
3 minute read
GARAGEM MODAS completa 30 anos com nova fase
Empresa conta com 5 lojas em Franca e implantação do e-commerce é uma das novidades
Foi na garagem de uma antiga casa no Centro de Franca, que no início de 1990 o casal Antônio de Souza Miranda, 62 e Sandra Camargo Miranda, 62, resolveu unir a experiência que possuíam no setor comercial e empreender em uma loja de moda feminina.
Advertisement
O ponto foi adquirido com a venda do carro da família e as araras de roupas montadas a partir de caixotes de madeira. Nascia assim a Garagem Modas, que em 2020 completou 30 anos com uma nova fase. Entre as novidades está a implantação do e-commerce lojasgaragem.com.br que estava previsto para entrar no ar até o final do ano passado e começo de 2021.
Antônio diz que no início tudo era improvisado e a expertise anterior ajudou a fazer o negócio prosperar. Antes de montar a Garagem, o agora empresário chegou a trabalhar como camelô, foi pioneiro no ramo dos bolotas em Franca e teve uma loja de bijuterias. Já Sandra foi vendedora e gerenciou uma feira de calçados na cidade.
“Era uma loja pequena com apenas uma porta e a ideia do nome Garagem, o estacionamento da moda surgiu porque o cômodo era uma garagem antes. Foram muitas as dificuldades no começo, mas elas ajudaram a fortalecer a gente”, lembra Antônio.
Responsável por realizar as compras de todo o vestuário feminino, Sandra diz que sempre prezou pela qualidade das peças, mas que só conseguiu os melhores fornecedores com o tempo. “No início era complicado fazer compra, pois não conhecia. Com o passar dos anos, fui pegando o jeito”.
Enquanto os pais trabalhavam para conquistar os clientes, os filhos Vinícius e Victor cresceram em meio aquele universo e acompanharam de perto a expansão da Garagem, que dez anos mais tarde também passou a trabalhar com moda masculina.
Atualmente são cinco lojas, sendo duas femininas, uma masculina e uma de acessórios e perfumaria, no Centro da cidade, além de uma mista com moda masculina e feminina, localizada no Franca Shopping. “Com a pandemia, foi preciso readequar custos, então resolvemos unificar as lojas masculina e feminina do shopping em um mesmo espaço. Como a loja feminina é muito grande, fizemos algumas adaptações e o resultado agradou”, disse Vinícius Cardoso Miranda, que responde pelo marketing da Garagem. Já o irmão Victor, é o responsável pelas compras de moda masculina e junto com a mãe contribui para que a Garagem tenha um mix de 300 itens variados entre blusas, vestidos, saias, casacos, calças, blazer, camisas, camisetas, sapatos e cintos. “A gente dormia na loja, então crescemos entre as roupas e hoje amo trabalhar com roupa e tenho esse feeling de comprar. Não tem como dar errado”.
O que antes era uma loja estritamente familiar, aos poucos foi ganhando seus primeiros funcionários e hoje a equipe conta com 30 colaboradores, alguns deles com mais de duas décadas de parceria. “Nos tornamos uma família e ter os filhos juntos no negócio, dando continuidade ao nosso trabalho, é uma satisfação muito grande”, diz Sandra.
Para Antônio, ter um negócio próprio e vê-lo crescer sempre fez parte de seus sonhos e a ideia é continuar trabalhando em prol da expansão da empresa. Entre os planos a médio prazo estão a abertura de uma nova loja em Franca e a ida da marca Garagem para a região. “Queremos ampliar o número de lojas da Garagem em Franca e ir para algumas cidades vizinhas. Nesse ano, vamos estruturar o projeto e definir as cidades e a partir de 2022 abrir as primeiras lojas”, adiantou o empresário.

Nova fase
Ao completar 30 anos de mercado e tendo os filhos mais à frente dos negócios, o casal Antônio e Sandra viu que era necessário inovar e passar a atender no universo digital. Logo a Garagem começou a vender pelo WhatsApp e deu início ao desenvolvimento de um e-commerce que começará a ser mais atuante neste novo ano.
“A Garagem sempre teve esse espírito jovem, assim vimos que era preciso modernizar, acompanhar essa tendência, pois trabalhamos com moda jovem”, disse Sandra sobre as mudanças.
Além do lançamento da plataforma, a empresa mudou seu logo que na nova fase adotou uma nova cor e fonte. “É um logo moderno e digital que está sendo implantado aos poucos em todas as nossas lojas”, destaca Vinícius.