2 minute read

O que você precisa saber para evitar fraudes nas vendas pela internet?

Você sabia que o e-commerce brasileiro registrou seu faturamento recorde em 2021, com mais de R$ 161 bilhões movimentados em vendas pela internet?

Advertisement

E não poderia ser diferente. A pandemia acelerou a entrada de consumidores e empresas no universo online, exigindo adaptação e busca pelos novos canais de vendas. Mas esse aumento infelizmente também significa crescimento no número de fraudes.

QUANDO DESCONFIAR DE UMA COMPRA?

O primeiro passo para estabelecer qualquer processo de vendas pela internet é estabelecer quais parâmetros podem servir de “gatilho” para uma análise mais criteriosa. A partir destes “filtros” você poderá detectar quais transações podem apresentar risco real para a sua empresa.

Entre os exemplos de filtros, citamos:

•PRODUTOS: Golpistas geralmente visam os itens mais valiosos de uma loja - aqueles mais caros ou mais “cobiçados”, com grandes chances de serem revendidos.

•COMPRAS DE MAIOR VALOR: Muito provavelmente você conhece o ticket médio da sua loja (o valor gasto, em média, por um cliente). Qual seria sua reação se recebesse um pedido com valor muito fora da curva? Não deixe a euforia tomar conta e o revise com mais atenção!

•VÁRIOS PEDIDOS COM O MESMO ENDEREÇO

DE ENTREGA: Imagine receber vários pedidos, em um curto espaço de tempo, com o mesmo endereço de entrega e contatos repetidos. Pode ser golpe! Fraudadores podem utilizar dados de cartões de crédito de várias vítimas, mas muito provavelmente receberão os produtos no mesmo local.

MAS COMO EVITAR AS FRAUDES ONLINE?

A seguir, apresentamos algumas soluções e boas práticas para evitar perdas financeiras nas vendas pela internet:

Conheça seu cliente e valide seus dados cadastrais

O primeiro passo é realizar a validação cadastral do consumidor. A partir dela, você poderá conferir se os dados utilizados (como CPF, nome e endereço) pertencem realmente à pessoa que os informou.

Muitos golpistas os obtêm de maneira ilegal (vazamentos, clonagem de telefones e perfis em redes sociais) e posteriormente realizam compras online, causando prejuízo tanto às lojas, quanto ao dono legítimo das informações cadastrais.

Conte com soluções específicas para antifraude

Atualmente, você pode contar com soluções especialmente voltadas para o combate de fraudes em vendas pela internet. Um exemplo é a Konduto, empresa do grupo Boa Vista e referência no segmento.

Construídas a partir do uso de inteligência artificial e milhares de algoritmos, elas permitem analisar informações, cruzar dados e verificar padrões de comportamento de navegação do usuário em toda a web. Tudo isso em questão de segundos!

Quando instalada em seu site, a ferramenta filtra, automaticamente, as compras consideradas potencialmente como fraudes. Desta forma, você acelera o processo de aprovação dos pedidos, mantendo toda a segurança necessária para evitar perdas financeiras.

Paralelamente, revise os pedidos manualmente

Quando a sua venda não exige envio imediato do produto, como no caso da entrega de alimentos, medicamentos, entre outros, você pode optar pela revisão manual como complemento à avaliação automatizada.

Por exemplo: se o consumidor apresenta comportamentos de navegação online que podem ser interpretados com tentativa de fraude, o sistema bloqueará a venda. Nesse momento, entra em ação o olhar humano, revisando informações do pedido e verificando se ele se trata, efetivamente, de um golpe.

CONHEÇA: KONDUTO ANTIFRAUDE

Escaneie o QR code para saber mais sobre a ferramenta contra fraudes em vendas e transações online: