5 minute read

15 -Variedades - Edumar Junior - Entrevista Bispo

D. Cleocir Bone: Bispo da Diocese de Caçador

Vossa Excelência Reverendíssima D. Cleocir Bone, Bispo da Diocese de Caçador em entrevista a Edumar Junior

Advertisement

Edumar Junior – Fale-nos um pouco de Cleocir Bone?

D. Cleocir Bone -Nasci em 7 de agosto de 1972 em São Valenm, no Rio Grande do Sul. Estudei Filosofia no Seminário Maior de Viamão/RS e Teologia no Instuto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo/RS, o ITEPA. Fiz pós-graduação em Psicopedagogia, em Viamão, e mestrado em História da Igreja pela Poncia Universidade Gregoriana de Roma, na Itália (2005-2008).

Edumar Junior - Quando começou a exercer as avidades como religioso?

D. Cleocir Bone - Em 6 de fevereiro de 1999, fui ordenado sacerdote e incardinado na diocese de Erexim, onde se ocupei as seguintes funções: assistente do Seminário Menor Nossa Senhora de Fáma (1999-2001); vigário paroquial da Paróquia de São Cristóvão em Erexim/RS (2002-2005); reitor do Seminário Maior (2009-2014); pároco das Paróquias de Nossa Senhora do Rosário, em Barão de Cotegipe/RS (2015-2016), e de São Tiago em Araba/RS (2016-2017).

Antes de assumir como Bispo da Diocese de Caçador, vim de Erechim onde era vigário geral, fui também professor de História da Igreja no Instuto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo/RS, representante do clero de Erexim e coordenador da Comissão dos Presbíteros do Regional Sul 3 da CNBB.

Edumar Junior – Como foi para sua família a nocia que seria ordenado Bispo?

Familia do Bispo

D. Cleocir Bone - Ficaram muito felizes com mais esta etapa que me foi concedida, e meu pai, Sr.Gilson Bone com 80 anos e minha mãe Terezinha que esta com 79 anos, e familiares esveram aqui durante quatro dias convivendo comigo nesta residência episcopal. Foi emocionante.

Edumar Junior – Qual sua opinião sobre o celibato?

D. Cleocir Bone - Bem, sou professor da historia da igreja e como bem sabemos ao longo dos tempos os padres eram casados, mas com a passar do tempo à instuição achou que isso atrapalharia os trabalhos do ministério, que fique claro não estou dizendo que isso seria culpa da mulher ou dos filhos, pois nos valorizamos a família, as crianças, as mulheres, mas sim porque nos temos que nos dedicar integralmente ao trabalho, buscando sempre o bem comum entre todos os necessitados em todos os âmbitos.

Vale lembrar que muitos dos problemas, dificuldades e alegrias chegam até nós, pois as pessoas vêm nós pedir orientação de vários assuntos pernentes a família e não é porque o padre não é casado que não possa dar uma orientação, uma palavra de animo, pois nós antes disso convivemos com uma família e vemos também sim dificuldades onde através disso temos a experiência.

No meu ponto de vista o celibato é uma virtude que eu aprecio e acredito que seja assim, pois assim o padre terá todo o tempo dedicado para exercer suas funções pernentes a ele e a igreja para a comunidade.

Edumar Junior – Com relação às acusações de pedofilia dentro da igreja?

D. Cleocir Bone -Algo lamentável. A primeira coisa que temos que dizer sobre isso, não só no âmbito da igreja mais em qualquer lugar da sociedade.

Realmente vemos acusações e vivemos momentos muito tristes. Gostaria de ressaltar aqui a figura do Papa Francisco que vem mostrando uma proximidade muito grande com esta realidade para realmente eliminar esta chaga, esta ferida, social e também eclesial.

Com toda certeza acredito que temos que tratar isso com firmeza. Claro que quando chega a mídia toma uma proporção maior, e quando chega aso eclesial torna-se mais amargo, mais sofrido, porque sabemos que quem deveria cuidar da vida, defender os pequenos, os mais humildes, sobretudo as crianças os adolescentes a gente se depara com atudes desta natureza.

Certamente o papa e a igreja vêm tratando deste assunto com afinco sendo isso eu acredito com certeza, ações desta natureza devem ser banidas, erradicadas, curadas da nossa igreja.

Edumar Junior – Qual o tempo necessário para se tornar um padre?

D. Cleocir Bone - Vou contar então um pouco da minha trajetória, entrei com 14 anos no seminário Nossa Senhora de Fáma no município de Erechim, ali eu fiz o ensino médio e depois o chamado propedêuco que é a uma reflexão mais profunda sobre a connuidade nessa caminhada formava rumo ao sacerdócio.

Então vamos contar aí três anos de Ensino Médio mais um ano de propedêuco, mais três anos de filosofia e quatro anos de Teologia, totalizando 11 anos e não para por aí não o padre é convidado a manter-se sempre atualizado informado por isso então faz outros cursos para buscar outras orientações no sendo de estudo de aperfeiçoar o seu trabalho com as pessoas.

Edumar Junior – Qual a importância da teologia na formação religiosa?

D. Cleocir Bone - O estudo da teologia é justamente para compreender para compreender e aprofundar as realidades da fé, eu acredito que é interessante não somente para os padres mas para as pessoas porque nós temos grandes questões que precisamos responder de onde viemos, para onde vamos, perguntas que são fundamentais que todo ser humano se faz e até hoje justamente trata disso, trata da presença de Deus na presença na história da humanidade com Encarnação de Jesus então nos compreendemos este Deus que vem e faz história conosco. Então teologia é essa relação profunda entre o ser humano e Deus.

Edumar Junior – E quanto a Diocese de Caçador?

D. Cleocir Bone - Na verdade é assim a parr do momento que foi anunciado publicamente a minha vinda como o Bispo de Caçador a gente percebeu o carinho do povo daqui com mensagens, com ligações dizendo que estavam rezando pela gente, então desde já a gente se senu muito acolhido e também encorajado para assumirmos essa missão.

Eu chego numa diocese que tem 12 mil quilômetros quadrados, uma diocese relavamente grande, 25 paróquias e um número de habitantes também considerável, com cidades além de Caçador também numerosas, um grande desafio sim, porque sou da opinião que o pastor tem sempre que ir de encontro a suas ovelhas. Desde já sou muito grato pelas manifestações e farei tudo para corresponder a esta confiança.

Nós da equipe Revista Feeling e Programa Alcir Bazzanella desejamos sucesso e conte sempre connosco em sua trajetória. Deus esteja congo.

This article is from: