AcheiUSA 390

Page 20

20

edição de 2 a 8 de março de 2012 – número 390

CULTURA

‘Luz e Sombras’, tema da Mostra Ocidente Encontra Oriente

O saxofonista sensibilizou todos que foram dar o último adeus à famosa artista americana

Leriandre Silva, um brasileiro na corte de Whitney Houston Saxofonista mineiro participou do funeral da cantora Um momento inédito inesquecível para saxofonista mineiro Leriandre Silva foi registrado no funeral de uma das maiores cantoras do planeta, Whitney Houston, que faleceu o mês passado em Los Angeles. Ele contou ter ficado emocionado em prestar a última homenagem “à maior cantora do Planeta, Whitney Houston”. Leriandre Silva interpretou a canção do filme “Guarda Costas”, “I Will Always Love You” entre muitos outros sucessos. Reproduzimos a seguir o que

o jornal Star Ledger de Newark, cidade onde a cantora foi velada e sepultada, publicou sobre a participação de Leriandre Silva. Enquanto Whitney Houston estava sendo velada em sua igreja na infância, lá perto sua música sobrevivia. Um fã ficou no meio da rua, vestido de preto e tocando saxofone ao som de “I Will Always Love You”. Outros cantaram junto, alguns filmaram o desempenho, e outros mais assistiram do segundo andar de um prédio de apartamentos. Mesmo o policial que

estava bloqueando os fãs ficou mais perto da igreja para ouvir o desempenho do saxofonista. “Um monte de corações estão partidos agora”, disse o saxofonista, Leriandre Silva, que é do Brasil e vive em Boston. Leriandre Silva recebeu uma ovação de pé após a realização de várias músicas, inclusive “I Will Always Love You”, de autoria da compositora Dolly Parton. Ele também executou a música “I Have Nothing”. Logo após sua performance no saxofone muitos o abraçaram.

“Luz e Sombras”, tema da mostra Ocidente Encontra Oriente no arteaméricas 2012 é a exibição realizada por Stella Holmes, fundadora da Brickellian Inc. e da Brickell Gallery Night, que pode ser vista nos estandes 712 e 811, entre os 2 e 5 de março, no Miami Beach Convention Center (1901 Convention Center Drive, Miami Beach). A mostra, que tem como curadora Denise Mattar, ex-diretora do Museu de Arte Moderna de São Paulo e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, apresenta as obras de sete artistas latino- americanos de origem asiática: os brasileiros Cristina Sá, Takashi Fukushima, Yutaka Toyota, Kazuo Okubo, Megumi Yuasa e os argentinos Valeria Yamamoto e Guillermo Ueno. Denise Mattar disse que “Luz e Sombras” representa um tema recorrente para os artistas cujos ancestrais emigraram da Ásia para países latino-americanos a partir do século 19. “As superficies brilhantes das esculturas de Yutaka Toyota refletem e distorcem o ambiente”, definiu. “Luz e sombras são elementos constantes nas pinturas cósmicas de Takashi Fukushima. Megumi Yuasa faz esculturas construídas em cerâmica de maneira filosófica e poética. Kazuo Okubo cria surpreendentes paisagens humanas com luz e sombras. Os quadros de Cristina Sá mostram uma fusão perfeita entre ocidente e oriente.” Ocidente Encontra Oriente (WEE), projeto desenvolvido por Stella Holmes em 2010, reexamina o significado do intercâmbio cultural, da emigração, da etnia e da diversidade através da identificação e envolvimento de emergentes e consagrados artistas latino-americanos de descendência asiática. “Sempre tive interesse na arte como comunicação”, disse Stella. “Pela minha experiência, é uma maneira maravilhosa de se preencher as lacunas entre diferentes culturas, diferentes maneiras de ver e de ser. Em Ocidente Encontra Oriente, conferimos este papel na fusão das expressões artísticas orientais e ocidentais.”


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.