 livros lançados e uma obra que perpassa tempo e história. Seus poemas embalam romances e também a luta por mais igualdade e menos injustiças. Conhecer Drummond desde pequeno é algo que, para muitos pais, seria impensável, já que sua obra infantil é pouco conhecida. Mas vale a pena, desde cedo, ir-se familiarizando com o poeta do sentimento do mundo, e reconhecendo nele um dos maiores e mais queridos da literatura brasileira.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.