22 jornada cetem

Page 58

DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE ATRITO DINÂMICO DE SUPERFÍCIES DE ROCHAS ORNAMENTAIS BRASILEIRAS ENSAIADAS NO TILT TEST E PÊNDULO BRITÂNICO Letícia Valdo Aluna de Graduação em Engenharia de Minas 8º período, IFES Período PIBIC/CETEM: agosto de 2013 a julho de 2014, lvaldo@cetem.gov.br Carlos César Peiter Orientador, Eng. Metalúrgico, D.Sc. cpeiter@cetem.gov.br Leonardo Luiz Lyrio da Silveira Co-orientador, Geólogo, D.Sc. leolysil@cetem.gov.br

1.

INTRODUÇÃO

As rochas ornamentais podem ser submetidas a diferentes tipos de acabamento, sendo o polimento o mais comum. Outros tipos de acabamentos superficiais como, por exemplo, flameamento, apicoamento, jateamento e escovação imprimem na superfície da rocha padrões de rugosidade distintos. No setor cerâmico, o coeficiente de atrito dinâmico é uma variável que é utilizada como parâmetro de segurança para pisos. O setor de rochas ornamentais, entretanto, não dispõe desta informação, o que, em linhas gerais, causa um receio por parte dos especificadores em utilizar o material pétreo. Existem alguns ensaios de laboratório que determinam este coeficiente, entre eles o Pêndulo Britânico (EN 14231:2003) e o Tilt Test (BARTON e CHOUBEY,1997). A determinação do coeficiente de atrito dinâmico de rochas ornamentais submetidas a diferentes tipos de acabamento contribuirá para um aumento significativo na segurança no uso do material pétreo e com isso, agregará valor a esse produto.

2.

OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho é determinar o coeficiente de atrito dinâmico, a partir de ensaios de Tilt Test e Pêndulo Britânico nas superfícies de três rochas ornamentais brasileiras submetidas a diferentes tipos de acabamento superficial e verificar possíveis correlações com parâmetros de rugosidade. 3.

MATERIAIS E MÉTODOS

Para o desenvolvimento dessa pesquisa e realização dos ensaios foram selecionados três tipos de rochas de consagrada utilização no setor de rochas ornamentais. Os materiais rochosos definidos foram um Monzogranito fino (Cinza Castelo - CCa), Monzogranito grosso (Cinza Corumbá CCo) e um Charnockito (Verde Labrador - VL). Para cada rocha foram definidos cinco tipos de acabamento superficial (polido, escovado, flameado, jateado e apicoado) e para cada acabamento foram selecionados dez ladrilhos com dimensões de 55 cm x 55 cm, resultando em 150 amostras ensaiadas. Nos ladrilhos foram realizados o ensaio de escorregamento por meio do Tilt Test (Figura 1-a), como proposto por Valdo (2013), sendo posteriormente traçados os perfis de rugosidade (Figura 1-b) conforme sugerido por Souza (2012). A extensão do perfil de rugosidade foi de 300 mm sendo feita a leitura a cada milímetro, o que totalizou 4.500 medições para cada acabamento das três rochas estudadas. Os parâmetros utilizados para este trabalho foram a rugosidade média (Ra) e a rugosidade máxima (Ry). Após a determinação do coeficiente de atrito dinâmico por meio do ensaio Tilt Test, realizou-se a medição desse parâmetro segundo o ensaio do Pêndulo Britânico (Figura 1- c) com vista a uma possível relação de resultados. Este ensaio foi realizado com todos os 150 ladrilhos de rochas. 2014 - XXII – Jornada de Iniciação Científica-CETEM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.