Marketing de Guerra

Page 142

computadores, ano após ano a IBM conquistou de 60 a 70% do mercado. As pessoas começaram a chamar a indústria de computadores de Branca de Neve e os sete anões. O primeiro assalto geral contra a Fortaleza IBM veio no início da década de 1970, por parte de um dos anões. Mas em vez de ser um desafio sério, foi uma repetição de Balaclava, em 1854. Você não pode ganhar emulando o líder. As empresas compreendem isto erradamente o tempo todo. Procuram descobrir como é que a IBM age, para que possam fazer a mesma coisa. A RCA chegou até a contratar ex-executivos da IBM para dirigirem a operação de computadores naquela empresa. Você somente pode ganhar se virar a estratégia do líder de cabeça para baixo. Encontrando o ponto fraco na força do líder. Flanqueando. Tornando-se guerrilha. Concentrando suas forças. Depois que a RCA e a GE afundaram sob as ondas da Big Blue, agora restavam cinco concorrentes, chamados coletivamente de BUNCH (Burroughs, Univac, NCR, Control Data e Honeywell). Qual seria o próximo concorrente a montar uma ameaça à IBM? Na verdade, nenhum dos citados.

DEC VS. IBM: ASSALTO 1

Na ocasião em que as grandes empresas estavam quebrando suas picaretas tentando tirar um pedaço do negócio de "mainframe" (unidade de processamento central) da IBM, uma pequena empresa iniciante estava conseguindo uma grande vitória de marketing em computadores. Era a Digital Equipment Corporation, com um clássico ataque de flanco. A IBM fazia grandes computadores; a DEC fazia computadores pequenos. A IBM vendia para o usuário final; a DEC vendia para o DEM (fabricante de equipamento original). A IBM revelou o software; a DEC fez de conta que não sabia o que era software. Esta foi a mesma estratégia de flanqueamento usada pela Volkswagen e centenas de outras empresas. Em 1965, a DEC introduziu o PDP-8, o primeiro de uma linha de minicomputadores, produtos que se tornariam amplamente usados em pesquisa científica, educação, controles industriais e assistência à saúde.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.