Revista do Comércio ACP 07 e 08 / 2012

Page 16

manifesto

Alerta à sociedade brasileira

repercute no Senado e na Câmara Federal

Representantes do Paraná no Congresso citaram pronunciamento da ACP durante os discursos. ACSP também expressou apoio

O senador Álvaro Dias (PSDB –PR) e o deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR), repercutiram as ideias centrais do documento “Alerta à sociedade brasileira”, assinado pelo presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Edson José Ramon, e publicado dia 4 de junho no jornal Gazeta do Povo. Álvaro Dias chamou a atenção dos senadores ao ler e pedir a transcrição, nos anais da casa, do manifesto contra a corrupção elaborado pela ACP. O senador, que já havia repercutido em seu twitter a intenção de divulgar o texto, permeou as ideias centrais do documento a favor da sociedade brasileira. O deputado federal Rubens Bueno, assim como Dias, proferiu o discurso no dia 5 de junho, no qual analisou o documento da ACP, tratando os processos de corrupção que afetam e ameaçam a vida republicana, condenando os abusos do Poder Executivo na edição de medidas provisórias, entre outras considerações. “Ali, em pouco mais de 20 linhas, estão arrolados aqueles problemas que afetam e ameaçam a vida republicana. Problemas que devem ser conhecidos e, sobretudo, combatidos por todos nós que, na vida pública, temos feito o máximo e o melhor de nossos esforços para impedir que se ofenda a República naquilo que é a sua essência, a democracia”, afirmou o deputado. Por meio de carta, o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Rogério Pinto Coelho Amato (ACSP), também se mostrou solidário ao manifesto, cumprimentando o presidente da ACP e destacando a repercussão entre os responsáveis pelo destino do País. 16

_Alerta à Sociedade Brasileira A Associação Comercial do Paraná, preocupada com o momento político e as crescentes ameaças ao Estado de Direito e às instituições democráticas, vem a público demonstrar sua apreensão diante de fatos que considera de interesse nacional. A corrupção, prática abusiva que desvia de seus fins grande parte dos recursos pagos pela parcela da Nação que trabalha e produz riquezas, deve ser combatida sem tréguas, pois mina a confiança da sociedade na gestão pública. O Poder Judiciário deve ser integralmente respeitado em todas as suas instâncias, cabendo à sociedade permanecer vigilante para repudiar qualquer tentativa de solapar a soberania constitucional. É também obrigação de cidadania responsável clamar contra a excessiva utilização de Medidas Provisórias, que usurpa prerrogativas essenciais do Poder Legislativo. A Associação Comercial do Paraná ergue a voz, ainda, contra insidiosas movimentações no sentido de criar embaraços à liberdade de expressão, com agressões à imprensa independente, sustentáculo de uma Nação solidária, verdadeira e livre. Diante disso, conclama a todas as lideranças da sociedade organizada a exigir da classe política e dos poderes constituídos ética, transparência e moralidade na administração pública, fazendo valer o pleno respeito aos valores inalienáveis da democracia.

Edson José Ramon Presidente da Associação Comercial do Paraná


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.