wttc_viagens_turismo_sc

Page 35

o as isso cipal ções cios

ndes CA) l do mas

geral mais

o no e de estar rego eria em as, e

m o ões). erno 009. o de vido arela

ntes ovos anda

ria a dade enos o.

R E C O M E N D A Ç Õ E S

D E

P O L Í T I C A

A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DE VIAGENS & TURISMO A promoção da contribuição econômica de Viagens & Turismo O setor de Viagens & Turismo tem o potencial de diversificar a economia de Santa Catarina. Pode melhorar o “balanço de pagamentos turístico” do estado, estimular o empreendedorismo – particularmente de pequenas empresas – catalisar investimento, criar grandes números de empregos sustentáveis e ajudar no desenvolvimento social de comunidades locais. O Governo deveria empreender uma campanha de imagem para assegurar-se de que todas as partes interessadas dos setores público e privado reconheçam o pleno impacto de Viagens & Turismo sobre a economia do estado – não apenas para os estabelecimentos ligados a alimentos e bebidas ou para o comércio varejista, mas também sobre a construção civil, os imóveis e outros setores da economia. E, o que é até mais importante, as partes interessadas deveriam tomar consciência desse potencial inexplorado e dos benefícios que, derivados do turismo, seriam disseminados por todos os níveis da comunidade. Fazer de Viagens & Turismo uma prioridade estratégica Viagens & Turismo deveriam ser fatores incluídos nas políticas de emprego, comércio, investimento, educação e proteção do meio ambiente. A importância estratégica de Viagens & Turismo deveria ser comunicada a todos os níveis de Governo, do setor industrial e das comunidades locais. Todas as esferas de governo afetadas por Viagens & Turismo ou que tenham impacto sobre o desenvolvimento do setor deveriam estar estreitamente envolvidas na elaboração de políticas estaduais e no planejamento e coordenação dos diferentes programas. Estudos de impacto econômico É preciso dispor de uma efetiva mensuração do setor de Viagens & Turismo para poder entender seu pleno impacto sobre toda a economia. Sendo um setor novo, não é discriminado em gráficos

de contas nacionais ou estaduais – as partes que o compõem estão espalhadas pelas diversas contas. Assim sendo, as análises feitas pelo setor público e as políticas correlatas tendem a passar por alto, ou a minimizar, o impacto do setor, ou a lidar com seus pequenos componentes de forma individual. A técnica da conta satélite destina-se a medir os novos setores de serviços, e a simulação de Conta Satélite do Turismo (CST), desenvolvida peloWTTC em cooperação com Oxford Economics, é a primeira jamais realizada para um estado, não para um país, no Brasil e na América Latina. O WTTC insta o Governo de Santa Catarina a atualizar anualmente a sua CST em colaboração com o Banco Central do Brasil, com o IBGE e com outras agências oficiais para assegurar a disponibilidade dos dados que permitirão a inclusão de Viagens & Turismo como um fator das estratégias econômicas e relativas a emprego. Mesmo simulada, a CST é uma ferramenta significativa para o planejamento e para uma política e uma tomada de decisões tempestivas. O setor de Viagens & Turismo gera cerca de 5,4% do total de empregos diretos em Santa Catarina, ou algo em torno de 230.000 postos de trabalho; a economia de Viagens & Turismo como um todo é responsável por 11,9%, ou 509.500 empregos. Embora essas fatias sejam significativas e devam ser ainda maiores em 2019, é importante assinalar que o crescimento anual em termos de geração de empregos será, em média, só de 2,9% para o emprego direto no setor e de 3,2% no âmbito mais amplo da economia de Viagens & Turismo (ou seja, em todas as áreas relacionadas com o setor de Viagens & Turismo ou deste dependentes). Esta cifra fica um pouco abaixo da previsão de aumento anual da demanda de Viagens & Turismo (4,7%) e de investimento de capital (6,5%) no estado. Isso significa que poderia haver escassez de trabalhadores qualificados para o setor de Viagens & Turismo nos próximos dez anos se a educação e o treinamento não forem intensificados no contexto do planejamento voltado para o futuro crescimento. E isto, por sua vez, poderia pressionar a produtividade e o custo da mão-de-obra, acarretando uma redução das margens.

icos a da ecer arca deve 33

SC_Report_PORTUGUESE 64pp Text.indd 33

7/10/09 13:34:17


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.