Livro Bate-Bola Contábil

Page 76

76 | Projeto Bate-Bola Contábil

Mesmo conhecendo os riscos, por que os clubes apostam tanto em elevar as remunerações, em uma quase autofágica concorrência por maiores salários? A resposta, intuitiva, é que maiores remunerações atraem melhores atletas e, portanto, aumentam a chance de sucesso. O que, pelo menos parcialmente, tem sido comprovado pelas pesquisas. A Figura 8 mostra a relação entre salários pagos e desempenho esportivo na liga inglesa, entre 1978 e 1993, em uma clara indicação de que maiores remunerações aumentam a chance de sucesso esportivo. Figura 8 – Desempenho e salários nos clubes de futebol, 1978-93

Fonte: Adaptado de Szymanski, 2010 Então, aquilo que parece intuitivo se confirma, pelo menos, parcialmente. É importante observar que há diferenças entre os países, sendo que outros estudos em países diversos têm apontado resultados nem tão conclusivos (FORREST; SIMMONS, 2000). Mas há um lado menos glamoroso no futebol: no Brasil, 82% dos jogadores profissionais recebem até dois salários mínimos. Além disso, há vários problemas de atrasos de salários, no país e no mundo (CALIL, 2012). Os exageros cometidos na busca por melhores jogadores e, portanto, na esperança de melhor desempenho, tem levado os clubes a se endividarem, tema tratado a seguir.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.