1 minute read

Saúde Mental: um assunto essencial para a sua empresa

Atualmente, falar com os colaboradores sobre Saúde Mental não é um exagero e já faz parte da cultura de inúmeras empresas em todo o Brasil. Para se ter uma ideia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas morrem todos os anos por atentarem contra a própria vida, o que corresponde a uma morte a cada 40 segundos. Apenas no Brasil, são 32 casos de suicídio diários. Por dados alarmantes como esse, o dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Outro fenômeno que vem preocupando os empregadores é a Síndrome de Burnout, que consiste no estresse crônico associado a situações específicas, como o local de trabalho, por exemplo. Um estudo da International Stress Management Association indica que o Brasil é o segundo país com maior número de trabalhadores afetados pela Síndrome, situação agravada pela pandemia.

Advertisement

Muitos empregadores ainda têm receio ao tocar em assuntos relacionados à saúde mental, porém, é possível trabalhar o tema de forma positiva, demonstrando, dessa forma, um cuidado com o seu colaborador.

Palestras e dinâmicas

É cada vez mais frequente encontrar profissionais qualificados para tratar de temas relacionados à saúde mental de forma direcionada aos colaboradores. Busque parceiros e realize rodas de conversa, deixando os funcionários à vontade para participar destes momentos.

Conteúdo

Entregue conteúdo relevante ao colaborador, como informativos, flyers ou e-mail marketing. Busque fontes confiáveis como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que presta apoio emocional voluntariamente, por e-mail, telefone ou chat.

Momentos de pausa

Sabemos que o dia a dia de uma organização muitas vezes é frenético. Porém, praticar pequenas pausas pode ser excelente até mesmo para a melhoria da produtividade e dos resultados. Uma mente relaxada pode trazer grandes realizações!

Acompanhamento psicológico

Uma sugestão é contar, ao menos durante o mês de setembro, com apoio especializado para o colaborador que deseja se abrir. Quem é um grande parceiro do empresário neste momento é o Plano de Saúde contratado, que pode acrescentar orientações especializadas no dia a dia da organização.

Cultura organizacional

De nada adianta realizar ações durante o mês de setembro e não oferecer o suporte necessário durante todo o ano. Mais do que isso, uma cultura organizacional baseada no respeito e resolução de situações de conflito fará toda a diferença para as pessoas.

Algumas sugestões são a implantação de uma Ouvidoria Interna, o estímulo à prática de exercícios físicos e o incentivo ao bem-estar em ambiente de trabalho com ações de engajamento em datas comemorativas.