O Desenvolvimento nos Media – Percepções e Visões de Jornalistas e Profissionais da área do Desenvol

Page 120

A visão dos jornalistas sobre os erros de abordagem das organizações O nível baixo de profissionalização dos departamentos de comunicação das organizações e entidades de Desenvolvimento tem reflexo na informação publicada sobre Desenvolvimento e no conhecimento que os jornalistas têm sobre o trabalho que é desenvolvido por essas organizações. Nas entrevistas realizadas aos jornalistas, desafiámo-los a referirem os principais erros de abordagem dos profissionais da área do Desenvolvimento aos Media portugueses. Para além da questão da linguagem codificada e da densidade dos temas, os jornalistas apontam erros estratégicos, nomeadamente a divulgação massiva de informação para os Media, quando por vezes uma abordagem mais personalizada pode ser mais eficaz. “Normalmente seguem uma estratégia de divulgação massiva (informar todos) e apostam, essencialmente, na realização de conferências. Excepcionalmente, há alguns profissionais da área do Desenvolvimento que para além das conferências, marcam entrevistas com determinados jornalistas.” Sofia Branco (Lusa)

Outra das questões abordadas prende-se com a pessoa de contacto nas organizações e a sua disponibilidade para falar sobre determinado assunto quando é contactada pelos jornalistas. A jornalista do Diário de Notícias, por exemplo, considera que muitas organizações recorrem “demasiado” a agências de comunicação e que muitas vezes isso dificulta o aprofundamento de determinadas matérias e o acesso às fontes mais capacitadas para abordar determinada temática.

120


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.