Ferramenta de Advocacia (Universal Periodic Review Toolkit - Portuguese translation)

Page 40

Trabalho em coligação com a sociedade civil A UPR oferece uma oportunidade de se trabalhar com outros membros da sociedade civil com vista a sensibilizar em relação aos direitos humanos em geral, e também aos direitos sexuais. Uma coligação de advocacia é um grupo de organizações e pessoas com pontos de vista comuns que trabalham em conjunto para a realização de objectivos comuns através de uma acção coordenada. As coligações bem-sucedidas partilham um propósito comum, estão empenhados em trabalhar em conjunto, podem resolver as suas diferenças de opinião de forma amigável e respeitamum plano de advocacia acordado.

Benefícios de se trabalhar em coligação: Ÿ Demonstra um amplo apoio social a uma questão particular Ÿ Reconhece que os direitos sexuais fazem parte do quadro dos

direitos humanos, da mesma maneira que os direitos à participação política, habitação e educação, por exemplo

Ÿ Eleva o perfil da sua organização

competência técnica, contactos, recursos e experiências Ÿ Maior cobertura das mensagens de advocacia aos diferentes

constituintes e instâncias de decisão

UN Photo/Jean-Marc Ferre

Embora o trabalho numa coligação apresente muitos benefícios, é necessário garantir que o(s) membro(s) da coligação esteja(m) em consonância com os seus objectivos de advocacia. Antes de contactar os possíveis parceiros da coligação, considerar os seguintes aspectos:

Dica O OHCHR incentiva os membros da sociedade civil a aliar os seus esforços de advocacia para que os Estados possam ter uma melhor ideia das questões que são consideradas como sendo mais prementes no Estado sob Revisão. É mais provável que os relatórios conjuntos dos intervenientes tenham as suas recomendações reflectidas na síntese das apresentações dos intervenientes preparadas pelo OHCHR.

É importante que aprenda dos erros cometidos durante os seus esforços de advocacia de modo a fortalecer futuros esforços, e é igualmente importante que partilhe os sucessos. Divulgar todos os sucessos durante o processo serve para encorajar os membros da coligação. Ao partilhar os créditos, garante assim a boa vontade para possíveis esforços de advocacia no futuro.

Ÿ Reduz a duplicação de esforços

Ÿ Permite o acesso a um maior conjunto de habilidades,

Sede do OHCHR em Genebra, Suíça

Dica

O que o parceiro traz para a coligação? O parceiro tem apoiantes que se envolverão na sua questão particular? Como é que o parceiro comunica com o público? O parceiro tem ligações diferentes ou melhores com funcionários eleitos ou do Governo? Goza de uma reputação de que é eficaz dentro da comunidade que define as políticas? As nossas prioridades de advocacia terão uma visibilidade suficiente dentro de uma coligação de advocacia?

Que benefícios o parceiro obteria de participar na sua campanha de advocacia? Os Parceiros da Coligação devem ver o valor decorrente doapoio que a organização der à sua campanha. A reputação do potencial parceiro da coligação complementaria a sua estratégia de advocacia? Sente-se à vontade em estar associado ao potencial parceiro nos órgãos de comunicação, aos olhos dos funcionários do Governo e de outros actores da sociedade civil? O parceiro entende o compromisso? Leva tempo a construir coligações de sucesso e pode ser à custa de outros projectos/actividades. Os potenciais parceiros devem entender o compromisso que se espera deles em termos de tempo.

40


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.