Info49

Page 1

Informativo Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital

Publicação Bimestral - ano 6 - número 49 - Mai/Jun 2015

Ascom ITI

Minas Gerais recebe 13ºCertForum

Diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Pedro Paulo Lemos, durante abertura do fórum.

Belo Horizonte recebeu no dia 18 de junho o 13º CertForum (Fórum de Certificação Digital). O evento é considerado o mais importante sobre certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Realizado no auditório do Edifício Sede do Sesc, no centro da capital mineira, o fórum destacou o uso do certificado digital em cases públicos e privados, nas aplicações desenvolvidas no estado de Minas Gerais. Na abertura, o Diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Pedro Paulo Lemos, destacou a importância da ICP-Brasil para diversos setores da economia brasileira, além de apresentar os números da certificação no estado mineiro que possui duas Autoridades Certificadoras (ACs), trinta e duas Autoridades de Registros (ARs) e 150 Instalações Técnicas. O Projeto Minas Digital da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Minas Gerais (OAB/MG) foi o tema da primeira apresentação do dia. A Coordenadora do Projeto, Andréa Vasconcellos, falou sobre o programa e sua

missão em incluir o advogado mineiro no processo judicial eletrônico (PJe). Segundo a Coordenadora a expectativa é de que até o final deste ano 50 mil advogados sejam capacitados para atuar no PJe. A iniciativa privada também demonstrou a sua experiência com o uso do certificado digital. O Coordenador da Equipe de Contratos do Departamento Jurídico da Fiat Brasil, Guilherme Freitas, falou sobre os benefícios da assinatura de contratos digitais com certificado ICP-Brasil. “Nós gastávamos em média 100 dias entre a requisição de um contrato e a assinatura por todas as partes, esse processo foi reduzido para três dias”, enfatizou Freitas ao encerrar as apresentações da manhã. No período da tarde a programação abordou mais três temas: Certificado Digital ICPBrasil nas aplicações da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (PRODEMGE), O Verificador de Conformidade do Padrão de Assinatura da ICPBrasil e o Contrato Social Digital da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG).

A Superintendente de Certificação Digital da PRODEMGE, Jacira Xavier, falou sobre os desafios superados em 10 anos de experiência da companhia no setor de certificação digital. Apresentou algumas aplicações como o projeto do estado “Governo sem papel” que visa promover a desburocratização por meio da impressão consciente e da substituição da utilização de documentos físicos por eletrônicos. Wilson Hirata, Coordenador-Geral de Normalização e Pesquisa do ITI, apresentou o Verificador de Conformidade do Padrão de Assinatura ICP-Brasil. A aplicação, disponibilizada gratuitamente pelo ITI, tem por função aferir a conformidade de assinaturas digitais com as políticas de assinaturas da ICPBrasil, mais especificamente o DOC-ICP-15. O Gerente de Análise e Certificação de Atos Empresariais da JUCEMG, Vinícius Barbosa Mourão, encerrou o fórum apresentando o contrato social 100% digital, implantado efetivamente na entidade em 2014. Segundo Mourão, o registro digital foi implantado para abertura de empresas de todas as naturezas jurídicas em Minas Gerais. O 13º CertForum – etapa Belo Horizonte foi realizado pelo ITI e organizado pela ABRID, com apoio institucional da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC e a Fecomércio Minas Gerais. O evento teve patrocínio das empresas Certisign, Soluti Certificação Digital e Valid Certificadora Digital. Em setembro, nos dias 23 e 24, acontecerá a etapa nacional do CertForum em Brasília/DF. Fonte: Ascom ABRID com informações do ITI.

Parabéns às

ASSOCIADAS, por mais um ano

de sucesso! EU FAÇO PARTE 3M do Brasil A.E.T. Europe B.V. Akiyama Corporação Alterosa Card Solutions Biológica Sistemas Boa Vista Serviços

Casa da Moeda do Brasil Certisign CR Consultoria Dermalog Entrust Datacard Gemalto Giesecke & Devrient América do Sul

Hologram Industries IAFIS Brasil ICE Cartões Especiais Infineon Technologies IntelCav Mako Montreal NEC Brasil

NXP Semiconductors Oberthur Technologies OVD Kinegram Corporation Print Laser SABIC Safran Morpho Serasa Experian

Sicpa Smartrac SOLUTI Thales Group Thomas Greg & Sons do Brasil Valid Vision-Box


ARTIGO

E-commerce:

desafio para setor empresarial

Michel Medeiros - CEO da Soluti Certificação Digital

O momento de transformação pelo qual passa a economia faz com que muitos empresários insiram seus negócios no mundo virtual sem a confiança plena nas decisões estratégicas. Para o empresário não existe folga, fim de semana ou férias, o negócio gira 24x7x365 dias no ano, mais do que nunca, não se atende os clientes apenas na loja física, existem milhares de clientes em todos os lugares buscando a melhor oferta e, da mesma forma, a oferta pode ser visitada simultaneamente por centenas ou milhares de pessoas de todos os cantos do mundo. Nesta hora é que os bandidos virtuais se aproveitam da situação, e, algumas vezes se passam por clientes forçando as fechaduras do seu negócio e outras vezes, se passando por empresas tentando enganar os usuários na outra ponta. Os certificados digitais SSL – Secured Sockets Layer têm duas funções básicas: • Criar um canal de criptografia entre o usuário e o servidor da empresa; • Identificar inequivocamente a organização proprietária do site. A garantia de identidade da organização se dá pelos rígidos processos de validação de propriedade do domínio do site que recebe o protocolo de criptografia.

Identificar seu site, prover segurança aos dados dos clientes e facilitar a navegação são ações primordiais que precisam ser observadas indo ao encontro às boas práticas de governança da tecnologia da informação. O que parece ser uma solução para o empreendedor: entrar no mundo online pode ser um passo para o precipício, caso seja mal executado. Segundo nossa equipe de especialistas em estratégia de segurança da informação, tanto da Autoridade Certificadora Soluti como da e-SEC, empresa do grupo que desenvolve soluções voltadas à segurança com uso de certificados digitais, os ataques às lojas online vêm crescendo nos últimos anos. Em 2015, os hackers estão se voltando para lojas iniciantes no e-commerce e empresas do segmento de saúde, segundo estudos internacionais. Desta forma, é preciso que o empresário mantenha os dados de seus clientes em segurança selecionando a plataforma adequada para seu e-commerce, contando com o apoio de uma equipe especializada em segurança da informação e garantindo as configurações seguras para os servidores onde ficará hospedado seu site. O empresário deve ter ousadia se cercando de recursos tecnológicos que garantam a continuidade do seu negócio. A internet não pode ser uma aventura ou um teste para o empreendedor, pois ao mesmo tempo em que pode acelerar resultados positivos pode comprometer sua sobrevivência caso seja implementado de forma incorreta. Imagine como seria mais fácil fazer negócios na rede se tivéssemos certeza de quem está do outro lado do computador. Esta é uma das funções do certificado SSL, ou seja, garantir que o servidor com o qual estamos “falando” é realmente quem ele diz ser. Temos certeza que existe um longo caminho a ser percorrido até que todos, empresas e clientes, tenham com suas identidades o máximo de segurança no acesso ao mundo eletrônico. Estamos trabalhando para isto!

Projeto de Lei cria Registro Civil Nacional - RCN No dia 28 de maio o Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o projeto de lei que institui o Registro Civil Nacional (RCN). A cerimônia realizada no Palácio do Planalto teve a presença da Presidenta da República, Dilma Rousseff e do Presidente do TSE, ministro Dias Toffoli. O PL 1775/2015 cria o RCN e seu documento, “com o objetivo de identificar o brasileiro nato ou naturalizado, desde seu nascimento ou sua naturalização, em suas

relações com a sociedade e com os órgãos e entidades governamentais e privados.” Além disso, propõe a revogação da Lei 9454/1997 que instituiu o número único de Registro de Identidade Civil – RIC. A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados onde, no dia 16 de junho, foi criada uma Comissão Especial destinada a proferir parecer ao projeto. O Presidente Executivo da ABRID, Célio Ribeiro, concedeu entrevista sobre o assunto ao portal Crypto ID. Confira!

EDITORIAL Encerramos o primeiro semestre de 2015. Nele, tivemos a realização de dois importantes eventos do setor de certificação digital, o III Seminário Nacional e o 13ºCertForum – etapa Belo Horizonte que discutiram o uso do certificado digital, tecnologia que na prática equivale a um documento de identidade do usuário no meio eletrônico. Outra dimensão de identificação eletrônica em alta é a utilização dos certificados digitais Secured Sockets Layer (SSL), solução abordada no artigo do CEO da Associada Soluti, cuja funcionalidade pode se resumir na criação de um canal de criptografia entre o navegador do usuário e o servidor de uma empresa, a fim de identificá-la e garantir o sigilo das informações transferidas. Tão importante quanto o reconhecimento no meio digital é a posse pelo cidadão de um documento de identidade físico seguro. Até poucos dias, acreditava-se ser questão de tempo o brasileiro receber em mãos esse documento, o Registro de Identidade Civil (RIC), lançado oficialmente em 2010. Não é o que se apresenta. E a identificação do cidadão volta à fase de discussões. O Governo Federal encaminhou um projeto de lei ao Congresso Nacional a fim de criar um documento de Registro Civil Nacional – RCN que, em tese, seria um documento semelhante ao RIC, moderno e único para os brasileiros. Fica a pergunta: Os investimentos e o trabalho desenvolvido para o RIC serão aproveitados? Parece que estamos reiniciando um processo concluído. À ABRID cabe exercer a missão de representar as empresas Associadas e, valendo-se do know how da indústria, subsidiar o governo brasileiro de informações técnicas, para que a melhor decisão seja tomada em benefício do sistema de identificação do país e sua população. Seguimos dispostos!


Entre os dias 23 e 25 de junho, profissionais da área de perícias em informática e multimídia, segurança pública e eletrônica estiveram reunidos na Conferência Integrada ICCyber ICMedia 2015, em Brasília (DF). Cerca de mil pessoas participaram da Conferência Integrada que reuniu dois eventos consagrados: a Conferência internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos (ICCyber), em décima edição, e a Conferência Internacional de Ciências Forenses em Multimídia e Segurança Eletrônica (ICMedia), em segunda edição. As empresas Associadas da ABRID, Iafis, NEC e Safran Morpho patrocinaram o evento e expuseram tecnologias. A japonesa NEC levou para o evento a

apresentação “CyberSecurity to Safeguard lives and Property” com o objetivo de mostrar os esforços da empresa nos últimos 20 anos em segurança cibernética, além de compartilhar o caso de sucesso sobre o Complexo Global para Inovação da INTERPOL (IGCI). Em parceria com a Iafis, a empresa Safran Morpho expôs o sistema de identificação automatizado de DNA humano, RapidHit 200. O sistema gera até sete perfis de DNA em apenas três horas. As empresas apresentaram também o dispositivo de extração de dados para dispositivos móveis, MSAB XRY. A conferência recebeu o apoio institucional da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – ABRID.

CONNECTED SMART CITIES A cidade de São Paulo receberá, entre os dias 03 e 05 de agosto, a primeira edição do CONNECTED SMART CITIES – Cidades do futuro no Brasil, a ser realizado no Centro de Convenções Pro-Magno. O evento tem por visão “promover o desenvolvimento das cidades de forma que nos próximos 10 anos as cidades brasileiras possam subir um degrau ou mais na escala de desenvolvimento, se aproximando dos índices dos modelos das cidades inteligentes do mundo”.

No dia 04 de agosto o Presidente Executivo da ABRID, Célio Ribeiro, será o moderador no painel “Tecnologias para segurança na era da comunicação”, inserido no eixo temático de segurança. Além desse eixo, o evento possui mais sete temas: urbanismo, meio ambiente, saúde e educação, tecnologia e inovação, mobili-dade, governança e energia. Associadas da ABRID têm direito a 25% de desconto para participação no evento, basta solicitar o código do “cupom desconto” pelo email ascom@abrid.org.br.

Calendário 2015 DATA

Informações no site da ABRID - www.abrid.org.br EVENTO

3 a 5 de Agosto

Connected Smart Cities

23 e 24 de Setembro

13º CertForum - etapa nacional

26 a 29 de outubro

Futurecom 2015

17 a 19 de novembro CARTES SECURE CONNEXIONS III Worshop de Inovações Tecnológicas da Área de A definir Identificação II Workshop IMPA - Identificação Moderna, A definir Processos e Aplicações Apoio Institucional

LOCAL Centro de Eventos Pro Magno (Av. Professora Ida Kolb, 513 - Casa Verde, São Paulo/ SP) CNTC – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio/ CET – Centro de Eventos e Treinamento (AV W5 - SGAS, 902, Bloco C – Brasília/DF) Transamérica Expo Center (Av. Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, nº 387, Santo Amaro – São Paulo/SP) Paris Nord Villepinte Exhibition Centre - França Brasília/DF Brasília/DF

EVENTO

Associadas marcam presença na Conferência Integrada ICCyber – ICMedia


Casa da Moeda vai produzir medalha pelos 30 anos do Rock in Rio A Casa da Moeda do Brasil (CMB) vai produzir a medalha comemorativa pelos 30 anos do Rock in Rio, o maior festival de música e entretenimento do mundo. Fabricada em ouro, prata e bronze, a medalha tem 40 mm de diâmetro e foi criada e modelada pela artista da CMB Katia Dias. Ao todo serão confeccionadas 5.000 peças: 30 de ouro, 1.470 de prata e 3.500 de bronze. A medalha de prata custará R$ 182, e a de bronze, R$ 50. Já a de ouro só será produzida mediante encomenda. No anverso, o fundo espelhado tem ao centro a marca comemorativa do evento "ROCK IN RIO 30 ANOS" com o numeral 30

destacado em resina. Abaixo, relevo em curva que remete ao espaço e a era 1985/2015. Já no reverso, há a imagem do público e do planeta, inspirada em foto do Rock in Rio 2001. Destaca-se, ainda, uma moldura com fundo espelhado, que remete ao caráter global do evento, com a figura do guitarrista e abaixo a marca "ROCK IN RIO". A medalha, que será lançada no segundo semestre deste ano, poderá ser adquirida pelo site do Clube da Medalha do Brasil. O e-commerce aceita cartões de crédito e débito e o pagamento pode ser feito também através de boleto bancário.

A CMB, com 321 anos, é uma empresa 100% pública, vinculada ao Ministério da Fazenda. Além de cédulas e moedas, a CMB também fabrica outros produtos de segurança, como passaportes com chip, selos fiscais rastreáveis, selos postais e cartoriais, diplomas e carteiras funcionais. Fonte: Casa da Moeda do Brasil

Corrida e Caminhada Mais Vida 3M Boldrini comemora 10 anos Aconteceu no dia 24 de maio em Campinas, São Paulo, a Corrida e Caminhada Mais Vida 3M Boldrini. A prova que chega à 10ª edição é realizada pelo Centro Infantil Boldrini e conta com o patrocínio master da 3M desde a primeira edição. A prova reuniu cerca de 3 mil atletas e teve a participação do ator Cássio Reis. O valor arrecadado com as inscrições será revestido integralmente para o Centro Infantil Boldrini, referência latino-americana, que atua há 37 anos no cuidado a crianças e

adolescentes com câncer ou doenças do sangue. O Centro Infantil investirá na aquisição de sistema importado de captura de imagens de alta definição, para documentação fotomicrográfica e projeção e demonstração de lâminas histológicas. Para a doutora Silvia Brandalise, presidente do Boldrini, “ações de solidariedade e cidadania, a exemplo de empresas como a 3M, em muito auxiliam as atividades assistenciais e de pesquisa do Boldrini. É importante esclarecer que cerca de 40% das

receitas do hospital proveem de doações da comunidade”. Fonte: Ascom ABRID com informações da Singular Comunicação.

Rede Empresarial de Inclusão lança guia para melhorar o processo de contratação de pessoas com deficiência Em comemoração aos seus três anos de atividade, a Rede Empresarial de Inclusão Social lança o “Guia de Profissionais que Atuam na Inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs)”. O objetivo do manual é fornecer informações confiáveis aos profissionais encarregados de incluir pessoas com deficiência no ambiente corporativo, possibilitando a melhoria dos processos para a equidade de oportunidades e direitos desse público. A Rede Empresarial de Inclusão Social foi criada por iniciativa da Serasa Experian, em 2012, e hoje conta com a participação de cerca de 80 empresas. Um dos principais desafios do guia é mostrar que a contratação de pessoas com

EXPEDIENTE

deficiência deve passar longe de uma política empresarial paternalista. “A inclusão desses trabalhadores no mercado de trabalho é um direito garantido por lei. Mas, como qualquer outro profissional, a contratação deles deve se pautar no potencial e não na deficiência”, explica a gerente de Sustentabilidade da Serasa Experian, Andréa Regina. Ainda segundo a executiva, a contratação de pessoas com deficiência deve representar a inclusão de um novo colaborador, produtivo e eficiente, capaz de agregar valores ao ambiente profissional. O guia possui 33 páginas e, além de parâmetros para recrutamento e seleção de PCDs, também aborda outros temas desse

universo, como medicina e saúde ocupacional, engajamento, cultura e clima organizacional e comunicação com o portador de deficiência. O manual foi elaborado por profissionais representantes das empresas: Serasa Experian, Accenture, Deloitte, Fischer, IBM, Natura e TozziniFreire. O download do material completo pode ser feito pelo site: www.redeempresarialde inclusao.com.br/index.php/downloads. Fonte: Serasa Experian

Presidente: Célio Ribeiro • Edição/ Revisão: Ascom ABRID • Periodicidade: bimestral • Projeto Gráfico e Diagramação: Brunoteles.com • Contato: ascom@abrid.org.br - (61) 3234-6282


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.